Homo Deus

Homo Deus Yuval Noah Harari

Resenhas - Homo Deus

Itin | @merasliteratices 10/06/2021

A visão do futuro de um dos maiores intelectuais da atualidade. Se em 'Sapiens' viajamos através da história e dos passos que passamos para chegar até aqui, em 'Homo Deus' Yuval Harari divaga sobre o futuro num livro mais filosófico do que sua contraparte histórica anterior.

'Homo Deus' é dividido em três partes: um retrospecto sobre o que compõe nossa realidade e nos faz humanos; depois em como nós abrimos mão do significado em troca do poder, onde o humanismo surge como uma religião centrada em nós; e por fim a profecia final de como o ser humano se tornará obsoleto e será substituído pela IA.

Embora interessante e assustador o retrato negro do futuro que Harari pinta para nós, predizer o futuro é impossível, e todos os diversos "fins do mundo" já previstos, foram (em sua maioria) meras alucinações. O ponto forte da obra não é a profecia, mas sim os pontos filosóficos onde ela se alicerça!

O livro traz um debate cru de como o Humanismo matou os deuses e agora influencia as mais variadas vertentes políticas que pontuam o mundo atual. Do comunismo ao liberalismo, são todas variantes de um único pensamento universal. Liberdade de expressão e de pensamento são colocados em check numa análise imparcial.

A parte mais curta e interessante do livro é um debate entre consciência x inteligência, em como os algoritmos podem nos substituir (e já o fazem), uma vez que não seremos mais importantes para o sistema. Mas de onde vem essa importância? Um capítulo final sobre o Dataísmo, a religião da informação, fecha a obra com uma mensagem forte!

Uma obra ambiciosa e embora superficial no que tange alguns debates filosóficos e atalhos históricos (e não teria como ser diferente), consegue passar sua mensagem e nos levar a refletir: os dados estão substituindo nossa importância, ou sempre foram onipotentes e só agora nos demos conta disso?

Lívia 29/10/2021

O QUE ACONTECEU? O ÓBVIO! E VOCÊ NÃO VIU
Não sei nem como me expressar... Durante a leitura são tantas emoções e você quer que nunca acabe, acho que nunca li livros que me façam refletir tanto quando Sapiens e Homo deus.
O autor consegue escrever de um jeito que você não consegue parar de ler, você quer saber o que ainda tem pela frente e quantos tapas você vai receber. Ele literalmente bota a realidade na sua frente e você fica surpreso como não tinha percebido antes ou se tinha percebido não tinha imaginado o tamanho dela e para onde estamos indo.

LEIAM

camila 28/07/2020

DATAÍSMO - SERÁ O NOSSO FUTURO
Esta obra tem muito importante, do meu ponto de vista, para aprendermos a visualizar que a tecnologia e os dados da mídia digital andam trazendo mudanças e inovações rápidas para o futuro. O autor faz em primeira parte uma análise de pesquisa histórica do passado, para o que agregou ao futuro, e como vai ser o presente.
O livro trás a abertura de novas pesquisas, como a descoberta de uma nova religião como o Dataísmo (dados que inserimos na internet e que através de códigos algoritmos fornecem respostas prontas, e ajudam a solucionar problemas diários). Será que o google sabe tudo mesmo sobre nossa vida, será que a tecnologia passará a tomar decisões por nós, e perderemos o poder de escolha. São tantas questões que o avanço da tecnologia está se elevando com o passar dos tempos.
As engenharias tecnológicas como: Cibernética, Biotecnologia, Bioengenharia, entre outros estudos e práticas de estudos de dados e avanços de novos surgimentos. Não temos todas as respostas por enquanto, mas sabemos que em 2050 pode muita coisa mudar, quando abrir a oportunidade de ler os estudos e pesquisas do Yuval Harari, novas coisas vão surgir.
Um conselho meu para o leitor desta obra será: Leia aos poucos e pesquise sobre novidades tecnológicas, e dados que inserimos na mídia digital diariamente, isso é que abastece a informação que é passada e compartilhada com todos nas redes sociais e sites.
- Recomendo as palestras e explicações do autor: Yuval Noah Harari seja no youtube ou na tv cultura, pois este é um grande autor do século XXI. Assim como nós ele não possui todas as respostas, mas abre grandes questões que nos fazem querer buscá-las e descobrir.

Tati.Tatiana 18/06/2020

Para onde caminha a humanidade?
Mais um livro fantástico do Harari. Pra quem leu Sapiens com certeza também vai curtir Homo Deus.
"Não somos atores em um drama divino, e ninguém se importa conosco..."

Luciano Luíz 10/11/2017

O israelense YUVAL NOAH HARARI é considerado um dos maiores pensadores da atualidade. Ele obteve notoriedade com SAPIENS - UMA BREVE HISTÓRIA DA HUMANIDADE e como é de praxe, novos (e antigos) livros vão saindo...
Não vou me aprofundar com esta obra porque ela é muito, mas muito parecida com Sapiens... ou seja, se você leu o livro anterior, aqui pouco, mas muito pouco tem de atrativo, já que a quantidade de repetições é absurda. Esse livro tem o mesmo defeito que o anterior: o autor coloca muitos exemplos para explicar coisas simples. Se fosse um exemplo, tudo bem, mas ele vai esmiuçando, como se estivesse convencido que os leitores e leitoras não tem capacidade intelectual suficiente para absorver as palavras... Sei, parece que estou exagerando, mas é a verdade.
HOMO DEUS é um imenso artigo que tenta construir o amanhã. Mostrar como será o futuro da Humanidade. Aqui vemos mais do livro anterior: o autor é extremamente otimista em tudo. Fome, guerras, pobreza, nada disso pode fazer parte do futuro.
Ok, é verdade que hoje temos menos guerras e menos doenças. Mas a quantidade de violência nas cidades, nos lares, e a fome que existe é algo assombroso.
Aqui ele faz a sua contribuição de maginar um amanhã melhor. Porém, além de extinguir guerra, doença e fome, aí sobra o que pro ser humano fazer?! Produzir poesia, como diz o próprio autor?! Aí fica a busca pela juventude eterna, imortalidade e felicidade. Depois tem todo aquele esquema de que a tecnologia subirá ao poder e o ser humano em verdade está ultrapassado...
O livro tem umas frases zoeiras como: Mais vale Einstein do que um bêbado. Pois o que um bêbado produz? Indaga o autor.
Bom, vou te dizer, amigo Yuval: bêbados fazem a economia girar. Além deles mesmos. Causam danos morais e físicos e assim há quem fature. Sem contar que muitas pessoas consideradas gênios adoravam beber até cair... A comparação com Einstein mais parece conversa de adolescente em balada...
Há uma quantidade enorme de informações, mas estas são cansativas, repetitivas e também mais do mesmo do outro livro. HOMO DEUS tem poucas páginas sobre o que reflete no título e tema. O restante é um passeio por outros séculos e muitos exemplos que sequer seriam necessários.
Pessoas com cérebros que compreendem a sociedade contemporânea não encontrão nas páginas informações que possam exclamar como algo importante e grandioso. É uma ótima leitura, mas o excesso de coisas relacionadas a economia e política o deixam massante.
Tudo bem, são informações importantes, mas que exercem pouco no alicerce da obra. Dá a impressão que Yuval se esforça ao máximo para deixar o livro mais gordinho... e só...
E por fim tem aquele assunto que é tanto falado, de compartilhar informações, de que o Google e o Facebook precisam ter conhecimento de tudo o que seus usuários fazem para que assim seja possível dar um novo e muitíssimo melhor rumo ao ser humano, com base da sua experiência para que algorítimos sejam criados e facilitem a vida pra você.
Obviamente isso não será com todos, pois alguns vão estar por cima... ah, o otimismo é bonito, pena que não seja funcional. Ou melhor, é funcional para vender livros. Ainda que nestes na última página o autor escreva: é tudo uma questão de não saber o que de fato vai acontecer...

L. L. Santos

site: https://www.facebook.com/lucianoluizsantostextos/?pnref=lhc
Rennê 15/11/2017minha estante
Estou na metade do ivro, sinto o msm.

Edméia 29/01/2018minha estante
*Gostei da sua resenha , Luiz Santos ! Obrigada !
Quero ler o livro ! (Não li o Sapiens ! ).

Luanna.Noronha 13/12/2020

Se passearmos por qualquer livraria ou mesmo bases de produções científicas veremos publicações sobre os mais diversos tema, mas dificilmente encontraremos considerações sobre o mundo em termos tão gerais como Harari tem feito. Nesse sentido, sua escrita se parece mais com a de filósofos antigos: "aqui está a verdade sobre a vida, o universo e tudo mais". Claro, o autor deste livro não chega a anunciar suas reflexões como verdades absolutas, especialmente porque parte da obra trata sobre o futuro, mas a forma com que ele sumariza o passado foi uma das coisas que mais me incomodam durante a leitura. Por tratar de assuntos tão complexos e amplos como a definição de humano, as justificativas éticas/ideológicas para a dominação humana sobre os animais e outros seres e de alguns grupos humanos sobre outros e a definição de religião e suas relações com ideologias políticas; posso dizer sobre alguns tema nos quais tenho mais conhecimento que Yuval acaba simplificando demasiadamente alguns conceitos para caber em sua narrativa. É o caso de deixar de lado contribuições relevantes da psicologia e da psicologia evolucionista, de esquecer das ciências sociais e humanas como ciências e de relativizar fatos históricos como genocídios, o que fez com que algumas pessoas chamassem o livro propaganda imperialista. O futuro humano explorado no seu livro é apresentado como apenas uma de muitas possiblidades, sua interpretação do passado e da atualidade não. A tese central do livro, a de que já superamos de maneira global a fome, a peste e a guerra e que a espécie humana vai buscar nos próximos séculos a amortalidade, a felicidade e a divindade, é apresentada na primeira parte do livro, mas as questões que emergem das fronteiras entre sapiens e homo deus são aprofundadas por volta da página 300. Dessa forma o livro se torna um tanto repetitivo, o que não o deixa cansativo é o estilo de escrita de Yuval e, importante ressaltar, o bom trabalho do tradutor Paulo Geiger.
Marcelo Rissi 15/12/2020minha estante
Excelente resenha! ???

Priscila 07/10/2020

Assim como em seu livro anterior, Sapiens, o autor trás diversas reflexões, porém dessa fez sobre o q o futuro nos reserva

Thiago 30/01/2022

Uma análise do futuro da humanidade muito bem fundamentada na história passada e presente.
Hoje, em 2022, é muito mais compreensível as ideias sobre algoritmos, dataismo e várias outras ideias expostas no livro do que se eu tivesse lido à época do lançamento.
Muito bom.

Barbara 01/08/2021

O homem é o ápice da criação, será?
Livro maravilhoso!! Depois de ter lido Sapiens, eu não esperava menos do Harari.
Harari em muitos momentos faz a gente questionar de onde viemos, o que estamos fazendo aqui e para onde vamos, trás assuntos complexos de forma leve e descontraída, explora o tema religião e sistemas econômicos de forma sensacional.
A leitura desse livro deveria ser obrigatória para todo mundo, simplesmente sensacional!!

Aufs 21/07/2020

Sem spoilers
Yuval Harari é perpicaz e muito inteligente. Ele aborda diversos pontos de vista que nos ajudam a expandir o horizonte. Mas infelizmente, o livro é maçante e acaba cansando um pouco. Precisa de paciência para conseguir não somente ler, mas entender e absorver tudo.

Amanda 23/03/2020

O conteúdo é interessante, mas o livro é um pouco repetitivo. O audiobook em inglês é muito bom.

Leticia.Araujo 27/03/2020

Leitura intensa e instigante..Nem tenho palavras para descrever esse livro.

Hyglu 12/12/2022

Homo Deus
Homo Deus é um livro que nos leva as possibilidades que podemos encontrar em nossa trajetória como espécie em meio a tudo que ela desenvolveu ao decorrer desses anos de existência.
Desta forma, alguns caminhos são mostrados e é trazido a percepção de como Sapiens transcenderá a Deus, e ao nível que a tecnologia avançara tanto que não poderemos nos reconhecer.
A verdade é que o avanço tecnológico nos trará benefícios como a imortalidade e a felicidade eterna, no qual irão trazer cataclismas em toda nossa sociedade.
De a inteligência artificial toda a informação que não podemos codificar e veremos até outra entidade por aí?.

Gostaria de agradecer a leitura ao meu amor, Roberta, pela oportunidade de leitura. ?

mbragajr 21/02/2023

Continuação
Feita a excelente ambientação com Sapiens, a proposta deste livro é mais arrojada, ao arriscar um vislumbre do futuro, pelas frestas do presente.

Prognóstico: eis uma tarefa com a qual os historiadores jamais se comprometem, sob pena de serem refutados de forma retumbante e, assim, por abaixo sua legitimidade.

Todavia, não há outro móvel para a pesquisa (e leitura) histórica senão esse desejo inconfessável de abarcar passado e futuro na matriz do presente - o que confere a videntes, profetas e historiadores uma mesma aura de fascínio e sacralidade.

Harari consegue, decerto, entreabrir a janela do amanhã com admirável elegância.

29/05/2020

As primeiras duas partes do livro explicam a evolução do homo sapiens para na terceira parte explicar como chegou à conclusão do futuro da espécie. Livro interessante. Espero que ele esteja errado com relação as possibilidades do futuro.