O Boticário

O Boticário Maile Meloy

Resenhas - O Boticário

Wagner Fernandes 26/05/2023

Um delicioso perfume de aventura!
Janie Scott tem 14 anos. Ela mora com os pais em Los Angeles. É o ano de 1952. A Guerra Fria está em curso. Comunistas ou suspeitos de serem comunistas são perseguidos nos EUA. Certa tarde, ao voltar da escola, Janie sente estar sendo observada. Então ela vê um carro suspeito e consegue despistá-lo e ir para casa.
Mas o carro volta a vigiá-la. Com medo, ela conta aos pais, que decidem sair dos EUA e ir para Londres. O que terão feito para serem espionados?
Com nomes e passaportes falsos, a família chega à Inglaterra e aluga um quarto num bairro ainda em ruínas devido ao ataque nazista dos anos 40.
E quanto àquele homem do outro lado da rua? O que venderá ele em sua loja?
Será também um espião?
Espiões. Sequestro. Explosão. Um livro misterioso.
Que gracinha de história! Um final perfeito.
Uma aventura de fantasia bem agradável e com um gostinho de "quero mais". A história fechou magistralmente, e deixou a possibilidade para novas aventuras. O livro em si encerra esta aventura e vale a pena a leitura. Descobri que há outros 2 livros de "O Boticário", mas não foram publicados no Brasil (como SEMPRE as editoras fazem por aqui!).
É uma trama para o público juvenil, contudo super agradável para qualquer leitor que goste de fantasia adolescente. Segue a mesma linha de "O Mapa de Vidro", "Em busca de WondLa", "Os Defensores", "O filho do vento", "A bússola de ouro", "Sally e a maldição do rubi", "Os filhos de Venn"... Não. "Os filhos de Venn" é juvenil, mas tem temáticas mais sérias.
De qualquer modo, todos esses livros são ótimas leituras.

Dynk 07/07/2020

Livro "O Boticário" | Maile Meloy
- lembrando que eu estou escrevendo essa Resenha no dia 07/07/2020 -

Sendo um dos livros com uma das capas mais charmosas que já vi e, sobre aventuras fantásticas e perigos misteriosos de uma obra infanto-juvenil, ele é sem dúvida alguma, um livro muito bem construído e amarrando seus capítulos (muito bem ilustrados por sinal, com belíssimas artes em "preto e branco", que parecem que foram feitas à mão, direto com o carvão mineral, em tais páginas) numa narrativa super fluida e mega gostosinha de se acompanhar, que te faz viajar para o passado e se encantar com a Farmacologia do ano de 1952 - no caso aqui, misturada com toques utópicos de Magia e um pouco que Fitoterapia (eu acho kkkk).
A obra literária também nos coloca em diversos mistérios [que na hora, parecem não ter nuhuma solução possível; e é isso e muito mais também, que nos instiga a querer saber cada vez mais da história ali contada... isto é, as soluções nunca são óbvias, neste livro - é sempre uma surpresa nova] num mundo fantasioso - junto a espionagem daquela época - em que devem ser resolvidos pelas crianças protagonistas fugitivas.
Se você está procurando algo tranquilo e recheado de suspense, mistérios, fantasia com protagonistas sendo crianças, para passar um dia inteiro lendo (já que o livro é curtinho e rápido de ler - acabei de ler ele em 2016, se eu não me engano), eu recomendo muito este para você dar uma ótima olhadinha.

Bjss lindezas/os/es. Dynk

Moony 26/05/2021

É uma leitura bem fácil, e limpa. Não gostei muito do plot twist que teve, mas levando em conta que tem mais dois livros acredito que se resolva. Mas como livro único, achei a história bem rica, e a autora me deixou totalmente presa durante o livro todo, só o plot que estragou um pouco.

Salete.Pezzino 31/03/2021

O Boticário
Ficção histórica e fantasia, são elementos que recheiam esta obra infanto-juvenil, super tranquilo de ler, de se envolver e curtir. O ano é 1952, Janie uma menina de 14 anos e seus pais se veem obrigados a deixar Los Angeles, por motivos políticos, partindo para Londres contra sua vontade. A cidade amarga ainda os efeitos da guerra, dificultando principalmente, conseguir boa comida. Devido as circunstâncias em que se encontram e incentivados pela locatária, Janie e seu pai, conhecem o boticário local, que não é uma pessoa comum, o qual fornece a ela, um remédio para curar a saudade de sua casa anterior, mas a sua cura verdadeira se dá quando ela conhece seu filho Benjamin na escola e pelo qual sente uma forte atração. Logo depois o boticário é sequestrado e seu livro - Farmacopeia, precisa ser protegido para não cair nas mãos dos russos. Esses são os motivos que levam Janie, Benjamin e Pip, envolverem-se em aventuras fantásticas, com direito a espionagem, suspense, mistérios, um mundo utópico, fantasioso, de porções e elixeres, onde as soluções são inesperadas e inimagináveis. Com uma escrita super fluida, com ilustrações em preto e branco muito bem feitas, personagens bem construídos, tornam esta obra uma excelente opção para quem quer se divertir e passear pela imaginação. O que é Farmacopeia? Quais seus segredos? Quem são os amigos do boticário? Pip, um batedor de carteira, é confiável ou será que trabalha para os russos? Quem é Jin Lou? Terá sucesso o serviço secreto inglês? O mundo precisa desse boticário ? Só lendo para saber, divirta-se.

Lorayne.Stinguel 25/05/2021

O livro é bem legal mas a edição que li possui alguns erros tipográficos. É um livro que não cansa e te prende, além de muito criativo. Embora não tenha lido, acredito que a história seja tão atraente como Peter Pan.

La Oliphant 10/12/2016

Primeiro eu preciso dizer que esse é um dos Young Adults mais maravilhosos que eu já li nos últimos tempos. Maile Meloy conseguiu colocar nesse enredo uma mistura maravilhosa de romance, fantasia, ação e ficção realista, que faz com que o leitor mergulhe na história de tal forma, que é absolutamente impossível não se apaixonar pelo universo criado pela autora e por cada um dos seus personagens. O Boticário não é apenas mais um livro com uma capa bonita, mas um livro com um enredo que vale a pena cada minuto gasto para fazer sua leitura.

O que mais me fascinou nesse livro foi a escolha da narrativa e todos os elementos escolhidos pela autora para a construção do universo. O Boticário é narrado do ponto de vista de Jane, que conversa com o leitor todo o tempo durante a narrativa. Para mim, isso foi simplesmente sensacional, afinal, alguns comentários que ela fazia eram restritos a narrativa, apenas para o leitor, o que fazia com que eu me sentisse parte daquele grupo de aventureiros e me envolvesse ainda mais com os acontecimentos.

site: http://laoliphant.com.br/resenhas/resenha-boticario-maile-meloy

keu ;) 20/05/2021

Para quem gosta de livros infanto-juvenis sobre a guerra, com uma pitada de fantasia e um bom desenvolvimento dos personagens, esse livro é ideal.

Marcia.Cruz 24/05/2023

De volta a adolescência
Janie, Benjamim e Pip participam de uma grande aventura, muito bem escrito, com boas referências como Anna Karenina. Há uma paixão bem fofa no desenrolar da história acompanhado de suspenses e aventuras. Um livro de leitura rápida e belos desenhos.

Me lembrou muito os livros da serie Vagalumes.

ViagensdePapel 21/06/2017

Essa resenha é um pouco diferente, deixe-me explicar-lhes o porquê. Quando solicitei o título O Boticário foi devido a sinopse, mas não me aprofundei muito a respeito do que trata a história, o gênero do livro e o público-alvo. Primeiro, quero comentar da minha opinião pessoal, eu realmente evito a leitura de títulos juvenis, seguindo por essa linha o livro é bom, mas fica nisso, por isso no meu Skoob atribui uma classificação mediana. Porém, se eu analisar o livro de outro ponto de vista e pensar no público-alvo, o livro atende a todas as expectativas e recebe classificação máxima, portanto é uma excelente leitura para crianças e pré-adolescentes.

Maile Meloy é uma escritora premiada e conhecida por seus títulos voltados para adultos, mas a autora fez bem ao escrever também para os leitores mais jovens. Em O Boticário, após sua leitura e alguma reflexão, notei que autora dosa bem sua história, ela traz temas sérios e adequa perfeitamente ao público.

A narrativa é ambientada durante a Segunda Guerra Mundial, nossa protagonista tem 14 anos e muda-se de país devido a opinião política dos pais que aderem ao comunismo, contrariando os ideais americanos.

Janie e sua família vivem em Los Angeles, mas como estão sendo investigados, os pais decidem se mudar para Londres, ondem possuem trabalho garantido como roteiristas. Para uma adolescente, essa não é nenhuma notícia feliz, mudar-se de escola e cidade, deixar sua vida e amizades para trás.

Em Londres, a realidade é insuportável, no inverno não há muito o que fazer e a cidade ainda possui muita escassez de produtos e acomodações. No entanto, Janie conhece Benjamin, o filho do boticário.

A partir deste ponto, o livro se foca nos protagonistas e na aventura que eles têm pela frente para salvarem o mundo dos efeitos de uma bomba atômica. Tanto Janie quanto Benjamin terão suas crenças testadas, é necessário acreditar e um pouco de mágica ou alquimia poderá amenizar boa parte das provações enfrentadas por nossos protagonistas.

Leia a continuação da resenha, acesse o link abaixo:

site: http://www.viagensdepapel.com/2017/01/10/resenha-o-boticario-o-boticario-1-de-maile-meloy/

AndyinhA 20/01/2018

Trecho de resenha do blog MON PETIT POISON

Um frescor e leveza depois de tantos livros sem eira nem beira que passaram ultimamente pelo blog. E tinha um bom tempo que não lia um infanto-juvenil que fosse leve, lúdico, com uma boa história e realmente me envolvesse.

‘O Boticário’ foi uma grata surpresa, um livro passado durante a Guerra Fria que mistura magia, mistério e um Q de suspense, crianças sendo crianças, se metendo em confusão e aquela parte mágica de sempre acreditar no bem e que devemos fazer a coisa certa. E claro, uma sociedade secreta com a terrível luta ‘bem x mal’.

Com capítulos curtos, muitos diálogos e ilustrações singelas e que remetiam às cenas contadas nos capítulos, a história flui de uma maneira brilhante, apresenta seu conteúdo sem ser pesado e travado e nos faz querer continuar e saber para onde devemos ir. Queremos descobrir esse mundo maravilhoso.

A autora se focou na história em si e ela poderia ser apresentada em qualquer ponto da história, a escolha talvez leve em conta coisas como – escrever em diários, as crianças estarem ao ar livre e ser um momento de tensão – essa mistura realmente dá um algo a mais em sua história.

Para saber mais, acesse:

site: http://www.monpetitpoison.com/2016/11/BoticarioPoison.html

Jp.S 14/01/2021

Uma linda Fantasia
Que leitura sensacional foi ?O Boticário?, uma história com uma ambientação perfeita na Londres de 1952, trazendo um toque de fantasia leve e apaixonante, uma história que todo o pré-adolescente deveria ler, onde temos personagens cativantes e que crescem ao longo deste 1º livro, e o universo mágico criado apesar de não tão explorado aqui, quando aparece ou repete se torna útil e cada vez foi usado se torna mais marcante, e outro detalhe que não posso deixar de comentar, a história soube trabalhar com um contexto histórico de forma leve para crianças, sem precisar explorar tão profundamente todas as camadas
dos fatos históricos narrados

Stela 18/08/2021

Livro de fantasia muito, muito bom !! Merece muito mais reconhecimento e as continuações não tem tradução mas vou ler em inglês, mas queria que tivesse as traduçoes para ser acessível para mais pessoas ??

Claudia K 20/11/2023

Uma aventura muito agradável
Embora seja um livro juvenil, tem uma história que pode encantar quem gosta de magia e de aventura. Com personagens cativantes, é uma leitura leve e muito fluida. Logo no início você se encanta por Janie e sua família, e aí fica difícil não querer saber como a história seguirá... Que agradável experiência ler esse livro, que encontramos em um saldão e ao qual decidi dar uma chance (ainda bem ??).