Deuses americanos

Neil Gaiman
Neil Gaiman

Resenhas - Deuses Americanos

mochileira 13/01/2024

Um dos melhores que já li!
Uma combinação de tudo que mais amo em um único livro! Foi uma experiência incrível e a cada vez que leio um livro do Neil Gaiman me apaixono mais pela escrita e autor.

Me afeiçoei pelo Shadow e também pelos outros, a mitologia, os cenários e as reviravoltas.

arthurzito 09/01/2024

Eu pensava que estava familiarizado com o trabalho de Neil Gaiman, mas até então, minha experiência se limitava aos quadrinhos e esboços que ele produziu. Tenho apreço pelo seu trabalho nessa área, no entanto, minha leitura de "Deuses Americanos" não foi tão gratificante quanto eu esperava. A trama gira em torno da intrigante premissa de que os deuses seguem seus seguidores para onde quer que estes vão, uma ideia genial que destaca a limitação geográfica dos deuses, estendendo-se apenas até onde há crentes.

O obstáculo que encontrei é que ele é muito grande e tem muitos diálogos que parecem vazios. O clímax só se desenrola na segunda parte da obra, e até lá, temos apenas indícios e fragmentos de informações. Quando finalmente chega o momento crucial da trama, eu já me encontrava cansado e não estava mais interessado.

Além disso, percebi que nem todas as divindades recebem a mesma atenção, o que me deixou um tanto desapontado. Dada a extensão do livro, eu esperava que as histórias fossem mais aprofundadas ao longo da narrativa. Minha experiência com a obra não foi tão bem-sucedida quanto eu desejava.

MKSA 04/01/2024

Não sabia o que esperar quando comecei a ler, fui sem nem saber a sinopse, mas gostei muito.

Na minha opinião a escrita do Gaiman é muito boa de se ler, achei incrível essa mistura dos deuses de várias mitologias, até porque vejo a maioria das pessoas focando só na grega e na nórdica por serem mais famosas.

Quando o Loki apareceu tive certeza que ele estava envolvido nessa guerra, é sempre ele.

Gostei de toda a trama envolvendo a esposa do Shadow, acho que ele precisava de um final na sua história com ela por quanto do tempo que ele passou preso e da forma como ela morreu.

befffy 04/01/2024

A forma como a minha realidade sempre é magicamente transformada depois de ler um livro do neil gaiman é simplesmente fantástica, tudo passa a ter um novo significado, tudo passa a ser visto de uma forma diferente. esse homem ? tudo.
ler esse livro foi maravilhoso, várias vezes me perdi no meio dele de tão imersa que eu tava, leitura gostosissima. te faz pensar bastante em relação a diversos assuntos, te faz ter curiosidade de pesquisar cada personagem que aparece. incrível

Jamerson.Fiorentin 04/01/2024

É um livro ok. A parte que gosto é a reflexão do esquecimento que os Deuses trazem consigo, ser esquecido realmente nos mata, acredito que eternamente. Quanto a história em si ela se alastra muito em direções confusas, as vezes fica massante de ler, cansa. Acho que um estadunidense aproveitaria melhor a leitura, pois trata bastante do nacionalismo americano e sobre o próprio país. Bom livro, incrível? Não

Luis920 01/01/2024

Neil Gaiman Puro
Deuses Americanos tem a cara do Neil Gaiman (o que é ótimo)! Sempre utilizando deuses, mitos, folclores para contar a história. Nesse caso, um pouco da história dos Estados Unidos.

caiohlp 29/12/2023

Haja ou não deuses, deles somos servos
Neil Gaiman consegue fazer brilhar a essência da ficção em um contexto atual, sem abrir mão da ousadia e de uma história pra lá de original. Nessa trama repleta de segredos e planos nebulosos o leitor anseia pelo próximo monstro, deus ou criatura tanto quanto por respostas e é com essa fórmula mágica que os bastidores encantam os meros mortais que ousam se aventurar nessa cena desequilibrada chamada vida contemporânea. Ponto a ponto e de cidade a cidade, a grande odisseia de Shadow pelos estados nem tão unidos converge para as respostas que precisávamos, os astros se alinham e as divindades mostram suas faces, pois deuses americanos, africanos, europeus, asiáticos, novos ou antigos se amontoam em nosso cotidiano, sem terem esconderijos, eles transparecem em nossos hábitos, línguas, costumes e, principalmente, em quem somos. Com essa marcante mescla de violência, bizarrices, descontração e um profundo estudo de mitologia Neil ancora seu romance na prateleira mais alta e cobiçada da literatura, panteão esse que merece todas as glórias, honrarias e homenagens por manter viva a chama da fantasia num mundo de sonhos gastos.

maymay° 24/12/2023

Irmões eu não tava preparada pra essa reviravolta?melhor livro de todos os tempos!! Eu amo o Neil e amo a escrita dele, esse livro é sensacional ??????

Maria Helena 20/12/2023

Gostei muito da leitura, fiquei interessada na história durante toda a leitura, o início do livro me cativou demais, começar com uma ?desgraça? me fez querer compreender o que se passaria no livro e realmente valeu a pena.

Em relação a construção dos personagens me interessei bastante pela história do Shadow e com a relação dele com o wednesday, eu amava quando o Wednesday começava a falar sobre as trapaças que realizava; gostei muito de quando se voltava ao tempo e contextualizava com o deus que aparecia no capítulo, trazia uma sensação de compreensão em relação as atitudes deles.

Eu realmente não esperava o plot twist, apesar de fazer todo o sentido, pois o autor foi indicando o que seria ao longo da história, eu simplesmente me deixei levar e tentei não assumir nenhuma teoria do que estava ocorrendo, e fico feliz por ter feito isso, pois fiquei chocada com o que aconteceu.

Apesar de ser um final morno eu gostei, fez sentido com relação ao que se passou anteriormente; em muitos momentos gostaria de abraçar o shadow e levá-lo pra uma terapia, pois tinha momentos que eu imaginava que ele iria gritar, brigar, extravasar e ele continuava numa paz eterna.

Recomendo demais a leitura, me sinto arrependida de não ter lido esse livro antes!

Nathanael.Cardoso 10/12/2023

Maravilhoso
Livro incrível, Neil gaiman sempre surpreendendo, demorei um pingo pra terminar pq eu lia e parava, mas infelizmente essa obra de arte chegou ao fim, maravilhoso, um dos melhores livros já feitos.

Ju 09/12/2023

Achei o conceito interessante, mas também confuso. Gostei pela apresentação de Deuses antigos de diversas culturas, vale a leitura.