Deuses americanos

Neil Gaiman
Neil Gaiman

Resenhas - Deuses Americanos

Neto 17/11/2023

"Os deuses nos invejam por sermos seus criadores"
Era uma muralha que eu vinha postergando ultrapassar a muito tempo. Não porque a obra se arrasta ou é entediante, não! Mas por se tratar de um E-book, a minha consistência com livro digital não é mais a mesma.

Bem, eu amei cada personagem criado (ou recriado por Gaiman kkkkk), amei cada um por suas individualidades e formas complexas de existência. O jeito que cada um saiu de sua terra natal para habitar um, como dizem direto no livro, local infértil para deuses! A complexidade com que Gaiman expõem cada um dos deuses me fez acreditar verdadeiramente que eles andam entre nós. Sobrevivendo das migalhas de fé daqueles que ainda os cultuam.

Em como cada um tenta preservar sua existência em um local mutável e instável como o "Novo Mundo". É grandiosa a forma como ele nos atira personagens icônicos de cada religião sem uma explicação prévia. Tive que a cada 2 parágrafos ir pesquisar frases, nomes, menções, qualquer coisa ,do tipo para saber qual deus era aquele que estava ali presente a minha frente.

E deuses, como amei conhecer cada um deles. Como amei integrar um pouco de cada religião já feita e professada. Desde os que ainda vagam por entre nós, como os que a Terra (o mais antigo dos deuses já criados) devorou com o passar dos éons. Magnífico, magnífico!

Vai ser difícil achar algo que tampe o vazio que essa obra vai deixar no meu peito! Bem difícil.

Carol 05/11/2023

Adaptação fiel
Deuses Americanos é uma das melhores obras de Neil Gaiman, na minha opinião. Estava muito empolgada para conferir a obra adaptada no formato de graphic novel e gostei muito do resultado.

A narrativa é muito fiel ao livro original - deve ser por isso também que vão dividir em uma trilogia de quadrinhos.
Acompanhamos não apenas a história central de Shadow nessa jornada enlouquecedora, como também os pequenos contos revelando diferentes origens de diferentes deuses ao longo da história.

O primeiro volume é muito artístico. No fim temos como bônus os rascunhos de cenas importantes, assim como artes conectadas com a história 100% coloridas.

Raul TP 03/11/2023

Decepção, mas culpa minha
Gostei demais da série baseada no livro, comprei pra saber o final e me decepcionei talvez por achar que seria algo épico. Final razoável, boa história, boa brisa nos encontros com outros deuses, mas pra quem não conhece as regiões dos EUA narradas pelo livro, não aproveita tanto a leitura. Além disso, como disse, o final não foi tão legal, mas culpa da minha expectativa.

v de vanisse 31/10/2023

NÃO TINHA UM AMIGO PRA DIZER QUE TAVA TEDIOSO?
Que livro TENEBROSO. E o pior é que eu nem posso dizer que não parece que o Neil Gaiman escreveu isso, porque infelizmente parece.Sinceramente? Esse livro poderia ter só 200/300 páginas. Achei arrastado, enrolado? gostei não.

Eduardo.Staque 25/10/2023

A série é totalmente estragada...
Tive vontade de ler por causa da série e ainda bem que li, pois pude ter a história completa e explicada.

Primeira obra que leio do autor e gostei bastante da escrita dele, como ele deixa real e mundano os acontecimentos, o que muitas vezes falta em livros de fantasia, essa proximidade com a realidade, mesmo que o objetivo as vezes ela fugir da realidade.

Ele trabalha muito bem os personagens, e a forma como ele usa Ibis para contar o passado é belíssima, alem de usar muita referência a músicas. Parece um outro autor aí...

Por ler muita fantasia, estou acostumado a batalhas, conflitos e grandes clímax, mas aqui a batalha é outra e gostei de como ela foi travada.

Alguns momentos eu ficava confuso com os diálogos, com oe personagens e as divindades, mas acho que fazia parte de como o livro deveria ser lido, pois como Shadow, a gente vai seguindo e só recebendo as informações e se deixar levar pelo momento, aceitando tudo e ver no que vai dar.

E esse "ver no que vai dar" eu vi um pouco no começo.
Não que fosse previsível, mas ficava algo meio insinuado nas falas do Wednesday.

Acho que quero ler mais coisas do Gaiman.

Obs: o Shadow daqui é milhões de vezes mais inteligente e interessante que o da série.

Agatha354 22/10/2023

Deuses americanos, como o próprio título diz, é uma história em que mostra deuses em guerra. Em meio a era contemporânea, deuses antigos já não possuem tanta força, são pouquíssimas as pessoas que ainda creem neles, e isso os enfraquecem e ao mesmo tempo têm os deuses novos que almejam tomar tudo para sí. Em meio a este enredo, que trata da guerra entre eles, temos o Shadow que é o protagonista desta história, que acompanha esta jornada até no final se sentir parte dela.

VinAcius49 20/10/2023

Eu levei bastante tempo nesse livro (em comparação com os demais), mas em momento algum cogitei abandonar.
Foi uma leitura prazerosa do começo ao fim, e é por isso que se perguntado ou não, EU SUPER VOS INDICO DEUSES AMERICANOS.
Uma pena estar voltando agora e estar com ainda menos capacidade para resenhas dignas ;)

Lila Martins 16/10/2023

Deuses americanos não é uma comédia, traz reflexões incríveis sobre escolhas e sobre nossas “adorações” e o que dá origem aos deuses, mas está longe de ser aquele tipo de livro cabeçudo que te faz ter ressacas e crises existenciais. Gosto do clima suave, da naturalidade do Shadow ao se deparar com coisas completamente fora do normal e do roteiro divertido.

Eu amei muito ler Deuses Americanos, achei leve divertido e as mais de 500 páginas foram uma deliciosa viagem.

Mas tem seus defeitos…

Resenha completa no Instagram! @oipravocelm

site: https://www.instagram.com/p/Cpm0q7_skM8/?igshid=YmMyMTA2M2Y%3D

Sálvia 10/10/2023

Deuses Americanos [Neil Gaiman]
Muito estigada com todo contexto histórico e cultural na narrativa, fiquei impressionada como Neil Gaiman desenvolveu o conto por meio do personagem Shadow, e relacionou ele com o Wednesday. Quanto aos deuses nórdicos, em discórdia com os deuses do entretenimento e da bebida, aqueles que muitos americanos se encontram sob controle de vícios, e não por uma fé, um valor religioso ou um símbolo de poder, bem eles não haviam de querer um vencedor... mas sim, a matança (característica pesada do egoísmo).

Midnight 09/10/2023

Resenha: Deuses Americanos
Eu comecei lendo esse livro por acaso, mas já tinha visto a série e apesar de gostar de alguns aspectos da série eu gostei muito mais do livro, até porque teve um final. E cara como teve diferenças entre a série e o livro, bizarro pensar que teve uma mudança tão grande.

Eu gostaria de ter lido o livro primeiro, pois mesmo a série não seguindo a fundo o livro, tomei alguns spoilers que gostaria de ter tido o prazer de descobrir ao longo da leitura, mas ainda sim, não deixou de ser uma boa leitura.

Em alguns momentos senti que a leitura foi um pouco lenta em alguns momentos, o que não diminuiu minha empolgação em querer terminar o livro.

GuilhermeFaDeBrasCubas 04/10/2023

Depois de 300 paginas onde nada acontece, eu não tive mais paciência. A ideia é muito boa, mas menos é mais. Eu não quero ler dezenas de paginas de uma roodtrip ou de mistérios abstratos que nem o protagonista se da o trabalho de se importar.

Nyco 03/10/2023

É, mais ou menos
Demorei meses pra ler o livro todo e não me empolguei muito com a história, mas o final até q foi interessante

Reiseane 22/09/2023

Simplesmente perfeito
Eu não sei nem como descrever esse livro. Nunca gostei de livro de fantasia, mas esse me conquistou. Uma história bem amarrada, sem encheção de linguiça! Muito embasamento e bem adaptada. Amei! bem construído, rico em cultura e mitologia, teve plot twist, teve hot com animais (controverso), teve militante feminista, assassinato, ship, mistério, guerra, desenvolvimento de personagem, vilão simpático, trajetória do herói, ressurreição, zumbi, entre outras coisas. Amei

Duke 21/09/2023

O fim dos deuses ou os deuses do fim?

Uma história completamente imersiva e uma mitologia misteriosa, Deuses Americanos entrega tudo em um mundo sombrio. O protagonista Shadow Moon é um personagem comum que se encontra no meio de uma guerra entre os velhos deuses e os novos deuses, onde a crença se torna veneração e assim da poder aos deuses. A viagem em encontrar os deuses é fascinante e segura o leitor em qualquer parte do livro. Definitivamente uma experiência única e inteligente por parte de neil gaiman.

Guilherme 20/09/2023

Perfeito
Um grande livro com uma grande história que ao mesmo tempo são muitas histórias. Muito interessante como o autor claramente parte de um golpe de "malandros" para construir uma história super interessante, unindo todo um universo que existe no mundo há milhares de anos. Vale muito a leitura.