Deuses americanos

Neil Gaiman
Neil Gaiman

Resenhas - Deuses Americanos

Sillas 23/06/2012minha estante
Cara, admiro muito sua coragem pra falar mal de um livro do Gailman.

Concordo 100% com vc: o modo como o Gailman desenvolveu a fantástica premissa do livro - Deuses antigos x deuses modernos - me decepcionou bastante.

Cinai Machado 15/01/2013minha estante
É mesmo to lendo ainda, longe do final...
Mas essas pontas soltas q tu falastes é mesmo estranhei até voltei algumas vezes pensando ser eu.
Tb to lendo como passa tempo mesmo entre leituras e ta funcionando mais pra mim.
Abç ae
e boas leituras!

Renan 17/07/2014minha estante
"Nossa cara, vc claramente não era o publico desse livro.. chego a duvidar se você entendeu o proposito da história e a motivação dos personagens"

MAS GENTE? não é possível que o Lucas (autor da resenha) tenha entendido e ainda assim achado ruim?

Também tinha certas expectativas em relação ao livro, até por já ter lido outros livros do Gailman, mas para resumir posso dizer que também não gostei de Deuses Americanos.

Talvez não se possa ganhar todas.

pablo.meirelesd 29/04/2016minha estante
Olha, eu achei que ia estar sozinho. Não sabia se eu tinha o direito de falar mal de Gaiman, mas credo, que livro chato. 100 páginas lidas e zero apego a personagens e nenhuma ideia de qual a história que quer ser contada. Uma pena, mas acho que vou abandonar.

Marli.Ramires 05/03/2020minha estante
Texto que se arrasta mesmo. Estou lendo. Puro tédio.

Adriel Alves 17/10/2021minha estante
Concordo plenamente com sua resenha! Apesar de aparentemente o Gailman ter criado uma trama complexa e cheia de conspirações, no fim das contas nunca chegamos ao clímax. Fiquei realmente chateado em ver o quão rasa foi a obra, decepcionante...

Filipe 03/01/2022

Mitologia moderna
Neil Gaiman constroe um mito moderno, situado nas estradas dos EUA. Podemos ver não apenas deuses da mitologia grega, como também da nórdica, hindu, africana, entre outras. Lembra um pouco a saga de Percy Jackson, mas a história é mais adulta, madura e sombria. Sem dúvida um prato cheio para quem gosta de fantasia e mitologia.

Leila de Carvalho e Gonçalves 30/01/2020

Edição Preferida De Gaiman
Comprei ?Deuses Americanos? numa promoção da Amazon. Paguei pelo e-book o mesmo que pagaria por um café expresso e afora o preço tentador, havia outro bom motivo. Esta é a edição preferida de Gaiman, portanto diferente daquela que lera com cortes exigidos pelos editores, quando o livro foi lançado em 2011, nos Estados Unidos. Por sinal, uma leitura que ocorrera a anos atrás e já fazia algum tempo gostaria de repetir.

Entre as principais diferenças desta versão, há o texto um pouco mais longo, por conta da inclusão de aproximadamente 12 mil palavras, além de alguns extras. Sem dúvida, o de maior interesse é a cena apócrifa em que o protagonista, Shadow Moon conversa com Jesus Cristo e não compreendo porque o autor optou por retirá-la da narrativa, pois ela é muito bem escrita.

Sinteticamente, o livro remete a ideia de que os deuses ?existem? porque as pessoas acreditam neles. Os imigrantes que chegaram aos Estados Unidos levaram consigo suas crenças e conforme elas foram desaparecendo, o poder destas criaturas foi diminuindo. A bem da verdade, esta situação causou o ?surgimento? de novos deuses que refletem as obsessões da população norte-americana e entre eles estão a mídia, a tecnologia e as drogas.

Com uma trama minuciosamente construída e um desfecho que surpreende, o livro distingue-se pela excentricidade como afirma Gaiman na Introdução. Uma boa prova é a dificuldade de enquadrá-lo num único gênero. Para tanto, basta observar os inúmeros prêmios que venceu e bons exemplos são o Nebula e o Hugo (como ficção científica), o Bram Stoker (horror) e o Locus (fantasia).

Cabe registrar a boa tradução de Leonardo Alves que soube respeitar o estilo do escritor e também conseguiu ultrapassar as dificuldades ocasionadas pelas inúmeras referências mitológicas ? muitas vezes disfarçadas ? como também dos trocadilhos, de forma que o leitor brasileiro pudesse ter a mesma experiência do leitor anglófono. Inclusive, algumas explicações mais detalhadas a respeito aparecem nas Notas do Tradutor e aqui cabe um alerta: com spoilers, só acesse no final da leitura.

Finalmente, o livro foi adaptado para a televisão, originando um seriado que foi lançado em 2017. Atualmente, ele possui duas temporadas e um total dezesseis episódios, mas existe previsão de uma terceira. Se deseja assisti-lo, ?American Gods? está disponível na Amazon Prime.
Freire.DAmaris 30/01/2020minha estante
É bom?

Leila de Carvalho e Gonçalves 31/01/2020minha estante
Para quem curte Gaiman, sim.

Giuliane.Souza 19/09/2020

Fantasia urbana de primeira
O Neil Gaiman tem uma narrativa fluida e gostosa de acompanhar. O final me surpreendeu.. o cara escreve demais. Te deixa tão preso na trama da história que vc nem percebe quando ele te engana

joaoggur 06/01/2022

Mais monótono que a minha professora de química!
Deuses Americanos tem tudo que eu gosto: história com mistério, deuses, misticismo, templos? mas tudo isso foi executado de forma tão monótona que quis dormir o tempo todo.

Gosto muito do Neil Gaiman. O seu trabalho em Sandman é simplesmente (ou não tão simples) ímpar e sensacional. E o elogio por essa história: Shadow acabou de sair da prisão, e tentando achar a sua esposa, se depara com Wednesday, um homem que o empregará como seu segurança. Mas tudo isso será atrapalhado por revelações em relação a grandes deuses do passado.

A história que citei no último parágrafo é excelente. Saibam que este livro tem uma trama muito única. Apenas há um grandíssimo problema: é um dos livros mais monótonos que já li. Nada nos prende, não mesmo. É até um pouco contraditório elogiarmos uma história e ao mesmo tempo ela não nos fisgar, mas é a verdade. No final do livro eu entendi que o que se contava era bom, mas simultaneamente entendi que para chegar ao final do livro tive uma árdua batalha com a minha própria vontade de dormir. Como uma crítica, se eu fosse o autor eu diminuiria o número de páginas, pois há passagens e diálogos desnecessários aos montes.

Infelizmente não recomendo. A história é bastante única, sim, mas ficou algo tão chato que o sofrimento de aguentar as 576 páginas não vale a trama.
isabelle. 07/01/2022minha estante
FINALMENTE ALGUÉM QUE CONCORDA COMIGO

joaoggur 07/01/2022minha estante
OBRIGADO @isabelle OBRIGADO E FINALMENTE ALGUÉM Q CONCORDA CMG

Lista de Livros 20/10/2022

Lista de Livros: Deuses Americanos, de Neil Gaiman
“— Como foi o enterro? — perguntou.
— Terminou — disse Shadow.
— Quer conversar sobre isso?
— Não.
— Bom — Wednesday sorriu seu sorriso malicioso. — Há conversa demais hoje em dia. Blá-bla-blá. Este país estaria bem melhor se as pessoas aprendessem a sofrer em silêncio.”
“Sentou-se em um morrinho gramado e olhou para a cidade que o rodeava, e pensou que um dia precisaria voltar para casa. Mas, primeiro, ele precisaria fazer uma casa para onde voltar. Ficou imaginando se o que se entende como “casa” era a coisa em que um lugar se transformava depois de um certo tempo ou se era uma coisa que se encontrava no final, se você simplesmente caminhasse, esperasse e desejasse aquilo por tempo bastante.”
Mais do blog Lista de Livros em:

site: https://listadelivros-doney.blogspot.com/2022/06/deuses-americanos-de-neil-gaiman.html

Erick 03/09/2022

Poderia ser muito, muito melhor
Partindo da premissa de que para surgir um Deus, basta um grupo de pessoas acreditar fortemente na existência dessa entidade e essa passará a existir, caso menos pessoas acreditem nesse Deus, ele perderá suas forças e poderá inclusive morrer. Deuses Americanos é uma obra que narra o conflito pela influência e poder entre os antigos deuses das antigas civilizações, que ainda vivem entre nós, e os novos deuses que são os objetos cultuados pela sociedade moderna, tal como computadores e outros meios tecnológicos.

Entrei com uma expectativa muito alta nessa leitura, o começo pareceu interessante, uma ideia de trama genial, deuses das antigas mitologias vivos e tendo uma vida "humana" em segredo, um dado mistério no ar, os personagens foram surgindo e você fica com um gostinho de querer conhecer mais.

Entretanto, fica somente nisto, não tem aprofundamento nos personagens, você não sabe suas intenções, não passam um pingo de sentimento sequer. Sem contatar o personagem principal (Shadow), que simplesmente parece uma porta, tédio total.

Algumas partes são confusas, você não sabe ao certo como aquilo vai interferir na trama, e passa a se questionar se aquilo era de fato necessário, pois além de não ter acrescentado em nada, foi um saco de ler essa parte.

Pontos Positivos:

3 - Leitura confusa

Recomendo: Não

Gilliard 17/10/2020

Balaio de deuses
Decidi me aventurar pelo meu primeiro Neil Gaiman da vida, e o fiz justamente pelo título que muitos julgam ser sua maior obra-prima. Não sei se fiz isso de maneira acertada e nem se isso influenciou no resultado final, mas o que importa é que li Deuses Americanos. Neste romance, Gaiman traz à tona histórias que se conectam com uma iminente guerra entre os deuses como cenário. Deuses antigos e novos. Deuses velhos que lutam diariamente para não serem esquecidos em detrimento de deuses dos dias atuais, a mídia, o dinheiro, as drogas. Acompanhamos Shadow, que acabou de sair da prisão, e foi surpreendido por uma oferta de emprego dita irrecusável feita pelo Sr. Wednesday. Neste emprego, Shadow será o motorista de Wednesday e o levará para vários lugares pelos Estados Unidos. Aqui tem um ponto interessante, que é o formato "road trip" que a história decide tomar, são diversos lugares que conhecemos, lugares que nem sempre são grandes centros, e que são interessantes de se ver. O autor permeia o arco principal do enredo com as histórias dos deuses antigos, e outro ponto muito interessante é que Gaiman traz várias culturas, não é algo como ficar preso apenas nos deuses gregos, por exemplo. Somos apresentados a divindades nórdicas, africanas, asiáticas. E honestamente, achei que essas histórias que volta e meia apareciam, eram muito melhores que o enredo principal. Um grande problema, ao meu ver, foi a apatia do protagonista. Fica difícil se apegar a Shadow porque ele parece uma folha em branco, seco, sem sentimentos, um robô. Intencional ou não, dificulta na questão da empatia do leitor. A escrita também foi conduzida de forma muito confusa, misturando personagens, cenários e tempos diferentes. Conduzindo capítulos até chegar a lugar nenhum. Em suma, creio que o livro promete, promete, promete e quando chega a hora de entregar o proposto, deixa muito a desejar, senti isso durante muitos momentos na leitura e especialmente no terço final. Pretendo ler outras obras de Neil Gaiman, e Deuses Americanos certamente melhora com revisitas, mas este, por enquanto, não é um plano meu.
Carl 18/10/2020minha estante
E esse lirismo dos deuses? ??????

Gilliard 18/10/2020minha estante
Hahhaa né?

Lila Martins 16/10/2023

Deuses americanos não é uma comédia, traz reflexões incríveis sobre escolhas e sobre nossas “adorações” e o que dá origem aos deuses, mas está longe de ser aquele tipo de livro cabeçudo que te faz ter ressacas e crises existenciais. Gosto do clima suave, da naturalidade do Shadow ao se deparar com coisas completamente fora do normal e do roteiro divertido.

Eu amei muito ler Deuses Americanos, achei leve divertido e as mais de 500 páginas foram uma deliciosa viagem.

Mas tem seus defeitos…

Resenha completa no Instagram! @oipravocelm

site: https://www.instagram.com/p/Cpm0q7_skM8/?igshid=YmMyMTA2M2Y%3D

luomobuono 27/03/2021

um espetáculo
esse era um livro que não estava nas minhas prioridades de leitura, porém a partir do momento que comecei a ler, sentir que eu teria que terminar logo. é fantástico! a história te prende e o autor não tem medo de expor cenas que não são family-friendly. vale a pena!

André Pereira 03/01/2021

Meu novo livro preferido
Ganhei o livro de presente, já havia ouvido bem sobre e sabia que seria uma leitura no mínimo interessante... Mas o Gaiman me surpreendeu a cada página, a trama se tornou complexa e deliciosa de acompanhar! Final te surpreende entregando um plot twist bem construído e incrivel... Recomendarei esse livro até meu último dia na Terra!

Rafa 03/01/2021

Final Surpreendente
Achei a leitura muito agradável, interessante, tive a sorte de ler mitologia nórdica primeiro, o que facilitou muito meu entendimento do livro e fez ficar melhor a leitura, a história estabelece mais no estilo contos num primeiro momento e depois se entrelaça numa trama bem elaborada com um final pouco previsível.

Gostaria de ter lido mitologia nórdica a menos tempo, pois algumas referências ainda me escaparam.

Acredito que a leitura é fluída, só não foi tanto para mim por motivos pessoais, pretendo reler em outro momento para avaliar de forma mais "justa" a fluidez do enredo. Por isso 4 estrelas.

Indico muito a leitura.

Levovitch 23/03/2022

História rica
Tem uma história bem rica em mitologia e muito bem escrita pelo Neil Gaiman, livro de boa qualidade e personagens interessantes

Marcos 26/02/2021

Uma longa jornada.
Foi uma longa jornada em Shadow...

A história começa muito boa, na minha opinião se perde no meio do caminho e começa a enrolar um pouco... todavia, a enrolação não foi atoa, e ao final da história tudo fez sentido, com certas reviravoltas que eu não imaginava.

É uma leitura que vale muito a pena!
Jaque.Barreto 27/02/2021minha estante
O que achou?
Estou assistindo a série, mas estou com medo do livro ser mais doido que a série hahaha

Marcos 27/02/2021minha estante
Jaque o livro é bem doido, principalmente no final kkkkkk, tem hora que fica maçante a história, mas valeu muito a experiência. Quanto a série, a segunda temporada em diante tá bem diferente do livro viu.

Jaque.Barreto 27/02/2021minha estante
Ahh sim! Porque tô achando a série muita loucura para minha cabeça, mas quero ler o livro kkkkk
Então já vou me preparar para algumas viagens durante a leitura ???

Marcos 27/02/2021minha estante
Se prepara sim kkkkkkkk para ser sincero, estou confuso com o final do livro até agora Kkkkkkkk mas não vou falar senão vira spoiler kkkkkkk

Maisa.Santana 01/03/2021minha estante
Ai ai, espero não me arrepender de ter comprado esse livro kkkkk

Marcos 01/03/2021minha estante
Não vai se arrepender kkkkkkk só um pouco de paciência em algumas partes kkkkkkkk