Deuses americanos

Neil Gaiman

Resenhas - Deuses Americanos

Marcos 26/02/2021

Uma longa jornada.
Foi uma longa jornada em Shadow...

A história começa muito boa, na minha opinião se perde no meio do caminho e começa a enrolar um pouco... todavia, a enrolação não foi atoa, e ao final da história tudo fez sentido, com certas reviravoltas que eu não imaginava.

É uma leitura que vale muito a pena!
Jaque.Barreto 27/02/2021minha estante
O que achou?
Estou assistindo a série, mas estou com medo do livro ser mais doido que a série hahaha

Marcos 27/02/2021minha estante
Jaque o livro é bem doido, principalmente no final kkkkkk, tem hora que fica maçante a história, mas valeu muito a experiência. Quanto a série, a segunda temporada em diante tá bem diferente do livro viu.

Jaque.Barreto 27/02/2021minha estante
Ahh sim! Porque tô achando a série muita loucura para minha cabeça, mas quero ler o livro kkkkk
Então já vou me preparar para algumas viagens durante a leitura ???

Marcos 27/02/2021minha estante
Se prepara sim kkkkkkkk para ser sincero, estou confuso com o final do livro até agora Kkkkkkkk mas não vou falar senão vira spoiler kkkkkkk

Maisa.Santana 01/03/2021minha estante
Ai ai, espero não me arrepender de ter comprado esse livro kkkkk

Marcos 01/03/2021minha estante
Não vai se arrepender kkkkkkk só um pouco de paciência em algumas partes kkkkkkkk

Ingrid.Sombra 25/09/2022

Deuses Americanos
Os livros do Neil Gaiman tem essa característica de nunca conseguirmos prever como será seu estilo baseado nas obras anteriores do autor. Ao mesmo tempo, finalizamos com aquela sensação de "isso foi bem a cara do Neil Gaiman". É bem notória a presença do inusitado, do storytelling em arcos (sempre cheios de reflexões) e da imprevisibilidade dos caminhos aonde o protagonista é levado.

Shadow Moon é um personagem misterioso, levado por uma correnteza de acontecimentos estranhos que ele encara com uma estoicidade e resiliência admiráveis. Tive certa dificuldade de me conectar a alguns acontecimentos ou personagens porque esse livro transpira um espírito estadunidense que não está presente no meu repertório brasileiro, embora tenhamos o hábito de consumir muito da cultura estadunidense por filmes, músicas e afins.

Fala sobre o caldeirão cultural que é aquele país, coabitado por inúmeros povos de diferentes culturas e etnias, e as adaptações sofridas por estes nesse novo mundo. É interessante de comparar com o caldeirão cultural que é o Brasil e perceber como lidamos com a colonização e miscigenação de forma completamente diferente. Também toca em temas como morte e luto, lealdade, sobrevivência, e diversos outros. Recomendo a leitura.

Ana 25/05/2020

Maravilhoso
Universo envolvente e fora de série. Li quando tinha 16 anos e li novamente esse ano e sempre tem coisas novas que você não tinha percebido que fazia sentido antes e que você pega na segunda leitura. Recomendo com certeza
Anderson 25/05/2020minha estante
Devo ter lido errado. Rsrs

Daniela 03/05/2021

Um livro bem longo de se ler, não porque tenha muitas páginas, mas pelas descrições extensas dos lugares que as vezes se tornam cansativas, parei de ler alguns dias e, confesso, quase desisti da leitura. Já tinha visto a série e gostei das diferenças, no livro achei os personagens secundários muito mais interessantes que os principais, e Shadow é um chato. Enfim, um bom livro, recomendo para quem gosta de mitologia.

Gregs 23/08/2021

Livro muito bom!
O livro consegue te prender de uma maneira inexplicável, além de apresentar várias críticas em relação ao ser humano com seu toque fetichista em coisas que utilizamos muito no dia a dia.
SUPER RECOMENDO!

Valter.Guedes 15/01/2022

Gaiman brincando de cronista divino
O segredo do livro acho que jaz no fato de que a fantasia da obra se enraíza na mitologia, que acompanha a humanidade desde de antes da primeira fogueira ser acesa, portanto é real.
O autor brinca com isso, talvez inconscientemente, estabelecendo o fantasioso sobre algo mitológico e costurado pela presença do protagonista e talvez essa seja a razão do protagonista ser tão “inativo”, seria preciso algo menos fabuloso nele, algo mais “decepcionante” e “pé-no-chão” para se contrapor a todo o poder e magnanimidade dos deuses.

Luciano Luíz 09/08/2014

Já tinha uns 10 anos que eu estava interessado em ler a chamada, obra-prima de NEIL GAIMAN. Porém, DEUSES AMERICANOS passa longe disso.

Muito longe. As primeiras 80 páginas são ótimas. perce-se um bom desenrolar. O desenvolvimento do protagonista é bom mesmo ali. Mas, depois, torna-se torturante. A narrativa peca. O enredo fica completamente tosco e só dá uma melhorada nas últimas páginas...

Aliás, falando em enredo, a ideia dos Deuses é impecável. Mas a forma como foi apresentada, deles estarem sendo esquecidos, devido aos novos Deuses, é totalmente ridícula. E sinceramente, a narrativa e enredo ficam tão confusos em diversos momentos, que é difícil de dizer o que realmente está acontecendo.
Pois não passa de uma viagem de carro pelo mapa dos Estados Unidos. Mas, resumindo, o livro seria muito melhor sem os Deuses e toda a parte mágica e espiritual. Com certeza seria algo de respeito.

Mas, o que Gaiman apresentou ali, não tem nada de especial. Mas sim, decepcionante de forma gloriosa. Uma pena. O melhor livro do autor (para mim, ao menos), é LUGAR NENHUM. Esse sim, merece respeito! Já, DEUSES AMERICANOS... fiquem distante dele...

L. L. Santos

site: https://www.facebook.com/pages/L-L-Santos/254579094626804
Marcos 24/10/2014minha estante
estou acabando de ler o livro e você conseguiu descrever exatamente o que eu senti lendo o livro.

Cyro 07/06/2015minha estante
Luciano esse li faz muito tempo, na época achei excelente.

Tamires 25/07/2020

Um misto de sensações
Não sei dizer muito bem qual meu sentimento geral com relação ao livro, em alguns momentos a leitura conseguiu me prender até demais e em outros mal conseguia terminar o capítulo.

Apesar dos momentos ?tediosos?, a minha percepção é que o Neil Gaiman conseguiu construir uma história original e fora do comum em muitos aspectos, com personagens interessantes (com exceção do Shadow, que para mim foi bem sem graça).

As grandes ?revelações? da história me pegaram de surpresa, e o final foi muito satisfatório por ter concluído todas as pontas que ficaram soltas no decorrer da história.

Daniel Pedrosa 09/01/2021

Um bom livro !
Gostei do livro, é uma história diferente, cheia de peculiaridades e personagens extravagantes.
Só não avaliei com 5 estrelas porque acho que teve passagens desnecessárias no livro, eu ousaria dizer que a história seria muito bem contata com 100 paginas a menos.

Outras curiosidades no vídeo do canal !

site: https://www.youtube.com/watch?v=Q3wBfmb3lOk

Gley 28/03/2013

Supervalorizado ao extremo.
Sempre ouvi falar muito de como Neil Gaiman saiu com vitória de roteirista de quadrinhos para romancista, mas nunca tinha lido nenhum livro dele. Já havia visto alguns filmes (o ótimo "Coraline" e o mediano "Stardust") e acompanhei Sandman por várias edições, cujo universo considerava muito curioso e instigante (talvez não tanto quanto se diz por aí, mas ainda assim bom).

Esse ano finalmente resolvi abrir um espaço na minha agenda para ler o que muitos defendem ser sua obra-prima, "Deuses Americanos", e fui negativamente surpreendido por uma história pouco amarrada, mal escrita, com personagens rasos e, pra completar, previsível. A minha impressão foi que Gaiman se empolgou tanto com o conceito dos "deuses modernos" que esqueceu de desenvolver uma história à altura da idéia.

Shadow, o ex-presidiário protagonista, tem uma personalidade tão genérica que torna-se difícil para o leitor torcer por ele ou sequer odiá-lo. É o tempo inteiro levado pelos acontecimentos e movido por motivações que não se justificam, se envolvendo com personagens que não fazem sentido e cuja presença não parece ser necessária senão como um "plot device" para fazer o enredo seguir para o o autor precisa que siga.

Enfim, o baque foi tão grande pra mim que vou dar um tempo antes de tentar ler algum outro romance de Neil Gaiman. E vou também parar de ouvir as recomendações de certos amigos sobre livros.
Alex BS 23/06/2013minha estante
Estou começando a ler agora, mas de outras obras de Neil Gaiman eu recomendo fortemente o livro de Stardust. É sensacional. E caso não tenha lido, dê uma chance para Sandman, essa sim é a obra-prima dele.

pablo.meirelesd 29/04/2016minha estante
Belas maldições é legal.

Marli.Ramires 05/03/2020minha estante
Não é mesmo? Decepcionante.
Acho que vários autores são superestimados mesmo. Lendo esse eu fiquei imaginando o que ele fuma antes de escrever. Estou lendo ainda mas está concorrendo à lista dos abandonados.

Fernando.Francisco 15/05/2021

Baita criação de mitologia!
Além do conflito trazido na sinopse nos envolvemos com uma jornada inesperada, de personagens interessantes e misteriosos. Tu sabes, de alguma forma percebes, será passado para trás, ainda assim nem vê chegando, toma umas rasteiras narrativas bonitas. Se não conheces os mitos envolvidos terá vontade de ir correndo conhecer, se já conheces explodirá a cabeça com a forma que serão apresentados. O livro em sí tem uma barriguinha no meio, mas no fim vale a pena.

otxjunior 23/08/2020

Deuses Americanos, Neil Gaiman
Terminei este livro exatamente como o personagem principal, incerto sobre o que aprendeu na jornada, esquecido dos muitos detalhes e "farto dos deuses e da maneira como agiam". O que é uma pena, principalmente considerando que o início é bastante promissor.
A premissa de Deuses Americanos reside na investigação do que é feito dos deuses (onde vivem, o que comem, como se reproduzem), trazidos a América por imigrantes de todas as partes do mundo, neste ambiente cético e absorvido por outros elementos de adoração e culto, como a mídia e tecnologia (hoje aqueles ainda concorreriam com os super-heróis cinematográficos, imagino). É imaginativo, bem-humorado, prendeu meu interesse de maneira que por um tempo não consegui abrir outra coisa para ler, como geralmente faço. As referências são ricas e a narrativa, primorosa. Esta chegando a remeter à tradição oral, muito pelo tema abordado. Até mesmo apreciei o fato do protagonista chamar-se Shadow, sombra, sendo assumidamente um fiapo de personagem.
O encanto, não sobreviveu, no entanto, para as outras partes do livro. E assim, como os deuses antigos, enfraquecidos e sem seguidores, deixei de louvar o deus Neil Gaiman e percebê-lo como um mediano ilusionista de truques com moedas, truques conhecidos e repetidos aqui à exaustão, literalmente. O que não deixa de ser irônico, já que os novos deuses são criticados por seu caráter repetitivo, representado, por exemplo, pelos programas televisivos.
A história parece ir a lugar nenhum, com uma promessa de uma tempestade que quando chega não passa de uma garoa, ainda que com névoa: a da confusão que perpassa todo o enredo. Diferente de Shadow, que é lançado para variados pontos dos Estados Unidos, sem nunca questionar a ordem de seu superior, ou de qualquer um realmente, ou para todos os efeitos, qualquer coisa, da bebida que ele vai tomar a roupa que vai usar. O que era "charmoso", se torna irritante, o cara é uma porta, inclusive tem as dimensões de uma!
A conclusão que chego é que devo ter gostado muito do romance cedo demais. A segunda metade toda foi basicamente de releituras no sentido de relembrar maluquices oníricas, facilmente esquecidas por não aparentarem ter importância à trama. E mesmo com a certeza de que aproveitaria mais de seu conteúdo se conhecesse mais sobre mitologia (nórdica, egípcia, indiana...) , precisei encarar a obra tal como me pareceu: um decepcionante show de mágica.
Tiago Doreia 24/08/2020minha estante
Descreveu perfeitamente meu sentimento sobre o livro!
História rica em conhecimentos culturais, com uma promessa imensa pro clímax, mas que não se desenrolou tão bem quanto imaginei que seria.

thiagocarrera 05/05/2021

Peculiar e original.
Esse foi o livro que inaugurou a leitura de 2021 para mim. Original, absurdamente bem escrito em uma linguagem atual e fluida.

Eu comi páginas e páginas diárias deste livro, vencido sempre pelo meu relaxamento e jamais pelo tédio, aliás, não há falar em tédio lendo este livro.

Tudo de fato é original, os personagens, as localidades, as interações.. A narrativa é tão vívida que faz passar um filme em nossa mente onde você consegue enxergar os personagens.

Se você busca algo original e viciante, desbrave esse livro, que inclusive já está sendo aclamado como um clássico moderno. Deguste.
Giovanna398 05/05/2021minha estante
Neil gaiman nunca erra

Johnatan 29/04/2020

Viajando pelos mais excêntricos recantos dos EUA, Neil Gaiman leva Shadow por uma aventura mística, filosófica e cheia de rupturas com os esteriótipos clássicos de livros que abordam mitologias, crenças e impacto das mudanças do século XXI, nesses temas.

nico 09/10/2022

gostei bastante
é uma história bem legal, quem gosta de fantasia e aventura tem que ler com certeza

muito bem escrito e com ótimos personagens que a gente acaba pegando gosto, gostei bastante