Deuses americanos

Neil Gaiman

Resenhas - Deuses Americanos

Vitor.Hofstetter 28/06/2023

Não tem graça
O protagonista é uma pedra sem emoções ou sentimentos. Não me entenda mal, para um livro ser bom, o mesmo não precisa criar uma conexão entre você e o personagem principal. No filme Perfume por exemplo, o assassino em série também é uma pedra sem sentimentos, mas em compensação ele tem todo um contexto que o torna mega interessante. Nesse caso aqui, Shadow (nome super genérico) apenas vai andando para frente sem saber ou sequer se importar em porque ele está fazendo aquilo tudo. Ele não demonstro qualquer ligação e/ou interesse pela jornada. Ele é apático e desmotivado. E se ele não está motivado, eu também não estou.

A trama simplesmente não me envolveu. Eu não me importei com Shadow ou por seu destino. Fora isso, o livro tem essa péssima mania de ficar parando o tempo todo para contar histórias paralelas que aconteceram em tempos passados do continente. Que legal, eu tenho certeza que muita gente vai ter um discurso super coerente explicando como essas historietas paralelas tem significado e propósito. Bla bla bla, no final das contas, apenas serve para quebrar o ritmo da leitura.

Primeiro livro meu desse cara, começou mal. Abandonei.

Tatiana221 27/02/2020

Livro muito fod@
Simples assim

Iago 12/04/2020

Quarta-feira e Sombra
Universos fantásticos são sempre desafiadores de se integrar ao mundo que conhecemos, ao agora, às estradas e cidades. Nessa obra, felizmente, tudo é muito natural e a lógica que rege esse universo chega tão sutilmente que não precisamos aceitar, ela simplesmente é. Personagens cativantes, história de proporções localmente épicas e muita mitologia, abordada de um jeito diferente, menos grandioso ou enfeitado. A leitura é fluida e cativante, crédito de uma excelente tradução. Assim, os velhos e os novos deuses estão aí, veja só. Basta olhar com atenção.

Letras.Libras 21/07/2022

Confuso de propósito
Sem querer desmerecer o autor e seu esforço. Mas o nome do livro é Deuses americanos e quase não fala nada sobre os deuses americanos! Além disso tem muita encheção de linguiça. E uma dica, não pesquise o nome dos deuses senão a leitura vai ficar ainda mais demorada do que já é.
Cacauzinha1 21/07/2022minha estante
Acho que esse livro é mais filosófico mesmo . Eu tô quase terminando ele mas sinto que não o entendi direito .

Arthur 17/08/2022minha estante
Como assim não pesquise o nome? Isso é umas das coisas que deixa a leitura ainda mais interessante.

Shibas 26/08/2021

Perfeito!!!
essa versão estendida é sensacional, o modo como o autor descreve ao msm tempo os personagens, os acontecimentos, de forma tao leve mas profunda e marcante que vc se lembra de tudo e consegue fazer as conexões necessárias é genial
as "historinhas" entre alguns capítulos são mt interessantes, algumas meio perturbadoras, deixa a leitura mais gostosa
a história é sensacional, vc pensa: ta, agr me fala como um britânico conseguiu escrever uma história dessas sobre os Estados Unidos, e a resposta q eu te dou é, isso chama dedicação e paixão, ambos fatores que se identificam muito facilmente durante a leitura de qualquer livro do autor.
o livro é incrível, eu amei a experiência de aprendizado que eu tive durante a leitura.
"são frases que cada vez q vc lê vc entende mais vc desesvolve mais questionamentos filosóficos, são frases e parágrafos lotados de informações organizadas e harmônicas cheias de conhecimentos"- frase dita por mim para minha mãe num momento q eu estava completamente embriagada pela leitura KKKKKKKKKKKKK

Maria 06/09/2022

Neil Gaiman venceu de novo e eu odeio ele por isso
A história é boa, a complexidade dos deuses me ganhou demais, eu amo o Shadow e os capítulos extras que realmente contam em detalhes a construção da alma dos Estados Unidos.

Por outro lado, achei o livro muito grande, 600 páginas é muita coisa. Não diria que tem cenas desnecessárias, porque são todas, de sua própria forma, importantes pra construção do contexto, mas são muitas KKkkkkkk e foram escritas com aquela abundância de detalhes típico, e não vou negar não, a partir da página +100 fiquei com preguiça.

Sai dessa leitura com o desconforto das páginas infinitas, mas impressionada com a história. Amodeio Neil Gaiman, e com certeza vou ler mais alguma coisa dele na minha vida kkkkkkkk.

bea @lemondebea 04/09/2020

complicadissimo... o livro anda MUITO devagar e a história parece que não começa nunca. no final dá pra entender porque isso acontece mas continua sendo chato e maçante
Sofia 20/01/2021minha estante
nunca errou né como pode

Melancia 13/09/2022

Neil Gaiman né meus amores, não tem como errar.
Por mais que eu ainda me assuste com a quantidade de coisa que ele coloca nos universos dele, não tem como não se apaixonar por tudo.
Menos aquela morta viva, bicha chata na série e nos livros pqp

Fabio.Oliveira 19/12/2020

E, no que diz respeito à felicidade, existem vários tipos de felicidade.

Wacinom 04/04/2021

Uma aventura onírica pela história dos deuses americanos.

Neil Gaiman mais uma vez nos afundando na fantasia.

Vinicius Nathan 22/10/2022

Muita ação e ficção numa história muito movimentada que consegue também criar críticas sociais de forma discreta, o autor consegue amarrar todos os personagens apesar de não seguir uma ordem cronológica. O que não gostei tanto no livro foi a quebra de expectativa sobre a batalha final, estava mais esperando "épico".

Shirley.Peixe 07/05/2022

Que ótimo que eu decidi ler...
Pra quem estiver em dúvida quanto a insistir nessa história, depois de acompanhar a série, vá em frente.
Este livro está longe do fiasco e das inúmeras barrigas que a adaptação trouxe. A ordem dos acontecimentos, quem faz o quê, tudo faz mais sentido aqui.
Apesar de ainda ter ficado com algumas dúvidas, mas por falta de conhecimento de mitologia propriamente, o resultado foi muito bom.
Recomendado!

Naiana 28/09/2020

O que falar de Deuses Americanos? Sempre fui apaixonada por história, ficção, fantasia e tramas investigativas, e esse livro simplesmente reúne tudo o que mais gosto de ler, não é a toa que ganhou os mais variados prêmios de literatura das mais diversas categorias. Neil Gaiman conta nessa obra como Shadow, aparentemente um homem comum que acaba de sair da cadeia e termina por se envolver numa disputa entre deuses antigos e da atualidade pelo poder e desta forma descobre mais sobre si mesmo. É uma trama fascinante, descreve deuses que nem conhecia e como "eles vieram" parar na América e aqui foram esquecidos pelo tempo e pelo seu povo, lutando para sobreviver na memória desse novo país. Não gosto de dar spoilers, então não vou me alongar na descrição da trama, mas o livro todo vale a pena ser lido, desde a introdução desta edição, comentários e notas do autor, até mesmo as considerações feitas pelo tradutor, agradecimentos e entrevista do autor a respeito do livro anos após seu lançamento, e claro, a sua resposta a tão temida pergunta "Como você ousa escrever sobre os Estados Unidos sendo inglês?" que ninguém nunca o fez e ele resolveu responder para que jamais o façam. Neil Gaiman é incrível na sua escrita e descrição de obra e com certeza já entrou para o rol dos autores que desejo conhecer seus trabalhos completos.
Glauber 28/09/2020minha estante
Fantástico! Quero muito ler!

Paulo, o Vitor 23/07/2021

Pelos Deuses que livro mais...
Então eu li Deuses Americanos...

Livro que tem como personagem principal Shadow, um presidiário que após passar 3 anos preso, por um crime até então desconhecido, planejando retomar sua vida, quando livre se depara com uma tragédia que irá mudar todos os seus planos...
Sua esposa e seu melhor amigo morrem em um acidente de carro, enquanto volta para sua cidade para o enterro das duas pessoas mais importantes de sua vida, Shadow se encontra com uma estranha figura: um homem velho que se autonomeia Wednesday, este lhe oferecerá um emprego de motorista/segurança/capanga, e agora sem planos Shadow irá aceitar... E assim inicia a jornada de um humano qualquer e um deus, numa guerra de divindades novas e antigas...

Ok, eu demorei 3 meses para ler esse livro, são 576 páginas, uns 25 capítulos e cada um com cerca de 20 páginas, como podem imaginar se eu sei tudo isso foi porque eu contei ou seja não foi lá uma leitura fácil e rápida, na realidade foi bem densa e CHATA por alguns motivos que irei enumerar:
Primeiramente, o Shadow não sente absolutamente NADA, não tem emoção nenhuma, ou seja, não é possível de forma alguma se colocar no lugar ou ter empatia ou até mesmo criar alguma simpatia pelo herói da história.
Depois que a história principal é bem ?, não há nenhuma empolgação, nenhum suspense, nada, o Shadow simplesmente se submete a tudo que é requisitado, sem questionar, sem se surpreender, sem sentir. Há um enorme conflito que está por vir e a gente (pelo menos eu) não fica nenhum pouco interessado.
Também há alguma necessidade de estar com o Wikipedia ligado do lado para entender certas referências a deuses, pois quem é leigo no assunto pode vir a ter alguma dificuldade, há algumas referências à cultura pop até os anos 2000 então também a gente passa batido por algum trocadilho.

Essas e outras características acabam que por criar certas barreiras que deixam a leitura menos fluida e para quem não é acostumado a ler fica bastante incomodado com a escrita.

Contudo, não possui unicamente pontos negativos, os pontos positivos são:

Uma visão diferente dos deuses que os coloca à mercê da devoção e inventário humano, ou seja, há uma dependência dos deuses no ser humano crer e cultuar para que eles nasçam e continuem existindo.

Neil Gaiman nos oferece deuses nórdicos, egípcios e americanos antigos, tirando os gregos e romanos um pouco de cena, e ainda inclui os novos deuses da modernidade (A mídia, a TV, a tecnologia, a rodovia, a cidade e etc). Só achei que os da modernidade foram pouquíssimos explorados.

Há alguns capítulos além da trama principal no meio que conta como os deuses antigos chegaram no Novo Mundo (o que para mim era bem mais interessante e emocionante que o Shadow).

Enfim, é uma leitura que vale a pena ? Depende, se você se interessar leia, como eu fiz, talvez você possa gostar, mas não é aquele que eu vá recomendar fortemente, dei 4 estrelas pelo o que me foi proporcionado, pelas poucas risadas e pelo final minimamente satisfatório.
Jakevocelêtanto 23/07/2021minha estante
Concordo viu. Achei que demora demais para entregar os pontos principais.

Paulo, o Vitor 23/07/2021minha estante
Além de que os pontos principais não servem pra muita coisa ? eu gostava mais dele escondido em Lakeside, a cidade com as crianças desaparecendo misteriosamente, do que ele com o Wednesday, acho que ali ele parecia se importar mais com as pessoas ????? aí o Wednesday chamava ele e eu ficava AH NAAAAO ??????