spoiler visualizarLaís 30/07/2023
Posição 71
E uma das grandes razões para isso é o fato de a educação clássica ter se tornado excessivamente cartesiana, lógica, linear, desprezando as habilidades socioemocionais capazes de proteger a psique.
Posição 108
Há muitas ferramentas à nossa disposição: podemos ser mais lentos para reagir e mais rápidos para pensar; ser empáticos e nos importar com a dor dos outros; ter consciência de que por trás de
alguém que fere há uma pessoa ferida; pensar como humanidade e não apenas como grupo social... E todas essas ferramentas estão relacionadas com a gestão da própria mente.
Posição 117
O que forma um pensador não é a quantidade de dados, mas sua organização.
Posição 161
Por favor, procurem dar aos seus filhos o que o dinheiro não pode comprar: sua presença e sua história.
Posição 172
A emoção é democrática, senhoras e senhores, ela se alimenta especialmente das coisas simples e anônimas da vida.
Posição 175
Respeito os que aderem a alguma religião, mas sou ateu. Para mim, Deus é uma ideia construída pelo cérebro humano, que, por ser apaixonado pela vida, não suporta seu caos na solidão de um túmulo... Portanto, não vou discutir religião aqui.
Posição 207
O médico estimulava sua consciência crítica, pois sabia que ninguém se casa apenas com uma pessoa, mas também com os fantasmas do seu passado e com sua família.
Posição 210
O ciúme é a falta de si mesmo em primeiro lugar, e não do outro.
Posição 634
A esperança de superação da morte é um atributo dos fracos ou uma busca inteligente do direito de continuar existindo, doutor Marco Polo?? indagou Sofia.
Posição 683
1. Habilidades de gestão da emoção; 2. Capacidade de filtrar estímulos estressantes; 3. Competência para debelar focos de tensão e se reinventar no caos; 4. Capacidade para libertar seu imaginário e desenvolver a criatividade; 5. Resiliência e limiar para suportar frustrações;
Posição 685
Prazer sustentável e capacidade de contemplar
Posição 685
belo; 7. Capacidade de pensar antes de reagir e autocontrole; 8. Capacidade de ser empático e de construir pontes interpessoais; 9. Habilidade de formar pensadores e mentes brilhantes; 10. Capacidade de ser autor da própria história e consciência crítica.
Posição 861
Eis a questão. É possível que tenha ocorrido algo em sua mente, algo muito mais forte do que um insight psicoterapêutico ou uma consciência crítica gerada pelo autoconhecimento.
Posição 896
De fato. A cultura dos religiosos, apesar das exceções, é a cultura de produzir super-heróis. Não se admitem transtornos psíquicos.
Posição 896
Tê-los é sinal de fragilidade, um convite ao sentimento de culpa.
Posição 897
Eles deveriam ser acariciados, acolhidos, cuidados. Não é essa a cultura de Paulo.
Posição 987
Numa época em que o analfabetismo atingia as massas, o fato de haver muitos que se motivaram a registrar os comportamentos de Jesus reforça a tese de um personagem real, e não fictício? ponderou, olhando fixo para Marco Polo.
Posição 1429
hoje já se sabe que ele não nasceu no primeiro ano desta era, mas quatro anos depois.
Posição 1448
Não tenho muitas respostas, mas a análise do seu poema Magnificat é arrebatadora.
Posição 1475
religião se torna uma fonte de doenças mentais quando a autopunição, o medo, a servidão fria, o julgamento e a exclusão dominam a mente dos religiosos.
Posição 1498
Porque quem tem baixa autoestima é intolerante às frustrações, tem baixos níveis de prazer, não ousa, reclama muito e tem enorme dificuldade em se reinventar. Mendiga o pão da alegria, ainda que seja financeiramente abastado.
Destaque (amarelo) - Posição 1579
Por trás de uma pessoa que fere há sempre uma pessoa ferida. Compreender quem nos machucou não muda o outro, mas nos transforma.
Posição 1621
E vou defender uma nova tese na psicologia: quem tem ciúme na verdade não quer a atenção do outro, mas de si mesmo, pois se autoabandonou.
Posição 2464
A ousadia, capacidade de se aventurar, de romper o cárcere da rotina, sempre fez os cientistas serem mais produtivos na juventude do que na maturidade.
Posição 2563
É admirável! Qualquer aluno que o desejasse tinha oportunidade de se matricular na academia de Jesus e se tornar uma mente brilhante.
Posição 2572
Talvez Jesus seja um dos raríssimos professores que não desistem de nenhum aluno, mesmo que lhes cuspam no rosto. Eram os alunos que desistiam dele!
Posição 2582
Por enquanto citarei apenas sete, que são frutos de minha análise prévia de todo o livro do doutor Lucas: 1) Cada aluno tem um potencial incrível, mesmo que seja imperceptível; 2) Ninguém é irrecuperável; 3) Ninguém muda ninguém; só a própria pessoa pode se reciclar; 4) As habilidades socioemocionais, como pensar antes de reagir, empatia, resiliência, gestão da emoção, são vitais para arquivar janelas saudáveis, e não doentias, no córtex cerebral; 5) Usar metáforas e histórias é importante para libertar o imaginário e a criatividade; 6) Dinâmicas e vivências no processo educacional rompem o cárcere da teoria; 7) Erros são oportunidades para crescer, não para novas punições.