O Homem mais inteligente da História

O Homem mais inteligente da História Augusto Cury

Resenhas - O Homem mais inteligente da História

Gabriel Schorr 22/12/2022

Um bom livro?
Gostaria de dividir minha análise em duas partes: a tese e a escrita.

Sobre a tese: Cury traz para discussão o livro de Lucas, presente na Bíblia, destrinchando desde aspectos de seu escritor (o médico Lucas), dos entrevistados (como Maria), e do objeto dessa "biografia", Jesus. Esse debate é feito no campo da psicologia, sobretudo, analisando aspectos emocionais da vida desses personagens. Apesar de trazer diversos ensinamentos e indagações, a maneira como os personagens do livro são construídos nessa obra é um pouco estigmatizada e esteriotipada (como os teólogos ingênuos e os ateus superficiais e egocêntricos), ocorrendo um certo exageiro, seja nas reações, nas ideias ou mesmo nas falas. Ademais, toda a análise "científica" feita pelo personagem fictício é baseada em preceitos frágeis construídos no início do livro, como a veracidade atribuída aos fatos relatados pelo médico unicamente por ele ser médico ou mesmo por escrever bem, dando um verniz de credibilidade a tudo que seria relatado posteriormente no livro.

Entretando, apesar de todos os pontos positivos e negativos no que tange a tese do livro, a escrita deixa, e muito, a desejar. O autor falhou em tentar mesclar as ideias que ele queria debater e divulgar a partir de sua filosofia nos pensamentos e falas das personagens. A maneira como hipóteses complexas são ditas sequencialmente em uma única fala "natural" pelos personagens e expectadores dos debates descritos no livro não transmite, porém, nenhuma naturalidade. Pelo contrário: a imagem que me veio à cabeça ao iniciar a leitura desse livro foi de um teatro de escola, no qual um grupo de crianças e adolescentes tentam simular fatos da vida real, mas com a finalidade de discutir um tema complexo - como a poluição - e transmitem seus objetivos de forma crua e artificial (o que é esperado em situações como essa e por jovens ou em uma fanfic). Porém, apesar de eu nunca ter lido Augusto Cury e não ter expectativas altas quanto a leitura, me decepcionou um pouco essa constatação, tendo em vista que o autor, na capa do livro, é definido como "o mais lido da década" e com "30 milhões de livros vendidos". Assim, eu, ao ter analisado a capa antes de minha leitura da obra propriamente dita, imaginei que me depararia com uma obra melhor escrita. Por fim, fazendo um paralelo que me parece adequado, a filósofa Ayn Rand, no seu livro "A Revolta de Atlas" - já analisado por mim nesse perfil e com vídeo no YouTube -, consegue mesclar suas ideias nas falas e nos personagens com maestria, em contraposto ao caso do livro "O Homem Mais Inteligente Da História", do Augusto Cury, dando muito mais leveza e permitindo um compartilhamento e conhecimmentos de forma mais sutil e agradável.

Thalita.Almeida 17/12/2022

Leitura ok
Gostei bastante da leitura é bem interessante, que me fez refletir bastante. Porém tinha momentos que eu gostava e queria muito ler mas teve momentos que não tinha vontade de pegar o livro.

EveraldoFilho 17/12/2022

Globo por volta das 13hrs
Toda a premissa do livro é super interessante, mas na realidade é de que não passa de uma ficção, não conseguir aproveitar o livro por causa disso, tem umas situações mt fantasiosas que acontecem pra que o enredo possa continuar, me senti vendo um filme da seção da tarde

Compartiler 09/12/2022

Recomendo a leitura
"Marco Polo pouco a pouco descobrirá que ele mesmo, as ciências humanas e todas as religiões erraram dramaticamente em não ter estudado Jesus em termos científicos. A mente do mais famoso personagem de todos os tempos é muito pouco conhecida, inclusive pelos bilhões de seres humanos das mais diversas religiões que o admiram..."

Essa obra de ficção acompanha a história de um conceituado neurocientista ateu que é desafiado em uma conferência da ONU a estudar a mente do homem mais famoso da história, Jesus Cristo. Mas ele decide então fazer isso não de forma religiosa, mas através da psicologia, sociologia e psicopedagogia. É um livro surpreendente que faz parte de uma série de livros de Augusto Cury. Um livro que não visa falar de religião, mas expressa em forma de ficção um trabalho de investigação feito pelo próprio autor.

Linne 06/12/2022

Surpreendente esse livro!
Ao longo da minha vida como cristã sempre dei muito valor a parte sobrenatural de Cristo e esqueci da parte humana, lembrar que ele também foi um ser humano exemplar me fugiu da mente, entretanto esse livro aborda o assunto e atrás um novo jeito de ver a pessoa tão importante na vida de um verdadeiro cristão. Valeu a pena cada página ?

Keila 29/11/2022

Achei o livro interessante, apresenta vários olhares sobre a mesma temática, nos fazendo refletir sobre a vida e principalmente sobre nossas crenças.

Evyllyn 15/11/2022

Simplesmente completo
Esse livro faz você olhar para Jesus de uma forma diferente, ir além do Jesus Deus (trindade) e olhar o Jesus humano, sabe-se que Cristo foi 100% Deus como 100% homem, o livro retrata esse olhar do quanto Jesus foi um líder cativante, inteligente e como lidou com as emoções, muito bem escrito e um livro que recomendo bastante, mesmo que você não seja religioso!!

Simone Medeiros Leão 15/11/2022

Magnífico ??
Confesso que eu tinha um pré-conceito sobre os livros do autor, achava eu que eram livros de auto ajuda, coisa que não me chama muita atenção. Por esse motivo nunca me atrevi a ler.
Por ventura, me deparei com esse livro que me chamou bastante atenção pelo título.
Meus amigos, eu me surpreendi com essa narrativa. Me prendeu de um jeito que eu não sei explicar, falar da figura do menino Jesus foi algo que sempre me prendeu atenção, saber que ele era um menino tão adulto, suficiente, necessário, que esbanjava amor sem nenhuma experiência vivida. Como se aquilo já estivesse no seu DNA.
Outro ponto que me chamou bastante atenção, um novo conhecimento para mim, foi falar da figura de Maria, um ponto de vista o qual eu não imaginava que aquela mulher tão simples era dona de uma alto estima inabalável, sobre ela levarei muitos ensinamentos.
E para falar dessas figuras importantíssimas e mais algumas da época, foram desafiados os personagens do livro para mesas redondas para avaliar esses nomes grandiosos do ponto científico (avassalador, o resto vocês descubram lendo) ?
Por fim, o livro é perfeito, impossível largar e também impossível passar por ele sem levar vários ensinamentos para a vida.
Espero ler vários outros títulos do autor.
Nay 15/11/2022minha estante
Bom saber, tô com ele na estante. Além desse tenho O Homem Mais Inteligente da História, que faz parte desse conjunto de livros que Cury lançou. Não sei se você conhece, mas ele fez um estudo sobre a inteligência de Cristo em uma saga de livros que tem esse mesmo nome, se não me engano, tb sou doida pra lê-los, são muito famosos, fica a dica ;)

Simone Medeiros Leão 16/11/2022minha estante
Meninaaaa, eu vi que são vários livros que seguem o mesmo raciocino.
Já quero ler eles também ??

relatodelivro 14/11/2022

"A solidão branda é criativa, a solidão intensa é abortiva."
Marco Polo tem um grande desafio em sua vida pessoal e profissional, estudar e analisar de modo científico e criterioso a inteligência de um homem, mas não qualquer homem. Esse homem abalou os alicerces da humanidade e até hoje traz muito debate sobre quem ele realmente foi e é para todos. Esse homem é Jesus Cristo!
O brilhante cientista aceita o desafio, porém ele vai enfrentar seus próprios medos e angústias, além de ser um ateu convicto ele aceita participar de uma espécie de mesa redonda com brilhantes profissionais para analisar a mente de Jesus Cristo, sob o ângulo da ciência e não da religião.
Ele parte em uma jornada épica para saber se Jesus era um mestre em autocontrole, gerir sua emoção, trabalhar perdas e frustrações, contemplar o belo e formar pensadores.

É um livro incrível que nos faz refletir muito e pensar sobre quem realmente Jesus foi e é, e toda a relação com a humanidade. Recomendo muito essa leitura!!

site: @relatodelivro

Cortina 15/10/2022

Achei muito interessante o livro, me deu vontade de entender mais sobre a vida de Jesus Cristo. Recomendaria.

Raquel268 29/09/2022

Augusto Cury e seus incríveis ensinamentos
Todos deveriam ler esse livro, e não é um auto ajuda. É um livro que te faz compreender tudo, tudo ao seu redor e você mesmo, com esse livro você consegue calcular melhor sua rota de vida, visando as coisas mais essenciais.
A história trazida com Marco Polo é surpreendente, tirei várias marcações, de tão incrível que é!!!

Krenczinski 28/09/2022

sou fã do Augusto Cury. Amei esse livro, te faz ver Jesus Cristo além do que a religião apresenta. Ótimo pra refletir e estudar. O autor trouxe em uma forma de romance que talvez tenha decepcionado alguns leitores, pois em muitos momentos era mais como um estudo. Eu gostei, entrei com uma percepção e saí com outra.

Reginato 26/09/2022

Jesus - Homem mais inteligente da história
A forma que o autor aborda o tema não me deixa confortável. O psiquiatra com o nome do navegador Marco Polo, mostra-se logo no início um pouco de arrogância e impetuoso e metido. Não gostei nada da forma que manipulou a fala na ONU.

Pois bem, foi desafiado a estudar a inteligência ? de Jesus e assim ele quebra a cara e vê o maior especialista em emoções do planeta.

Um detalhe... o psiquiatra é Ateu ??????

Gabriella.Davet 03/09/2022

Não gostei muito, havia lido o segundo livro antes desse, foi muito melhor. Esse primeiro realmente me decepcionou, acredito que por isso não lerei o terceiro livro.

Leonara 16/08/2022

O livro é bom, mas os dialogos e a vida pessoal de Marco Polo ao meu ver estragaram toda a experiência do livro.
Se o autor tivesse focado na mesa redonda e apresentado fatos históricos, cientificos e até mesmo religiosos durante seus estudos no lugar de apresentar sonhos teria sido perfeito. Deixou a desejar bastante, so vou ler a continuação porquê infelizmente já comprei.