Adolf #01

Adolf #01 Osamu Tezuka

Resenhas - Adolf - Vol. 1

Antonio Luiz 15/03/2010

Bambi e Hitler, tudo a ver
Poderia parecer ridículo, se não ultrajante, contar uma história tão séria por meio desse traço ingênuo que nunca deixou de lembrar o "Bambi" da Disney, ao qual Osamu Tezuka assistiu mais de oitenta vezes. Mesmo assim, Adolf (1983-85), sua última obra, é honesta, brilhante e contundente ao contar a história da II Guerra Mundial de um ponto de vista incomum.

Nessa novela em quadrinhos com mais de 1.300 páginas, racismo, violência e opressão, tanto em Berlim como em Tóquio, são abordados com uma franqueza ainda hoje ausente da história oficial e dos currículos escolares do Japão. As sutilezas da manipulação de massas e da juventude pelo fascismo foram captadas com perspicácia e universalidade. Os brasileiros que viveram a ditadura militar encontrarão aí muito de familiar.

Um jornalista japonês tenta desvendar o segredo por trás do assassinato do irmão comunista em Berlim e sua história entrelaça-se com a dos “Três Adolfs” do título japonês. A saber, o Führer e dois xarás alemães criados no Japão, jovens amigos separados pela guerra: um judeu, o outro alistado pelo pai na juventude hitlerista.

É uma história de espionagem sombria e adulta, intercalada com humor, sexo, melodrama e tragédia, ao estilo do teatro popular japonês.

Pri Paiva 09/09/2020

A maldade humana é terrível.
Adolf trata não só da visão política de uma geração, como a forma com a qual a sociedade era influenciada por pensamentos retrógrados, moralistas e cruéis.
E não só isso, mas como cada ser humano recebe essa carga e se posiciona perante à uma ideologia. Muitos totalmente tragados para o mal sem nem mesmo lutar contra.
O lado cruel da humanidade pode ser sentido nas páginas do quadrinho e olha que este, é apenas o primeiro volume.
A amizade entre os dois Adolfs é profunda e acredito que ao longo dos demais volumes isso seja ainda o ponto focal na transformação e do rumo de suas vidas.
A leitura é cheia de mistérios e uma certa adrenalina em muitos momentos, prendendo o leitor do início ao fim.
Além disso, adorei a arte do mangá!

Partiu volume 2!

geovannacastaldi 22/04/2022

Recomendo
Gente eu fiquei pertubada com esse mangá, de acabarem descobrindo, de acabarem fazendo algo pior. Muito bom e vale a leitura. Foi bem fluido e rápido.

Jaqueline 23/08/2022

Fazia um bom tempo que eu queria ler esse mangá, mas o preço não estava muito acessível. Para a minha sorte, encontrei os cinco volumes em uma biblioteca próxima!

Esse primeiro volume é marcado de suspense, mistério e um certo ar investigativo. Ele prende a atenção do leitor, que fica na expectativa de saber quem são os Adolfs da história e como o destino deles se cruzam.

Por ser um mangá mais antigo, vários comportamentos dos personagens são passíveis de discussão e reflexão.
Marina 30/08/2023minha estante
Também estou lendo em uma biblioteca

Matheus G. 06/01/2018

Osamu Tezuka justifica nessa obra o seu nome, criando uma narrativa muito bem conduzida e que te prende a cada página. Pena ser uma obra tão difícil de ser achada no momento, merecia mais edições!