Mil Tons

Mil Tons Millôr Fernandes

Resenhas - Mil Tons

Letícia 29/10/2016

O livro Mil Tons - O Meu Millôr foi escrito por Alberto Villas e publicado este ano pela editora E-Galáxia.

A obra é uma biografia de Millôr Fernandes, que a maioria de nós conhece dos jornais. Logo no início da sinopse lemos que este livro é uma "biografia singular". No começo não entendi porque, mas depois de começar a leitura descobri que realmente esta foi uma biografia ímpar.

Para quem não conhece, não lembra, ou tem um vago conhecimento de quem é Millôr, aqui vai um resumo da biografia (que passa muito longe da qualidade que Alberto Villas deu a ela): ele foi um dramaturgo, desenhista, humorista, escritor, tradutor e jornalista brasileiro. Natural do Rio de Janeiro, perdeu o pai ainda quando criança e alguns anos depois também perde a mãe. Millôr começa sua carreira na revista O Cruzeiro e passa por várias revistas grandes e pequenas durante sua carreira, sempre fazendo um grande sucesso. Morreu em 2012 e, ainda hoje, faz sucesso nas sessões de quadrinhos de grandes jornais.

A biografia de Alberto Villas recebe, e merece, o título de singular, pois é uma biografia de um fã. Ele acompanha a carreira de Millôr desde sua infância e, sinceramente, ele é um grande tiete: compra tudo que vê pela frente que tenha algo de Millôr Fernandes. É uma visão bem diferente de uma biografia já que ele não conta somente a vida dele, mas sim a influência que representou na sua vida. Durante a obra vemos a situação do Brasil, o desenvolvimento de Alberto e os altos e baixos da carreira de Millôr Fernandes.

Uma coisa que eu me diverti muito com o livro foi que o escritor consegue transmitir a sensação de fã através das páginas. Apesar de conhecer pouco Millôr eu me senti mal quando as publicações na Veja acabam, quando ele sai d'O Cruzeiro, o choque de quando a idolatria pelo ídolo é abalada, como quando ele discorda da opinião de uma das edições de Millôr Fernandes.

Quando fui escolher este livro entre os sugeridos pela editora para a leitura do mês eu resolvi escolhê-lo para me arriscar novamente no gênero biografia, mas fiz isso com um certo receio, já que é um gênero que não tenho muito contato. Mas foi uma escolha excelente! Se a primeira biografia que tentei ler, anos atrás, fosse tão boa assim, provavelmente eu gostaria muito mais desse gênero!! Foi uma leitura muito fluida, fácil, a história não ficou dando voltas sem fim, a escrita de Alberto Villas é cativante e o ponto de vista de fã foi uma excelente escolha. Para quem gosta de biografias é uma leitura necessária. Para quem deseja se aventurar neste gênero, recomendo este livro como um início, vai deixar com um gostinho de quero mais.

site: http://madminds.weebly.com/blog/resenha-mil-tons-o-meu-millor