Café Da Manhã Dos Campeões

Café Da Manhã Dos Campeões Kurt Vonnegut

Resenhas - Café-da-Manhã dos Campeões

T.N.T.Rock 07/04/2024

Adeus, segunda-feira triste.
O trabalho de Vonnegut é nos apresentar um mundo sempre maluco, com personagens malucos, que hora ou outra se repetem em seus romances, como no caso do protagonista e escritor e seu alter ego Kilgore Trout. Nesse trabalho, teremos as mais variadas e ácidas críticas e ironicas a vida americana, Café da Manhã é recheado disso, um romance organizado em blocos quase livres que segue dois personagens e uma história insana que só poderia ser produzida por Kurt Vonnegut.
Café da manhã dos campeões é aquele livro que não vai te deixar triste nas segundas, é um registro único das bizarrices do cotidiano moderno, e um ótima diversão em qualquer momento.

Rodrigo Fernandes 07/03/2024

Qual a história desse livro?
Sou fã do Kurt. Este deve ser o meu quarto livro dele. Dito isso: Qual a história desse livro?No começo são muitos pensamentos inteligentes, críticas sagazes, humor, contestação a tradições. Ainda que apresentados de forma meio aleatória, ainda era interessante a leitura. Depois ele viajou demais. Foi pra tanto lugar, que acabou não indo para lugar algum. Empurrei para concluir o livro. Me parece que ele apenas divagou, sem um roteiro prévio. Não tem problema nisso, só não me agradou. E o fim foi a mesma coisa, não houve conclusão alguma.

Wallace50 01/03/2024

"As pessoas faziam o melhor possível para reduzir o número de espécies,para que a vida pudesse ser mais previsível,mas a natureza era criativa demais para elas"

Eu já conhecia a forma sarcástica que Vonnegut retratava em seus livros,mas nada me preparou pro que eu leria aqui,que viagem foi acompanhar as trajetórias dos personagens principais,com muita crítica social sem limitar opiniões bastante peculiares,o autor apresenta um desenvolvimento que no começo pode parecer muito desconexo pelos diferentes pontos de vista às vezes interrompidos por seus devaneios pessoais,mas no antes de 1/4 da sua totalidade,a narrativa já começa a fluir melhor,os trechos dos contos (majoritariamente ambientados fora da Terra) de Kilgore Trout sendo relatados fizeram um ótimo paralelo com a sociedade,tratando assuntos como egoísmo,sensacionalismo e ignorância,sem falar que Vonnegut sempre que pode fala com nós leitores,como se fossemos extraterrestres,ao introduzir e explicar animais ou invenções terrestres,o que terminou sendo uma divertida abordagem,a metalinguagem dele dentro da estória foi o ápice da sua genialidade,culminando em um desfecho inesquecível.

Igor (@igormaneiro_) 26/01/2024

De longe um dos melhores livros que já li
Esse é um daqueles livros que você não quer terminar. Se fosse infinito, você ficaria lendo cada detalhe de cada personagem. Em específico, a quebra da quarta parede é feita de maneira estilisticamente brilhante. Serio, é um livro que termina com um ETC...

!!!!

O enredo é simples, e n se preocupa em ser complexo. Parte de uma premissa complicada, e faz mágica com essa premissa.

LeonardoFM 12/01/2024

Um bom livro sobre nossa relação com ideias ruins.
Cognitohazard é um termo em inglês que define o fenômeno de ideias ou estímulos sensoriais quaisquer que causam malefícios diretos a quem os intercepta, o que difere de Infohazard, o conhecimento capaz de gerar danos ou reações indesejadas (i.e. como criar uma bomba caseira). O protagonista deste livro, o enlutado vendedor de Pontiacs Dwayne Hoover, será vítima de uma ideia, como as primeiras páginas de Café-da-Manhã dos Campeões nos antecipam.
Sua viuvez, sua frustração familiar, a pressão em seu trabalho e a ideia geral de "elementos químicos ruins em seu cérebro" são o copo da água cheio em que uma gota epistemológica fará o estrago necessário para enlouquecer um homem e machucar outros vários. Toda a narrativa gira em torno da crescente tensão cerceando o futuro encontro entre Dwayne e o escritor prestes a arruinar sua vida, Kilgore Trout.
Kurt Vonnegut utiliza essa premissa e uma escrita que lentamente incorpora todas as ideias pobres, maléficas e, francamente, infactuais desse mundo para sutilmente tornar claro a seu leitor que... você não é imune. Nunca seu texto cai no alarmismo e talvez meu exercício em ler Café-da-Manhã dos Campeões com esse cinismo seja um vício analítico sem lugar em um romance, sim, crítico, ácido e por vezes vulgar, mas genuinamente alegre com o milagre telepático que é a escrita. Serei o primeiro a admitir que todas as ideias ruins que não vejo no mundo certamente são as que estão dentro de mim.
Uma leitura engraçadíssima de um mestre da prosa norte-americana. Se você deseja se distrair de uma realidade irreversivelmente condenada adentrando um mundo igualmente absurdo, mas dessa vez, com piadas, Café-da-Manhã dos Campeões é para você.

Michele 02/11/2023

Esse livro é muito doido, nem sei direito o que li... a escrita é fácil e fluida, mas é tão louca a história que acabei desistindo no meio é voltei depois de uns dias...
O próprio autor é o narrador fala que é um livro doido e concordo plenamente.
É ruim, mas é bom!

livia_ss 26/09/2023

Simplesmente genial
Café da manhã dos campeões é um livro que eu não sei explicar. É uma história por vezes engraçada, mas que faz refletir, principalmente sobre qual o nosso papel no mundo, o significado de nossa existência. É o segundo livro que leio do autor, e posso afirmar que já me apaixonei por sua escrita. Eu não poderia descrever esse livro com outras palavras a não ser simplesmente genial.

Tereza Oliveira 06/09/2023

Virou meu preferido do autor.
Kurt Vonnegut já era um dos meus autores preferidos e acabou se consagrando como o preferido após a leitura desse livro. A história quase não vai a lugar nenhum, o que acontece no final é revelado logo no início e, mesmo assim, a leitura é divertida, agradável, chega a ser intrigante em certos pontos e me prendeu completamente. Virou meu preferido do autor e um dos favoritos da vida. Particularmente adoro o humor ácido de Vonnegut e é ele que move esse livro.
Sobre a edição: a Intrínseca caprichou, está maravilhosa.

"E assim por diante"

Lavi 23/08/2023

Esta noite no planeta terra...
"Eis a razão pela qual os americanos se matavam com tanta frequência: esse era um expediente literário muito convincente para encerrar contos e livros".

O perfeito manual para extraterrestres que desejam saber o quão estúpida, preconceituosa, egoísta e odiosa é a a humanidade do planeta terra.

Trabalhando com uma metalinguagem característica sua,- através de um narrador, seu alter ego, qual se insere na narrativa de forma onipresente e onipotente, como o D'us do universo ali apresentado que ele é - Vonnegut aborda os pormenores putrefatos da vida de cerquinhas brancas do subúrbio americano, jogando o jogo sádico da sociedade e usando do sarcasmo mais ácido para acometer os ódios não tão secretivos assim de uma comunidade humana construída na base da desigualdade.

A partir da ironia do autor-narrador, Vonnegut cria passagens com um brilhantismo crítico que muitas vezes passa despercebido por alguns leitores, que acabam por o ver como qualquer outro escritor machista, racista e homofóbico, injustamente.

Os personagens são terrivelmente provincianos, preconceituosos, egoístas e capitalistas - e esse é o ponto ! A linguagem de pontular as cores dos personagens, seus méritos, ou o quanto tempo passaram na cadeia ou não é uma forma incessiva do autor de trazer luz à problemáticas relacionadas ao racismo estrutural e as vantagens que os personagens- e as pessoas - brancos tem em relação aos negros.

Além da acidez crítica, a história é fluída, abastada de humor e momentos que dão o devido gostinho de quero mais necessário para acompanhar os protagonistas Trout e Hoover até o seu tão comentado momento de encontro na pacata, suja e poluída cidade de Midland.

Vonnegut é genial e Café da Manhã dos Campeões é uma deliciosa ficção científica de auto crítica para os humanos mais audacioso de plantão.

1997foilegal 20/04/2023

Somos todos marionetes
Café da Manhã dos Campeões é um livro que fala sobre a m@#@# que é a vida na América. O autor, Kurt Vonnegut, é um cara que escreve ficção científica, mas que também sabe rir de si mesmo e do mundo. Ele usa uns desenhos toscos para ilustrar suas ideias malucas sobre guerra, sexo, racismo, sucesso e política. O livro conta a história de dois personagens: Dwayne Hoover, um vendedor de carros que está pirando, e Kilgore Trout, um escritor de ficção científica que ninguém lê. Os dois se encontram em um festival literário e aí começa a confusão. Dwayne acha que os livros de Kilgore são a verdade absoluta e sai por aí fazendo um monte de besteira. Kilgore fica sem entender nada e tenta escapar da loucura. O livro é uma crítica ácida e divertida da sociedade americana e da condição humana. É um livro para quem gosta de rir da desgraça alheia e da própria. Eu gostei do livro porque ele me fez pensar sobre como somos todos uns idiotas controlados por ideias sem sentido. E também porque ele me fez rir muito.

Rafael1024 09/03/2023

?Existem um quatrilhão de nações no universo, mas a nação da qual Dwayne Hoover e Kilgore Trout faziam parte era a única cujo hino nacional era um monte de besteira salpicada de pontos de interrogação.?

mdudalivros 01/03/2023

Esse foi o livro mais doido que eu já li. Uns 70% da leitura é composto por fluxos de pensamentos e dados aleatórios, e o resto é o andar da narrativa, que no final, não tem nada demais. Ainda mais considerando que no 1º capítulo já é relatado o que vai acontecer no final. Mas a escrita do Kurt Vonnegut é tão simples e fluída que você vai empurrando mesmo sem entender nada. O humor do autor é ácido e irônico, o que me fez gostar muito de Matadouro Cinco, mas aqui em Café da Manhã dos Campeões me pareceu mais uma grande bagunça. Mas o livro é o que é, ?e assim por diante? (frase que é dita muita vezes ao longo da história), ele nunca se propôs a ser mais do que ele foi: um retalho de ficção-científica e humor.

Renan 26/02/2023

Abra tua mente
Vonnegut tem esse jeitinho especial de misturar ironia, humor e coisas aleatórias na narrativa (uma coisa meio quebrando a quarta parede, meio metalinguagem). Não foi a primeira obra dele que li. Mas acho que é umas das que mais gostei até agora. Os desenhos dele no meio texto explicando coisas mais do que óbvias dão um toque especial na narrativa. Só na parte final do livro que acho que ele exagera nessa coisa da metalinguagem e fica quase um fluxo de consciência explicando sobre o livro par depois seguir com a história e ter um desfecho bem característico das outras coisas que ele escreveu. Achei divertido, recomendo!

Biblioteca Álvaro Guerra 27/01/2023

Em Café da manhã dos campeões, de Kurt Vonnegut., Kilgore Trout, um escritor de ficção científica descobre que um vendedor de carros está levando a sua ficção muito a sério e perdendo a razão. Neste livro Vonnegut reflete sobre diversos temas de caráter social, o curioso é que o próprio público leitor são extraterrestres, para quem a humanidade é completamente alienígena. Com a ajuda de seus soberbos desenhos, que explicam um pouco ao leitor como se passa a vida aqui na Terra, Vonnegut, tal como Virgílio faz com Dante em A divina comédia, conduz o leitor por um turbilhão de crítica e sátira.

site: http://bibliotecacircula.prefeitura.sp.gov.br/pesquisa/isbn/9788551005804

Celaro 17/12/2022

O terceiro elemento
Com humor sarcástico o autor narra a saga de dois personagens solitários na década de 1970 até seu encontro com um terceiro, este sim, surprendente.