Como matar a borboleta-azul

Como matar a borboleta-azul Monica de Bolle

Resenhas - Como Matar a Borboleta-Azul

Karen 29/02/2024

Bom, mas cansei.
O livro é um recorte interessante com muitas críticas sobre a economia durante os mandatos da Dilma Rousseff.

A ideia seria fazer um texto mais simples para leitores mais leigos, mas não acho que de Bolle tenha conseguido alcançar isso. Esse é um bom livro para quem está estudando economia e já entende alguns conceitos. Aqui temos revisões deles.

Quanto a crítica feita. Depois que vi que a Mônica se arrependeu do tom usado no livro (realmente muito ácido) a crítica, para mim, perdeu o seu valor. O livro se tornou um retrato muito bem escrito com inúmeras referências (literárias, musicais...).

Eu gostei muito da escrita da Mônica de Bolle. Ela não perde uma palavra. Porém em determinado ponto - aquele em que descobri que ela havia se arrependido - eu simplesmente não quis mais ler kkkkk. Terminei por ser um retrato da história econômica brasileira recente (já que sou estudante de Economia) e isso me ajudou a compreender várias coisas. Mas foi por isso e porque eu não gosto de deixar livros incompletos. No entanto, quando acabei, me pareceu estranho. Eu queria saber mais sobre.

hellen506 08/02/2024

O livro promete uma visão econômica acessível e leve à qualquer leitor, o que não é encontrado. Leitura técnica demais, em alguns momentos até parcial demais. Até apresenta comparações divertidas, como fábulas, para melhor entendimento, mas em sua maioria as páginas são de termos econômicos pouco conhecidos. Também achei muito repetitivo em alguns momentos. É um livro bom, bem argumentado (mesmo que um pouco parcial), porém, quem não curte muito assuntos econômicos pode achar a leitura vagarosa e pouco interessante.

Salim 01/12/2023

Relevante
Bom livro, escrito de forma elegante, porém clara, inclusive para quem não é do ramo, passando uma ideia do que aconteceu no governo Dilma, sob o prisma econômico. Curiosamente, vi também, na mesma época que finalizei o livro em questão, o documentário "O Processo", disponível na Netflix, que mostra, agora sob o viés político, o que aconteceu durante o impeachment da presidente.
Sander.Garcia 04/12/2023minha estante
Tenho. Tá na fila.

Jon 03/09/2023

Uma boa coletânea
Uma série de artigos acerca das ingerências no governo Dilma. A capacidade da autora de trazer pontes entre a literatura e a realidade factual é, de longe, a melhor qualidade na escrita e na leitura desta obra. Achei muito embricado, mas cumpre seu papel.

Matheus1102 20/07/2023

Destruidor de expectativas.
Em pouquíssimas palavras, o livro me decepcionou de uma forma devastadora. A linguagem que fora prometida no início do livro não se fez presente até o final, e por momentos, divaguei em pensamentos, sem prestar atenção no livro. Outro aspecto é a gigantesca parcialidade da autora. Pensei várias vezes em abandonar, não recomendo para ninguém! ??

Ana.Bahia 30/05/2023

A borboleta azul se escondeu e não morreu
O livro é bem escrito a autora tem um profundo domínio sobre o tema, mas a um desdém imenso direcionado a ex-presidente Dilma. Gostei e recomendo a leitura.

Obs: Não sou economista porém acredito que se Dilma tivesse continuado no poder a situação atual estaria melhor, porém nunca saberemos.

Vivi.ana 15/02/2023

A borboleta azul parece ter apenas se escondido

Bianca 26/01/2023

O livro elabora uma crônica sobre o governo Dilma Rousseff (2011-2016) e apresenta toda a sequência de acontecimentos e equívocos que culminaram em sua saída via impeachment, em 2016. O mais interessante é que o livro é repleto de metáforas e de comparações com obras e acontecimentos famosos que perpassa séculos após séculos. ?

rafaelfontel 24/01/2023

a borboleta eu não sei, mas eu morri...de tédio
De início devo dizer que a crônica - como a autora auto intitula o gênero do livro - deixa a leitura interessante (corta pra mim levando meses pra terminar de ler).
O uso constante de metáforas me agradou bastante.
Porém, chego na parte em que não gosto.
Não sei até que ponto isso é meu problema ou se dá na constituição do livro, escrito em alguns momentos empregando conceitos e tópicos em 80% da área econômica, o que me fez sentir a leitura pedante e repetitiva em muitos momentos, as vezes prolixa em vários pontos soltando ideias e replicando-as em capítulos diversos. Diversas vezes cheguei a largar o kindle pois estava entediante.
Outro ponto que me incomodou um pouco foi a autora - muitas vezes - deixar transparecer suas convicções pessoais na análise econômica, precisamente quando cita trechos ou textos integrais extraídos de seu blog ou publicados em jornais da época. Entendo que seja tarefa difícil deixar de fora ideais pessoais em quaisquer coisa que façamos no âmbito profissional, porém, dada o objeto de estudo fico receoso quando a muitos termos e adjetivos empregados por quem em TEORIA teria de ser imparcial com seu objeto de pesquisa.
Outro ponto, ainda relacionado a isso, é o humor "passivo-agressivo" empregado pela autora, fica extremamente desconfortável ler ela se referindo as pessoas com desdém, soando até bastante infantil em muitos momentos.
Fiquei curioso pra saber o que Monica pensa sobre o assunto atualmente, dado todo o contexto pós governo Dilma, ascensão da direita e os escândalos envolvendo o ex-presidente Bols*naro.
De fora disso, ainda acho que interessante para se entender o que aconteceu com o Brasil no pós "lulopetismo", mas claro, consideradas as ressalvas acima postas. Porém, é o típico livro que você, lendo, reza para acabar de uma vez.

5/10

MWBenincasa 27/11/2022

Ótima leitura
O livro entrega o que propõe, exige um razoável nível de entendimento sobre economia, mas nada que impeça a leitura de pessoas mais leigas. A autora consegue explicar a sucessão de erros que levaram a saída da presidente e ao umbral que o Brasil ainda tenta sair, sem abordar os bastidores políticos que também influenciaram isso, assim manteve a conduta imparcial sem julgamento de valores. Além disso consegue explicar certos funcionamentos econômicos e as consequências de medidas assistencialistas excessivas e do inchaço desenfreado estatal.
Aconselho que sublinhem e façam anotações nesse livro, assim não se perdem e conseguem entender melhor o assunto pois por não ser fácil a trama econômica brasileira isso se faz necessário.

Karmille 04/11/2022

Finalmente ao fim
Um livro demasiadamente cansativo, com uma linguagem um pouco técnica e com a qual, eu vou admitir, tive muita dificuldade de compreender eu diria que minha absorção do conteúdo do livro ficou entre 20-30% e se por um lado o livro me convence das falhas do governo Dilma, por outro ele não conseguiu me munir de argumentos claros e simples para que eu pudesse repassar a explicação. Para além disso, acredito que Monica adotou uma critica muito dura e com um antagonismo que acredito eu que ela teria revisto nos dias de hoje.

Celso.Mirim 25/05/2022

Durante todo o livro ela aponta as mesmas ideias sem desenvolver ou se aprofundar em nada, trata os personagens políticos com ironia e desdém, sem se aprofundar nos temas econômicos. Tipo de livro que lemos torcendo para acabar logo.

Rafaella270 05/02/2022

A expectativa determina o quanto uma pessoa gosta ou não de uma obra.
A sinopse do livro leva a crer que se trata de uma alegoria baseada na era Dilma, o que só acontece em dois parágrafos no meio do livro. Na vdd é uma crônica realista e analítica sobre dita era.
Se não fosse a quebra de expectativa provavelmente eu daria 4 estrelas, mas para mim foi muito marcante é determinante.