O Calvário de Tereza

O Calvário de Tereza Lúcia Cominatto

Resenhas - O Calvário de Tereza

@Vicahelena 21/09/2016

Simples história
História com ensinamentos espiritas. A historia não é em fatos e nem é um livro psicografado ou ditado por espíritos, mas intuído pela autora.
A trama gira em torno de uma mãe, que na encarnação atual, concebeu uma filha com Síndrome de Down, a mais nova de três. Inconformada com a situação, ela rejeita e não aceita de forma alguma sua caçula nessas condições. Dessa forma, a menina é cuidada pela babá contratada pelo pai.
No desenvolver da história a família procura entender os motivos de Tereza agir dessa forma com a filha, sempre procurando ajuda. Conhecem pessoas, fazem amizades e acabam frequentando um centro espirita onde conhecem e começam a seguir a Doutrina de Kardec. A partir dai são apresentados à terapia de vidas passadas, onde Tereza começa seu tratamento e durante as consultas consegue acessar suas memorias de outras encarnações, descobrido os motivos dos desafios da encarnação presente.
Todo romance a gente espera a resolução do problema, que nem sempre vem pelos melhores caminhos, e nesse livro não é diferente. Por isso ele nos mostra que é mais fácil aceitar e agradecer os desafios que são colocados na nossa vida para que assim o aprendizado de cada um tenha menos sofrimento.

Mila 16/10/2020

Ameiiii
Livro: O calvário de Tereza
Escrito por: Lúcia Cominatto
?????/5

Resenha

Como pode uma mãe rejeitar sua filha pelo fato dela ter nascido com síndrome se Dow ?
Será essa rejeição é temporária?
Será que por conta de uma depressão?

Tereza casada com Felipe tem três filhos André, Renata e Isabela

Isabela nasce com síndrome de Dow e tereza no mesmo momento que descobri esse fato despreza sua filha, e acaba rejeitando a menina, tão pequena e linda.

Felipe contrapondo com a dedicação de pai, cuida de sua pequena isabela com muito amor com ajuda de Jana a babá da pequena, e seus irmãos que amam .
Mesmo depois de muitos tempo passado, Tereza não consegue dar carinho e nem amor de mãe pra pequena.

Tereza chega ha fazer terapia de vidas passadas, e acaba recordando de sua vidas antes da atual reencarnação.
Mesmo com esse tratamento, e com os conselhos de sua terapeuta ela não muda seu jeito de tratar a pequena Isabela.

Mas na vida ou aprendemos pelo o Amor ou pela Dor .

Não séria diferente para Tereza .

Será que Tereza irá rejeitar a filha para sempre?
Será que o amor de mãe será capaz de superar esse sentimento, que ela sente pela filha?

Esse livro me emocionou muito, com cada detalhe sobre a pequena Isabela.
Uma menina que encantou a todos a sua volta com seu jeito meigo, e delicado.
Até a mim ela encantou.
Eu rir, chorei e me emocionei lendo esse livro.

Super indico essa linda leitura.
Espero que assim como eu você se apaixone pela linda história de Tereza e Isabela.

Obs: ele esta entre os dez favoritos desse ano na minha lista ?

#leituraespirita #lerfazbem #indicoessaleitura #editoeaeme
#ocalvariodetereza #ameasciancasespeciais

Kleyanne 24/02/2017

Livro mto lindo e edificante. Que nos leva a refletir nas nossas atitudes perante as dificuldades da vida, sobre o perdão, de acolher e amar as pessoas portadoras de necessidades especiais que são colocadas em nosso caminho e na nossa vida.
Um livro que nos mostra o grande e maravilhoso amor de Deus para com todos os seus filhos. Bem como nos leva a refletir sobre a oportunidade que está sendo nos dada de resgatar nossas dívidas e sermos pessoas melhores a cada dia, nos amando e amando o nosso próximo, principalmente aqueles mais próximos que é a nossa família.
Valeu mto a pena a leitura!!

Silvinha.Araujo 26/04/2017

Belo!
Finalizada hoje dia 26/04/17 a leitura do livro
O Calvário de Tereza
Romance de Lúcia Cominatto
Um livro belo, que nos mostra o preconceito de uma mãe em relação a filha com síndrome de down. Onde elas buscam resgatar dividas do passado e descobrir o amor verdadeiro. Em busca de perdão! Um livro lindo.
Trechos que destaquei:;

* Mas a melhor terapia que se conhece é a da prática do bem, do exercício da caridade e do perdão. Pelo autoconhecimento, sondando as próprias inclinações, cada um poderá ter uma idéia, ainda que vaga, dos pontos fracos e tendências que carrega.
* Entretanto, amar é grande terapia. Não precisamos investigar o passado para compreender que somos todos devedores da lei divina. E se sondarmos as próprias inclinações no presente, com isenção e sinceridade, poderemos identificar os tipos de fraquezas que foram motivo de nossa queda no passado.
* Você já tem informações suficientes para entender que é preciso trabalhar no bem e exercer a caridade. Aprendamos a amar aqueles que a Providência Divina colocou no nosso caminho. Esteja atento ao que se passa ao redor,às oportunidades que a vida lhe oferece, e trabalhe.

Aprendi que a vida nos coloca em situações que achamos que não podemos com ela, para refletir e seguir pelo caminho do bem.
Quando o bem triunfa sobre o mal, e o perdão se sobressai sobre o ódio a vida fica mais leve e mais feliz.
Nenhum ser humano é indigno de amor, seja ele perfeito ou não.
Ame sobre tudo, pois é tão bonito demonstrar amor pelos seus semelhantes.
Um livro rico em ensinamentos, principalmente na parte da rejeição. A vida trabalha pelo bem,e tudo sempre tem um motivo.

Super recomendo essa obra, esclarecedora e rica em ensinamentos...
Beijos de luz ???

Guilherme Ramos 09/04/2018

Um romance bem resumido, mas, que não deixa a desejar, muito lindo para tão poucas páginas.

Linda a história que vem trazer à tona os reflexos de encarnações passadas em atual encarnação. O romance gira em torno de uma família que tem como principal personagem Tereza Gáspari, mãe de família que possui três filhos sendo a mais nova Isabela, portadora do cromossomo do amor, a síndrome de down e aquela que possui o código para trama.

Tereza conta com o auxílio de seu marido Felipe do qual também está comprometido na atual encarnação com a criação da filha e respeito à família saldando débitos e resgatando antigos afetos, também conta com o amor sincero e suporte da babá Jane nessa caminhada. Os filhos mais velhos André e Renata também parecem perfeitamente encaixados nessa família com intuito de auxiliar, mas, não há no livro citação direta de comprometimento de vidas passadas por partes deste.

Como dito acima, Isabela portadora da síndrome de down, porém tudo gira em torno de Tereza, pois ao contrário de sua filha que é saudável mesmo portando a síndrome, Tereza sofre desde o nascimento de Isabela com a falta de aceitação, o remorso, a culpa e a falta de perdão. Todos parecem se sensibilizar muito com os complexos de Tereza que vive um intenso martírio interno e não medem forças para auxiliá-la.

O livro aborda temas como terapia de vidas passadas, perdão, aceitação, afetos e desafetos, reconciliação, provação e resgate.

Um romance bem resumido, mas, que não deixa a desejar, muito lindo para tão poucas páginas, indico muito, amei.

Uma frase do livro:

"Nem sempre estamos prontos para aceitar os resgates mais dolorosos. E quando não estamos suficientemente preparados, pode sucumbir outra vez e perder a oportunidade da prova."

mandysantn 25/04/2023

NÃO TEM HISTORIA
nn tem enredo, os personagens nn tem profundidade alguma, nn tem clímax, nn tem nada!!
a fonte é enorme e metade da folha é só de margem - só assim ele conseguiu chegar a 150 págs

bz.rielo 18/12/2023

?Entretanto, amar é grande terapia. Não precisamos investigar o passado para compreender que somos todos devedores da lei divina. E se sondarmos as próprias inclinações no presente, com isenção e sinceridade, poderemos identificar os tipos de fraquezas que foram motivo de nossa queda no passado.?