Mitologia Viva

Mitologia Viva Viktor D. Salis




Resenhas - Mitologia Viva


4 encontrados | exibindo 1 a 4


Vivian Yamassaki 23/12/2023

Que decepção!
Não me lembro mais como esse livro veio parar em casa, mas já faz alguns anos (notei principalmente vendo as tremas e acentos em algumas palavras que foram abolidos com o novo acordo ortográfico) e só parei para lê-lo agora.

Gosto muito de ler sobre mitologia e achei que o livro seria uma boa fonte para conhecer novos aspectos e mitos da mitologia grega. De fato, consegui aprender algumas coisas novas (como o motivo das letras iniciais dos deuses e a separação deles de acordo com seu “tipo”) e alguns mitos novos que ainda não conhecia, mas achei a leitura muito maçante, principalmente pelo fato do autor ficar associando os ensinamentos dos mitos com a nossa sociedade atual.

Pior, achei que o autor faz muito juízo de valor sobre vários aspectos ao longo do livro (por exemplo, criticando hábitos e valores que muitas pessoas possuem) e o faz inúmeras vezes, tornando a leitura muito cansativa e repetitiva sobre pontos que me incomodaram demais e que não concordava totalmente. Também achei péssimo alguns comentários sem embasamento algum sobre movimentos feministas, por exemplo.

Por fim, fiquei confusa em alguns mitos com algumas inconsistências apresentadas (por exemplo, no mito de Édipo Rei, Édipo é pai de Antígona. Logo no mito seguinte, da própria Antígona, ele o deixa de ser) e achei ruim a ordem dos mitos (de colocar os mitos sobre os titãs no último capítulo ao invés de ser o primeiro). Por tudo isso, não é um livro que eu recomendaria a leitura.
comentários(0)comente



cpedras 12/01/2022

A psicologia por trás dos mitos gregos
A utilidade desse livro vai além do conhecimento puro e simples da sabedoria dos antigos, trata-se de uma abordagem psicológica dos mitos. Recomendo!
Victor.Oliveira 12/01/2022minha estante
Interessante. Obrigado pela recomendação




Biblioteca Álvaro Guerra 08/06/2019

Na Grécia antiga, as narrativas míticas exerciam papel fundamental no cotidiano, pois eram consideradas a forma através da qual os deuses falavam ao homem sobre a arte de viver e amar. Resgatar esse sentido profundamente humano e inspirador é o objetivo deste livro de Viktor D. Salis, um dos nossos maiores estudiosos das tradições da Antiguidade.

Livro disponível para empréstimo nas Bibliotecas Municipais de São Paulo. De graça!

site: http://bibliotecacircula.prefeitura.sp.gov.br/pesquisa/isbn/8574920797
comentários(0)comente



Jake 19/11/2009

Recomendo
Vi num anúncio de uma revista, comprei e AMEI este livro!
Sempre gostei de mitologia grega, mas esse livro consegue trazer a mitologia pra a nossa vida.
comentários(0)comente



4 encontrados | exibindo 1 a 4


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR