Montenegro

Montenegro Fernando Morais

Resenhas - Montenegro

Alexandre 13/03/2014

Poucas pessoas merecem de verdade uma biografia!
E com toda certeza afirmo que Montenegro foi uma delas. Um ótimo livro sobre uma história desconhecida de um grande homem (e que merece ser conhecida e divulgada). Excelente leitura que nos faz conhecer a pessoa e o contexto histórico em que viveu. Ele fez muito, mas poderia ter feito mais se o grande mal deste país, a ignorância, não tivesse muitas vezes prevalecido.

Marcus Lemos 28/02/2013

Que achado!
Dificilmente chego a pegar um livro pra ler sem ao menos ter ouvido falar o seu nome ou algum amigo ter indicado (ou buscar por resenhas). Como a leitura exige dedicação de tempo, é uma "política" que criei para mim mesmo para eu correr menos o risco de iniciar a leitura de um livro ruim. Mas, para o livro Montenegro, abri uma exceção e literalmente julguei pela capa (e pelo conhecido autor).

E que achado! Se na "orelha" do livro brincam que Fernando Morais é um garimpeiro por encontrar histórias tão fascinantes, também me senti como tal ao encontrar, por acaso, um livro incrível e de leitura tão gostosa.

Prepare-se para ficar encantado com uma verdadeira aula de história recente do Brasil, partindo do golpe de 1930 e tomada de poder pelos getulistas; passar pela revolução de 1932; pelos governos de Getúlio Vargas; Segunda Guerra Mundial; Governo do Juscelino Kubitschek; Guerra Fria e Ditadura Militar. Afinal, Cassimiro Montenegro enfrentou as dificuldades de cada uma dessas épocas - e venceu - para por em prática os seus sonhos de ver um país integrado, com inteligência própria e indústria nacional para o desenvolvimento tecnológico.

Portanto, ao ler sobre a vida de Montenegro, percebe-se a capacidade que tinha para encantar e influenciar pessoas próximas a sonharem juntas, apesar de tudo aquilo que propôs serem absurdos para a sua época. Afinal, para que criar um correio aéreo se o povo é analfabeto e uma pomba correio é capaz de entregar o mesmo volume de cartas? Pois bem... ele insitiu e criou o Correio Aéreo Militar no início da década de 1930 que integrou todos os pontos do país; levou desenvolvimento para as cidades - eram necessários construir pistas de pouso para os aviões - e, de quebra, propiciou experiência de voo para os pilotos do Exército Brasileiro. E as histórias são incríveis, em um contexto de extrema precariedade de recursos e tecnologia.

Pouco tempo depois, o mundo respirando a Segunda Guerra Mundial, visitou o MIT nos EUA e percebeu que o Brasil tinha que parar de simplesmente comprar aviões no exterior e ter a capacidade de criar os seus próprios. E, assim, contrariando tudo, criou o gigantesco CTA/ITA. E, como se não bastasse, foi ele um dos redatores do documento que veio dar vida ao Ministério da Aeronáutica e à Força Aérea Brasileira.

Enfim, o livro se destina àqueles que gostam da história nacional e queiram se surpreender em como o país se desenvolveu no século XX, aos olhos de um sonhador cearense que, de fato, revolucionou muito mais que os céus do Brasil.
FrankCastle 11/12/2017minha estante
Ótima resenha! Tomei conhecido deste livro ontem, em uma palestra em vídeo que faz dura crítica ao movimento de exportar cientistas brasileiros, propondo o caminho inverso, quando são citados os exemplos de Montenegro e Miguel Nicolelis com seu "Made in Macaíba". Esses são os exemplos que o Brasil precisa seguir, aproveito para citar também Bernardo Riedel, construtor brasileiro de telescópios. Quanto ao "julgar" o livro pelo autor, confesso que, no cinema, tenho esse parâmetro com o Diretor e, pelo que pesquisei, Fernando Morais parece ser um excelente biógrafo, já estou interessado não só nesse, mas em diversos livros dele.

abu_hawk 07/09/2010

Um grande brasileiro
Excepcional a vida deste brasileiro que criou o ITA, Correio Aereo Nacional e esteve presente em momentos críticos da nossa história.

Daniel432 27/04/2010

Aviador é sinônimo de sonhador??
O livro mostra a trajetória de vida de um sonhador, um visionário!! Uma pessoa que defendeu fervorosamente suas ideias e fez de tudo, ou quase tudo, para alcançar seus objetivos. Mas, para mim, Montenegro como militar errou ao seguir seus superiores, simplesmente por seguir, simplesmente por que ele tinha que obedecer!!! Ele cometeu este erro (não teve vontade própria) de ambos os lados, tanto defendendo o governo constituído como atacando-o.

O autor escreve muito bem e mostra com riqueza de detalhes a criação do Correio Aéreo Nacional, muita aventura!! Meu pai tem a biografia de Assis Chateaubriand escrita por Fernando Morais, vou pegá-la emprestada para ler.