Esquadros

Esquadros Marina Porteclis

Resenhas - Esquadros

minusculebee 17/10/2023

Marina Porteclis e sua fórmula da escrita.
Marina Porteclis tem uma fórmula que, aparentemente, permanece em suas tramas: Duas pessoas se desejam, não podem por um motivo importante na história (aqui é a posição social de ambas) e uma pessoa amargurada que faz algo para prejudicar uma das personagens principais. Embora isso se repita em suas histórias (até agora li três: Androginia, Sob a Sombra da Figueira e, agora, Esquadros), não é algo que prejudique, pois a forma de narrar é diferente.
Em Androginia, é um conto rápido com uma história não tão profunda, enquanto que em Sob a Sombra da Figueira é uma história mais densa com questionamentos mais profundos.
Aqui em Esquadros é como se fosse um quadro sendo pintado, com formas diferentes de narrativa. Temos a visão da Ana Cristina narrada de maneira padrão e a de Letícia através de mensagens de Whatsapp (não da maneira coloquial e cotidiana que escrevemos).
Esquadros no mostra como duas pessoas que moram em lugares tão próximos podem ter vidas tão distintas, mas se encontrarem e moldarem sua própria realidade.
Temos outra característica em comum nas escritas de Marina Porteclis: identidade.
Em Sob a Sombra da Figueira, a personagem principal busca uma identidade dentro daquele ambiente hostil da Ditadura Militar, Letícia, em Esquadros, encontra e caminha para despertar sua verdadeira identidade.
Esse é um livro sobre o amor em sua forma mais profunda e sincera.

Luiza Rodrigues 15/07/2021

Bacana
É um livro que começa muito bem mas vai se perdendo lá pela metade. A autora utilizou um recurso de conversas pelo WhatsApp que são muito cansativas de ler, pois são parágrafos imensos e meio corridos. Apesar disso a trama é bem interessante e os personagens bem construídos. Vale a pena ler pela representatividade na história

notmuchcompany 12/05/2021

Até mais ou menos metade do livro eu jurava que ele se tornaria meu preferido da Marina Porteclis. A Ana Cristina era uma protagonista forte e intrigante e tinha uma relação interessante com a amiga Selma, e um conflito bem desenvolvido, o que gerava uma situação boa de acompanhar.

Mas aí a narrativa muda de terceira para primeira pessoa, através das mensagens de Letícia, a patroa por quem Ana está encantada. Não seria problemático se esses capítulos não fossem tão repetitivos e beirando o surreal, pois as mensagens narravam coisas que já havíamos visto e eram longuíssimas.

E aí os melhores elementos - na minha opinião - ficaram de lado: a relação com a Selma e a própria protagonista. Passamos a ver mais e mais de Letícia e menos de Ana. Uma pena, porque não consegui simpatizar com a patroa, nem com suas motivações, e ela continuou intragável até o final (questão de personalidade, ok, mas junto com os outros pontos, dificultou ainda mais meu entrosamento com ela).

Eu gostei das cenas quentes e do final, mas queria de ter gostado mais do rumo que a história tomou.

MESMO ASSIM, a autora tem a habilidade de conduzir tão bem que eu me via querendo saber o que aconteceria em seguida, e a leitura não chegou a se tornar negativa - só controversa, hehe. Por isso mantive as quatro estrelas.

paloma 28/05/2020

A história é boa, a escrita é fluida - o que faz toda diferença. Acredito que em determinado ponto a autora se perdeu um pouco em constituir boa parte do livro através de diálogos formulados no wpp. É uma ferramenta que considero válida, mas que sendo usada em demasia, torna-se maçante, todavia, a escrita da autora é tão boa, que mesmo nesses momentos não é uma possibilidade abandonar a leitura e, a vontade por descobrir o desfecho da história é grande.

Acredito que o final dá espaço para uma continuidade que eu, sinceramente, gostaria de ler. De qualquer forma, tirando a ressalva, o livro é bom e eu indico a leitura.

Dayenne Machado 19/10/2017

Quero mais. Amei
Esquadros, é um romance, mas não é aquele romance padrão, é um romance lésbico cheio de emoções, amores e mágoas. A história conta a vida de Ana Cristina uma jovem filha de Dona Jacira moradoras do bairro casa amarela. Desde nova Ana acredita que Selma e seu grande amor, porém Selma nunca demonstrou interesse em Ana. Com a doença de Dona Jacira, Ana Cristina e obrigada a trocar de emprego para ganhar mais. Ana passou a trabalha para a família Gusmão Gullar onde passou a ser motorista da família, Selma também trabalha para a família Gusmão, ela é babá das crianças. Ana Cristina não deixou de perceber o quanto aquela família vivia em uma realidade totalmente diferente da sua, dona Letícia, uma mulher cuja frieza, arrogância e futilidade era totalmente visível. Ana em tão pouco tempo acaba conquistando todos daquela família até a patroa se encanta pelos olhos azuis de Ana...

A história é apaixonante prende o leitor de uma forma inexplicável.A escrita da autora nos faz embarcar em uma jornada cheia de sensações que aguçam cada sentido. A história é cheia de detalhes, os personagens são inesquecíveis . Ana Cristina, uma mulher forte apesar de tudo que se passa em sua vida. Letícia, uma mulher fria sem vida que descobre diversos sentimentos que jamais pensou sentir. A história muda os padrões que conhecemos e cansamos de ler. Todos devem conhecer essa história. A autora Marina Porteclis nos faz abrir nossas mentes com a história de Ana e Letícia, de como a sociedade é cruel com rótulos, de como uma simples palavra pode mudar a vida das pessoas. Essa história deveria ser lida por todos os leitores do mundo, recomendo este livro a todas as pessoas que adoram um romance.

site: https://palavrasseletas3.blogspot.com.br/search?q=resenha+esquadros