Heróis da internet

Heróis da internet

Resenhas - Heróis da internet

Queria Estar Lendo 20/12/2016

Resenha: Heróis da internet
O mais recente lançamento da editora Novo Conceito, através do selo Novas Páginas - focado em literatura nacional - é uma parceria entre o escritor Renan Carvalho e o youtuber Ítalo Matheus. Heróis da Internet traz uma história divertida e eletrizante sobre um grupo de garotos lutando contra uma ameaça virtual.

A Nuvem é um mundo onde você pode ser quem quiser. Limitações não existem, e as mentes das pessoas que se conectam ao sistema são divididas de acordo com suas capacidades criativas. Ítalo é um alpha, o que significa que é o mais forte, que o alcance de suas criações é de mais de 8 mil. O grupo responsável pela Nuvem resolve implantar um sistema para melhorar o desenvolvimento individual dos integrantes, mas é claro que esse sistema ganha vida e resolve cuidar ele mesmo de todos os problemas - é o Patrono, o que antes seria uma ajuda acaba se tornando um grande e perigoso vírus. Ítalo e um grupo de crianças são a única esperança da Nuvem ser salva, junto a todas as pessoas presas dentro dela.

Com uma narrativa leve, rápida e divertida, Heróis da Internet entrega o prometido: um livro sobre coragem e superações.

"Sua imaginação era de nível alpha, aquela que menos de um por cento da população possuía. Ele interagia de forma diferente com a Nuvem, permitindo que sua criatividade alterasse pequenos, mas preciosos detalhes."

Os personagens são extremamente carismáticos, e todos têm destaque importante na trama. Além de Ítalo, os outros jogadores a lutar contra o Patrono são Joana, Danilo, Kim e Balu. Na Nuvem, seus avatares correspondem à fuga de suas fraquezas na Terra; Joana é cadeirante, Danilo tem asma, Kim é míope e se vê como estranha por causa da aparência e Balu está acima do peso. Dentro do mundo virtual, as crianças usam o que acreditam ser suas fraquezas para construir sua força, transformando seus avatares em lutadores, corredores, snipers altamente mortíferos e até mesmo em um homem-tanque.

"Nos estudos, Giordana mostrava que os avatares eram projeções do que os jovens gostariam de ser na vida real."

Tendo em foco a ameaça ao mundo e as crianças como única esperança, o livro se desenrola dentro da missão de livrar a Nuvem do terrível Patrono. Cenas de ação bem reais, momentos que te emergem dentro de um verdadeiro jogo e um agradável desenvolvimento para as personalidades dos jogadores. Enquanto você tem as partes de adrenalina também tem uns bons dramas emocionais, especialmente porque cada uma das cinco crianças lida com problemas bem pesados, tal como perda, deficiência e falta de confiança. Ah, e o vilão é bem crível! Porque obviamente que um superprograma daria errado e acabaria tomando conta de tudo, não é mesmo gente? Onde que parece uma boa ideia criar uma inteligência artificial capaz de se conectar e proteger milhares de mentes e ter a ingenuidade de acreditar que ela ficaria sob o seu controle? Ultron mandou abraços.

Eu já conhecia a narrativa do Renan da série Supernova, mas aqui ele entrega uma nova forma de contar histórias. Ainda emocionante, bem descrita e toda trabalhada na aventura.

"- Nós queremos apenas ser aceitos como somos. Nós não precisamos de uma fantasia para isso. Não temos que fugir dos problemas. Temos que enfrentá-los."

Heróis da Internet é um livro fechado, de modo que você pode lê-lo sem ter que se preocupar com continuações. A jornada dos personagens tem começo, meio e um fim bem especial, especialmente para o Ítalo e para a Joana - Joana que, aqui, se sobressaiu como a minha personagem favorita, tanto a menina quanto o seu avatar.

Se você procura por uma leitura leve e descontraída, com personagens carismáticos e uma trama bem orquestrada, esse é o livro perfeito. Fãs de videogame e RPG certamente vão se encontrar nesses garotos aventureiros, e tenho certeza de que mesmo aqueles não familiarizados com aventuras no mundo virtual serão arrebatados pela missão de salvar o mundo.
Ricardo643 23/06/2023minha estante
Boa

gabriel arruda 09/11/2018

Mundo virtual e real
Livro heróis da internet
O livro heróis da internet, conta a história de um menino chamado Italo que vive em dois mundos, o mundo virtual ( chamado de nuvem) e o mundo real (terra). Italo passa muito tempo na nuvem com seus amigos tentando vencer um desafio de rouba bandeira, mas sempre que chegam na reta final acabam derrotados.
Certo dia, no instituto de tecnologia virtual que controla a nuvem, Giordana, professora do ITV, criou um programa chamado patrono para gerenciar a nuvem já que a mesma estava crescendo muito e os desenvolvedores (Giordana e os técnicos) estavam perdendo o controle. Quando chegou o de lançamento do patrono, vários repórteres estavam presentes. Quando o projeto foi iniciado tudo estava indo bem, mas assim que Giordana e os técnicos terminaram de passar os dados para patrono o programa saiu do controle. Patrono entrou na nuvem. A partir desse momento, todas as pessoas que entravam na nuvem eram aprisionadas pelo programa, o irmão mais novo de Italo também foi aprisionado. Então Italo foi até o ITV falar com a professora.
Chegando lá, Italo encontrou mais um menino que também queria falar com Giordana. Algum tempo depois, a professora chegou e chamou os dois meninos para conversar. Quando chegaram dentro do ITV, encontraram mais um menino e duas meninas treinando para entrar na nuvem e derrotar patrono. A professora falou que Italo e o outro menino chamado Danilo, também iriam precisar entrar na nuvem, os dois concordaram em ajudar, Italo queria salvar seu irmão.
No dia seguinte, eles começaram a treinar ainda cedo e depois de um tempo de treinamento, Giordana deu um momento para eles descansarem. Assim que eles pararam de treinar, Italo encontrou sua mãe que estava desesperada. Os pais de uma das meninas também estavam lá, porém estavam muitos bravos, pois a menina havia fugido sabendo que seus pais não a deixariam entrar na nuvem, já que ela era cadeirante, depois de uma breve discussão, Joana, a menina cadeirante, ficou muita chateada e saiu chorando pelos corredores do ITV.
Passado um tempo, quando estava todo mundo almoçando, Joana entrou na nuvem sozinha e sem autorização, então os outros ouviram os barulhos do alarme e das maquinas ligando e os quatro jovens tiveram que entrar na nuvem mesmo sem acabar os treinamentos. Eles foram encaminhados para a zona de quarentena, onde existem várias fazes para a qual eles estavam treinando, porém quando iniciaram, as fazes haviam sido trocadas pelo Patrono, pegando eles de surpresa.
Os cinco jovens foram vencendo as fases com muitas dificuldades e alguns sacrifícios pelo caminho, mas conseguiram chegar até a fase final, onde pensaram ter derrotado Patrono. Só depois de algum tempo, Italo percebeu que havia sido mandado para a Utopia, lugar fictício onde tudo que ele vivia era perfeito, porém de mentira. Com ajuda da Professora que tentava se comunicar pelo ponto de comunicação, Italo conseguiu sair da Utopia e foi resgatando seus parceiros um a um.
Já no final da história, quando Italo já tinha libertado alguns jovens da Utopia, todos se uniram e conseguiram derrotar Patrono, que tinha virado um tipo de vírus da nuvem, que se não fosse derrotado logo teria acabado com todo o sistema da Nuvem. Depois disso, todos foram libertados e aconteceu uma pequena comemoração entre os cinco heróis, Giordana e os técnicos do ITV que trabalharam o tempo todo ajudando os jovens.

Ricardo Brandes 07/02/2017

Um livro para quem ama games!
E a resenha de hoje traz uma obra original bem interessante para quem ama jogos eletrônicos: Heróis da internet – a ameaça de patrono.
Publicado pelo selo Novas Páginas da Editora Novo Conceito, o livro tem autoria de Renan Carvalho (Autor da série Supernova, fenômeno da nova literatura nacional) e o youtuber Italo Matheus, que dá nome ao personagem principal da obra.
Com 192 páginas e ilustrações de Nanuka Andrade, a história vem conectada às novas realidades da tecnologia e dos jovens, ao apresentar o Patrono, um super programa criado para gerir e regular a Nuvem de computadores da internet mundial. O problema é que o Patrono (Uma versão masculina da vilã Allie da série The100, super recomendo!) acaba indo além de seus limites, dominando a Nuvem e aprisionando as crianças no mundo virtual. E quem poderá enfrentá-lo?
Ele! Com sua imaginação Alpha, Italo junta-se a outros jovens (Nerds desajeitados e desacreditados na vida real, mas com super habilidades dentro no mundo virtual). Juntos, os 5, apoiados por sua cientista tutora, com a liderança de Italo, irão enfrentar mil perigos para salvar o mundo da ameaça de Patrono. Será que conseguirão? Muitas surpresas pelo caminho, grandes aventuras e super desafios para chegar até o patrono.
A diagramação do livro está ótima, com capítulos no tamanho certo, e uma capa bem interessante, retratando os 5 jovens em suas vidas normais e com seus avatares do mundo virtual. Questões de amizade, família, e desafios em grupo se fazem presentes durante todo o livro. Ponto para os autores!
Como leitor, me senti muito feliz e nostálgico ao ler esta obra. Um livro jovem, que presta uma grande homenagem aos vídeo games clássicos (Mário, Street Fighter, Fligh Simulator, Corridas e faroestes). Também não posso deixar de comentar as excelentes referências aos melhores jogos de RPG´s, com o personagem Balu, um garoto grande e covarde, que enfrenta todos os desafios com seu avatar Boliche, e retira de tudo de sua mochila mágica. Adorei!
Continuo fã dos trabalhos de Renan Carvalho, um escritor primoroso. E parabenizo sua parceria com o youtuber Italo Matheus, seu parceiro de trabalho em Heróis da internet! Certamente vale a leitura, para todos que amam games e uma ótima aventura com ares de tecnologia e modernidade!
Por RicBrandes

Extra: Acesse o site oficial do livro e leia o primeiro capítulo!
www.renancarvalho.net.br/heroisdainternet

site: http://www.amoreselivros.com.br/2017/02/herois-da-internet-ameaca-de-patrono.html

Saleitura 23/04/2017

Atual e de leitura rápida, Heróis da Internet, escrito por Italo Matheus e Renan Carvalho, com ilustrações de Nanuka Andrade, foi lançado pela Novo Conceito com o selo Novas Páginas e é composto de 191 páginas que contam a história de Italo, um jovem que vive em um futuro que, ainda que extremamente tecnológico e "futurístico", parece estranhamente real e possível se visualizarmos a sociedade em que vivemos atualmente.

Uma narrativa repleta de termos tecnológicos, mas extremamente acessível e simplificada para aqueles que não entendem muito do assunto, perfeita para o público mais jovem, e ainda assim de interesse para o pessoal um pouco mais velho.

Em uma sociedade onde as pessoas - especialmente os jovens - vivem mais no mundo criado pela realidade virtual que em seu mundo físico, uma preocupação surge em meio a renomados cientistas, que na tentativa de minimizar isso, ou ao menos de tornar o mundo virtual um pouco menos idealizado, e um pouco mais próximo da realidade, criam um programa de nome "Patrono", que teria como finalidade analisar a vida de cada um dos jovens que dedicavam seus dias para recriar suas vidas e até a si mesmos da maneira que bem entendem por meio da avançada tecnologia a que têm acesso, o que, muitas vezes, promovia resultados extremamente distante de suas realidades. E ajudá-los a tornar essa distância um pouco menos extrema.
Mas é claro que as coisas não iriam exatamente como o planejado, e o projeto que de início foi de grande agrado à imprensa, acaba por sair do controle e se tornar um risco para toda a humanidade.
Cabe agora a um não muito usual grupo de cinco pré-adolescentes a missão de impedir que o mundo como o conhecemos seja consumido pela ameaça de Patrono.
A leitura foi extremamente veloz e eu terminei o livro em apenas um dia. A narrativa simples e o enredo que ainda que complexo se resolve de maneira relativamente rápida acabaram contribuindo para esse fato.

Personagens interessantes, porém que seriam ainda melhores com um pouco mais de profundidade. É claro, porém, que é preciso avaliar o público ao qual esse livro é destinado, e seu pequeno número de páginas.
Apesar de tentar ser inclusivo, e de certa forma ter sucesso, o livro ainda acabou caindo no clichê do personagem principal extremamente padrão com sua pele branca e seus cabelos louros, seu corpo magro, e sua falta de debilitações - sejam elas físicas ou mentais - e acabou por jogar todas as debilitações e as características de grupos oprimidos nos coadjuvantes. Mas esse não é o único clichê na construção dos personagens que me deixou um pouco incomodada: Nós ainda temos personagens vistos e revistos e que não oferecem nada de muito novo.
Porém, no fim, "Heróis da Internet" fornece uma distração interessante e leve, que eu penso que mereça suas 3 estrelas de 5.

Resenhado por Ana Carolina

site: http://saletadeleitura.blogspot.com.br/2017/04/resenha-herois-da-internet-de-italo.html

Luiz 13/01/2024

Um livro infantil porém legal
Um livro interessante, infantil, consegue criar um mundo legal onde existe a nuvem, sinto que em alguns momentos faltaram um pouco mais de explicação, o livro tem uma mensagem muito legal que pode ser relacionada a Internet na vida real, os personagens são bem legais cada um com o seu jeito de ser, além da representatividade no livro muito bom

Max 28/01/2024

Heróis da Internet
Achei o livro muito legal e com bastante ação, pois as lutas são muito maneiras e a história que eles passam é muito legal.