O diário do Erasmo

O diário do Erasmo Robson Cuer

Resenhas -

Koala Leitora 07/03/2021

Eu chorei tanto
Narrado do ponto de vista do Erasmo, a história desse cachorrinho curioso nos leva por vários pontos importantes da nossa própria vida, além de apresentar todos os sentimentos que despertamos nos animais e que eles despertam em nós.
Uma história única e cheia de significado que só de ler já percebemos o quanto foi escrita com carinho por Robson, confesso que quando comecei a ler não dava muito pela obra, mas ao decorrer das páginas meu coração começou a se apegar fortemente ao jovem cão.

?Os amigos, Erasmo, são a família que a vida e o tempo nos dão. Existe a família em que nascemos e a família que nós conquistamos.?

Robson soube abordar vários assuntos em uma única história, perfeita para ler com as crianças e para que nos adultos, possamos aprender mais com as peripécias de um animal que tem tanto a nos ensinar.
Como mãe de pet, fiquei mais do que encantada com essa leitura e muito feliz, de ter ela no desafio do mês para o projeto 12 meses 12 livros kl.

Victor 21/06/2020

Sempre bom se conectar com a criança interior! Uma história muito bonita! Quem gosta de cachorro, como eu, vai adorar

sentilivros 13/02/2020

Amei
Que livro lindo! Ganhei-o em uma promoção faz um tempinho e enrolei para ler. Esse mês, para aliviar as leituras que estou fazendo, incluí o livro em um desafio e que surpresa! Apesar de ser um livro infantil, ele traz muitos valores. E, como é infantil, de uma maneira tão leve, gostosa e ingênua que como diz a Pah do Livros e Fuxicos, dá um quentinho no coração.
O livro tá todo cheio de marcações. Indico para todas as idades. ??

Ana Ira! 30/11/2019

O diário do Erasmo do autor brasileiro Robson Cuer foi uma das minhas melhores leituras do ano.
Faz tempo que tenho ele, e depois de abandonar vários livros, comecei a lê-lo na madrugada da noite retrasada e simplesmente vi o dia amanhecer, porém não consegui dormir enquanto não cheguei ao fim desse livro lindo.

O livro todo é narrado por Erasmo, um filhotinho de cachorro vira-lata caramelo que ao ser adotado por um rapaz muito atencioso, passa a descobrir o mundo e a vida de uma maneira muito autêntica e peculiar.

Com a ajuda do cachorro já da casa, Jack, Erasmo, questiona tudo e, assim como os humanos, aprende aos poucos os acontecimentos da vida, sendo grato por cada dia, por cada amigo, por cada nova experiência.

O sol, a lua, as estrelas, as baratas, lagartixas, cada animalzinho que Erasmo conhece, ele passa a amar e tem curiosidade sobre aquele ser, tenta compreender seus papéis no mundo.

Em suma, o livro é isso. Um filhotinho descobrindo a vida. Mas, os ensinamentos que o Erasmo e o Jack passam são muito maiores. Simples e tão cativantes. Que linda obra. O amor, amizade e emoções que perpassam a vidinha do Erasmo, muito me emocionou. Aprendi muito com ele e chorei em várias partes.

Os aprendizados que Jack lhe passa e saudade da mãe, que Erasmo pouco se lembra foram muito marcante pra mim.

Aliás, esse é um ponto importante. Apesar de filhote e ainda não saber muito da vida, Erasmo conta os minutos para rever a mãe, pois ainda têm lembranças dela, de antes de ser levado para o pet shop onde foi adotado.

Achei lindas essas partes, porque mostra bem a importância das mães em nossa vida e o quanto estamos ligados à elas.

Um livro fofo, singelo, narrado por um simpático e curioso cachorrinho. Imperdível!

site: https://elvisgatao.blogspot.com/2019/11/resenha-o-diario-do-erasmo-robson-cuer.html

Italo Bernardo | @wesleyliterario 28/10/2019

Aquele Livro Divertido, Fácil, Para Todos os Públicos
"A liberdade não está só lá em cima, ela está em todo lugar! Para ter liverdade temos que fazer escolhas. Dependendo do que você escolher, você pode não ter a liberdade ou ser feliz mesmo sem voar."

Essa é a história de um cachorrinho que ao ser adotado descobre um mundo de aventuras e diversos sentimentos. Erasmo é esperto e faz amigos das mais variadas espécies,ele se depará com situações inesperadas e de grandes aprendizados.

Posso dizer que terminei a leitura completamente encantado com esse livro. Robson Cuer tem uma escrita muito objetiva e tom coloquial das falas deixa o livro mais próximo do leitor. Erasmo é o retrato da curiosidade e inocência infantil que enxerga tudo com pureza e de modo lúdico, impossível não se encantar por ele.

O autor criou personagens cativantes que nos ensinam a cada capítulo! Amei ver a amizade entre os mais diversos tipos de animais, mostrando que diferentes podem conviver em harmonia desde que haja respeito, afinal as diferenças sãoo que nos tornam únicos.

O enredo desperta o leitor para diversas discussões como preconceito, abandono de animais, variação do amor e amizade, o que é extremante importante tendo em vista o público infanto-juvenil alvo da obra que mesmo assim não deixa de ser uma ótima leitura para qualquer idade.

A história traz boas lições sobre superação,luto e como os amigos são importantes e devem nos amar do jeito que somos. Um enredo fofo e atrativo que se completacom a belissíma edição recheada de ilustrações que deixam o livro ainda mais bonito.

"O Diário de Erasmo" é uma leitura fluida, cujo ensinamentos brotam de suas páginas e nos tocam. Apresentando uma diversidade de relações, com uma linguagem simples e um enredo encantador, esse livro agradará todos que se permitirem lê-lo.

@mamaetalendo 27/10/2019

#ODiarioDoErasmo #RobsonCuer #Coerencia - Bianca Brandão
????????????????????????????????????
Erasmo é um cachorro de sorte. Nome batizado pelo papai, seu dono, em homenagem a Erasmo Carlos. ????????????????????????????????????
Junto com seus amigos, vários animaizinhos, vive aventuras e conhece o mundo com a curiosidade de uma criança, sem preconceitos e atento a tudo. Tenho duas crianças em casa e sei bem como são as descobertas, curiosidades, e lembrei de muitas delas. ????????????????????????????????????
Erasmo descobre um mundo mágico que por vezes não percebemos e emociona, ensina e diverte os leitores, li para meus filhos e vou recomendar como leitura na escola, pois de maneira lúdica, os animaizinhos recebem características humanas, pensamentos, sentimentos, e toda a curiosidade do mundo é explicada de forma descontraída e humanizada. ????????????????????????????????????
Assim como as crianças, sem ter explicação e como saber lidar vai sentir sentimentos como: medo, felicidade, ciúmes, amor, acolhimento, vazio, tristeza, abandono e aprende da maneira mais fofa como esses sentimentos fazem parte da vida das pessoas, opa do cachorrinho! ????????????????????????????????????
Leve, poético e sensível, nos lembra que a vida é muito mágica e que a amizade é um lindo sentimento.
????????????????????????????????????
#recomendo #leiamparacriancas #euleiocoerencia #mamaetalendo #mamaeindica #instalivros #maratonadecarnaval #igliterario #livros #livrogram #bookstagramindonesia

Fábbio (@omeninoquele) 08/05/2019

Livro muito fofo que todo mundo deveria ler!
[#OMENINORESENHANDO]
⠀⠀
❝Comecei a entender que tudo na vida é mágico, é só prestar bastante atenção.❞
⠀⠀
O Erasmo é um cachorrinho de sorte. Foi deixado ainda bebezinho num pet shop mas logo foi adotado por um humano super carinhoso e que o tratava bem. E a partir daí no seu novo lar ele descobriria novas coisas sobre o mundo e teria muitos amigos.
⠀⠀
Jack, o outro cachorrinho que vivia na casa do seu pai, foi o responsável por lhe contar tudo sobre o mundo e os mistérios daquele novo lar. E logo eles se tornaram muitos amigos, e a medida que Erasmo conhecia novos bichinhos, suas amizades aumentavam.
⠀⠀
O Erasmo é um cachorrinho fofo e que ensina adultos e crianças as lições de vida, os valores que todos devemos saber e ter. Cada capítulo é uma descoberta e uma lição a se tirar, com as aventuras do cachorrinho caramelo, Erasmo.
⠀⠀
É uma história infantil apaixonante para todos os públicos, um livro leve, fluido, que trás ensinamentos, sem menosprezar a inteligência da crianças. O autor traz também uma visão de um mundo mágico e real que todos nós podemos enxergar se quiser-mos.
⠀⠀
Nem preciso dizer mais o quanto eu amei descobrir essa história e o quanto eu me emocionei com o Erasmo. Com toda certeza, depois desse livro, vou olhar mais os meus bichinhos e o meu próximo com outros olhos.
⠀⠀
❝A amizade é amor com todo mundo se aceitando como é, sem querer mudar nada.❞
#ODiarioDeErasmo #EuLeioCoerencia

site: https://www.instagram.com/p/BxN0E5YAe5o/

Ale Salvia @estantedaale 05/05/2019

"O Diário do Erasmo" no blog Estante da Ale
O livro é baseado em um cachorro que o próprio autor teve e que se chamava Erasmo. A narrativa é totalmente pela visão do animalzinho que pode ser muito esperto e curioso, porém sente muita saudade da mãe.

E já começo dizendo que é impossível você não se emocionar. O Erasmo possui a inocência de uma criança, seu espírito é leve, divertido e muito amável. Todas as aventuras que ele nos narra se tornam um aprendizado para os adultos também. É lindo de ver a quantidade de ensinamentos que a história nos traz. Em diversos momentos, ficamos apenas parados admirando a beleza e importância daquelas palavras. Fui totalmente surpreendida!

Erasmo aprende, mas também ensina. Nós nos apaixonamos não apenas pelo personagem, como por todo o contexto da obra. É algo cheio de amor e carinho, percebemos o cuidado com o que o autor tratou temas fortes como a perda, a solidão e a maldade.

Você termina de ler a obra com o rosto cheio de lágrimas, mas também com uma visão renovada da vida. Super recomendo o livro e deixo AQUI o link para vocês o adquirirem no site da Ed. Coerência.

P.S.: Tive o prazer de conhecer o autor no último evento literário que fui, 5ª Coerência Literária, e fiquei extremamente feliz em ter ganho uma caneca linda no sorteio. Por favor, leiam 'O Diário do Erasmo' e assim como eu, se apaixone!!!

site: https://estante-da-ale.blogspot.com/2019/04/livro-o-diario-do-erasmo.html

Karin Cristine 29/03/2019

O cachorrinho mas fofo do universo!!
Sabe aquele livro que toda criança e adulto deve ler, siiim com certeza e o diário de erasmo !!!
Ele conta histórias de tudo que acontece de uma forma divertida como escola, perda, entre outras coisas.
Esse cachorrinho é muito inteligente e esperto.
Eu super recomendo essa leitura agradável que todos deveriam ler!!

vannessa 05/02/2019

Emocionante
Em o diario do Erasmo, vamos acompanhar a historia do cachorrinho Erasmo, ele foi abandonado por seus donos e levado a um abrigo de animais.
Erasmo não conhecia nada e sentia muita falta de sua mãe, nesse abrigo ele ficou com outros dois cachorrinhos e ambos foram adotados primeiro. Mas seu destino já estava traçado, apareceu um homem ( que Erasmo chamava carinhosamente de papai) e o adotou.
Quando Erasmo é levado para casa, ele não sabia e nem conhecia nada da vida.
Com a ajuda do seu amigo Jack ele começa a descobrir o mundo em sua volta e os animais que o cercam.
💥 Ainda bem que o Jack era meu amigo, e os amigos sempre se ajudam, mesmo quando estamos de barriga para cima.
Junto com Jack , ele acaba descobrindo que o mundo e uma mistura de felicidade, amor, saudades, percas e maldades e que o tempo é o remédio certo para curar todas as feridas.
💥 Tudo vai e volta, Erasmo. Tudo! Se você faz a alegria das pessoas, essa alegria vem pra você de volta. Se você faz o aborrecimento, uma hora vai voltar. São ciclos, Erasmo! Você é o único responsável pelo bem e pelo mal da sua vida.
Li O Diário do Erasmo junto com minha filha, nos adoramos, principalmente ela, pois além das lições que o livro nos mostra, ele é recheado de retratos demostrando todas as cenas. Pra quem ama animais como eu, recomendo a leitura, mesmo sendo uma leitura para o público mais jovem.

Jeh Xavier @dramatica.literaria 27/01/2019

O livro traz a história de Erasmo um filhote de cachorro que é adotado por um humano. Erasmo é muito curioso e acompanhamos as suas descobertas sobre o mundo.

Acompanhar as aventuras de Erasmo é como acompanhar uma criança, ele tem a mesma inocência e curiosidade de uma.

Com uma linguagem simples o autor nos conduz a uma narrativa cheia de sensibilidade e que nos toca em cada página.

Erasmo com sua sede de conhecimento nos ensina o que é o amor, a amizade e o valor da família. Obrigada Robson por ter escrito a história desse cãozinho que me encantou e me emocionou. Os animais tem o dom do amor verdadeiro e da lealdade e tem muito a nos ensinar.

Bibliotecadakah 23/01/2019

O livro traz a história de Erasmo, um lindo cãozinho órfão, vira-lata e de cor caramelo que foi adotado por um papai humano. Tendo o cão Jack como seu amigo e professor, o filhotinho vai descobrindo e significando o universo a sua volta. Erasmo ao longo da história embarca em várias aventuras e faz novos amigos que o acompanham em suas descobertas.

Ler esse livro foi uma experiência incrível, pois Erasmo nos leva a ver o mundo e os acontecimentos do dia-a-dia de uma forma mais leve. É como voltar a ser criança e redescobrir a mágica que nos cerca em cada pequeno detalhe. Além de resgatar valores que muitas vezes acabam sendo esquecidos pelo caminho.

A escrita do autor é leve e os capítulos são pequenos, o que colabora para que a leitura seja bem fluida. Li o livro todo de uma vez, porque é impossível parar de ler depois que se começa.

Kelly Midori @kemiroxtvliterario 22/01/2019

Resenha: O Diário do Erasmo
O Diário de Erasmo é um livro infantil escrito pelo autor Robson Cuer sendo de literatura nacional. O ebook foi me disponibilizado com a parceria.

O livro possui ótimas ilustrações e ele mesmo sendo infantil passa mensagens e reflexões para todas as idades.

O conteúdo do livro é sobre um cachorro chamado Erasmo mostra ele desde filhote e ele foi separado da mãe, está numa gaiola e depois foi adotado na trama o leitor se passa na vida deste cachorro o Erasmo com o tempo ele faz muitas amizades com outros animais e o maior sonho dele é encontrar a mãe dele.

Minha análise eu amei esse livro Erasmo como foi dito mesmo sendo livro infantil é para todas as idades , minha leitura foi fluída, o Erasmo é muito cativante ele fala sobre o tempo e a amizade de uma maneira só dele. Se você gosta de cachorro vai amar o Erasmo. Eu recomendo ler entrará no próprio Diário de Erasmo!

site: https://kemiroxtv.blogspot.com/2019/01/resenha-o-diario-do-erasmo-robson-cuer.html

Clauclau/Eu leio sim e daí 10/11/2017

O Diário do Erasmo
Olá turminha boa de leitura, hoje vou apresentar a estória de um encantador vira-lata de nome Erasmo. Então, perceberam que temos a frente uma leitura infantil. Essa narrativa é um lindo diário onde Erasmo revela todas suas dúvidas, angustias e alegrias de momentos únicos, cheios de cumplicidade, bem-querer, compartilhando assim, com seus novos amigos.

Essa estória foi sendo construído a partir do momento em que o autor Robson quis resgatar em palavras os momentos que sua avó lia para ele. Aquele momento de pura magia e nostalgia.

Venham todos para ouvir e atentar para cada passo dessa linda trajetória de descoberta de valores com muito amor!

Durante a estória Erasmo nos apresenta sua vida de filhote, desde que foi adotado pelo seu novo dono, ou melhor, seu papai, sua nova casa e os novos amigos.

Ele é muito inteligente e curioso, assim, como as crianças são. Cheio de perguntas com tiradas e dúvidas frente a realidade do mundo.

Um livro saboroso de ler que o leitor acaba perdendo a noção do tempo, pois cada questionamento de Erasmo tem-se a impressão de ser dita por uma criança. Esse é um daqueles enredos que você agradece por alguém ter escrito e poder apresentar para os pequenos.

Visite o blog e leia a resenha na integra

site: https://www.euleiosimedai.com.br/single-post/2017/11/10/O-Di%C3%A1rio-do-Erasmo-do-autor-Robson-Cuer