A gigantesca barba do mal

A gigantesca barba do mal Stephen Collins

Resenhas - A Gigantesca Barba do Mal

Joaquim 08/06/2021

Sensacional!!!
O enredo é bastante inovador e reflexivo, o que, em conjunto com os desenhos que possuem extrema qualidade, faz dessa obra uma obra-prima que merece ser lida por todos ?

Carmem 04/09/2020

Um dos melhores livros que eu li na minha vida.
apenas isso.

Gabez 15/09/2021

Não adianta querer se livrar do que é diferente e Aqui descobriu isso com a grande barba, talvez Lá não seja tão distante e temível como eles pensaram.
É uma leitura rápida e reflexiva e devo dizer que esperava um final um tanto quanto mais feliz mas isso não quer dizer que seja ruim o final muito pelo contrário.

Pipoco 06/01/2017

Belíssima metáfora da sociedade atual
Livro lindo e emocionante, que me tirou lágrimas e muitas reflexões.
Trata-se de uma metáfora desses tempos em que vivemos, nos quais há uma tendência à repetição de padrões, o retorno às velhas dicotomias (certo X errado; normal X patológico, etc).
Lindamente, o autor tece sua crítica a esses novos rumos conservadores e tão entediantes que são impostos cotidianamente e sem (grandes) questionamentos em nossa sociedade.
Belíssimo!

Ingrid 09/07/2021

Divertido, com metáforas maravilhosas e mais uma edição impecável da Nemo. É um quadrinho que te força a ler no ritmo dele - ainda bem, porque nos faz aproveitar cada pequeno detalhe.

Gih 21/03/2021

A Gigantesca Barba do Mal ????
???????: Eu li esse livro para escola, acho que se não fosse por isso, eu não leria, não porque eu não gostei, e sim porque não faz meu estilo.
O livro faz uma grande reflexão sobre as diferenças na sociedade, sobre se tornar sua diferença e deixar de ser alguém e se tornar algo. É um livro muito rico, traz pontos importantes para a sociedade atual, acho que todos deveriam ler.

Vanessa Silveira 21/04/2020

A Gigantesca Barba do Mal
Em tempos de isolamento, que homem não está aproveitando (ou sofrendo) para manter uma barba de respeito no rosto? A indicação de HQ de hoje tem tudo a ver com o momento. "A Gigantesca Barba do Mal" é a estreia em graphic novel do premiado ilustrador e cartunista Stephen Collins (@stephencollinscomics), com tradução de Eduardo Soares, e conta a história do pacato Dave, morador da ilha de Aqui.

O personagem é extremamente organizado e metódico. Além de tudo, tem um emprego que lhe permite colocar tudo isso em prática, Principalmente, permite fugir dos pensamentos indesejáveis, achando que através da rotina poderá viver de forma segura, longe do que há além do mar que rodeia a ilha de Aqui... Lá.

Em um fatídico dia, a raiz de todos os problemas (ou solução) aparece. Um fio inofensivo, que logo torna-se uma gigantesca barba. Aparentemente algo comum mas que, sem aviso, torna-se incontrolável e, inclusive, uma questão de segurança pública.

"A Gigantesca Barba do Mal" pode te proporcionar diferentes interpretações, já que os fios descontrolados que saem dos poros se encaixam em diversas questões dos tempos em que vivemos: conformismo, medo, valores sociais, preconceito, segregação e muito mais. Através de traços fortes, Collins brinca com a diagramação e te fará refletir de uma forma leve, divertida, e até um pouco ingênua, sobre largar uma vida ordinária e não seguir padrões.

Zihane 10/07/2021

Que livro mais lindo!
A Gigantesca Barba do Mal traz vários aprendizados e reflexões. Só mesmo lendo para descobrir o quão especial é essa narrativa. Amei esse quadrinho!

Cilmara Lopes 11/11/2016

Dave "Corrigan" - Um remédio contra o tédio -
Há um tempo atrás tinha iniciado a leitura da grafic novel "Jimmy Corrigan - O menino mais esperto do mundo", li o comecinho e parei, requeria tempo e atenção, quesitos nao tinha no momento.
Fui a livraria e vi esse novo lançamento da Nemo, "A Gigantesca barba mal" , o personagem principal Dave me lembrou muito Jimmy Corrigan, uma narrativa por vezes silenciosa, porém bem expressiva. Mas se contrapõe no sentido de mudar as coisas de lugar, de sua habitual organização, numa cidade monótona e metódica, um homem qualquer tem um fio que nunca conseguiu tirar do seu rosto e por conseguinte se transforma numa barba que cobre o bairro inteiro, depois a cidade e tira toda sua quietude e falsa organização feliz. Uma cidade chamada "Aqui", com um sistema parecido com o do livro "Admirável mundo novo", onde tudo é dubiamente perfeito.
Uma analogia ás mudanças necessárias, ao improviso e acima de tudo a descontração.
Uma fábula casada com a realidade urbana, a correria desfreada para se alcançar o que? O vento?
Depois dessa leitura rápida, porém reflexiva, voltei à "Jimmy Corrigan".

site: https://www.youtube.com/watch?v=jhnBcFafb9U

Matheus Gonçalves 22/06/2020

Bonitinho
Foi o primeiro quadrinho que li na vida, uma boa experiência.

andersongump 26/09/2020

O simples complexo
Quantas analógias e questionamentos surgem a partir de 240 páginas, neste caso diversas, a idéia que existe um padrão, molde e fórmula certa de existir e pensar sempre será utópica, em um universo tão complexo e caótico quanto as nossas invidualidades a barba surge de dentro para fora como um grito de protesto contra o senso comum.
A quebra do comum logo se torna transgressor e deve ser evitado ou exterminado como no longo da nossa história, porém o tempo e composto de mudanças, até o que um dia foi transgressor pode se tornar admirado e exaltado. Com metáforas simples Stephen Collins conversa de forma complexa com o leitor sobre diversos temas atuais.

Danda 14/10/2021

Eu gostei bastante do livro, e achei bem interessante o fato de que ele mostra que todos seguem o padrão da sociedade e julgam aqueles que não dentro desse padrão.

Gabriela @gabiemletras 25/05/2019

Originalidade, crítica e ilustrações sensacionais.
Foi a minha primeira experiência com uma graphic novel - e não poderia ser melhor! "A Gigantesca Barba do Mal" tem como personagem protagonista Dave, morador de "Aqui".

Em Aqui, a ordem e o controle são os pilares principais, e o medo de "Lá" e do mar que separa os dois continentes, pode-se assim dizer, domina Dave e os outros habitantes de Aqui.

É numa manhã que parecia comum que uma mudança drástica na vida de Dave instaura o "caos" em Aqui, trazendo consequências diversas para a vida da população.

As ilustrações e os escritis são incríveis e extremamente bem pensados, de modo que se torna impossivel parar de ler a obra a partir do momento que esta é iniciada.

Há uma crítica ímpar relacionada a como enxergamos o diferente, às grandes mídias, entre outros setores. Este é um daqueles livros que todos deveriam ler!

Edu 19/11/2020

Bonito, mas enfadonho.
O livro tem tudo para ser uma boa obra. A qualidade do desenho certamente cativa a gente a conhecer essa história, mas o avançar dela é muito monótono. Sinto que só gastei dinheiro comprando esse livro.
Uma estrelinha e meia.

Zhaiú 05/11/2018

Cotidiano
Uma excelente metáfora sobre nosso cotidiano autômato, sobre se ver no outro e sobre o poder da criatividade.