A gigantesca barba do mal

A gigantesca barba do mal Stephen Collins

Resenhas - A Gigantesca Barba do Mal

1 | 2 | 3 | 4 | 5

Rodrigo.Augusto 19/01/2017

Foi uma baita surpresa ler essa HQ. Realmente a capa e o título não é dos mais amigáveis e atraentes. Sim, eu também ri e soltei um "putz" ao ver. Mas, a verdade é que Stephen Collins filosofa de um jeito bem interessante e divertido. Imagine você numa ilha do Aqui, onde tudo é maravilhoso, as ruas são perfeitas, árvores, portões das casas, calçadas são milimetricamente alinhadas, tudo é limpo, não há confusão, as pessoas são higiênicas e perfeitamente penteadas e barbeadas, as casas são perfeitas e maravilhosas no Aqui, porém são voltadas de costas pro mar, afinal por Lá é um lugar é obscuro, com desordem, caos e o mau. Até que um certo dia a barba de Dave inexplicavelmente cresce sem parar e o resultado disso à sociedade nos traz diversas reflexões sobre o conformismo, preconceito, estereótipos, as inércias da vida (que podem ser prejudiciais pra gente?), o medo da mudança, etc. O bizarro é que você fica muito tempo digerindo tudo aquilo, contado por um enredo simples e bizarro de forma genial e divertida. Recomendo demais a leitura, que é bem rápida com textos pequenos, porém deve-se ter paciência e atenção com a narrativa pois as palavras ficam soltas pelos quadros. Acho legal demais pegar umas coisas loucas dessas pra ler. Não é a toa que é um best-seller do NYT, mas se bem que isso pode não significar muita coisa pra alguns. E não é a toa que daria uma animação bacana da Pixar... ela bem que podia ficar de olho nisso! Mas claro, a Pixar teria que botar coisas a mais, pois como eu disse, você lê bem rápido.

Zhaiú 05/11/2018

Cotidiano
Uma excelente metáfora sobre nosso cotidiano autômato, sobre se ver no outro e sobre o poder da criatividade.

@Marverosa 18/08/2018

Fofo, profundo e metafórico
Show de metáforas e texto mas entrelinhas....
Achei fantástico o conto!

kleberaugusto 06/05/2018

Graphic Novel de primeira
Fazia tempos que eu não lia uma Graphic Novel com tamanha poesia e beleza. Mesmo nesta série recente de Quadrinhos e obras em desenhos, todas elas possuíam um roteiro bem amarrado e bem explicado. Essa é um pouquinho diferente...

Primeiro porque o autor é muito criativo na utilização do papel para seus desenhos: o enquadramento se parece com um filme. Em segundo porque o roteiro não é explicadinho, ele deixa espaço para uma série de conclusões do próprio leitor. E em terceiro, os personagens não são do bem ou do mal, são humanos...

É interessante notar que a mensagem que se passa é a de que somos influenciados enquanto influenciamos, e isso é uma característica de vivermos em sociedade.

Muito lindo, recomendo a leitura.

31/10/2017

É um quadrinho que usa um mundo fictício como base para criticar algo que existe em nosso mundo: a aversão à diferença.

Esse mundo fictício é chamado de Aqui. Aqui é uma ilha onde tudo está sempre em ordem. As gramas estão na altura certa, as pessoas não se destacam umas das outras, não há questionamentos e um padrão é mantido por toda a ilha. Fora de Aqui, depois das águas do mar está o Lá. Lá é temido simplesmente por ser desconhecido e justamente por isso, as pessoas tem ideias fantasiosas e absurdas a respeito desse lugar.

O personagem principal adora a sua rotina e assim como os outros da ilha, teme o lado de Lá. Só que num certo dia, dá a louca em sua barba e ela não para de crescer. Ah, mas aí é só dar uma aparadinha, né? Não, nada funciona! Ela praticamente ganha vida própria e começa a sair pela cidade. Os habitantes de Aqui resolvem tomar uma medida drástica, afinal, que absurdo é esse de barba numa ilha que homem nenhum tem um pelinho sequer no rosto? No entanto, sem que os habitantes da ilha percebam, essa barba gigantesca acabará alterando muita coisa no mundinho perfeito deles.

A história é narrada de uma forma tão gostosa de ler. O desenho é fantástico! É uma daquelas obras que é possível extrair várias interpretações e que tem o poder de alcançar desde os mais novos até os mais velhos. Amei!

Edu 19/11/2020

Bonito, mas enfadonho.
O livro tem tudo para ser uma boa obra. A qualidade do desenho certamente cativa a gente a conhecer essa história, mas o avançar dela é muito monótono. Sinto que só gastei dinheiro comprando esse livro.
Uma estrelinha e meia.

criscat 22/03/2017

A gigantesca barba do mal
A história de Dave é uma fábula dos tempos modernos. E, em tempos de governo Trump, mais atual do que nunca. Há nela, dois aspectos principais a serem observados: a relação de Dave com sua barba (e seu significado) e a relação dos moradores de Aqui com Dave (pós nascimento da barba). Principais, mas não os únicos. Collins fala sobre rotina, tédio, consumismo, padrões, corporativismo, insegurança, solidão, comodismo, hipocrisia, tabus. Tudo com uma leveza e um bom humor que contrastam com a densidade dos questionamentos e que cativam o leitor desde a primeira página.

site: http://www.cafeinaliteraria.com.br/2017/03/09/gigantesca-barba-mal/

Pedro 12/08/2017

Na pacata cidade de Aqui, as pessoas vivem uma vida regrada e pacífica. E profundamente monótona. Dia após dia, experimentam uma rotina em que nada sai do lugar – nem a grama dos jardins, nem os fios de cabelo. E, dia após dia, vivem assombrados pela ameaça de Lá, região vizinha onde reina o caos, fonte de pesadelos além de qualquer controle. Quando Dave, um homem ordeiro e manso, se vê subitamente tendo que lidar com uma inexplicável e indomável barba, Aqui vai viver dias de pânico e terror, descobrindo que as fronteiras que a separam de Lá são menos claras do que se supõe. Fábula política ou alegoria para a diferença, A Gigantesca Barba do Mal, do cartunista Stephen Collins, narra, com traço delicado e cheio de significado, as dificuldades do mundo moderno e a linha imprecisa que nos separa do outro e distingue o Bem e o Mal.

Ka 24/01/2017

Um HQ lindo, literalmente!
Uma fábula que faz crítica a nossa sociedade, principalmente sobre os medos que sentimos referente ao desconhecido.

Willian.Izidio 27/03/2017

Fabuloso
Excelente casamento entre comédia e tragédia. História envolvente e surpreendente. Ao final da leitura a sensação será única para cada leitor, pois a crítica é subjetiva. A obra chegou a por os olhos no Eisner Award, sem dúvidas merecia ter levado.

Drica 08/05/2017

Muito interessante essa Graphic Novel
Graphic Novel muito interessante sobre uma cidadezinha "perfeitinha", aonde tudo funcionava com regras, apesar do personagem principal, dizer, certa altura da história, que não sabia o sentido de fazer todas as coisas que fazia, diariamente, como se o excesso e zelo de organização fosse um impecilho para dar sentido à vida. Acontece, então, um fato extraordinário que coloca todo o lugar em polvorosa e a rotina vira um caos. Depois desse episódio, a cidade adquire novos hábitos e parece se tornar um lugar mais feliz. Acredito que o autor quis falar um pouco sobre a aceitação das pessoas que não estão tão dentro dos padrões de uma sociedade e da importância da diversidade como forma de enriquecer a cultura e a própria vida!

MiojoGeek 11/05/2017

Resenha Miojo
#agigantescabarbadomal de #stephencollins é uma fábula idílica que, através de uma narrativa simples e poderosa, evoca uma reflexão sobre a rotina, cultura corporativa, tendências e costumes. É realmente belo e inteligente a forma como o autor desenvolveu suas idéias através dessa HQ. Qualidade @editoranemo. Minha nota é 10/10. Daria um curta ou uma animação de cair o queixo.

site: https://www.instagram.com/p/BOm0Ke3AfPr/?taken-by=miojogeek

Vanessa França 23/08/2017

A narrativa ocorre na ilha de Aqui, uma terra maravilhosa e soberba, com um lugar para tudo e onde tudo cai em seu lugar. Dave, nosso herói, vive em uma casa que teria uma visão do oceano se os cidadãos de Aqui apreciassem tal coisa, mas eles vêem o mar como parte de lá - as fronteiras do caos e da bagunça. Então Dave, sem pelo, salve um único folículo do queixo, que ele não pode erradicar, fica de frente para a rua e passa seus dias desenhando o que vê da janela: pedestres, uma lâmpada de rua, arbustos bem cortados, um gato. Além de desenhar esses esboços, enquadrados bem pelas janelas que refletem o efeito dos painéis, Dave sempre escuta o sucesso dos Bangles em 1988, "The Eternal Flame". É um mundo acolhedor e imutável, até que não seja mais.

O único pelo no queixo do Dave começa a crescer ... e cresce e cresce e cresce. Confinado em sua casa e vigiado pela mídia, Dave tenta relaxar e continuar esboçando, mas a barba cresce. Dave torna-se uma saída livre para todos os impulsos caóticos de outra forma reprimidos aqui. Os cabeleireiros tentam dominá-lo. O andaimes não o contém. Nada funciona.

O ideal Anglo é um dos jardins bem cuidados: a falta de liberdade da natureza forçada nas fileiras e colunas do espaço limitado, não muito diferente das páginas de muitas pequenas caixas ordenadas que Collins usa às vezes. A lição aqui (e tem que haver uma lição) é que a introdução do transtorno é uma coisa boa. Caso contrário, a entropia dominará de forma espetacular. Em vez de um arranjo floral perfeitamente equilibrado, devemos procurar wabi-sabi, um conceito japonês que se concentra na imperfeição e na impermanência.

Claro, a Inglaterra é um lugar muito diferente dos Estados Unidos, e isso diminui ligeiramente o impacto do livro. O livro de Collins não é inteiramente satisfatório (a história é um pouco fina, a lição que ela transmite também), mas a sua arte - especialmente à medida que a barba cresce e as páginas cheias de pequenos painéis regimentados, reduzem a propagação de 2 páginas de cabelos girando - é sensível. E também é um livro bem desenhado, completo com dois acabamentos diferentes na capa: um brilho na rotulação branca e um acabamento mate aveludado no resto, o que encoraja a apreciá-lo repetidamente. Tudo funciona em conjunto para criar um tom silencioso, uma espécie de suave melancolia que funciona bem nesta época do ano.

Priscila 06/01/2019

Bem legal.
Bom, a mini resenha de hoje é a #hq #agigantescabarbadomal da @editoranemo . Nessa HQ vamos acompanha a vida comum de Dave. Ele tem uma vida normal: tem um trabalho normal e uma rotina normal!!!! Até que um dia sua barba foi crescendo e criando vida, e virou uma atração.
Gostei muito de ler essa HQ, mas gostei mais de todo o traçado e da colorização preto e branco. Parece que tudo foi feito á lápis. E tenho que dizer que ficou bem maravilhoso viu!!!
Recomendo muito a leitura dessa belezinha!! ❤️✌🏼

site: http://www.instagram.com/uniterario

1 | 2 | 3 | 4 | 5