A gigantesca barba do mal

Resenhas - A Gigantesca Barba do Mal

1 | 2 | 3 | 4 | 5

Alline 01/03/2024

O ser humano...
Nesta obra temos a dinâmica daquilo que o ser humano sabe fazer de melhor: importar-se consigo mesmo e resolver seus próprios problemas, doa a quem doer, com uma insensibilidade tocante.
Queria que tais atos se restringissem à ficção ?

evemm 15/02/2024

A gigantesca barba do mal
Impressionante, um livro de quadrinhos bem desenhado, pouco diálogo, mas que te emociona de um jeito inexplicável, gostei muito.
A história se passa numa cidade onde as ruas e casas eram simetricamente iguais, as pessoas se vestiam iguais, e até os cachorros tinham seus pelos tosados iguais. A barba fez uma reviravolta nisso tudo. Recomendo.

Emmily 15/02/2024

Gostei bastante dos traços dos desenhos, me lembrou um pouco pequeno príncipe. Gostei o assunto abordado no livro

Mirielle0 03/10/2023

Reflexão que fala né
Que livro interessante faz a gente refletir sobre o modo como vivemos nos dias de hoje.Mostra que seguimos padrões e temos medo da mudança.

Leonardo1263 23/09/2023

Uma barba nunca será só uma barba!
Na improvável estória A GIGANTESCA BARBA DO MAL, o autor Stephen Collins nos traz uma das mais instigantes metáforas já apresentadas nos quadrinhos. Publicada no Brasil pela Editora Nemo, o quadrinho chegou às prateleiras em Outubro de 2016 e conseguiu seu lugar ao sol. A edição nos apresenta a vida de Dave, um sujeito mais do que simples, que tem uma vida simples, mora em uma casa simples, onde tem uma função simples na empresa que trabalha. O que Dave destaca bem como narrador principal da edição, é que na ilha onde mora chamada de ”AQUI”, tudo é muito simétrico e perfeito, onde tudo parece errado de tão certo que é. Mesmo em um mundo onde pessoas andam apressadamente a todo momento, com seus celulares conectados, sem reparar na beleza que existe no entorno, Dave se mostra um sentimentalista possível, onde o próprio consegue reconhecer a beleza da vida em pequenos detalhes. Para construir um cenário de que a ilha de AQUI é quase perfeita, o autor apresenta o além da fronteira chamado de ”LÁ”, onde se ouve apenas histórias lendárias beirando o improvável.

O plot principal em torno do título da edição é que Dave é uma pessoa totalmente desprovida de pelos e cabelos, tentando diariamente se adequar ao padrão de AQUI. Eis que um dia fatídico, surge em seu rosto uma barba repentina, e essa mudança drástica de aparência vai mexer com a cabeça de Dave, com seu trabalho e principalmente com sua cidade.

Ao ler A GIGANTESCA BARBA DO MAL, o leitor não saberá o que esperar de início, quadrinhos alternativos tem essa mágica de não nos criar expectativas, nem boas, nem ruins, pois são histórias soltas, diferentes dos quadrinhos de Super-Heróis que variadas vezes se mostram previsíveis. A arte causa um sentimento apreensivo, uma paleta de preto, branco e cinza, com um sombreamento realista fora do comum. Assim como sempre, recomendo muito que você fã de quadrinhos alternativos dê essa chance a esse material que além de muito bem escrito é muito bem editado e apresentado pela @editoranemo

livrosdabeti 18/09/2023

A gigantesca metáfora do mal (estar)
Esse livro é uma metáfora genial. o jeito que o autor relaciona a barba a depressão de uma forma tão sutil e certeira me pegou de jeito. li em um sentada, algo que eu não fazia há anos, e eu amei. gostei muito de como o dave foi desenvolvido e o jeito que o darren agiu em relação a tudo. recomendo!

Nathália 27/08/2023

Tive que ler duas vezes
Mas no fim das contas amei!
É uma HQ bastante complexa, mas que trata de um assunto importantíssimo que é: o quanto nos diminuímos para caber em algo/alguém.

Mas no fim, uma pitadinha de caos deixa tudo mais organizado!

Danilo 13/06/2023

Medo
Que HQ incrível. Uma história super profunda sobre o medo e mudanças, relatando uma sociedade extremamente distópica e real ao mesmo tempo, com traços e quadros belíssimos! Adorei a leitura.

Rinaldo 28/04/2023

A Gigantesca Barba do Mal
Um conto moderno, realizado como uma história em quadr...inhos, com simplicidade e riqueza de detalhes. Que nos fornece a visão de nossa sociedade ao que é diferente.

Lucas.Mendes 21/04/2023

Cativante e interpretativa
Ótimo para quem quer uma leitura rápida, cativante e ao mesmo tempo cheia de conteúdo. É uma história com várias interpretações, para se ler em um dia e reler depois de um tempo. Toda releitura há novas interpretações e detalhes interessantes.

Nicole.Souza 30/03/2023

Reflexão....
Lí que era uma reflexão sobre a sociedade atual, porém, não consegui detectar esse tipo de reflexão. Achei interessante que fala sobre uma extrema organização que não é necessária e com um pouquinho de caos a vida se torna mais leve. Mas queria saber o que aconteceu com o personagem principal ?

Jose 13/03/2023

A Gigantesca Barba do Mal foi escrito e desenhado por Stephen Collins e publicado aqui no Brasil pela Editora Nemo.

Numa ilha chamada “Aqui”, tudo é meticulosamente arrumado; as formas são simétricas, não há barbas por fazer, roupas amarrotadas, vegetação não-podada ou qualquer resquício de desarrumação. Cada rua, casa, postes, árvores, são perfeitamente organizados. Após o mar que cerca a ilha, há um lugar temido chamado de “Lá”. “Lá” é desordem, caos e mau. É tão sinistro que as casas pela costa do mar são baratíssimas, e não há janelas voltadas para o mar. No gibi, acompanhamos Dave, um dos moradores das casas costeiras, que um dia, do nada, começa a sofrer de um crescimento excessivo de uma barba que não para de crescer, mesmo que cortada, aparada ou arrancada.

A premissa bizarra prendeu a minha atenção e manteve o interesse alto do início ao fim. A história explora a teoria do caos e a entropia aplicadas em um lugar em que o caos e desordem supostamente não existem. A existência do fenômeno da “barba” atrai a atenção de todos os moradores e transforma profundamente cada um deles, e a maneira com que o autor conecta os eventos faz tudo parecer muito real, divertido e com significados múltiplos, que mexem com o próprio cerne do que é “Aqui” e “Lá”.

O desenho é um tanto simples, mas mostra com precisão a ideia de um lugar certinho e ordenado. Quando o autor quer mostrar “desordem”, ele transforma o desenho, que interage com o traço “simétrico” e dá uma noção de disparidade, mas também semelhança entre os dois conceitos.

Com certeza “A Gigantesca Barba do Mal” é uma das melhores leituras de ficção que já tive, talvez por também ter um tico de realidade e verossimilhança com o nosso mundo. Recomendo muito que leiam, e mais de uma vez inclusive, para assimilar melhor a história e entender o que o autor quis passar para os leitores.

Siegfrito 27/01/2023

Leitura Leve, mas muito interessante
É curioso como um fato sobre nós mesmos é capaz de alterar a nossa perspectiva sobre a vida e até mesmo a forma como algumas pessoas ao nosso redor passam a ver o mundo.

Nessa novel, o que se torna de início aterrador e estranho aos moradores, logo passa a ser visto como uma dádiva, uma espécie de libertação do lugar comum.

É antes de tudo, uma história sobre mudanças e revoluções internas.

1 | 2 | 3 | 4 | 5