O Mapa dos Ossos

Resenhas - O Mapa dos Ossos

1 | 2 | 3 | 4

Eder Ribeiro 18/01/2022

Cansativo
Esperava mais do livro, mas no decorrer da leitura, o mesmo se tornou cansativo. Foi difícil terminar, mas enfim consegui.

Lili Machado 20/04/2012

Este livro nos foi apresentado como o primeiro da série sigma, pela Ediouro – mas não é: o primeiro é Sandstorm, não editado no Brasil.
Durante uma missa bastante concorrida, numa catedral de Colonia, na Alemanha, intrusos vestidos de monges, armados, iniciam um pesadelo de sangue e destruição. Todos os presentes são mortos, após ingerir hóstias explosivas. Os únicos que se salvaram foram os que não comungaram – esses foram mortos, depois, a tiros.
Mas os assassinos não vieram por causa do ouro – eles procuravam um prêmio muito maior: os ossos dos 3 rei Magos que tinham homenageado o Salvador recém-nascido... um tesouro que poderia reescrever a história do mundo religioso.
Com a ajuda do Vaticano, a nossa já conhecida força Sigma, apresentada por James Rollins através do verdadeiro primeiro volume da série, Sandstorm (resenha no blog: http://houseofthrillers.wordpress.com/2011/03/12/sandstorm-james-rollins-serie-forca-sigma-1/), entra em ação, sob o comando de Grayson Pierce.
Relembrando – a Força Sigma é um grupo secreto de elite de cientistas/soldados/doutores do Ministério de Defesa norte-americano.
O comandante Pierce, desta vez, terá a romântica companhia da tenente Rachel Verona, oficial dos carabinieri de Roma e sobrinha do monsenhor Vigor Verona, do Vaticano.
Além dela, Pierce conta com outros dois agentes: Monk e Kat. Juntos, vão perseguir um mistério mortal que gira em torno das 7 Maravilhas do Mundo e que implica numa ordem secreta, antiga, mística e terrível: a Imperial Dragon Court, que surge na Idade Média.
Estes possuem planos sombrios para as relíquias sagradas (os ossos), que podem alterar o futuro da humanidade – quando a ciência e a religião se unirem para liberar o horror nunca visto, desde o início dos tempos.
Os ossos levam a mistérios antigos e a terrores atuais – segui-los significa a morte. Eles não são, realmente, ossos – são substâncias alquimicas – reagentes atômicas ao ouro – que podem levar ao nosso armagedom.
O aspecto mais intrigante deste thriller é que todos os personagens acreditam que o tal armagedom irá ocorrer, se a Dragon Court vencer ao final. Apesar das pistas serem solucionadas usando a ciência, todas levam a um tipo de mistério sobrenatural.
Como sempre, a pesquisa histórica de James Rollins, é fascinante e plausível.
Às vezes, a trama de James Rollins é de tirar o fôlego e as conexões com o passado são tênues, embora sempre fascinantes.
O único ponto falho nos textos dele, é o romance entre os personagens – sempre é fraco e pouco convincente.
Digamos que seja um Código da Vinci de Dan Brown, mal comparando, com muito mais cenas de ação. Ou um fã mais aventureiro, do O pêndulo de Foucault, de Umberto Eco (resenha em breve: http://houseofthrillers.wordpress.com/2012/04/14/o-pendulo-de-foucault-foucaults-pendulum-umberto-eco/ ). Mas eu já sou uma viciada nos livros dele, então...

Adriana.Aquino 03/11/2020

Me agradam livros policiais, de investigação e suspense. Esse livro se torna mais interessante por misturar muito da história da humanidade e do cristianismo com a história dos personagens!
Aguardando pra ler os próximos da série

Paula Santos 25/06/2020

Gostei da leitura. Em alguns momentos achei meio maçante devido a quantidade de informações detalhadas. Mas de modo geral gostei bastante.
Leitura e . 25/06/2020minha estante
Obrigado.
@leituraeponto

Robson 28/09/2009

Codigo da Vinci Paraguaio
O livro até é interessante, de leitura fácil e contagiante. Mas força demais seguindo a linha do Dan Brown, mesmo nem conseguindo chegar perto do mistério e da empolgação.

Vale como leitura, mas sem esperar muito. Desenvolvimento tem trechos bem sonolentos, e outros de muita ação.

@robsonferr

Cacau 28/12/2009

Ao estilo Dan Brown, o autor James Rollins, nessa obra, mistura fatos históricos, principalmente envolvendo a Igreja Católica, passeios por lugares reais, tecnologias de ponta, criminosos ambiciosos e impiedosos e muita adrenalina, através de uma perseguição implacável empreendida pela força Sigma (espécie da inteligência americana). Mas, apesar de todos os esforços, o livro deixa a muito a desejar, na minha opinião, ficando em alguns trechos cansativo e até mesmo repetitivo. A obra, porém, não é de toda rejeitada, pois proporciona uma leitura, em sua maioria, agradável, tendo personagens envolventes, missões impossíveis, sem falar do fato de explorar dados históricos, o que eu simplesmente amo!

H 30/03/2011

Coletes de proteção líquida capazes de resistir a golpes de facas em regiões sensíveis (pescoço); mistérios que envolvem Alexandre, Os reis magos, o evangelho (proibido pela igreja) de Tomé; uma seita secreta a qual Vlad, o empalador participou, etc; são ALGUNS pontos interessantes do livro.

Diria que este livro transpassa ação a todo o momento, junto com toques de trama, mistério...e o essencial nesta série, a linha tênue entre a realidade e a ficção. Cheguei muitas vezes a duvidar se tal fato ocorreu ou se algum objeto existiu, e após pesquisa descobri que sim, por + esquisito que fosse.

Recomendo fortemente.

Estevo 19/03/2013

Muito Bom
Embora o pessoal coloque ele como um "primo pobre" dos livros do Dan Brown eu não vou por este lado. A leitura tem mais ação e as nuances históricas são bem colocadas, sem pesar muito a leitura. Destaque para as cenas que se desenrolam em Alexandria, uma captação plena deste grande cenário ás margens do Mediterrâneo. Vale a pena ler!
Silvia 10/06/2014minha estante
Eu tenho este livro, mas ainda não li, mas depois da sua resenha vou ler ;)

Andréa 17/02/2010

Mistério, História , Ação e Religião
Mais uma estória emocionante onde os elementos Mistério, História, Ação e Religião se fundem de forma assustadoramente envolvente. Pode parecer ao primeiro momento uma cópia de "O Código da Vince", mas apesar das semelhanças no local dos primeiros acontecimentos e do tema explorado, o autor consegue nos envolver em tanto mistério que não nos da tempo para esses pequenos questionamentos.
Personagens como Alexandre o Grande, Marco Polo e monumentos como as 7 maravilhas do mundo antigo nos são apresentados com tamanha realidade que me fez querer saber mais sobre o assunto, principalmente o que foi feito de cada um deles. Sem falar no tema "Alquimistas" que até hoje é cercado de grande mistério. Como nas melhores histórias de mistério e suspense, "Não confie em ninguém".
Rafael Moss 01/08/2010minha estante
Hehe, respeito sua opinião, mas não concordo com isto: "o autor consegue nos envolver em tanto mistério".
Não dá para nos envolver quando nem o autor consegue explicar de forma clara o tal mistério e ainda por cima a todo momento coloca os 5 em situações repetidas.

DeiaMolder 15/02/2022

"Talvez fosse disso que se tratasse a jornada da vida. A busca. Procurar a verdade."

Vamos ao fatos...

A força Sigma aparece novamente e ela nada mais é que um grupo de elite secreto de cientista/soldados altamente treinados. Ufa! ?

A Guilda não fica de fora, que é um grupo de criminosos altamente treinados e com tecnologia de ponta em armas e afins. ?

Temos mais, uma sociedade secreta, a Corte do Dragão que tem um bastardo sádico- egocêntrico- megalomaníaco, ou seja, o típico vilão, mas coitado, é pau mandado. ? Ainda temos o Vaticano ( histórias com a madre igreja sempre dão caldos grossos ?) não esquecendo de um bispo historiador e uma Carnabinieri ( a polícia do Vaticano)

Para variar todos saem em uma busca desenfreada por não se sabe o que, com muitos enigmas a serem desvendados, que envolvem os Três Reis Magos ? e uma igreja secreta dentro da igreja. ?

Até aí tudo bem, tem tudo que gosto tiro, porrada e muita bomba, mass esta história, mesmo mudando o cenário e os personagens segue o mesmo esquema de enredo do primeiro livro da série. Isso me decepcionou um pouco, pois assim a trama torna-se previsível. ?

O final até tenta ser surpreendente, mas com a sequência dos acontecimentos, se sabe o que esperar. ???

O que vale mesmo é a extensa pesquisa do autor sobre relíquias, obras de arte e eventos históricos, juntamente com a pesquisa de descobertas atuais da ciência, ele costura com maestria esses itens fazendo com que não saibamos o que é fato da realidade, só mediante nossa pesquisa. ?

"...a extensão de qualquer obra de ficção é um reflexo dos fatos apresentados. Assim sendo, embora a verdade às vezes possa ser mais estranha do que a ficção, esta sempre deve ter um fundo de verdade."

O mais interessante é que o livro se resume a uma passagem da Bíblia, Mateus 7:7 - " Busca e acharás."

Valeu a leitura!!!

Aline Frediani 02/11/2009

Criativo^
Um livro que prente o leitor do começo ao fim. Esse é o meu principal comentário sobre o primeiro volume da trilogia Sigma. Há quem compare o livro com o Codigo da Vinci, mas é besteira, embora a contra capa de Mapa dos Ossos é cite o Best Seller de Brown. O livro em si é contagiante, levanto o leitor a buscar página após página os segredos da história. Com poucos momentos de tédio, o autor buscou fatos históricos e mesclou com uma bela história de ficção.
Com uma mistura de mistério, ação, enigmas e segredos, muitos segredos. O livro instiga o leito até a página seguinte, mas não de um jeito frenético, é como apreciar um vinho, ou um chocolate. Cada mordida, cada página uma coisa diferente. Um livro para ser apreciado aos poucos, e absorver todas as suas explicações sobre história e religião. Os personagens são bem construídos, apenas não gostei do 'desvio de conduta' da mocinha do livro Tenente Rachel Verona. Criativo, leve e empolgante. Super recomendado para quem gosta de caçadas.
Ponto Forte: O desempenho dos personagens.
Ponto Fraco: A tradução e as notas =/

Xavier 27/04/2010

Muita ação
O mapa dos ossos é uma mistura do estilo de Dan Brown com a ação de Robert Ludlum. A estoria é sobre a busca de um conhecimento a fim de controlar o poder. De um lado uma fraternidade chamada Corte do Dragão e de outro o Vaticano com a ajuda da Força Sigma, um grupo armado dos EUA. O livro não é polêmico como o Código da Vinci. Para quem gosta de muita ação, recomendo.
Rafael Moss 17/08/2010minha estante
Misturar com Dan Brown e Robert Ludlum foi pesado.

No máximo essse livro é um Sheldon extremamente bêbado.

MIRANDA 03/08/2023

Demorei um pouco para me acostumar com a escrita de James Rollins ( esse foi meu primeiro Rollins ) , uma leitura que não flui ligeira , mas compreendi que ele quase exagera nas tramas e dramas e então a leitura agrada . Um autor que recheia seus textos com muitas informações e caminhos que desenrolam por várias vias me lembrando um pouco de Steve Berry ( adoro ) .
Como se trata de uma trilogia .... #2
Palavra para o livro : Presa canário

Karine74 19/08/2013

O Mapa dos Ossos - James Rollins
A história não é ruim, mas me lembrou muito Dan Brown. É o mesmo estilo, perseguições por locais históricos famosos (ou nem tanto), conspirações, sociedades secretas. Achei um pouco cansativo, só terminei de ler porque não gosto de deixar um livro pela metade (a menos que a leitura seja muito enfadonha, o que de fato esse livro ão é, apesar de tudo), além disso, depois dos livros do Dan Brown, sem mencionar os filmes, esse tipo de história já não chama mais a minha atenção. Mas quem gosta desse gênero (estilo Dan Brown, com muita perseguição e citações de fatos históricos) a leitura pode valer à pena. Obs.: Esse livro inicia uma trilogia, em seguida vem: A Ordem Negra e A nova traição de Judas, mas eu ainda não os li (não devo lê-los tão cedo).

site: http://www.orquideadepapel.blogspot.com.br/

Felipe1571 30/10/2009

ótimo
movimentado, cheio de ação...longe de ser um livro monótono.

1 | 2 | 3 | 4