Caçada nas trevas

Caçada nas trevas Nado Lima

Resenhas - Caçada nas Trevas

Leo 15/04/2010

Resenha do Autor
Esse romance foi estruturado em uma realidade alternativa onde as disputas de poder que governam o mundo não são baseadas em dinheiro, mas em magia. Onde pessoas buscam acumular as energias livres do universo e acumulá-las em si próprios, podendo então manipular a realidade a sua volta.
Lutas entre seitas, sociedades secretas e religiões ocorrem por debaixo dos panos, longe da visão das pessoas comuns.

Nesse ambiente nasce o personagem principal que trilha fazendo essas descobertas e tentando compreender e se encaixar nesse mundo das trevas e da obscuridade.
Sozinho, traído e perseguido, Ariel busca em sua jornada retomar as rédeas da sua vida.

O livro foi todo escrito utilizando algumas referências concretas do ocultismo mundial, como o astrólogo John Dee e sua magia Enoquiana.

Todo escrito com tema musical a banda Radiohead, principalmente as músicas 'Piramid Song' e 'Like Spinning Plates', para criar o clima soturno que permeia a aventura.

Leitora Viciada 16/02/2013

A capa não agrada aos olhos e à primeira vista parece confusa, com simbolismos desconhecidos para o leitor comum, que não está familiarizado com o tema. O excesso de cor preta utilizada deixa a capa menos convidativa, visto que não há um destaque visualmente interessante.
Apesar da capa não ser comercial, o trabalho interno de diagramação está mediano, com poucos erros de revisão e fonte de tamanho agradável.
Uma das orelhas do livro está vazia (?), ficou faltando as informações do autor e sua foto, como costuma ser padrão. A sinopse na parte de trás é superficial e não explica exatamente o que o livro é, para um leitor que o segura numa livraria. Somente na orelha do livro (a que não está vazia) encontramos a sinopse.

Um livro que possui uma boa premissa e ousadia no desenvolvimento do tema.
Mostra um lado oculto, paralelo ao nosso, no entanto tão real quanto. A magia, energias, forças desconhecidas, tudo está diretamente ligado às pessoas, ambientes e acontecimentos.
Um mundo obscuro e misterioso conhecido por poucos, decifrado por uma minoria. Sociedades, seitas e grupos secretos que buscam um poder maior, o controle de energias potentes.

Uma linha muito tênue separa a magia do mundo comum e um rapaz possui o incrível dom de distinguir um mundo do outro; ele consegue visualizar energias.
Ariel, esse protagonista com poderes distintos, procura se encaixar nesse perigoso mundo sobrenatural; mesmo tentando se ocultar e estar à margem dos mistérios e energias, ele não consegue; impossível fingir que não vê e não sente a força presente em tantos locais e pessoas.
Numa realidade onde essas energias podem ser acumuladas e apossadas por pessoas, Ariel é uma peça fundamental nessa busca complexa e se envolve numa aventura frenética.

Não compreendo muito essas teorias de ocultismo existentes; posso então estar sendo ignorante nesta resenha, pois nunca me interessei por tal assunto, apesar de gostar de histórias com toques sobrenaturais e mágicos. Prefiro leituras que apenas focam a invenção e a criatividade dos temas fantásticos.
Pois a impressão que tive do livro é que, embora seja todo fantasia e ficção, o autor tentou dar um certo ar de realidade ao livro, mas não conseguiu; acho que ele procurou utilizar de teorias existentes e referências concretas do assunto para utilizar como base para o enredo por ele criado. Antes ele tivesse apenas utilizado a criatividade.
Fato que com certeza interessará leitores que gostam dessa combinação: ler ficção que finja ser realidade, mesmo possuindo as características mais aparentemente impossíveis aos nossos olhos. Mas repito: A tentativa do autor não convence

O autor descreve bem ambientes e compõem bem as cenas, que possuem relativo ritmo de ação. Porém não foi uma leitura que me empolgou, embora tenha me deixado curiosa.
As personagens em minha opinião não são marcantes e nenhum me chamou a atenção. Não é um livro que lerei novamente.
Claro, isso é questão de gosto. Friso bem que o livro não é ruim, que é diferente, exótico e que o autor escreve bem. Só não ocorreu simpatia de minha parte em relação às personagens e ao tema abordado.
O início do livro é bom e instigante. O meio é melhor e mais intenso, mas a partir de um certo ponto, a leitura me desinteressou, tornou-se repetitiva. O final me desagradou, e foi essencial para eu desgostar do livro.

Recomendo este livro para pessoas que gostam de temas de ficção envolvendo ocultismo, magia e esoterismo e suas sociedades e grupos secretos. Agora se o leitor gosta de outro tipo de histórias mágicas, como de magos e feiticeiras padronizados, não recomendo.

+ resenhas em www.leitoraviciada.com
Leitora Viciada 06/06/2012minha estante
Sim, "muito".

Vanessa Vieira 06/06/2012

Caçada nas Trevas_Nado Lima
O livro Caçada nas Trevas, de Nado Lima, nos conta a história do jovem Ariel, que é freneticamente perseguido por sociedades secretas devido ao seu dom. Ariel consegue enxergar além do véu físico, ou seja, ele tem uma visão clara e nítida sobre um mundo invisível que nenhum ser humano tem acesso. Ele é uma espécie de mago e a sua magia é o objeto de desejo de várias entidades, que visam usá-la para seus próprios objetivos.

Os pais de Ariel foram quem criaram e também lhe concederam esse dom, propiciando as pessoas a capacidade de visualizar energias ocultas que passam despercebidas pela face da Terra. Eles acabaram sendo assassinados por não revelarem mais detalhes sobre esse segredo.

Ariel vive solitário e como um nômade, sempre se deslocando de um ponto à outro, por medo de ser capturado. É difícil para ele sobreviver sendo o alvo de um perigoso inimigo, e tendo que se camuflar em um mundo submerso ao caos e a destruição, e tomado pelo ódio e ganância pelo poder.

Uma guerra acontece longe dos olhos da sociedade, se tornando voraz no mundo invisível, motivada pelo acesso a magia. Religiões, seitas e outras sociedades secretas lutam à ferro e fogo, com o objetivo de trazer a vida os seus maiores líderes, contando com a ajuda de forças mágicas para isso e Ariel se torna o grande talismã deles.

Caçada nas Trevas se iniciou de forma bem interessante, mostrando um possível romance entre Ariel e a vidente Viviane. Logo após, ele firma amizade com Rafael, um outro ser sobrenatural, assim como ele, e juntos, vivenciam muitas aventuras. Até esse momento, a trama foi repleta de suspense, mistério e teve a parte de sobrenatural bem trabalhada.

Porém, a partir da página 125, próximo ao final, aconteceram fatos que não me agradaram. Surgiram cenas inusitadas, até mesmo bizarras, entre Ariel e Rafael, que deslocaram todo o sentido da história. O excesso de sobrenatural tomou posse da trama, e tive uma certa impressão de que o autor se perdeu um pouco no enredo. Não vou entrar em detalhes, pois vou acabar soltando spoiler, mas a história tomou um rumo completamente diferente e que não conseguiu me conquistar.

Caçada nas Trevas é um livro bom e com um conteúdo intrigante, só que em alguns pontos, não foi tão bem trabalhado. Uma história sobrenatural entremeada por seitas religiosas e tendo como foco da guerra a magia; não conseguiu me agradar em alguns aspectos, mas no todo, é um livro interessante e creio que quem gosta de uma trama sobrenatural, irá gostar.