A filha perdida

Resenhas - A Filha Perdida

2008 encontrados | exibindo 91 a 106

Aline.Stano 03/03/2024

AMEI
Livro sensacional. Deveria ter lido Ferrante muito antes, fiquei muito envolvida com sua escrita. Suas personagens femininas são muito marcantes.

Recomendo a leitura.

Ari 03/03/2024

Uma mãe não é nada além de uma filha que brinca
Não concordo com a impressão de que esse livro é apenas pra quem já vivenciou a maternidade, pelo contrário: clama ser visto. Nem toda obra precisa nos despertar uma identificação pessoal, às vezes o ponto alto da leitura é o exercício da empatia, é justamente se colocar no lugar de ouvinte e deixar que a personagem fale.

A Leda é a mulher que existe por trás da maternidade, que nunca é vista fora da sua obrigação social de ser mãe. O livro passa pela revelação gradativa de todos os seus pecados e todos os seus anseios, permeados por toda culpa e autoindulgência próprias de qualquer ser humano, porque mãe é gente. Mãe foi filha e foi mulher antes da maternidade. Leda se abre de coração e alma, não pra ser perdoada, mas pra ser vista e, assim, enxergar-se e fazer as pazes consigo mesma.

Ao leitor não cabe ser carrasco, cabe ver e ouvir. Cabe identificar o próprio retrato da realidade materna. Mães adoentadas criam filhas que também serão mães adoentadas, e o ciclo nunca vai se quebrar até que finalmente se enxergue a mulher por trás da mãe, as necessidades de alguém a quem foi privado o direito de ser.

Luciana 03/03/2024

Maternar não é romântico
?Os filhos são assim, às vezes amam com afagos, outras vezes tentam mudá-la totalmente, reinventando você, como se achassem que cresceu mal e que é dever deles ensinar a como estar no mundo?.

bovinoreads 02/03/2024

Primeiro livro que leio da Elena Ferrante, quero ler mais. Aquela coisa de mommy issues, etc, muito bonito livros escritos por gente mesmo. A repulsa e o afeto

luiza1792 02/03/2024

Fascinante
Livro muito bom fiquei querendo ler o tempo todo e quando não estava lendo tava pensando sobre ele. fiquei muitoooo intrigada com a escrita de elena ferrante e me senti presa à historia e não queria parar de ler.

gabrielapyles 01/03/2024

Às mães perdidas
Elena me desmontou inteira e posso dizer que essa leitura de Fevereiro talvez tenho sido uma das melhores da vida :)

Leda nos mostra a mãe ao avesso, sincera por inteiro na sua dor, seu amor e sua culpa. a mãe que quer fugir, que quer outra coisa ainda sem nome, ao mesmo tempo que a ausência dessa liberdade crie tantos contrastes dentro dela mesma.

acho, mesmo, que vai ser difícil entender a complexidade das mulheres de Elena Ferrante sem ser mãe. a mãe que se lança em direção aos seus desejos (o desejo de ser indivíduo, de ter tempo, de ter paz, de dizer sim pra si).

e o que implica abrir mão de algumas coisas pra se conectar com outras? será que as mães são autorizadas a isso em algum momento da vida?

a filha que Leda busca não é Marta nem Bianca, nem Nina ou sua boneca, ou as outras mulheres que passaram por seu caminho, mas ela mesma. e suas questões ainda em aberto ecoam por todo lugar, em todas as páginas.

Marcelo1415 01/03/2024

Forte
Se não fosse pela complexidade de sentimentos e as tantas reflexões que a narrativa nos traz, eu diria que é um livro fácil de ler, flui muito bem. uma professora de meia idade, em suas férias se depara com uma família; ao focar na relação da mãe com a filha, Leda, a professora, começa a revisitar seu passado com a dor da maternidade. o livro é o retrato da ambiguidade da maternidade.

Samira.Nasc 01/03/2024

Nina, Ninú, Nine
Um livro de muitas camadas. Gostei que a autora trouxe um outro lado da maternidade de forma muito sincera e crua mas não consegui criar empatia por Leda. Um livro bom, futuras visitas estão previstas

"O corpo delas tinham roubado o poder de atracao do meu". Foi aqui que eu entendi todo o ressentimento sobre Elena/Nani e filhas.

Mulher, vá na terapia e devolva essa boneca

Vih 29/02/2024

Não entendi as nuances
Gostei da experiência de ler um livro da Ferrante. Sua escrita é excelente, consegue mesclar a narração com os pensamentos da protagonista de uma maneira muito interessante e fluída, mas eu não entendi a protagonista. Não consegui compreender a principal ação de Leda durante toda a história. Não consegui entender o que de fato ela buscava em Nina. Entendi alguns pontos da história, na perspectiva de mulher que busca por liberdade e desenvolvimento pessoal, mas não entendi muito as nuances sobre a maternidade. Talvez isso se dê pelo fato de que não sou mãe, tampouco tenho esse desejo.
De toda maneira, vale a pena a tentativa de leitura, pq funciona bem como entretenimento, mas talvez não seja completamente compreensível. Talvez fosse pra ser assim, talvez não...

Jéssica Duarte 29/02/2024

Quanta honestidade
Vi muitas notas ruins e criticas ao livro mas mesmo assim fui em frente e não me arrependo. Achei a escrita da autora belíssima, profunda, reflexiva. Não sou mãe mas mesmo assim consegui sentir o contraste entre amor e o peso de ser mãe. O cansaço, os pensamentos "egoístas????", me lembrei de todas as vezes que minha mãe me disse em desespero sobre a sua "vontade de sumir" e me senti culpada, sem entender, que na verdade não é culpa da criança, e sim do rótulo e do cargo que estipulam para as mulheres quando se tornam mãe, uma responsabilidade que se carrega sozinha, filhos que crescem vendo MÃE como uma função e não como um ser humano individual. Gente eu gostei muito, e vou direto assistir o filme.
Obs.: Foi o meu primeiro audiolivro, eu tinha muito preconceito com audiolivros, não é minha forma preferida de consumir literatura mas foi uma boa experiência.

Joyce 29/02/2024

Mds que livro chato, chato chato chato, eu não sei oq a autora queria passar, mas sei que o livro foi extremamente entediante pra mim, uma leitura que não valeu a pena, sendo bem sincera

Najhara.Lemes 29/02/2024

Tedioso :(
Meu primeiro livro da Elena e me desmotivou!

Não criei empatia por nenhum personagem, a principal nem lembro o nome, do resto então!

Infelizmente fui com a expectativa alta e me decepcionei, não entendo as 5 estrelas que ele ganha aqui.

honeyleituras 29/02/2024

O ruim desse livro foi apenas a expectativa. Acho que esperei algo diferente do decorrer da história e fiquei meio perdida no final, no entanto eu adorei o fluxo da leitura e acompanhar os paralelos da leda com a vida dos personagens se perdoando e se auto conhecendo

Beea 28/02/2024

Esse livro foi muito interessante, acho que essa personagem foi uma das mais complexas que já li da autora. A escrita como sempre impecável, se o livro tivesse umas 400 pgs a mais ainda seria pouco, gostaria de ter visto com maiores detalhes toda a trajetória da personagem principal

Lora Pontes 27/02/2024

Empatia zero
Primeiro livro que leio dessa autora, depois de ouvir tantos elogios sobre os livros dela, mas fiquei um tanto decepcionada. A escrita dela é maravilhosa, mas tanto a história quanto os personagens, não me conquistaram. Não consegui ter empatia pela Leda, achei-a estranha e egoísta.
Li o livro todo com esperança de que fosse melhorar.... E sem mais nem menos, acabou :(

2008 encontrados | exibindo 91 a 106