A filha perdida

A filha perdida Elena Ferrante

Resenhas - A Filha Perdida

2000 encontrados | exibindo 61 a 76

Duda 02/01/2022

Meu primeiro livro da Elena e eu já estou apaixonada pela escrita.
Apesar de ser uma história bem simples, do cotidiano, ela prende demais.

Thais 01/02/2023

boa leitura
esse livro é bem curtinho, mas apesar de seu tamanho traz inúmeras reflexões
achei um pouco confuso, em certos momentos não conseguia entender o porque da narradora trazer certas cenas, mas apesar de tudo, é uma leitura válida, principalmente pras mulheres e seus inúmeros questionamentos acerca da maternidade e da vida que gostariam de ter se tivessem seguido outro caminho

Tami Silveira 30/12/2023

A filha perdida
Não tem nem o que falar sobre a escrita da Elena, eu sou apaixonada e a cada livro me encanto mais.
Já havia visto o filme (que não gostei muito), então estava receosa de ler essa história, mas estava redondamente enganada o livro é maravilhoso.
De início ao fim ele nos prende.
A autora sempre cria personagens distantes do politicamente correto ou do que a sociedade "aprova", me delicio com a psiquê humana que é retratada de uma forma bem gradual e envolvente.

carolwindlin 27/11/2023

Incrível como um livro de 170 páginas pode ter TANTAS camadas desse jeito. Que livro bem escrito, bem construído. Personagens cheios de defeitos. Cenários incrivelmente bem feitos, eu me sentia na história e parecia estar sentada na cadeira da praia vendo tudo acontecer.

Eu entendo a forma que o livro é feito, acabou porque precisava acabar. Precisava ter uma última frase. Entendo, mas não gosto muito. Acho que se encaixa perfeitamente na história, mas não é o fim que eu queria. Só por isso diminui meia estrela na nota! De resto, impecável.
Rose Ellen Laise 04/12/2023minha estante
Eu também me senti como se estivesse lá na praia vendo tudo, me senti super no apartamento também. Foi tudo muito palpável na minha cabeça. Amei a descrição de tudo.

Paula 17/12/2023

Sem muito sentido
Foi uma leitura muito rápida, tem uma escrita simples.
Frustrou muito minhas expectativas, por isso não gosto de ler livros ?Hypados?.
Peguei um ranço da protagonista, egoísta, egocêntrica e com atitudes que me causaram total reprovação.
Isso pode até acontecer em uma leitura e ser uma ótima experiência, nem todos protagonistas tem que agradar, mas sinceramente, algumas passagens do livro não tem sentido, como a história da boneca ou a obsessão pela família alheia durante suas férias e o final que achei bem tosco.
Max 17/12/2023minha estante
Paula, compartilho de sua frustração!?

Maíra Marques 26/12/2022

“As coisas mais difíceis de falar são as que nós mesmos não conseguimos entender.”
A escrita da Ferrante me é aflitiva, visceral, profunda e perturbadora. Não me encantou como a tetralogia da autora, embora há muitos fios que permeiam as histórias, como a boneca perdida e as relações familiares.
Não assisti ao filme e me falaram que era um enredo sobre egoísmo e maternidade, contudo ultrapassa isso. Há complexidades ali que nos fazem refletir sobre nosso papel enquanto mulheres e mães.
Pretendo reler, futuramente, após ser mãe (não estou grávida, rsrsr).
Lari 27/12/2022minha estante
To adorando ele essas resenhas e me identificar kkkk é uma escrita "perturbadora" mesmo. Li em outra resenha que é uma escrita "desconfortável", conseguiu resumir o que eu senti e quis dizer kkkk.

carmen.fogaca 18/12/2023minha estante
Estou terminando e nunca me senti tão perturbada com uma escrita como essa

julia 21/01/2024

"A perda da boneca é uma desculpa, eu disse a mim mesma. Elena termia, acima de tudo, que a mãe escapasse dela"
Lembro de ler algumas pessoas supondo que a Elena Ferrante na verdade era um homem. Depois de ler esse livro, só consigo pensar no quão absurda essa teoria é. Acho que nunca li uma autora escrevendo tão profundamente sobre a gravidez e os impactos dela na vida de uma mulher. A dualidade entre felicidade e tristeza, liberdade e solidão, amor e ódio... aqui a Elena Ferrante nos faz odiar a protagonista principal, mas admirá-la por sua sinceridade. Isso tudo enquanto conhecemos um lugar paradisíaco, com personagens interessantes e um clima de mistério e tristeza.

anaclaraujo 23/04/2023

O peso de ser mãe
Esse foi meu primeiro livro da Elena e confesso que esperava mais do final do livro. Mas durante toda a leitura compreendi os motivos de Leda ser do jeito que é para suas filhas e me fez pensar que existem mães que realmente pensam como ela. Ou seja, saí um pouco da bolha.

Polly 20/01/2022

Este foi meu primeiro contato com a escrita de Elena Ferrante. Não sabia bem o que esperar, no entanto, expectativas já haviam sido criadas depois de saber que teríamos uma adaptação da Netflix estreada por Olivia Colman.

Acompanhamos através de 176 páginas a história de Leda, uma professora universitária de meia-idade, que aliviada com a decisão das filhas de irem morar com o pai no Canadá, decide tirar férias no litoral sul da Itália.

A proposta inicial era dedicar um tempo apenas para si, no entanto, logo nos primeiros dias uma família de napolitanos prende sua atenção, em especial Nina ? uma jovem mãe ? e sua filha Elena, uma menina que está sempre em companhia de sua boneca.
Observar aquela família desperta em Leda lembranças e sentimentos de sua própria família, os quais nunca revelou a ninguém e que evita sequer se lembrar.

E é a partir de observações, vivências e lembranças de Leda que o enredo é construído. E não pense você que o baixo número de páginas significa um enredo tranquilo, muito pelo contrário. Elena Ferrante conseguiu criar uma história com uma personagem imperfeita que vai trazer à tona uma discussão sobre a maternidade não romantizada, sobre o patriarcado e o peso que é colocado sobre as mulheres tanto na criação dos filhos, bem como sempre lhes é exigido um lado maternal, como se fosse algo intrínseco.

Aqui temos a perspectiva da história sob os olhos de uma mulher imperfeita e por conhecermos todo o enredo através de seus pensamentos sem filtro, é muito fácil julgá-la. Mas quem nunca é egoísta, ou tem pensamentos ruins, não é mesmo? A forma que a autora escolheu abordar os temas só deixa tudo mais reflexivo e interessante.

O enredo não tem grandes acontecimentos ou reviravoltas, no entanto, acompanhar as temáticas abordadas e esta personagem ímpar vale toda a leitura.

Não acho que seja um livro que vá agradar a todos, no entanto, foi uma experiência muito positiva para mim e recomendo a leitura aos que se interessaram.

Abfl 28/04/2023

"Estou morta,mas bem"
Comecei esse livro sem muita expectativa,na véspera dos meus 21,querendo ler algo de Elena Ferrante e esse livro me prendeu de uma forma totalmente diferente.
Esse livro fala não só de maternidade,mas também de o que é ser filha,o que é ser mulher no nossa sociedade,sobre o sentimento de medo ao se deparar com um ser humano totalmente desconhecido que agora é sua responsabilidade,para cuidar e ensinar tudo sobre o mundo e a ação mais "culpável" que uma mãe pode ter: Quem é essa versão mais nova minha,com mais oportunidades e sem erros.
E a história de Leda fala muito sobre isso,sobre ser mãe e se perder totalmente depois,querer trabalhar,ser amada,ter sua vaidade,ter vontades,num mundo em que depois de ser mãe a sua individualidade já não é mais respeitada e mesmo assim não conseguir viver sem os filhos.

Com certeza é um livro para se ler várias vezes na vida,em todas as fases e sei que eu vou reler e reler.

João Paulo 26/02/2022

Apesar do final meio vago eu gostei bastante de toda história. Foi meu primeiro livro da autora e adorei a escrita intensa, inteligente e misteriosa dela. Os personagens muito bem construídos e reais, ambientes belíssimos e narrativa impecável. Espero ler outros livros tão bom quanto esse da autora. Aceito sugestões! :)

vic 10/01/2021

Primeiro contato com os escritos de Elena Ferrante. Achei de uma sensibilidade incrível, apesar de curto, foi uma leitura agradável, reflexiva, uma experiência pode se dizer. Ansiosa para devorar outros livros

Diego 28/03/2023

Pequeno, intrigante e complexo
O romance que o livro trás traduz em palavras o sentimento complexo que provavelmente muitas mulheres experimentam ao vivenciar a maternidade. A complexidade humana vista nos personagens faz com que muitas vezes a gente se enxergue neles e em suas ações. Um romance curto, com situações corriqueiras e escolhas tão complexas que nem nós conseguimos entender suas razões.

Ju 19/01/2024

?estou morta, mas bem.?
Leda é uma mulher que sai de férias e acaba se envolvendo com uma importante família. Apesar do livro ser curto, a escrita ? meu primeiro contato com Elena ? é intrigante e envolvente. Você não entende bem o motivo, mas busca decifrar, junto à protagonista, quem ela é e o que a faz ser alguém além de apenas uma mãe. Não é uma história reveladora, mas possui uma visão poética, ao mesmo tempo em que se mostra cruel, sobre a maternidade e o papel da mulher como indivíduo, filha, mãe e humana.

Gabriel 16/05/2022

Um livro difícil e com uma protagonista muito humana
De início eu estava muito espantado com as atitudes da Leda. Estava achando ela meio insana, mas conforme a história se desenvolvia, entendi que as atitudes "negativas" dela se contrabalanceavam com as "positivas", afinal ela é um ser humano e possui qualidades e defeitos que formam seu caráter.

Terminei e até agora não entendi muito bem qual é o intuito dessa narrativa. Terminei o livro e não consegui me sentir imerso com nada (aprendi o que rolou na vida da Leda, mas foi só isso). O final é um tanto quanto "estranho" (acho que eu realmente não peguei o que a Elena Ferrante queria dizer).

2000 encontrados | exibindo 61 a 76