Uma noite na praia Elena Ferrante

Resenhas - Uma Noite na Praia

jaque103 01/04/2024

Gato
Elena para os baixinhos!
ser uma boneca, que tarefa difícil né? lidar com todo turbilhão e celina lá desbravando o mundo. mita tadinha sofrendo pela perda. e o miau salvando todos. tão lindo e poético!

Carolina165 18/02/2024

Um livro de terror para crianças adultas
Acredito que este livro funcione melhor para adultos pelos seguintes motivos: é uma história um tanto sombria e traz uma metáfora que talvez não seja tão simples de ser interpretada pelos pequenos.

Mati ficou tão encantada com o gatinho que acabou de ganhar de seu pai, que esquece sua boneca, Celina, na praia.

Celina, a boneca, passa a noite sofrendo todo tipo de terror: medo, sentimento de abandono, ciúme e raiva do gatinho de Mati. Além de sofrer com o salva-vidas malvado da noite que canta canções cruéis e grotescas enquanto recolhe materiais da praia para queimar na fogueira. Celina sofre com o fogo, com os trovões e com as ondas fortes do mar.

Mas o pior é o salva-vidas malvado querer roubar suas palavras. Ele tenta roubar suas palavras e seu nome, silenciando-a e deixando-a sem identidade. O que pode ser interpretado como quantas vezes o mundo não tenta calar a nossa voz e nos descaracterizar de modo que não possamos exercer o nosso verdadeiro-eu?

Gostei da metáfora empregada, mas fiquei com a impressão que a história não foi desenvolvida adequadamente devido ao número muito pequeno de páginas.
Rogéria Martins 18/02/2024minha estante
Adorei sua resenha, amiga! Disse tudo ???????
Realmente parece uma história um tanto sombria para os pequenos mesmo, foi excelente você reforçar isso!

Mariana 18/02/2024minha estante
Gostei heim!! Arrasou!!! ???????

Fabio 18/02/2024minha estante
Bela resenha, Carolzinha, minha querida!!!???
Parabéns!???
E sobre ser para adultos ou não, é o que menos importa, desde que, sem identifique
Olhe o exemplo de O Pequeno Príncipe, que, apaixona desde os pequenos até os idosos!
Parabéns minha querida!!!

Carolina165 18/02/2024minha estante
Obrigada Rogéria, Mariana e Fábio, meus amigos queridos!! ??? ?
Realmente vale a pena a leitura!! Se vcs já leram outros livros da autora, me indiquem!! ??

Débora 19/02/2024minha estante
Ótima resenha, Carol!??
Eu gostei demais da Tetralogia Napolitana, Carol!

Carolina165 19/02/2024minha estante
Obrigada Débora, amiga linda!! ?? Já vou procurar, valeu pela dica!! ???

Débora 19/02/2024minha estante
Espero que goste, Carolzinha querida!??

sky 17/02/2024

Uma noite na praia
Tive de ler assim que fiquei sabendo que existia um livro infantil com a boneca de A Filha Perdida. Claro que, é curto e sem muita coisa mais do que o necessário, mas ainda assim é uma leitura que deixa uma marca positiva, como tudo que Elena Ferrante faz e possa vir a fazer. A angústia da boneca e a beleza da ilustração é profunda mesmo sendo um livro para um público que talvez com menos já captaria a urgência da situação. Diria que é uma experiência cativante para todos não só aos pequenos.

alinevnssa 17/02/2024

Adorei a Elena Ferrante para baixinhos
Minha querida elena ferrante, eu leria até a lista de compras que você faz para ir ao supermercado, que dirá o seu livro infantil!

essa leitura foi uma experiência completa. me vi criança novamente, sentada no chão na sala escutando minha mainha narrar as milhares de histórias que ela comprava em livros para mim. me vi tendo que me desfazer da minha boneca preferida porque ela já estava se rasgando de tanto que brinquei.

como uma boa amante de toy story, lembro de ter pensado nesse dia que nossa despedida também estava sendo muito difícil para ela. e esse livro me fez revisitar 100% esse sentimento.

"mati, mamãe, cadê você?
eu sou sua boneca, não me abandone.
mati, se você não vier logo me salvar, se deixar que me queimem, vou chorar."

apesar da infantilidade da história, dá pra sentir a escrita da ferrante em cada página. mágico!

Elizabeth 10/02/2024

A boneca
Uma linda história de uma boneca que se viu perdida na praia, magoada com o gato o novo amigo de sua dona. Mas...

letscia 06/02/2024

20 (2024) fogo, por favor, não me queime.
"Estou furiosa. Perdi meu Nome, mas não quero perder mais nada. Com essas palavras, Mati e eu fomos felizes. Com essas palavras, ela falava e me fazia falar."
Foi interessante acompanhar uma história na perspectiva de uma boneca. Este livro foi mais curto e mais assustador do que eu estava esperando, porém quem leu "A Filha Perdida" terá uma boa experiência com o livro.
É bem escrito e a história é angustiante na medida certa, mas não se compara aos outros livros da autora. A relação entre a boneca e a menina era totalmente maternal, é interessante ver a forma como uma criança transfere suas experiências para a boneca. Celina tem a inocência de uma criança: ao ver o fogo, ela não percebe a sua potência de destruição.
Em um dia só ela enfrenta o abandono, o abuso, o medo, a perda de suas palavras¹ (o que ela tinha de mais importante), e aos poucos ela afunda... "A água passa pela minha boca e vai para a barriga, e começo a me afogar. Vou para baixo, descendo, descendo, descendo. Chego no fundo."
Quando lhe tiram sua identidade (representada pelo seu nome) isso acontece: "o Nome não é suficiente, e então me sacode com força. ? Só Celina? ? pergunta. ? Mais nada?" Tirar o que ela era ainda não era o suficiente.
Quando ela recorre à ajuda do mar, do trovão, da tempestade, das ondas, ela descobre que está sozinha. "Nem mesmo a Onda reconheço mais. Existem muitas delas, correm uma atrás da outra e competem para ver quem é a mais alta."
Não é um livro infantil, mas é um livro sobre infância (percebem a diferença?).
Notas:
¹ Senti que a "perda das palavras" era uma metáfora da invisibilidade que uma criança enfrenta no mundo dos adultos, quando ela não é capaz de se expressar.

Le Vieira 30/01/2024

Desinteressante
Meu primeiro contato com a autora não foi como eu esperava. Apesar de ter gostado bastante da escrita - fluida e até poética em vários momentos -, a leitura em si foi entediante. Não consegui me conectar com as personagens e acontecimentos.

Larissa Tabosa 07/01/2024

Gostei tanto. Dá pra sentir real o terror e desespero da bonequinha, mas JAMAIS leria essa história para uma criança. Pesada ein! Amei o final! ?

Kariny 05/01/2024

Acho q esse livro é um camaleão e ele vai ser interpretado de forma diferente por cada um e no momento de vida em q cada um está.
Não recomendo para ser uma leitura infantil, ele me trouxe interpretações negativas demais e adultas demais para uma criança.
Como por exemplo a certeza da boneca quanto ao abandono, a sensação de ser menosprezada pela menina ter conhecido outro alguem e o ódio que ela sentiu por esse outro alguém, mesmo não o conhecendo. Também me trouxe muito uma reflexão sobre relações abusivas onde você perde completamente a sua essência, suas palavras.
É um livro que da p viajar bastante

duda 21/12/2023

O Terror das criancinhas
Pra começar, eu jamais leria esse livro pra uma criança. Achei uma experiência muito esquisita e interessante ao mesmo tempo; uma escrita totalmente diferente de todas que já li. Gostei de ver o ponto de vista de um objeto inanimado, que combinou muito bem com a linguagem tão infantil e incomum que gera estranhamento. Creio que temos muitas analogias nessa obra.

readbarbss 03/12/2023

Não entendi absolutamente nada! achei a boneca chata, a menina burra, o salva-vidas malvado e o gato era o único ícone

Letícia 02/12/2023

Oq foi isso????
Sério, que livro doido "mermão", eu estava dentro da história e tudo mais, só que uns dois dias depois eu fui pensar sobre e tipo, que???? Enfim... Sei lá, negócio estranho.

Zimzalaurim 26/11/2023

Uma noite na praia
Quando comecei a ler não sabia o tamanho do livro nem a capa porque li pelo kindle, então fui descobrindo que era um livro infantil ilustrado em algumas partes.
Foi uma leitura bem leve por conta de ser infantil, curto e as ilustrações são bonitas.
É legal ver o ponto de vista, medos e pensamentos de uma boneca esquecida.
Passa a sensação gostosinha que só um livro infantil consegue passar.

lari.fernan 24/11/2023

Ferrante: o terror das adultas, o terror das criancinhas
Leve. Eu pensei que seria leve, apesar de conhecer muito bem a intensidade da Elena Ferrante. Julguei dessa forma por se tratar de um livro infantil (julguei muito mal, julguei de forma distraída), mas vamos lá! A história é um terror. Um terror para criança ficar com medo e adulto chorar. "Roubar as palavras"... são inúmeras as possibilidades de leitura do maior temor da personagem principal da história, mas a partir de uma ótica feminina é improvável não associar a estupro ou violências de outras naturezas. Eu ainda penso nessa história e em todo o desconforto que ela me causa/causou, tanto o livro quanto a autora. É estranho.

Te amo Elena Ferrante. ¯?\?_?(???)?_?/?¯

Camila2023 20/11/2023

Uma história voltada para o público infantil - li para saber se poderia ser presente para minha sobrinha de 4 anos. Mas aos adultos que se prendem em boas narrativas, essa aqui também é uma leitura agradável.
Após sua criança ganhar um gato e esquecer de dar atenção a qualquer outra coisa, a boneca Celina é esquecida na praia.