Poemas Completos de Alberto Caeiro

Poemas Completos de Alberto Caeiro Fernando Pessoa

Resenhas -

Reccanello 02/06/2023

Demonstrando um claro desprezo pela complexidade da vida moderna (em contraste com uma busca da verdade essencial através da observação dos elementos naturais), a antologia dos poemas de Alberto Caeiro (um dos tantos heterônimos do poeta português Fernando Pessoa) revela uma visão de mundo única e profundamente cativante, destacando-se, de pronto, sua extrema simplicidade. Com poemas despidos de artifícios e floreios, sua linguagem direta e acessível é um convite à contemplação da natureza e à existência pura e despretensiosa de uma realidade composta apenas daquilo que pode ser sentido e experimentado, permitindo ao leitor uma sensação de tranquilidade e serenidade.

Vicky 17/03/2023

A coletânea do poeta-pastor
"Procuro despir-me do que aprendi
Procuro esquecer-me do modo de lembrar que me ensinaram,
E raspar a tinta com que me pintaram os sentidos,
Desencaixotar as minhas emoções verdadeiras,
Desembrulhar-me e ser eu..."

Fecho o livro com enorme satisfação pela leitura. Sempre gostei de ler Alberto Caeiro, e tomar contato com sua coletânea completa de poemas, divididos por temas com pequenos comentários, foi muito interessante.