Helena - Coleção A Obra-prima de Cada Autor

Helena - Coleção A Obra-prima de Cada Autor Machado de Assis

Resenhas -

Drighi 06/12/2020

Como disse o próprio Machado de Assis: "Cada obra pertence a seu tempo" ?--- assim é este romance, eco de um tempo em que o mistério e o amor rondavam os corações jovens. Bela e misteriosa, Helena encanta todos, desperta sentimentos bons e fortes e incomoda profundamente Estácio cuja existência não será a mesma depois de conhecê-la . Helena já anunciava as mulheres poderosas que viveriam nas páginas de Machado de Assis e, apesar de ainda possuir a alma inocente, já é a presença feminina que causa o tormento na vida de um homem desavisado. Uma leitura simplesmente inesquecível.

Rutinha100czs 07/01/2022

O romance Helena revela outra face de Machado de Assis. Um história comovente e dramática... Com um final melancólico.

amandaleu 21/08/2023

Resenha de Helena
Simples, carismático e melancólico.
Acredito ser uma das minhas leituras favoritas de Machado, e para quem quer começar a ler suas obras indico que comecem por este livro.
Helena é uma jovem que chega à casa de seu falecido pai para ser recebida pela família do morto, visto que ela foi colocada no testamento sendo uma filha desconhecida. Aqui, nós acompanhamos a trajetória da moça em conquistar o respeito e afeição de seus novos parentes numa áurea de desconfianças e estranhezas.
Uma das frases mais impactantes deste livro pra mim é esta:
"Presumo que é rico. Na abastança é impossível compreender as lutas da miséria, e a máxima de que todo homem pode, com esforço, chegar ao mesmo brilhante resultado, há de sempre parecer uma grande verdade à pessoa que estiver trinchando um peru à mesa.
Pois não é assim. Há exceções."
Uma obra sobre amor, respeito e empatia.