Surpreendido Pela Alegria

Surpreendido Pela Alegria C. S. Lewis

Resenhas - Surpreendido pela alegria

AliceFonseca.25 05/03/2024

A verdadeira alegria ?
Sem palavras para descrever o quão lindo é esse livro. Eu amei conhecer a trajetória de Lewis. É um livro que eu gostaria de ter lido antes de iniciar qualquer coleção dele, pois Lewis faz parte da minha jornada acadêmica, no início eu tinha muito medo de entrar nessa jornada e me perder, abandonar a fé e eu tinha crises de Pânico por esse motivo, mas encontrei o livro de Lewis e foi os livros dele me possibilitou caminhar na jornada acadêmica sem peso na consciência e entender que Deus não pensa como o homem, entender que todo esse medo era uma ideologia religiosa, finalmente fui liberta e tive paz com minha caminhada e com Deus. Neste livro que é um autobiografia, ele conta sua vida desde a infância, suas influências na fé e na apostasia, e como retornou para o cristianismo inicialmente influenciado por seus amigos mas posteriormente ele se firmou a ponto de se render verdadeiramente ao Senhor, através de seus questionamentos a respeito da vida, e tudo o que cercava nessa caminhada mesmo muitos sem respostas ele entendeu que Deus é tudo o que ele precisava que a verdadeira alegria estava numa vida com Deus.

Carla.Parreira 26/11/2023

Surpreendido pela alegria (C. S. Lewis). É uma autobiografia escrita por C. S. Lewis, na qual ele relata sua jornada espiritual e intelectual até se tornar um cristão. O livro é dividido em quatro partes, abrangendo diferentes fases da vida de Lewis. Na primeira parte, Lewis descreve sua infância e juventude, destacando sua busca pela alegria e o despertar de sua imaginação através de histórias de fantasia. Ele também menciona a influência de sua mãe na formação de sua fé. A segunda parte narra a fase em que Lewis se afasta da religião, tornando-se ateu e focando-se em seu conhecimento acadêmico. Ele explora sua busca pela verdade e sua filosofia materialista, mas sente-se cada vez mais insatisfeito com sua visão de mundo. Na terceira parte, Lewis descreve o impacto que a leitura de George MacDonald teve em sua vida. Ele menciona a descoberta da "alegria" como um anseio profundo e inexplicável que o leva a considerar a existência de algo além do materialismo. A última parte do livro aborda a conversão de Lewis ao cristianismo. Ele relata sua amizade com J.R.R. Tolkien e outros membros do grupo literário chamado "Os Inklings", que o influenciaram em sua jornada espiritual. Lewis compartilha como a razão, a imaginação e a experiência pessoal o levaram a abraçar o cristianismo, descrevendo sua experiência como um encontro com a verdade e a alegria.

Alguns dos trechos mais marcantes do livro: "...Sempre me pareceu que todos os prazeres terrestres apontavam para além de si mesmos, ansiando por uma realidade mais plena e duradoura... Aquele que busca a verdade está se esforçando para encontrar um lar... A alegria é o sério negócio do céu... Não há como explicar a alegria; ela é uma coisa nova em cada ocasião e, em cada ocasião, um dia novo... A alegria é o sinal mais claro da presença de Deus... A fé é o ato de se agarrar ao que a razão não pode alcançar... Deus não pode dar-nos felicidade e paz, a menos que Ele mesmo seja a felicidade e a paz... A alegria sempre evoca um desejo por algo além do que está ao nosso alcance..." Esses trechos representam a busca de Lewis pela verdade, a descoberta da alegria como um anseio espiritual e a importância de sua conversão ao cristianismo para encontrar plenitude e significado em sua vida.

Neila Porto 16/11/2023

Bom!
"Surpreendido pela Alegria" é um livro autobiográfico escrito por C. S. Lewis, renomado autor de "As Crônicas de Nárnia". Nesta obra, Lewis narra sua jornada espiritual e intelectual, explorando suas experiências desde a infância até a maturidade. O livro aborda temas como fé, razão, busca por sentido e a descoberta da verdadeira alegria. Com sua prosa envolvente e perspicaz, Lewis nos leva a refletir sobre as questões fundamentais da vida e nos convida a considerar a presença divina em nossas jornadas pessoais. "Surpreendido pela Alegria" é uma obra inspiradora que cativa os leitores com suas reflexões profundas e honestas.

Luzineide 09/07/2023

Surpreendido pela alegria é uma obra auto biográfica deste gigante da literatura universal C.S.Lewis, onde ele retrata sua jornada em busca da alegria e sua conversão ao cristianismo.
A obra é dividida em três partes. A primeira parte retrata a infância e a juventude de Lewis, descrevendo sua criação em uma família religiosa e suas primeiras experiências com a fé. Ele relata sua busca incessante por algo que chamava de "Alegria", . Na segunda parte, Lewis explora sua fase de descrença e ceticismo. Ele descreve como, ao ingressar na Universidade de Oxford, foi influenciado por diferentes filosofias e ideologias que o levaram a rejeitar a religião e a adotar uma visão materialista e ateísta do mundo. E por fim ele descreve seu retorno gradual à fé até encontrar a verdadeira alegria "Deus".
Obra belíssima, vale a pena ler.

Geovana 07/04/2023

Do ateísmo ao cristianismo - eis o menino Clive
Lewis mostra a mente do menino Clive, um garoto introvertido, gordinho, irmão mais novo que perdeu a mãe e depende do pai, que usa a literatura como fuga da realidade e mostra um entusiasmo interessante de criação de mundos. Lewis tem uma sabedoria grande para escrever sobre sentimentos e a mente humana, e é difícil não se identificar com os conflitos do garotinho. Principalmente sobre sua criação religiosa e os questionamentos que ele começou a ter quando cresceu.

É hiper legal ver como a mente de um escritor como ele se forma. A criatividade, a fome de conhecimento, o exemplo de alguém que gosta de ler, a descoberta da ficção e o início do relacionamento com a escrita - ah, isso é capaz de salvar alguém. Como uma estudante de Letras, foi ótimo ver como Lewis se interessou pela literatura na infância e como foi criando referências enquanto crescia.

Outra coisa que me chamou bastante atenção foi a forma como Lewis narrou sua participação na primeira guerra mundial. O humor e a honestidade dele na escrita é maravilhosa. A relação dele com a guerra foi muito mais de um literato do que a de um soldado. Na verdade, é bastante curioso assistir isso persegui-lo por toda vida, até tornar-se de fato um escritor e professor de Oxford. As vezes eu tenho a impressão que a literatura é uma espécie de estrela guia para pessoas assim.

Muito bom descobrir também que ele se converteu sendo ateu e lendo Chersterton durante a guerra, e começou a ser fisgado pelo teísmo através de amigos em Oxford. Lewis é do tipo que é conquistado pela ideia e pelo exemplo, e foi andando com esses amigos que ele começou a pensar “será que eu estou tão certo assim?”. Tem um trecho muito bom que resume tudo: “Chesterton era mais sensato que todos os outros modernos juntos; salvo, é claro, seu cristianismo. Johnson era um dos poucos autores em quem eu sentia poder confiar totalmente; muito curiosamente, ele tinha a mesma esquisitice. Spenser e Milton, por uma estranha coincidência. tinham o mesmo defeito. Mesmo entre os autores antigos, o mesmo paradoxo era encontrado.[…] Por outro lado, os escritores que não sofriam de religião e com quem teoricamente minha simpatia deveria ter sido completa - Shaw. Wells. Mill. Gibbon e Voltaire -, todos pareciam um tanto fracos; gente que na meninice chamávamos de ‘fracotes’” p. 190.

A busca incessante de sentido foi que levou Lewis ao cristianismo: “Eu esperava que o âmago da realidade fosse de tal espécie que a melhor maneira possível de simboliza-lo seria um lugar; em vez disso, descobri ser uma Pessoa.” p. 205.

Simplesmente Alegria é um livro muito rico. Para todos aqueles que tem fome intelectual e desejam algo mais como Lewis, ou para fãs de suas obras ou curiosos de ver um ateu tão rígido narrar a própria rendição a uma fé que julgara tanto. Lewis escreve de forma honesta sobre tudo o que o ser humano é feito. É lindo lindo.

[a resenha pode ter ficado meio desconexa, mas é pq gosto de ir anotando pontos enquanto leio e minhas reflexões são graduais como a de quem vá ler o livro. É somente algo que estou testando]

denianmartini 19/08/2022

Sincero demais, e por isso vale a pena
Achei a biografia um pouco cansativa, isso porque ele usa muitos termos e nomes de autores que são muito específicos pra quem é do meio filosófico, aí fica sempre aquela sensação igual quando a gente ouve uma piada interna. Além disso, como bom autor de fantasia, muitas vezes ele leva frases e frases para descrever ambientes e cenários da sua vida, o que é meio estranho para uma biografia, mas satisfaz que é fã do autor (particularmente, não gosto muito de descrições muito longas e detalhadas). E então, o ápice vem no último capítulo e o livro termina meio abrupto. Passamos a leitura toda esperando por algo e, quando chega, vai embora rápido demais. E, talvez você me pergunte: mesmo assim 5 estrelas. Sim, mesmo assim 5 estrelas, porque essa obra se trata de um homem desnudando sua alma diante das páginas, contando com toda a sinceridade como conheceu a Deus através da (ironicamente ou nem tanto) sinceridade.

Felipe 04/08/2022

Lewis, da infância à conversão
Esta é a autobiografia de um dos autores mais aclamados do cristianismo moderno e, como tal, não estamos diante de uma autobiografia detalhada, mas pautada nas memórias do autor para sua formação intelectual e da desconstrução e construção de sua busca pelo transcendente, chamado sob muitos aspectos pelo autor de Alegria. Senti um certo aceleramento na narrativa e esvaziamento de detalhes justo nos capítulos que contam sobre a sua atração pelo divino até culminar no Deus Encarnado, o Jesus homem e Deus. De qualquer forma, é um livro muito envolvente e vale a pena a jornada!

Roberth 09/03/2022

Mergulhando mais fundo com Eustáquio, Shasta, Brejeiro...
Gente, pra de fato ir além na leitura de Nárnia e ir mais fundo na compreensão de tantos personagens riquíssimos, recomendo fortemente a leitura deste livro!!!

De fato, é um privilégio (e um desafio) percorrer a história da vida de Lewis sob sua própria visão! Tanto de sua produção literária se torna mais clara após essa leitura! Tem tanto de sua própria história nesses personagens citados antes (e em tantos outros, de Digory a Trumpkin) que chega a emocionar...

Não é uma leitura "fácil", afinal são os pensamentos de LEWIS, com todo o background acadêmico, as leituras, as vivências, ali, de forma livre e até poética em vários momentos (como quando fala da Borealidade, que me encantou tanto, ou quando descreve momentos de sua infância com o irmão)... Mas você se sente tão fascinado na imersão que topa o desafio com alegria e acaba se surpreendendo também!

Pra quem é leitor voraz de Lewis, este livro é condição imprescindível para um entendimento mais aprimorado de sua produção!

Estou ainda fascinado com as novas relações fervendo em minha cabeça de sua história de vida, em seus diversos momentos, com aspectos centrais da identidade de tantos personagens das Crônicas... acho que isso vai longe ainda por aqui!

Rafa reis 04/03/2022

A dureza de Deus é suave
"A dureza de Deus é mais suave que a suavidade dos homens, e sua coerção é nossa libertação."

As histórias e testemunhos de conversão que ouvimos na Igreja ou na mídia são sempre extraordinários; histórias de como as pessoas perceberam em um minuto que a vida inteira delas iria mudar com Cristo.

A de Lewis não foi assim, ela foi um processo, foi realmente uma conversão: uma transformação, mudança de direção.

Com as metáforas vívidas e intelectualidade límpida de Lewis, essa história foi diferente de tudo que eu já tinha ouvido ou lido e é fácil se identificar com pelo menos um trecho desse livro, então cuidado para não ser arrastado para o céu e para a alegria como ele foi.

Wesley - @quemleganhamais 23/02/2022

A Alegria
C. S. Lewis é um dos autores cristãos mais lembrados e citados e suas obras influenciaram o mundo cristão moderno.

Essa é a sua autobiografia que relata a sua história de vida até ele encontrar a Alegria.

Em toda sua vida ele fala que busca essa Alegria, porém não sabia como definir. Só na sua maturidade de vida é que tudo fica claro para ele.

Esse livro me fez entender um pouco mais sobre o autor o que para mim é muito válido na hora de ler suas obras. Cada livro escrito o autor deixa suas impressões e conhecer sua vida me ajuda a interpretar essas impressões.

Um relato profundo e não muito fácil caso espere uma leitura fluída. Lewis filósofa a partir da sua vida e discute com o leitor alguns momentos vividos.

Gostei de ter lido e admiro bastante Lewis.

Natha 29/11/2021

Jack Lewis
Jack super me divertiu no começo do livro, rir muito da forma como ele descreveu suas experiências no tempo da escola, embora tenha sido um tempo difícil pra ele.

Mas... A questão é que esse livro aqui não é bem como "Confissão" de Agostinho...não mesmo, eu diria que o chegando para o final ele usou muita figura de linguagem e meio que tirou a emoção da coisa... Agostinho é mais direto, cru e emocionante!

Certo, leia esse livro!

Finalizo com um trecho que eu sei o que ele quis dizer, mas, francamente né ?

"Assim como os ossos secos se batiam e se ajuntavam naquele tenebroso vale de Ezequiel, agora também um teorema filosófico, cerebralmente acalentado, começava a agitar-se e a erguer-se, lançando para longe a mortalha e pondo-se de pé para tornar-se presença viva."

Fim....

nadia.gabriel 06/10/2021

Este livro foi indicado por uma amiga de infância. Achei uma leitura com palavras muito rebuscadas, mas a história é muito boa.

Karla 31/08/2021

C. S. Lewis conta o testemunho de sua vida nesse livro. É lindo ver como Deus agiu ao longo de toda a vida do autor, usando as coisas que ele gostava (como literatura) para criar a inquietação a respeito do que mais há no universo. A resistência interna, a dificuldade em abrir mão das próprias convicções? e, enfim, o despertar. Qualquer pessoa pode se identificar em algum ponto com a história do autor.

suzana.elisa.9 19/07/2021

É uma autobiografia não em ordem cronológica. É como se ele estivesse aqui em casa e no meio da coversa começou a contar sobre sua vida, sobre os fatos mais marcantes que o moldaram a ser que ele é e cotando também de sua busca pela alegria e como foi encontrá-la ( ou melhor, como foi encontrado por ela)

Caroline.Sandin 01/05/2021

Nada melhor que conhecer um autor do que ler ele mesmo se descrevendo . Me surpreendi mais com o humor dele ...