Almanaque de Games

Almanaque de Games Nina C. Rodrigues...

Resenhas -

Renan Caíque 20/04/2021

Almanaque de Games
“Almanaque de Games” é um livro de 2016 da Panda Books, escrito por Anna Carolina Rodrigues, Nathan Fernandes e Victor Bianchin, e conta um pouco da história dos vídeo-games desde a sua origem até o ano em que este livro foi publicado, mas com enfoque nos tempos áureos dos videogames, dos anos 80 ao início dos anos 2000, para os nostálgicos de plantão.
Os autores fizeram uma vasta pesquisa sobre o assunto. Há listas, curiosidades, recordes, dados estatísticos, como os jogos mais vendidos, mais bem avaliados, mais caros, mais relevantes, melhores trilhas sonoras, filmes sobre games, etc, repletas de imagens belíssimas e bastante coloridas. A edição em geral está impecável, com capa dura e ótimo material das páginas.
Há destaque para os jogos clássicos, e fiquei muito feliz ao ver alguns dos meus jogos preferidos e que me marcaram imensamente como “Chrono Trigger”, RPG revolucionário lançado em 1995 para o Super Nintendo; este jogo tem uma das melhores trilhas sonoras dos games e uma história incrível, cheia de reviravoltas, além de diversos mecanismos inovadores. “Super Mario World”, possivelmente o jogo que mais joguei na vida, lançado em 1990, também para o Super Nintendo, e que até hoje continua um jogo lindíssimo. “The Legend of Zelda: Ocarina of Time” (1998-N64), “Castlevania: Symphony of the Night” (1997-PS1) e “Shadow of the Colossus” (2005-PS2). Mas também alguns mais recentes como a obra-prima “The Last of Us” (2013-PS3).
Enfim, apesar de ser um livro focado no público nostálgico, também é uma obra interessante, para quem é leigo e deseja adentrar e conhecer um pouco do mundo deste universo, de forma simples, leve e descontraída. Eu particularmente amei porque os vídeo-games sempre marcaram muito a minha infância, adolescência e até hoje gosto bastante, mas eu nunca havia lido um livro sobre o assunto. Sem dúvidas, eu não poderia ter começado melhor.

site: https://www.instagram.com/renan_tempest/

Hugo.Abreu 20/01/2021

Bonitos encadernação e conteúdo
Conteúdo bem abrangente sobre o tema.Tive até algumas com o livro, ao descobrir ali coisas que nem sabia antes. Porém faço duas ressalvas: ausência notória da série de jogos Guitar Hero e RockBand é vacilo.

Algo que também não entendi foi incluírem console Wii (Nintendo) dentro da década de 2010 (!), sendo ele contemporâneo/colocado à parte de XBox 360 e PlaySyation 3. Ainda assim leitura proveitosa aos amantes de videogames =)
Hugo.Abreu 19/04/2021minha estante
*PS - Errata - na verdade Rock Band e Guitar Hero até são citados em exemplos no livro (página 176); não totalmente ausentes como disse antes; acima. Perdão autores...mas mesmo assim, ficaram discretos de mais. Mereciam mais páginas - quem não lembra das guitarras-controle do GH, amplamente usadas-divulgadas na época? Abraço a memória =)

Biblioteca Álvaro Guerra 30/04/2018

O livro faz um registro histórico dos games que conquistaram milhares de fãs de diferentes idades em todo o mundo, do Atari ao Pokémon GO. São mais de duzentas páginas ricamente ilustradas, repletas de informações, números e curiosidades sobre o universo dos videogames.

Empreste esse livro na biblioteca pública

site: http://bibliotecacircula.prefeitura.sp.gov.br/pesquisa/isbn/9788578886080