Caixa Rubem Braga. Crônicas

Caixa Rubem Braga. Crônicas Rubem Braga

Resenhas -

DTK 07/10/2021

As crônicas dividem-se em três seções:
1. Política brasileira
2. Arte e artistas
3. Música

Minha sensação predominante ao longo da leitura foi de que várias das crônicas seriam muito melhor apreciadas por pessoas da época, sendo muito específicas em seus comentários sobre festivais, políticos menores, exposições, entre outros. O que, claro, faz sentido com a proposta original do gênero, mas prejudica sua graça com o passar do tempo.
Ainda que tenha me permitido um entendimento melhor da personalidade de Rubem Braga e o descobrimento de alguns artistas mais desconhecidos não acho que indicaria a leitura aos meus colegas, sendo ela extensa e pouco gratificante em proporção.

P.S.: caso buscando profundidade leia as crônicas da Clarice, se buscando comicidade dá uma olhada nas do Mário Prata, ambas muito melhores que a presente seleção

Eduardo.Mathias 24/01/2021

Nem tudo que é inédito vale ser visto
Essa será uma resenha Inédita também, porque pareço ser o único que escreveu até aqui uma resenha desse box. Espero que aproveitem, estarei falando de todos os aspectos do livro, mas se tiverem com pressa, pulem pro fim do texto

1. Diagramação
Começo pelo mais fácil que posso elogiar, a diagramação. A diagramação e o cuidado com a edição está perfeito, sem notas quase de rodapé, com textos ótimos na integra e apresentado sem gerar cansaço aos olhos

2.Organização
Diferente da diagramação, a organização é um problemaço. Começo com a pergunta: A quem o box se dedica?
Temos livros de esferas que apesar de parecer complementares ( Politica, Pintura e Musica) acabam não sendo. Parecem excludentes entre si. Tirando Política, os outros dois livros do box parecem destinar apenas a quem guarda um gosto muito especiais aos outros assuntos referentes
Como diz o editor até do livro de Pintura, ele gostaria de publicar o "Os Segredos Todos de Djanira" separado, e deveria! É o livro fora do consenso entre todos ali e o mais cansativo para quem não tem um olho afiado para pintura
O Box não se decide quem deveria ser o público alvo a comprar esse box ou espera que todos que comprem sejam afiados em Politica, musica e pintura brasileira

3. Qualidade dos textos
Em palavras curtas, os textos inéditos publicados não são bons, nem ruins
Mas parece que depois de tudo publicado de Rubem Braga, sobrou a xepa
Uma xepa ainda bem gostosa de ler as vezes por causa da magia do Bragão, mas outras vezes intragável
A organização dos textos dentro de cada livro também não ajuda

Ok, fim, e pros que leriam só aqui, vai o resumo:

Um livro não conciso e meio desorganizado
Mostra a todos que nem tudo que é inédito é precioso
Bilhete a um candidato = Bom, porém raso
Os Segredos Todos de Djanira = Deslocado, chato para mim. Organizado de um modo ruim.
Os Moços Cantam = Ok, talvez não a melhor coisa. Organizado de um modo médio