A trégua

A trégua Mario Benedetti

Resenhas - A Trégua

Wilza.Alves 23/10/2022

Santomé tem falas problemáticas, isso é fato, mas também temos que entender quando foi escrito e qual sua ambientação. Deixando as problemáticas de lado, temos uma história profunda, que é muito mais que uma simples história de amor. Recomendo a leitura, minha primeira experiência com a TAG curadoria já começou com o pé direito.

Jacy.Antunes 17/10/2022

Café Las Missiones
É na escrita do seu diário que o contador Salomé se revela.

Viúvo,  pai de três filhos adultos, ele inicia um diário para relatar seu último ano de trabalho antes da aposentadoria.

No diário, em alguns momentos irônicos, conhecemos seu cotidiano e seus questionamentos a partir do seu envolvimento com uma jovem no escritório.

Ambientado em Montevideu o livro tem o seu valor,  e apesar do final apressado serviu para conhecer o autor, também poeta.

O livro foi escrito no Café Las Missiones em Montevideu, endereço anotado para conhecer quando visitar o país.

Erica.Barone 14/10/2022

Antes de ler o livro, li algumas resenhas e impressionou o incômodo das pessoas em relação ao protagonista, um senhor de meia idade, medíocre, machista e homofóbico. Para mim, o personagem é perfeito em sua imperfeição. Acredito que o autor retratou com absoluta fidelidade o homem médio de sua época, com um emprego maçante e uma vida vulgar. Embora pareça tedioso, o livro é interessante em sua simplicidade e desperta inúmeras reflexões filosóficas.

diennifercb 05/10/2022

Polêmico
Esse aqui é um livro muito bom, porém, divide muitas opiniões, e acredito que ainda mais porque ele é escrito sob uma visão bem machista do personagem principal, e nos coloca em um dualismo de: será que devo torcer pela felicidade dele, visto as circunstâncias dessa situação? Mas, no fim, essa obra acaba sendo uma história muito bonita sobre recomeços, e nos faz refletir sobre a velhice, sobre o ócio, sobre a normalidade de um cotidiano comum e ordinário e seus conflitos. Ele é escrito no formato de diário, o que me agrada, porque parece que nos deixa mais próximos dos personagens, e parece que estamos inseridos naquele enredo. Em alguns momentos, a leitura fica bem tediosa e arrastada, mas me pergunto também se não era a intenção do autor com essa história. É um ótimo livro, e tem um final bem doloroso.

FláRocha 28/09/2022

Um clássico fácil de ler
Apesar de todo o machismo e preconceitos que caracterizam a personagem, a abordagem da possibilidade de recomeço em qualquer idade é bem interessante. O livro é escrito em forma de diário, de leitura fácil, mas ao mesmo tempo bastante profunda. O protagonista perde a mulher quando os filhos eram pequenos. Hoje são jovens adultos e ele está perto da aposentadoria, apenas deixando os dias passarem. Até que ele resolve dar uma nova chance ao amor. Não se iluda, o romance é apenas o pano de fundo para reflexões? mais complexas sobre a vida.

Anne 23/09/2022

A trégua
Gosto bastante dos livros em formato de diário, sinto que me deixa mais próxima do personagem. No decorrer da leitura é difícil saber o que sentir, devido algumas opiniões meio absurdas do narrador e personagem principal, porém confesso que o final do livro me deixou profundamente triste

Thimsilva 05/09/2022

A trégua é um livro incômodo. Deixa o leitor dividido... Afinal, é certo torcer a favor do final feliz para alguém de opiniões, comentários e visões de mundo tão absurdas como Martin Santomé? Ao mesmo tempo, é certo torcer contra? Enquanto nos degladiamos entre sentimentos, vamos sendo confidentes e testemunhando o desenrolar dessa história simples mas também complexa em vários níveis, que prende e não solta até o fim.

Renata Barreto 04/09/2022

Esse é meu tipo favorito de livro. Fala de uma vida comum, cheia de coisas interessantes, como as vidas "comuns" são. Trata da felicidade como uma tregua e cabe a cada um fazer suas escolhas e apostas nesses intervalos da vida...

Matheus Duarte 24/08/2022

É uma história de amor que nos mostra como uma pessoa pode trazer luz a sua escuridão . Ou melhor, uma ?trégua?.
E, apesar dos preconceitos do protagonista, machismo, homofobia etc, uma certa empatia me apareceu.
Tirando esses ?por menores?, foi uma das minhas melhores leituras do ano.

Felipe 30/07/2022

Polêmico
Leitura envolvente, que prende do início ao fim. Porém, um tanto perturbadora, incômoda, pois o personagem central é machista e extremamente homofóbico. Ainda assim, vale a pena ler, é uma grande obra.

Isa 24/07/2022

Datado
Não entendo como A Trégua é um livro tão favorito de tantas pessoas queridas por mim. Personagem opaco, leitura arrastada, mas vence o carisma ao explicar que a felicidade é quase uma trégua da vida. Não foi a experiência mais memorável do ano, mas ainda assim, foi uma feliz leitura.

Diego 13/07/2022

A vida
Um livro agradável, que trata de muitas nuances da vida e dos relacionamentos.
Com 50 anos completados há não muito tempo, me identifiquei um pouco com o personagem principal.
Gostei da leitura, mas me indignei um pouco no final.
Juu Melo 20/07/2022minha estante
Já me indicaram muito esse livro, mas sempre me alertam que o final não é tão bom.

Diego 20/07/2022minha estante
Realmente, não é. Não falo mais para não dar spoiler?
Mas eu achei boa a leitura.

Jéssika 10/07/2022

O Deus de que preciso
Preciso de um Deus com quem dialogar, um Deus em quem possa buscar amparo, um Deus que me responda quando eu o interrogo, quando o metralho com minhas dúvidas. Se Deus é a Totalidade, a Grande
Coerência, se Deus é só a energia que mantém vivo o Universo, se é algo tão incomensuravelmente infinito, o que lhe posso importar, eu, um átomo precariamente
encarapitado num insignificante piolho do seu Reino? Não me importa ser um átomo do último piolho do seu Reino; importa-me que Deus esteja ao meu alcance, importa-me apreendè-lo, não com minhas mãos, claro, nem sequer com meu raciocínio. Importa-me apreendê-lo com meu coração.

Leiliane R. Falcão 10/07/2022

Meu Deus. Meu Deus.
"Há uma espécie de reflexo automático nisso de falar da morte e em seguida olhar o relógio."

"A tregua" é um dos livros mais tristes que já li. Não sei se estava no momento certo de vida pra ler este livro, mas o fato é que esta obra do uruguaio Benedetti me doeu tanto quanto levar uma rasteira.
A história do Sr. Salomé, contada aqui em forma de diário, tem algo de comum e até de ordinário. Um viúvo pai de 3 filhos adultos, machista, homofóbico, nada politizado, que trabalha no emprego mais enfadonho do mundo. Até o dia em que ele se enxerga apaixonado por uma moça também ordinária, Laura Avellaneda. E é aí que, de fato, a tregua se inicia.
Esta foi uma leitura que me conquistou e me cativou do primeiro parágrafo até o último. Mario Benedetti é um dos medalhões da literatura uruguaia, e este livro merece ser lido por todos aqueles que buscam um livro profundo com uma boa dose de tristeza e pessimismo.
Joao 10/07/2022minha estante
Com essa recomendação, eu fiquei bem curioso rsrsrs.