Os Livros Apócrifos

Os Livros Apócrifos Bia Machado

Resenhas - Os Livros Apócrifos

Davenir - Diário de Anarres 15/01/2019

Antologia de fato! (e não um ajuntamento de contos)
"Os livros apócrifos: antologia de histórias inspiradas na Bíblia" da Editora Cáligo é uma coleção ousada de contos tirados da mitologia cristã, muitas vezes subvertendo acontecimentos conhecidos mostrando versões alternativas de episódios conhecidos, algo parecido com a História Alterativa na Ficção Científica, mas aqui com acontecimentos mitológicos. Há também, releituras nos tempos modernos, climas conspiratórios e romances acalorados. As leituras são muito variadas muito bem distribuídas nos oito contos dessa coleção. Vamos olhar cada conto individualmente, antes do conjunto:

Metamorfoses (Raione L. P.): Pavel é um agente de Estado na Checoslováquia em plena guerra fria que fica obcecado por manuscritos apócrifos escritos pelo próprio Jesus de Nazaré. Conto ambienta muito bem o clima de intrigas palacianas, delações que podiam levar uma condenação a morte, deixam o clima pesado. O que já é um atrativo do conto em si. As revelações de Jesus feitas a Judas são interessantes e entram muito bem no clima do conto contraponto a religião e o comunismo do país naquela época.

O Irmão mais novo (Rubem Cabral): Caim deveria matar Abel para mostrar como a inveja e o assassinato são pecados abomináveis, mas nesse conto Abel encontra uma oportunidade de mudar seu destino para salvar seu irmão do exílio e de si próprio. O autor vai longe na criatividade da história, invadindo os meandros da mitologia cristã e nos entregando uma história surpreendente.

Os três dias (Fábio Baptista): O que teria acontecido no intervalo de 3 dias entre a morte e ressurreição de Jesus? O conto preenche essa lacuna com um texto leve, fluido com boas doses de sarcasmo pelo personagem Lúcifer que rouba a cena. A introdução com os homens que foram crucificados ao lado de Jesus também é muito bem feita e enlaçada na narrativa ao longo do conto.

A Torre de Nimrod (Valentina Silva Ferreira): Versão alternativa da Torre de Babel, que é o mito usado para explicar as muitas línguas que nós usamos. Na versão da autora Deus está fraco demais para impedir os planos do Rei Nimrod que ordena a construção da torre. O conto nos prende para sabermos até quão longe os planos do rei vão.

Epístola de Pilatos (José Geraldo Gouvêa): Pitatos assume a narrativa, em primeira pessoa, deste momento decisivo na vida de Jesus de Nazaré quando é oferecido o perdão para um de três criminosos na Páscoa, mas algo sai diferente do conhecido na Bíblia. A escrita ganha muita personalidade pela personalidade de Pilatos e a visão romana dos acontecimentos em forma de carta.

Salomão e a Rainha das Luzes (Cláudia Roberta Angst): O conto dá vida e cor numa versão romântica do encontro entre a Rainha de Sabá (Makeda) e o Rei Salomão. Na bíblia, não há referência do romance entre os dois mas na tradição etíope (onde acredita-se que tenha se localizado o reino de Sabá) além do romance, um filho também foi gerado desse encontro e é essa versão popular e levemente picante, que a autora desenvolve o romance do conto.

O Evangelho Sangreal (Bia Machado): Conto curto onde é exposta a visão de Maria Madalena sobre o material apócrifo mais conhecido dos últimos tempos: A evidência de que Jesus e Maria Madalena fossem um casal com filhos. A narrativa em primeira pessoa tem aquele clima bacana de revelação e "bastidores" desse segredo que dão um tempero especial ao conto.

A Escada de Jafar (Gustavo Araújo): Voltamos aos tempos modernos, na Palestina sitiada por Israel onde temos uma versão da conhecida história de Esáu e Jacó, aqui Namir e Jafar, onde a transposição dos momentos principais com a modernidade e a questão Israel/Palestina foi feita com muito apuro histórico, sem perder a emoção do drama familiar. O autor sabe trazer o sentimento na sua escrita como constatamos na resenha que fiz do seu romance, Pretérito Perfeito.

Vem (Diogo Bernadelli): Para encerrar a antologia, o Apocalipse cristão, trazido para o que sobrou das terras brasileiras na pele dos últimos sobreviventes abandonados numa comuna, que vive num prédio abandonado mas não estão sozinhos. O conto traz uma atmosfera intimista onde a falta de esperança toma conta de tudo. Confesso que achei o final um pouco confuso mas também não sei estimar até onde a falta de leitura minha desta parte da bíblia interferiu.

A edição tem abordagens bem variadas, mas todas foram muito bem escritas. A pouca quantidade de contos mostra que não é um livro com páginas demais. Cada conto ajuda a integrar um conjunto de abordagens muito bacanas da bíblia. Tudo isso numa edição física muito bonita, com capa, letras em formatação que brincam com a estética de documentos sagrados antigos. Sei como é difícil ao leitor aceitar recomendações de coletâneas, pois não faltam edições de vanity press pagas (que compromete a qualidade), que além de possuírem temas genéricos que costumam ser ignorados para caber mais gente. Contudo, aqui temos uma pérola em meio a tantas coisas de genéricas por ai e eu recomendo muito.

Link para o site de venda do livro: https://caligo.lojaintegrada.com.br/os-livros-apocrifos-antologia-rubem-cabral-org

Claudia Angst 14/11/2016

E se...?
A palavra “apócrifo”, do grego apokrypha, significa: “oculto”, “escondido”. Termo empregado para designar livros, documentos não canônicos, textos que foram suprimidos, ao longo dos séculos, tanto no Antigo quanto no Novo Evangelho.

Idealizada e organizada por Rubem Cabral, a antologia Os Livros Apócrifos (Caligo Editora Ltda, 2016, 186 páginas) reúne contos de nove autores diferentes. A edição, com a capa lindíssima assinada por Pedro Viana, apresenta a qualidade já esperada. O conteúdo não deixa nada a desejar, muito pelo contrário.

Por ser um conjunto de textos de diferentes autores, a antologia não segue um estilo de escrita definido. Não há homogeneidade de contos, pois cada texto aborda um recorte bíblico, com uma visão particular de fatos não relatados nas escrituras.

A proposta de Os Livros Apócrifos consiste em criar narrativas baseadas nos muitos livros que não foram considerados como parte do cânone bíblico, como, por exemplo, o “Apocalipse de Moisés”, “O Evangelho Armênio da Infância de Jesus”. Para isso, os autores usufruíram de total liberdade ao retratar fatos com visões completamente diferentes dos textos que compõem a Bíblia “oficial”.

As inúmeras possibilidades de criação contribuíram para que os nove autores apresentassem contos surpreendentes. Cada conto apresenta uma versão alternativa, simbolizando um texto apócrifo singular, um pergaminho ainda perdido no tempo e no espaço.

Relação de contos e autores:

Metamorfoses – Raione LP
Salomão e a Rainha das Luzes – Claudia Roberta Angst
O Evangelho Sangreal – Bia Machado
A Escada de Jafar – Gustavo Araújo
Vem – Diogo Bernadelli

De Jesus ao Rei Salomão, passando pelos mais variados e marcantes personagens bíblicos como Pilatos, Maria Madalena, Esaú e Jacó, os contos abordam temática inspirada na Bíblia, sendo que cada autor utilizou um tom próprio para criar o seu texto. Alguns escritores revelaram-se mais densos, enquanto outros foram mais irônicos.

Pode-se encontrar nas páginas desta antologia, tanto irreverência e ironia, quanto pinceladas filosóficas, romance e questionamentos. Há, também, relatos inspirados em uma realidade obscura, com a tentativa de humanização dos personagens.

O leitor não encontrará uma tentativa de superação, nem mesmo comparação, do estilo bíblico. As vertentes de criação foram as mais variadas possíveis: história alternativa, ficção científica, romance, mitologia inventada, etc.

Nove autores e alguns segredos. O leitor é convidado a viajar nas possibilidades do “E se...”, sem se ater a preconceitos de crença, desvendando o mistério de cada personagem segundo sua própria percepção. Lembrando sempre que este é um livro de ficção.

Afinal, o que pode ser considerado real e o que foi inventado? Qual é a sua verdade? E se...?

Cotação: *****

site: http://caligo.lojaintegrada.com.br/os-livros-apocrifos-antologia-rubem-cabral-org-pre-venda