Nova Gramática do Português Contemporâneo

Nova Gramática do Português Contemporâneo Celso Cunha...

Resenhas -

laura2290 31/08/2023

Literalmente oitocentas páginas sobre a gramática portuguesa
Como nosso idioma é extenso e cheio de regrinha. Não acredito que li um livro de oitocentas página sobre a língua portuguesa sendo que já tinha lido outro de seiscentas e poucas páginas sobre o mesmo assunto (por que eu invento?).
Os conteúdos são bem explicados, que EU achei de fácil entendimento. Gostei como o livro têm várias tabelas e esquemas com exemplos e explicações sobre os conteúdos trazidos ? tabelas de pronomes, verbos, etc. Ótimo para pesquisa (que foi o propósito que usei), pois essa edição foi publicada em 2021, então está atualizado de acordo com a nova gramática portuguesa.
Se tu estás a fazer um projeto de pesquisa e por acaso precisa saber tudo sobre tudo do português (meu caso), ou se tu és meio estranho e doido da cabeça e QUER ler oitocentas páginas sobre o assunto por vontade própria, recomendo.
(Se você não se encaixa em nenhum desses critérios, não inventa e só lê um livro ?normal? mesmo; é o que eu queria para mim mesma).

Gracielle 03/07/2022

Recomendo
Recomendo esse livro para todos aquele que desejam estudar a língua portuguesa. Ela é maravilhoso para quem é estudante de letras, vestibulares, concursos, entre outros.

Marcus Oliver 27/07/2022

Completa, didática e excelente
Mesmo sendo muito didática e cheia de exemplos, é preciso estar avisado que se trata de uma gramática normativa extremamente densa e vai requerer, de você leitor, bem mais. É um livro mais recomendado para professores de língua portuguesa e profissionais da área de Letras, mas nada impede que um leigo posso utilizá-la como material de estudo e aprimoramento na língua portuguesa, aliás, é um material excelente para começar o aprimoramento da escrita pessoal.
Esta gramática tem um foco na morfossintaxe, isto é, vai ensinar sobre as características classes de palavras e a sua relação com os termos de uma oração (sujeito, predicado, etc.).
Esse método é perfeito, pois, entende-se de maneira pormenorizada desde o que compõem uma palavra até o seu uso em frases que continuarão um texto.
Apesar de levar suas análises até as orações, lembre-se que se trata de uma gramática e não um livro sobre produção textual ou técnicas de melhorias de escrita. Como uma gramática ela deixará o leitor mais familiarizado com as ferramentas que a língua oferece, desta forma, se o leitor ler e realmente estudar o texto, será notável a diferença de seus textos; pois se começa a não pensar em certo e errado; mas como utilizar as ferramentas da língua para criar seu próprio estilo de escrita que possa ser incorporado em textos formais e informais.
É preciso lembrar que essa gramática tem um foco na norma, ou seja, mais próxima do que diz o Acordo Ortográfico, consequentemente, mais à portuguesa; então um brasileiro pode estranhar algumas regras e notar que nunca havia escrito, escreve ou escreverá daquela forma, por isso, vale o bom senso na hora de adotar uma regra a sua maneira de escrita pessoal.
Demorei para terminar o livro, pois utilizei ele como referência para minhas aulas, reiterando que é um excelente material para professores e profissionais da área de Letras.