Diário das Coincidências

Resenhas -

Alle_Marques 24/12/2023

Diário de Reflexões!
...
[...] Depois daquela primeira viagem de avião, outras vieram, para todos os cantos do planeta, muitas a passeio, a maioria a trabalho. Às vezes, mal desfazia uma mala, já começava a arrumar outra. Assim, ele ia se desfazendo do menino que fora, sujando-se inteiramente de mundo. [...]
...
Pelo título e como não costumo ler sinopses, deduzi que seria uma antologia, uma daquelas obras que reúnem acontecimentos surpreendentes vividos por outros, vários contos sobre coincidências, mas com várias pessoas diferentes, mas me enganei, é tudo sobre a mesma pessoa ou conhecidos seus, e mesmo não sendo ruim, eu preferiria a antologia.

Não conheço o autor, nunca li nada dele, por isso acho que não consegui tirar tanto proveito assim do livro quanto gostaria, ele escreve bem, tem um jeito leve e poético, mas a obra em si é bem mais pessoal do que imaginei, quase biográfico até, além disso, muitas das histórias parecem muito mais reflexões do autor do que coincidências reais, teve contos que se parar pra pensar qual foi a ‘coincidência da vez’, eu não consigo lembrar de tão insignificante que ela foi, tem sim alguns acasos legais e interessantes, mas no geral é apenas o autor querendo buscar conexões nas coisas, até forçando isso as vezes. Graças a isso mal consegui apreciar a leitura, também não acho que seja o caso de uma releitura salvar, infelizmente não funcionou pra mim.
44° Livro de 2023, 57ª Resenha de 2023
Desafio Skoob 2023

Cristina 05/11/2023

Diário das Coincidências
Esse livro de crônicas foi a minha melhor leitura do ano. Cada narrativa está ligada por uma temática em comum: as coincidências na vida do personagem. A escrita do autor é muito delicada e poética.

Robertss 05/08/2023

Um livro de crônicas rápidas e de certa forma com um pouco de diversão. Quem conhece a escrita do autor já sabe que vai encontrar muita prosa com poesia. Porém, curti mais os seus contos (por exemplo, o livro 'Amores Mínimos') que as suas crônicas nesta obra.

?Ele fechou os olhos. A brisa refrescava seu corpo quente e o som da maré o embalava. Sorveu o ar e, então, sentiu aquele (aquele) aroma de sal. Sorveu outras vezes o ar e exalou-o, devagar, sentindo a certeza, como uma gaivota, pousar em suas mãos. Abriu os olhos e caminhou até a amurada, em frente ao bar. Lá embaixo, algumas pessoas, despertas, riam da água, certeira, que caía sobre sua cabeça.?

gvazzz 07/04/2023

Leitura bem gostosinha e fluida.

?Quase sempre dois pontos se encontram, gerando uma coincidência, depois de percorrerem, cada um à sua maneira, itinerários em linha reta, em forma de espiral, ou fazendo um percurso sinuoso ? não há um vetor padrão, o comando para que se cruzem, entre os milhares de chances improváveis, é regido por regras que ignoramos.?

Renata | @am0r_p0r_livr0s 15/03/2023

Depois de ler “Aos 7 e aos 40” e a “Trilogia do Adeus”, o título desse livro de Carrascoza me aguçou a curiosidade. Sou apaixonada por sua escrita e mais uma vez não me decepcionei.
Esse livro é uma coletânea de micro contos que fala de acasos na vida real. São histórias vividas pelo autor e por pessoas que ele conviveu, eventualidades descritas com memórias cheias de amor e carinho. Mostra que acontecimentos comuns podem guardar surpresas que vão fazer sentido, às vezes, anos depois.
O autor se refere a si próprio como “ele” e eu achei isso o máximo. Adorei os contos os quais ele falou sobre os filhos, o que fez todo sentido para quem leu a Trilogia do Adeus, onde dois dos três livros contam a história dele com os filhos. Eu não cheguei a publicar aqui a resenha sobre essa trilogia pois eu ainda não havia reativado esse IG, mas vou fazer um story linkando com o Facebook, onde ela está publicada.
Bem, mais um livro recomendadíssimo, que emociona demais. João é maravilhoso! Se você ainda não leu nada dele, não deixe passar. Não vai se arrepender...
Seguem alguns quotes que marquei:
“Amor não é mistério, é gosto continuado na rotina, e tornado ainda mais vivo pela história dessa mesma rotina.”
“A vida, o tempo todo, deixa bilhetes, como pedaços de pão ou sementes, por onde ele passa. Mas poucas vezes os seus melhores olhos o notaram, e, se perceberam, aos desdobrá-los para ler o recado ali contido, não entenderam o seu texto.”
“Ama-se pelos defeitos (que percebemos nos outros e, compassivos, perdoamos) mais do que pelas qualidades (que podem saltar aos olhos, mas, a um deslize, nos desmascaram).”
“...só se pode dar a outra pessoa algo que, de certa forma, já lhe pertence. E, se assim era, no outro extremo era correto pensar que se perde sempre o que nunca foi inteiramente nosso.”

Daniana.Bittencourt 10/01/2023

Para mim não fluiu...
O livro é curto, repleto de pequenas histórias que envolvem coincidências. Mas para mim não fluiu. Levei dias para terminar porque não me envolvi.

Michelle 18/12/2022

Diário das coincidências
"Se a generosidade é a ponta de um novelo, a gratidão é a outra, que com ela coincide, quando no meio há afetos". (pág 107)

Robs 16/11/2022

Quanta coincidência é possível viver, é destino, é Deus ou só coincidência, histórias tranquilas... Um livro leve

Mari 20/10/2022

Não sou muito fã de poesia, mas esse livro trouxe bastante reflexões sobre o dia a dia. Achei bem divertido. Vale a pena ler.

MarcosQz 27/04/2022

A escrita do João Anzanello é única. Uma escrita leve, vai prendendo a gente aos poucos, cada palavra é lida com prazer, com calma. Essas coincidências até parecem ser contadas durante uma conversa com amigo, todas prazerosas, todas com algo de mítico.
Confesso que algumas parecem surreais demais, uma ficção, mas o mundo é o que é e as pessoas estão vivas, vivendo suas histórias, com coincidências ou não.
Mais um ótimo livro que leio do João, mais um que me cativa e deixa várias frases, vários trechos na memória.

Andreia.Kohut 30/01/2022

Usando palavras que envolvem e emocionam, o autor conta coincidências que aconteceram com ele ou a ele foram contadas. Retalhos da vida que constroem quem se é.

Edson Camara 28/12/2021

Uma leitura divertida
O conceito e a ideia são interessantes e é um livro gostoso de ler recheado de cronicas rapidas relatando experiencias de vida do autor e suas coincidencias.
Gostei muito, embora algumas das coincidencias, digamos, são conicidentes demais para acreditar, mas confio na boa fé do autor e vou dar tudo por verdadeiro.
É uma leitura divertida de qualquer forma.

JoiceCoutinho 19/07/2021

Uma reunião de contos, que logo no início cativam o leitor, com uma escrita fluida, sensível e poética.

@freitas.fff 18/07/2021

Coincidências e confidências de João
Mundos inteiros de encontros, afetos e epifanias em doses homeopáticas nesta "biografia poética" do autor.

Neste livro João entrega a si mesmo nas mãos do leitor. Através de seus micro contos, que possuem em comum apenas as coincidências fantásticas que ao autor viveu, sentiu, guardou e hoje nos dá.

É um presente. Por meio das pequenas, porém marcantes, narrativas, aprendemos um pouco sobre como seus livros foram criados, de onde surgiram alguns starts e suas personagens, e que dores movem a caneta de João com tanta delicadeza e respeito as coisas verdadeiras da vida, de se viver.

Narrando a si mesmo como "ele", o autor nos abraça mais uma vez, agora com os seus próprios braços. Tudo sempre lindamente escrito, com o olhar de João para as miudezas grandiosas da vida que só a sua prosa poética e metafórica lhes garantem o devido valor, transformando-as em formas mais fiéis de se enxergar a realidade.