Trabalhe 4 Horas por Semana

Trabalhe 4 Horas por Semana Timothy Ferriss

Resenhas - Trabalhe 4 Horas por Semana

sidneimiranda 12/05/2010

Trabalhe 4 horas por semana.
Confesso que comprei esse livro não só pela capa, mas pelo conteúdo que muito me instigou a saber o verdadeiro pulo do gato do autor.
E também quero confessar que quase até a metade da leitura do texto encontrei-me longe do perfil de pessoa capaz de tal feito conforme proposto pelo Tim.
Não conseguia me ver entendendo como seria possível realizar certas dicas, e algumas, é claro, achei básicas, ainda que não as utilizasse. Só após a metade do livro é que eu comecei a me encontrar.
Afirmo isso como forma de comprovar que a mentalidade de empregado e a vivência como trabalhador de mais de 40 horas por semana é algo completamente enraizado em minha cultura pessoal.
Quero voltar a ler o livro para ver como me saio na próxima vez. Penso em adotar seus princípios, dicas, regras e conceitos, inclusive criando algum produto que me seja como um veículo para uma liberdade conforme descrito pelo autor.
Quero afirmar com todas as letras que eu "acredito" ser possível realizar tal feito conforme descrito no livro. Daí a conseguir já são outros quinhentos (livros?).
Muriel 13/07/2013minha estante
Pois é amigo, essa cultura das 40 horas esta impregnada na cabeça de praticamente, todo mundo... Exceto esses doidos igual ao Tim :D. Depois de algumas páginas comecei a apreciar os métodos dele, mal posso esperar pela minha primeira miniaposentadoria rsrs!

Digão 10/09/2013minha estante
Li também e concordo com vossa senhoria ao dizer que conseguir são " outros quinhentos"

Milk 12/06/2015minha estante
Sidnei,

Como o próprio autor diz no livro, vários princípios dele podem ser aplicados por qualquer pessoa, independentemente se quer ser empresário ou não. Eu particularmente não tenho o menor interesse de me tornar empresário como ele é. Mesmo assim, muitas dicas dele de como ver e me relacionar com o mundo me agradaram muito. O livro não dá uma receita única de como ser feliz, portanto te sugiro pensar em aplicar as dicas ao teu perfil de pessoa e profissional, e não tentar fazer necessariamente como ele fez. "Fazer o que ele fez" é muito possível, porque ele não ensina somente a ser um empresário a distância. Mas para isto é necessário nosso esforço pessoal e "sorte", já que nem todos que tentam, conseguem. Assim como ele tentou muitas vezes sem sucesso. Dê uma olhada na resenha de Alex, aqui embaixo. Compartilho bastante a interpretação dele.

Eduardo 13/04/2017minha estante
Assim como em Pai Rico e Pai Pobre o livro te estimula a buscar outras formas de renda e a não considerar o salário um "eldorado", ainda mais aqui no Brasil com esse endeusamento ao setor público onde se busca "estabilidade" e se aceita prestar serviços de pouca qualidade. Trabalhar 4h por dia é o incentivo a cultura do empreeendedorismo, e no caso do Tim do automatismo como aliado de uma vida menos voltada para o vencer ou vencer impregnado no mercado capitalista e na recuperação do recurso mais precioso e escasso do mundo hoje, o tempo. È uma leitura inspiradora que mudou a minha cabeça de "funcionário padrão", recomendo principalmente aos mais jovens, pois esses possuem o recurso do tempo em abundância, aproveitem a leitura.

Alex 14/05/2012

Não é bom pelo conteúdo, mas pelo raciocínio que nos estimula...

O livro em si, considerando-o do início ao fim, não chega a ser bom.

O propósito e estilo de vida, as oportunidades percebidas e sugeridas são um tanto quanto "exóticos" e com uma ligeira distância da nossa realidade no Brasil, salvo pouquíssimas exceções.

Entretanto, o livro vale a pena de ser lido!

Parece contraditório, mas não é. Acontece que no livro há muitas dicas para aumento e melhoria da sua produtividade que são realmente eficazes. Uma visão orientada para objetivos e para a objetividade em suas ações que vale a pena ler e seguir.

As ressalvas são mais para a parte "final" do livro, mas você terá de ler para entender! :-)

Fabianne.Pontes 24/02/2020

Tim Ferris
Um livro cheio de conteúdo de qualidade, sem promessas ilusórias, bem realista! Indicaria mil vezes além de sempre reler em busca de motivação!

Danielle 09/03/2020

Dicas boas
Me chamou atenção só pelo título, ele dá importância do nosso bem estar e separar do vício do trabalho. Ele dá várias dicas de como fazer esse processo, de fazer trabalho remoto, passo a passo, inclusive o que fazer no tempo livre. Fomos ensinadas que devemos só aproveitar a vida na aposentadoria depois de décadas de trabalho árduo, o que não faz nenhum sentido, pois, além de energia bem limitada por conta da velhice, também enfraquece as relações sociais (casamento, filhos, amigos) por não ter tempo. Esse livro mostra que é possível fazer mini-aposentadoria todo ano e ainda ter alta produtividade no trabalho e ainda melhorar as relações sociais.

Dani 12/02/2020

Leitura meio maçante. Não fez muito sentido pra mim.

Thais.Classe 11/06/2020

Me surpreendeu!
Eu já li vários livros de finanças, aperfeiçoamento pessoal e etc, e cheguei nesse por ser uma obra famosa desse ambiente. Cheguei achando que seria mais um livro com as mesmas coisas dos demais, mas na verdade trouxe uma visão bastante diferenciada do assunto. A leitura me pegou de cara e fiquei muito surpresa positivamente com isso.

Fábio Perrucci 21/05/2020

Um manual de otimização e gestão do tempo
O livro "Trabalhe 4 horas por semana", de Timothy Ferriss, da Editora Planeta do Brasil, com 242 páginas, é um verdadeiro manual de como otimizar e gerenciar o tempo, um recurso cada vez mais escasso em meio a um mundo dinâmico e fervilhante. Apreender a eliminar atividades desnecessárias, a delegar tarefas, multiplicar recursos e a aproveitar melhor e o tempo livre são as características mais marcantes desse livro que, na verdade, é um grande manual de como é possível viver melhor, sem ficar correndo atrás do próprio rabo!

Sikewiecz 06/01/2011

Muito bom livro.
Sem dúvida, um dos poucos livros que realmente me fez repensar conceitos. Não que eu vá seguir exatamente o que foi proposto, não... O que eu digo é que por trás da estratégia estabelecida pelo autor, há algumas idéias fundamentais para largar certas amarras e curtir melhor nossas vidas. Muito bom livro.

danibrisola 03/12/2014

Esse não é um livro sobre produtividade!
É um livro interessante e que conta bastante coisa que temos que levar para a vida. Mas ao mesmo tempo, às vezes ele foge da realidade e fala algumas coisas que não tem muito a ver com as vontades e as possibilidades da maioria das pessoas. No final, ele conseguiu definir bem o sentido de uma vida feliz: aprender sempre e ajudar aos outros. Gosto também das ideias de miniaposentadorias, mas talvez não aplicaria meu tempo em tantas viagens longas como ele sugere. Um livro pra refletir e para ler sempre que quiser pensar sobre a vida, o trabalho e os objetivos que queremos alcançar. Também há algumas dicas de produtividade, mas não é o foco do livro

Roger Ruiz 25/09/2017

Algumas dicas interessantes, mas...
A parte de terceirizar e liberar tempo fornecem uma perspectiva bem diferente do que estamos acostumados. Há muitas dicas sobre serviços de terceiros, porém voltados para o idioma inglês ou espanhol. Acredito também que mudar a forma de trabalho para remoto depende muito da empresa. Em alguns casos, o melhor então seria buscar outro emprego. Se o livro fosse um limão, acho que, ao espremê-lo, eu aproveitaria uns 30% do suco apenas.

Vanessa 31/05/2020

O livro é muito bom pra reavaliar como está sua vida profissional e também meio que um guia para criar um "emprego online" pq dessa forma seria mais viável "trabalhar 4 horas por semana". Ele te abre a mente para várias coisas e acredito qie seja um livro bom para se ter como guia, do tipo que volta e meia você vai lá e dá uma relida em algo pra dar um outro passo em direção ao seu objetivo.

Doug 21/10/2017

Salvador de sonhos
Este é um livro obrigatório para toda pessoa que sente que há vida além do trabalho das 8h às 18h. Para aqueles inconformados que sabem que algo está errado em suas vidas profissionais mas não tem iniciativa ou coragem pra enfrentar o desconhecido.

Tim Ferriss é um grande visionário do século 21. Neste livro ele nos conscientiza para as inúmeras possibilidades que a tecnologia e a automação podem nos proporcionar; elas são a força motriz para termos rendimentos e performances multiplicados com menos esforço e tempo de trabalho. Tudo isso para termos tempo para fazer o que realmente nos interessa, como viajar, praticar hobbies, passarmos mais tempo com nossa família, etc.

Este livro é literalmente um salvador de sonhos e projetos engavetados pelo cansaço em se lutar contra um mercado de trabalho que ainda não evoluiu. Nuvens se abrirão durante a sua leitura.

Nath Nakaishi 10/03/2020

A desvantagem da moeda desvalorizada
O livro nos contextualiza em um cenário que estamos na famosa “Corrida de Ratos” e percebe isso. Ele nos ajuda a sair dela e explica porque devemos fazer isso.
Outro elemento muito importante é como o autor ilustra a diferença dos acumuladores de dinheiro e dos Novos Ricos.
Em seguida, ajuda a fazer $$ com várias ideias.
Por fim, tenta convencer que tudo bem você ser mais produtivo e ter mais tempo livre. Você não está errado, você não está sendo inútil.

Eu gostei principalmente do autor incentivar a buscar mentores famosos. As pessoas acham que é impossível e por isso nem tentam. E esse conceito se aplica a tantos outros desafios da vida.

Eu gostei muito de além de explicar o que é, ele também dá todas as ferramentas de como fazer.

O único problema é a desvalorização do Real frente ao Dólar.
Por mais que seja "barato" automatizar parte do processo, para nós brasileiros é de se pensar... mas nesse caso, o autor não tem muito a ver com isso.

Ultimamente tenho pensado em algum tipo de entrada em Dólar, mesmo que seja pouco, seria o suficiente para financiar algumas plataformas de automatização e conseguir escalar.

Fernando 08/03/2015

Bom... Para quem está descontente com o atual emprego.
Sim, o livro é muito bom. No começo tem ótimas tiradas para você ficar empolgado, mas depois acaba enrolando, falando mesmo do mesmo. Se você está descontente com seu emprego e está buscando criar seu próprio negocio ou algo do tipo, eu aconselho essa leitura. Mas se você já fez isso, e já está dando os primeiros passos. Acho que não será uma leitura tão agradável. É como um atleta ler um livro de como começar a competir, sendo que ele já está no meio de uma competição. Só é valido para quem ainda não iniciou... Como já dei os primeiros passos, achei meio desnecessário. Mas tem quem agrade ;)

Mario Pordeus 21/12/2016

O autor faz parecer tudo fácil
O livro tem ótimas ideias, tanto é que dei 4 estrelas por ele.

Mas, há de se reconhecer que o autor parte do pressuposto de que você conseguirá fazer tudo que ele aconselha. Ele vai dando o passo a passo para se alcançar determinadas coisas, mas é integralmente possível que o leitor, ao tentar fazê-lo, breque no 1º ou 2º passo, antes de chegar no último.

Ademais, o autor lhe orienta a gerir de forma praticamente passiva o seu negócio/emprego, dá ideias sobre receitas digitais, conceitos interessantes como o de mini aposentadorias, entre outros.

O livro fica meio cansativo e repetitivo. Das 415 páginas, poderia muito bem se reduzir a 2/3 disso.