Trabalhe 4 Horas por Semana

Trabalhe 4 Horas por Semana Timothy Ferriss

Resenhas - Trabalhe 4 Horas por Semana

sidneimiranda 12/05/2010

Trabalhe 4 horas por semana.
Confesso que comprei esse livro não só pela capa, mas pelo conteúdo que muito me instigou a saber o verdadeiro pulo do gato do autor.
E também quero confessar que quase até a metade da leitura do texto encontrei-me longe do perfil de pessoa capaz de tal feito conforme proposto pelo Tim.
Não conseguia me ver entendendo como seria possível realizar certas dicas, e algumas, é claro, achei básicas, ainda que não as utilizasse. Só após a metade do livro é que eu comecei a me encontrar.
Afirmo isso como forma de comprovar que a mentalidade de empregado e a vivência como trabalhador de mais de 40 horas por semana é algo completamente enraizado em minha cultura pessoal.
Quero voltar a ler o livro para ver como me saio na próxima vez. Penso em adotar seus princípios, dicas, regras e conceitos, inclusive criando algum produto que me seja como um veículo para uma liberdade conforme descrito pelo autor.
Quero afirmar com todas as letras que eu "acredito" ser possível realizar tal feito conforme descrito no livro. Daí a conseguir já são outros quinhentos (livros?).
Muriel 13/07/2013minha estante
Pois é amigo, essa cultura das 40 horas esta impregnada na cabeça de praticamente, todo mundo... Exceto esses doidos igual ao Tim :D. Depois de algumas páginas comecei a apreciar os métodos dele, mal posso esperar pela minha primeira miniaposentadoria rsrs!

Digão 10/09/2013minha estante
Li também e concordo com vossa senhoria ao dizer que conseguir são " outros quinhentos"

Milk 12/06/2015minha estante
Sidnei,

Como o próprio autor diz no livro, vários princípios dele podem ser aplicados por qualquer pessoa, independentemente se quer ser empresário ou não. Eu particularmente não tenho o menor interesse de me tornar empresário como ele é. Mesmo assim, muitas dicas dele de como ver e me relacionar com o mundo me agradaram muito. O livro não dá uma receita única de como ser feliz, portanto te sugiro pensar em aplicar as dicas ao teu perfil de pessoa e profissional, e não tentar fazer necessariamente como ele fez. "Fazer o que ele fez" é muito possível, porque ele não ensina somente a ser um empresário a distância. Mas para isto é necessário nosso esforço pessoal e "sorte", já que nem todos que tentam, conseguem. Assim como ele tentou muitas vezes sem sucesso. Dê uma olhada na resenha de Alex, aqui embaixo. Compartilho bastante a interpretação dele.

Eduardo 13/04/2017minha estante
Assim como em Pai Rico e Pai Pobre o livro te estimula a buscar outras formas de renda e a não considerar o salário um "eldorado", ainda mais aqui no Brasil com esse endeusamento ao setor público onde se busca "estabilidade" e se aceita prestar serviços de pouca qualidade. Trabalhar 4h por dia é o incentivo a cultura do empreeendedorismo, e no caso do Tim do automatismo como aliado de uma vida menos voltada para o vencer ou vencer impregnado no mercado capitalista e na recuperação do recurso mais precioso e escasso do mundo hoje, o tempo. È uma leitura inspiradora que mudou a minha cabeça de "funcionário padrão", recomendo principalmente aos mais jovens, pois esses possuem o recurso do tempo em abundância, aproveitem a leitura.

Bárbara 21/07/2020minha estante
Muito legal ver uma resenha de 2010, época em que criaram o Skoob e quando criei meu primeiro perfil e também comentários de outros anos. Gostaria de saber se deu certo para o Sidnei. Estou torcendo para que sim.

Thiago.Mattio 17/12/2020minha estante
Gostaria de recomendar a leitura, aos interessados no tema, de Onze tons de felicidade no trabalho, obra de minha autoria. Desejo uma boa leitura! E fico no aguardo dos feedbacks :)

Mari 08/12/2021

Mesmo que queira trabalhar CLT leia esse livro!
O começo do livro abriu minha mente, tive muitos insights e revi algumas situações do dia a dia, até pensando em como fazer funcionar minha empresa quando ela atingir cada um dos projetos. Este livro é uma aula para quem quer emprender, quem é chefe, funcionário ou busca uma direção.

Vale a pena. Se permita, tenho certeza que vai te ajudar em qualquer sonho/projeto.

Thiago Martins 09/09/2021

O guia de como ser bem sucedido sem se matar de trabalhar
Basicamente o livro se trata de dicas de produtividade,e como você pode trabalhar menos e ganhar mais.

"Nossa cultura tende a recompensar o sacrifício pessoal em vez da produtividade pessoal. Menos trabalho não significa preguiça."

Ana 13/01/2021

Esse livro é o tal do "tem, mas acabou". Lembro que não gostei muito dele porque as coisas que o autor fala parecem se adequar a toda vida e qualquer pessoa, mas é pura influência neoliberal. Não caiam nisso. APESAR DE TUDO, achei esses trechos marcados e creio que seja importante salvar. Não recomendo.

1. "Se você acredita que pode mudar — se faz disso um hábito —, a mudança se torna real. Este é o verdadeiro poder do hábito: a revelação de que seus hábitos são o que você escolhe que eles sejam" (destaque ou posição 279-281)

2. "O dinheiro se multiplica em valores práticos dependendo do número de Q’s que você controla na sua vida: o que você faz, quando você faz, em que lugar você faz e com quem você faz. Chamo isto de "multiplicador de liberdades"." (destaque ou posição 382-384)

3. "Fazer menos trabalho inútil, de modo que possa focar em coisas de importância maior para você NÃO é preguiça. Isso é difícil para a maioria das pessoas aceitar, porque nossa cultura tende a recompensar o sacrifício pessoal em vez da produtividade pessoal." (destaque ou posição 506-506)

4. "Deus, a vida é uma vagabunda cruel e difícil." (destaque ou posição 573-574)

5. "O que mais tememos normalmente é aquilo que mais precisamos fazer." (destaque ou posição 632-632)

6. "O oposto do amor é a indiferença, e o oposto da felicidade é — eis a conclusão — o tédio." (destaque ou posição 844-845)

7. "Tire o pé do acelerador e lembre-se disso: a maior parte das coisas não faz diferença nenhuma. Estar ocupado é uma forma de preguiça – pensamento preguiçoso e ação indiscriminada." (destaque ou posição 913-914)

8. ""Criamos estresse para nós mesmos porque sentimos que precisamos fazê-lo. Você precisa fazê-lo. Eu não sinto mais isso." OPRAH WINFREY, atriz e apresentadora, The Oprah Winfrey Show." (destaque ou posição 914-916)

9. "O segredo de ter mais tempo é fazer menos coisas; há dois modos de chegar lá, e ambos devem ser usados juntos: (1) definir uma breve lista de coisas a fazer e (2) definir uma lista de coisas para não fazer." (destaque ou posição 924-924)

10. "Simplicidade exige impiedade." (destaque ou posição 941-943)

11. "Se você priorizar suas atividades corretamente, não há necessidade de fazer várias coisas ao mesmo tempo. Isso é um sintoma da "síndrome da tarefa" – fazer mais coisas para se sentir produtivo, ao passo que conclui menos coisas importantes." (destaque ou posição 1268-1269)

12. "É incrível como o QI de alguém parece dobrar logo que você dá a ele responsabilidade e indica que você confia nele." (destaque ou posição 2763-2764)

13. "Não seja melodramático quando não houver necessidade – poucas coisas são tão importantes, particularmente para as pessoas espertas." (destaque ou posição 3013-3016)

14. "Os seres humanos possuem a capacidade de aprender a querer quase todos os objetos materiais concebíveis. Dada, daí, a emergência de uma cultura industrial moderna capaz de produzir praticamente qualquer coisa, a época é propícia a abrir as portas dos depósitos de necessidades infinitas! ... É a versão moderna da Caixa de Pandora, e seus males estão lançados sobre o mundo." JULES HENRY. " (destaque ou posição 3064-3064)

15. "[...] o maior risco na vida não é cometer erros, mas arrepende-se; perder oportunidades." (destaque ou posição 3326-3327)

16. "Excesso de tempo livre não é mais do que fertilizante para pensamentos duvidosos e ciclos mentais infinitos. Subtrair o que é ruim não cria o que é bom." (destaque ou posição 3445-3446)

Fabianne.Pontes 24/02/2020

Tim Ferris
Um livro cheio de conteúdo de qualidade, sem promessas ilusórias, bem realista! Indicaria mil vezes além de sempre reler em busca de motivação!

Cristina117 13/07/2021

Achei uma leitura cansativa do meio para o fim. Repetitiva.
Por várias vezes pulei leitura.
Não recomendaria.

Eichelberg 26/07/2022

Trabalhe 4 horas por semana
Um livro muito bom, cheio de aprendizados, entretanto eu esperava ler algo diferente!

Sua vida tem algum sentido? Você contribui com algo útil para o mundo ou está apenas embaralhando papéis, batucando num teclado e voltando para casa para passar os fins de semana bêbado em frente à televisão?

Raphael.Benfica 15/11/2020

Pra quem quer uma mudança de vida radical.
O livro traz umas dicas interessantes de produtividade e mudanças pessoais.
Mas a maior provocação é uma mudança completa na vida pra você desbravar o mundo e se livrar das amarras do dia a dia.
Não é fácil, mas pra quem tem essa vontade o livro pode ser muito interessante.
Não me vejo fazendo isso, por isso a nota foi razoável.

Rodrigo 08/03/2023

Trabalhe 4 horas por semana
Apesar do título ser provocador, um absurdo, a leitura trás dicas e técnicas que ajudam para quem quer empreender. cada capítulo, é um conhecimento que se dividir dá outros conteúdos fantástico.
Leitura recomendada.

Stefrancisn 23/11/2020

Leitura obrigatória para aspirantes a viajantes do mundo!
Este livro é um dos mais incríveis que já li devido principalmente ao fato de ser uma viajante do mundo e empresária.
Tim ensina vários passos práticos para que seja possível viver e ter sucesso de qualquer lugar do mundo nos livrando das amarras de horário comercial.
Organização e delegação é tudo !
Leitura obrigatória a todos que aspiram por mais tempo livre para fazer o que ama e ainda assim ter sucesso financeiro!

BeToO ... 20/08/2022

Menos é mais.
O livro é bom, traz uma abordagem sobre como podemos viver e aproveitar melhor o nosso tempo, dinheiro e saúde. Afinal, ter um emprego que lhe dê renda e permita que tenha tempo para curtir a vida, a família, viajar, aprender coisas novas, consequentemente, lhe poupará com stress, sobrecarga de trabalha e tudo o que isso traz consigo.
A ideia não é trabalhar menos e sim aproveitar melhor o seu potencial.
Recomendo a leitura, porém em muitos pontos foram difíceis de ler, penso ser desnecessário alguns capítulos. O autor poderia reduzir em uns 40% do total do livro e continuaria excelente só que com uma leitura mais prazerosa.

Madeira 26/04/2021

Um guia prático pra mudar de vida
Apesar de não ser aplicável pra toda realidade, o livro é um relatório com alto valor agregado de planejamento pra quem deseja otimizar suas perspectivas no trabalho! Não se trata somente de teoria ( com aparente nível de surrealismo) é muita dica prática que se colocada em ação, provavelmente gera grandes resultados. A forma e a clareza além do quantitativo de detalhes, torna o livro indubitavelmente um guia prático pra mudar de vida!

Belle 12/11/2020

"Consequências de decisões ruins não melhoram com o tempo"
Trabalhe 4 horas por semana é um "manual" que ensina o leitor a fazer parte do grupo de Novos Ricos, que são pessoas que fazem tudo que as pessoas ricas fazem como viajar muito, mas sem serem realmente ricas. A questão é que muitas pessoas passam a vida inteira trabalhando 8h por dia de segunda a sexta para ficarem ricas o suficiente ou se aposentarem para só então, num futuro distante, possam aproveitar a vida e ter a liberdade de estar onde quiserem. O que o livro traz é uma solução para esse problema.

Para isso, o livro é dividido em definição ( definir seus medos e objetivos), eliminação (eliminar tudo o que não te acrescenta, toma seu tempo e te torna menos eficiente), automação (que torna menos necessária sua presença física no seu trabalho e, as vezes, até na vida pessoal) e liberação (que é por fim a liberdade almejada).

O livro traz ideias e concepções incríveis para quem se encontra nesse ciclo de falta de tempo e/ou dinheiro e quer aproveitar o agora, mas deve ser lido com a mente aberta, já que suas ideias fogem totalmente do padrão. Através de capítulos bem definidos e estruturados, Tim explica como conseguir essa liberdade passo a passo, literalmente.

Trabalhe 4 horas por semana é um livro muito bom, do tipo que você lê uma vez e sempre volta para reler algo e colocar em prática. Acho que a única coisa que me incomodou um pouco foram algumas partes repetitivas, mas, tirando isso, é um livro que eu super recomendo