A História do Brasil Para Quem Tem Pressa

A História do Brasil Para Quem Tem Pressa Marcos Costa

Resenhas -

Valdo.Alencar 17/06/2020

O Brasil possui um longo passado pela frente
Começo esta breve resenha com essa frase arrebatadora de Millôr Fernandez, que apesar de simples, sintetiza fielmente os pouco mais de 500 anos de nossa história. Como o título do livro informa, a obra têm por objetivo apresentar, de forma clara e sucinta, os principais fatos e ocorrências que marcaram nosso país ao longo de sua história, e, como fica evidente, a história da nossa nação é muito pouco diversificada, pois é marcada por momentos que são impulsionados por princípios e idéias que, em geral, se conservam ao longo do tempo, e Marcos Costa nos mostra que qualquer projeção para o futuro da nação deve passar pelo escrutínio das elites econômicas. A proposta do autor é excelente pois condensa os principais acontecimentos de nossa história em um livro de fácil entendimento (qualquer obra detalhada precisaria de muito mais que 200 páginas!). Recomendo a leitura especialmente a pessoas leigas e que possuem pouco conhecimento sobre assuntos envolvendo a história do nosso país.
#ValeaLeitura
Sofi 17/06/2020minha estante
Parece muito interessante, obrigada pela resenha.

Valdo.Alencar 17/06/2020minha estante
Disponha, Sofi.

Elaine 15/06/2020

História do Brasil para quem tem pressa
Um resumão porem com detalhes que muitas vezes não são relatados em sala de aula. Proporcionar uma reflexão de que o pais ainda está em desenvolvimento, que não sabe que caminho trilhar.

Isabela.Labes 14/06/2020

Um livro muito bom pra quem se interessa pela história do Brasil e quer entender como realmente foi. Um ótimo livro pra quem não tem muito embasamento e não sabe por onde começar.

Alana.Morgado 12/06/2020

A História do Brasil para quem tem pressa
O livro trás a história do Brasil desde o descobrimento, pode-se dizer, que até um pouco antes, quando o Brasil ainda estava para ser descoberto e descrevendo toda a situação mundial naquele tempo e o que levou a Portugal a descobrir o Brasil.
A partir do descobrimento, conseguimos enxergar como foi o desenvolvimento do nosso país desde então, e podemos refletir sobre os motivos que fazem nossa politica ser como é e nosso povo estar como está.
Vale bem a pena a leitura, para quem quer, principalmente, relembrar bastante as aulas de História da escola. Importante salientar aqui também que não é um livro bem aprofundado sobre a História do Brasil, então muitas vezes o livro trás alguns fatos que se você não lembra ou não sabe, tem que dar uma pesquisada para entender um pouco do contexto da situação. Mas a leitura é fácil, os fatos são apresentados em uma ordem cronológica que faz a gente ir compreendendo bem toda a história.

Nati.FalcAo 07/06/2020

Muito bom e necessário para entendermos onde começaram as decisões politicamente erradas, individuais e não coletivas. Consequentemente, fica claro o porquê do Brasil ter um péssimo índice de desenvolvimento humano e social.

Amorim 29/05/2020

Essencial
Um livro essencial para adultos que se encontram "esquecidos" das aulas de história na educação básica. Uma boa introdução para irmos mais fundo na história do país em que vivemos.

Karol 27/05/2020

Não tenha pressa!
O conteúdo é bom, mas a leitura não é rápida. Na verdade é bem arrastada.

Alvinho 25/05/2020

Bom pra quem tem pressa.
O livro é interessante, porque aborda de uma forma bem rápida e didática a sucessiva troca de poderes no Brasil, desde sua descoberta. Não busque aqui nenhum aprofundamento, mas uma verdadeira síntese da história do Brasil, especialmente, pelo viés político.

Mirian 11/05/2020

A gente passa a ver o país com outros olhos. O livro ensina bem sobre tudo que aconteceu no Brasil. Vale muito a pena a leitura.

Vinícius 11/05/2020

História a gosto do autor.
O autor se apegou ao que quis e deixou de lado o que não quis. Claro que a proposto é um breve resumo, mas há momentos que foram apagados e outros que foram superexplorados. Na minha opinião, por conta de ideologia. Acho que vale buscar livros um pouco maiores, que são mais completos.

Aefe! 11/05/2020

Ótimo livro. Faz o que se propõe: uma visão panorâmica para leigo da história do Brasil mas com uma boa reflexão. O final é um pouco triste, infelizmente... os dias de hoje... Mas o livro ajuda a entender melhor o país

Almagrafias 06/05/2020

Deixa muitos pontos importantes de fora. Ainda que o intuito seja apresentar em poucas páginas a história do Brasil ,tem pontos em que não fica claro o que o autor quis transmitir resultando na volta ao que já foi lido para encontrar elementos que se ligam formando a teia da história. Darei mais uma chance ao autor no livro sobre mitologia, acredito que o assunto seja melhor sintetizado na proposta dessa coleção " Para quem tem pressa"

Nicole Gonsales 27/04/2020

Bom.
Um livro bom, leitura rápida e bem resumido, pretendo ler mais livros sobre o assunto com certeza.
Amorim 28/04/2020minha estante
Faz jus à proposta? Estava procurando algum do tipo..

Nicole Gonsales 30/04/2020minha estante
É bem resumido se você procura se aprofundar no assunto esse livro não é tão bom, mas ele da uma ?pincelada? em várias partes da história, acredito que por ser curto vale a pena ler.

Amorim 30/04/2020minha estante
Bom, ao menos para introdução, deve mesmo valer a pena. Obrigado!

John 19/04/2020

Bom
Bom livro. Raso, mas essa é a premissa do livro, já que resume cerca de 500 anos em pouco mais de 170 páginas.

Le 14/04/2020

Recomendo
Leitura rápida e fluida, um resumo muito bom sobre a história do Brasil.