A História do Brasil Para Quem Tem Pressa

A História do Brasil Para Quem Tem Pressa Marcos Costa

Resenhas -

Karinne 11/08/2023

Para quem tem pressa é um bom livro, mas para estudar história devemos lembrar que quanto mais informação melhor.

WalterGoncalves 10/08/2023

Brasil em Gotas: História para Espertos Preguiçosos.
O livro é uma mão na roda pra quem quer saber de Brasil sem muito blablablá. Excelente pras cabeças preguiçosas ou pra quem curte um atalho, entendedores entenderão, hehe.
E parece que o autor ligou o radar certo nesse ponto minimalista. Hoje em dia, tem uma galerinha esperta querendo jogar um charme nos assuntos acadêmicos, nesse caso, Marcos Costa deixa menos chato esses assuntos, fazendo o livro entrar nesse clima, do tipo: "Não quer colar na aula? Pelo menos pega um resumo rápido aqui."

Bella Corradi 10/08/2023

Será que temos solução?
Livro bem bacana e rápido de ler sobre os principais fatos políticos e econômicos do Brasil. Um resumo das principais decisões que foram tomadas desde as explorações marítimas europeias até o nosso dia de hoje. Vale a leitura para a reflexão.

InhoDark 31/07/2023

Do jeito que eu esperava...
Um excelente resumo sobre a história do Brasil , nada muito aprofundado porém não deixa de citar acontecimentos importantes e dar alguns pequenos detalhes sobre , uma boa leitura

Diana 29/07/2023

A trilha do dinheiro na história do Brasil
O livro faz um resumo interessante da história do Brasil focando em explicar o que move cada passo político: o dinheiro. Ele conecta grandes marcos históricos com os interesses que promoveram tais mudanças.

É ótimo para compreender como a transformação social tem sido realizada no país, especialmente quando deixa subentendido que não é possível revolucionar se a preocupação primária está em ter o que comer.

Cumpre a promessa de ser rápido, então não tem como reclamar da falta de profundidade de nenhum tema, podendo ser, inclusive, um sumário para pesquisa posterior.

Único ponto que me fez tirar uma estrela da classificação foi a romantização de algumas figuras nacionais. Em alguns momentos, até parece que os holandeses eram bonzinhos e alguns presidentes heróicos.

Somos terra de Macunaíma, onde alguns anti-herois promovem melhorias esporádicas, não sem defeitos terríveis. Claro, estamos todos presos ao sistema e à falha inerente à condição humana, mas isso em um guia crítico embota um pouquinho a mensagem principal.

Feitas minhas considerações, recomendo totalmente a leitura.

Ana Paula 29/07/2023

Razoável
Mesmo o lobo tendo a proposta de ser breve, alguns pontos poderiam ser um pouco mais elaborados, porem, acho que finaliza de uma boa maneira e pode até influenciar o leitor a dr aprofundar nos assuntos futuramente.
andrecasanova.jpg 07/09/2023minha estante
Nao li ainda todo livro, mas no capítulo 2 esse sentimento de "poderia ser mais elaborado", conforme você comentou, foi despertado durante a leitura.

Val 25/07/2023

Livro de uma história resumida do Brasil. Gostei e descobri coisas que não tinha conhecimento. Recomendo a leitura!

AndrA374 18/07/2023

Excelente
Livro muito bom ! Aborda com maestria os principais pontos da história do Brasil ! Com certeza eu recomendo !

Aime 14/07/2023

Vestibular
É o tipo de leitura rápida e objetiva. Precisa fazer uma prova, enem, vestibular, o livro é prefeito para ti, mas se é uma busca por algo detalhado, não é o tipo de livro.
Resumindo o livro é bom.

Rodrigo 06/07/2023

Resumo do resumo
É um bom livro para quem realmente tem pressa. Não tem aprofundamento e você passeia pelas fases do Brasil, desde o descobrimento até o Governo Dilma. É ótimo para refrescar a memória e lembrar que a política do nosso país é falha.

Os projetos de Brasis feitos pelos diferentes partidos não atendem a um único Brasil. Infelizmente?

Thiago468 29/06/2023

Um professor de história que cabe no seu bolso.
Leitura super importante pra quem quer entender um pouco do nosso Brasil !!!!!

No colegial confesso que nunca gostei das aulas de história .... Mas esse autor fez de uma forma tão leve e gostosa , que eu gostei mesmo !!!

Super recomendo a leitura

Don Giuliano 12/06/2023

Barbadinha de ler, muito bom
É um livro para preguiçoso mesmo.
Ou, talvez, tenha acertado na fórmula, pois é nítido hoje o esforço de boa parte da intelectualidade brasileira em popularizar um pouco os assuntos acadêmicos deixando de serem chatos.
Então, me parece que o objetivo do livro é: "já que tu não quer estudar, ao menos leia um pouco".
Muito bom! Nos deixa uma boa noção (cronológica, inclusive) dos principais acontecimentos do país sem se aprofundar em nada. Mérito, inclusive, porque procurou deixar de lado as opiniões políticas em forma de alfinetada que todo livro de história teima em trazer.

henrique 11/06/2023

"O homem é o lobo do homem"
O livro cumpre a proposta que promete, é óbvio que não há aprofundamento em quase nada, escrever toda a história do Brasil em pouco menos de 200 páginas é impossível, mas é um bom livro para pelo menos entender como chegamos aqui e compreender a ordem cronológica das coisas.

Suellen 23/05/2023

Resumão
O livro é bem rápido, basicamente um resumão da história do Brasil até 2015 então não tem profundidade. Mas é um bom livro pra iniciar o estudos sem se perder em tanta informação.

Leonardo1121 18/05/2023

Sobre História do Brasil
Um livro rápido, prático, útil, porém raso.
Passar tantos anos de uma história complexa, confusa e por vezes bizarra como a do Brasil em menos de 200 páginas é um desafio que exige um não-aprofundamento nos tópicos, dizendo apenas os efeitos de causa-consequencia, sem detalhar meandros e nuances extremamente relevantes na formação da cultura nacional e nas formações estruturais da política e sociedade do país.