A História do Brasil Para Quem Tem Pressa

A História do Brasil Para Quem Tem Pressa Marcos Costa

Resenhas -

Giovanna 08/05/2023

Excelente
Adorei! narrou em 200 páginas, 600 anos de Brasil! foi perspicaz em muitos análises, somou bastante!

lipegteixeira 05/05/2023

Um bom começo...
Esse livro é definitivamente um bom começo. Uma boa revisão de tudo que já sabemos e algumas coisas a mais um pouco. Se você, assim como eu, quer se aprofundar mais na história desse país que, mesmo com uma história deplorável, é, querendo ou não, o país onde vivemos, esse livro pode ser um bom começo. Ele se aprofunda em coisas que às vezes nem são faladas enquanto só passa por cima de coisas também bem importantes, mas pelo menos pra mim ele funcionou bastante. O autor não se preocupa em não expor sua visão sobre alguns acontecimentos e, incrivelmente, isso não prejudica em quase nada a leitura. Recomendo o livro pra qualquer um que queira ter um conhecimento mínimo do que realmente foi a história do nosso país e porque ele precisa urgentemente mudar.

Eduardo.Arruda 29/04/2023

Meritocracia...Çey
Em "A história do Brasil para quem têm pressa", o autor fala em 200 páginas, do período "pré-descobrimento" até meados de 2015. É sempre interessante revisarmos a história do Brasil, para não repetirmos os erros do passado (e foram muitos). Como diria a querida Mafalda: "Viver sem ler é perigoso, porque obriga-te a acreditar no que te dizem".

Natysan 28/04/2023

Um bom apanhado sobre a história no Brasil. A atualização dos fatos pra nós manter na memória toda a trajetória desse nosso Brasil.

Gustavo616 27/04/2023

Cumpre o papel
O livro cumpre exatamente o que propõe, conta a história do Brasil de momentos antes da descoberta ao governo Dilma de forma resumida. Comecei a ler na espera do aeroporto e sendo justo o livro é muito bom no que propõe. Obviamente a análise trazida é superficial, contudo ela abarca os principais pontos da história do país (sem invencionices revisionistas) de forma compreensível e fluída.
Deixa evidente a tragédia que foi escravidão para o Brasil, bem como a baixa participação popular no comando político. Apresenta bem o básico para entender o nosso país.

Faby 16/04/2023

??
De uma forma bem resumida, o livro traz pinceladas pela história do nosso país, desde o período da expansão comercial e marítima na Europa, que culminou com a chegada dos portugueses ao Brasil, até o ano de 2015, já no período republicano.

Com algumas ilustrações, o livro passa como um resumo das aulas de história que tínhamos na escola.

Bem interessante para quem quer relembrar alguns fatos e pessoas que marcaram nossa evolução como país, e entender desde o início como as coisas foram acontecendo no Brasil.

Com linguagem acessível, nada muito teórico, mas que consegue relembrar bem e até mesmo trazer algumas informações novas e outros pontos de vistas.

Recomendo! ??

Hemyli0 11/04/2023

Gostei bastante, me ajudou a relembrar mt coisa que havia esquecido, explicou de forma rápida e prática.

Catia Gama 06/04/2023

É preciso saber o contexto histórico
O que nos ensinaram na escola é controverso e limitado.
É necessário ler, entender o contexto de sociedade que fomos moldados para que as mudanças aconteçam e possamos deixar de ser "o país do futuro" para nos tornarmos de fato donos da nossa história.

bebs 27/03/2023

Finalmente terminei! Admito que tava dando uma enrolada, porque, apesar de não ser um livro grande, são 6 séculos de Brasil condensadas em 160 páginas, então precisei ir com calma para compreender tudo. Em suma, não posso dizer que compreendi tudo, por que nosso país é bem complexo, mas com certeza aprendi coisas novas e adquiri novas visões tanto sobre o passado quanto sobre o presente do país. É um livro bem resumido, realmente, então, para quem busca discussões e detalhes mais aprofundados, recomendo outras leituras. Mas para as pessoas que, assim como eu, precisam de um bom ponto de partida, este livro é uma ótima escolha. Recomendo!

zzTF1 25/03/2023

Para quem quer ter uma ideia geral sobre
Um livro bem resumido e que cumpre com o objetivo, bem didático e formatado, e interessante para ler de forma rápida e sintetizada de todos os eventos importantes ocorridos no Brasil.

eu_lucasx 08/03/2023

Resenha: A história do Brasil para quem tem pressa
Esse livro faz uma visão geral política do Brasil impressionante.
Por ser um livro pequeno comparado a outros livros sobre a história brasileira, ele acaba deixando de fora informações que eu considero importante.
Com apenas 200 páginas, serve como uma porta de entrada para quem quer saber do conteúdo que ele trata.
O autor também mostra situações que se repetem a séculos. Quando finalmente parece que o Brasil irá prosperar e se tornar uma potência, o mesmo mal sempre volta e aflige a sociedade, e a vítima sempre é o povo.
Por tanto, acho um bom e interessante livro, mas temos que pensar que ele não é uma perfeita obra detalhada sobre nossa história, o por isso do subtítulo do livro.

Julianne.Freitas 03/03/2023

Revisão
É perfeito a fim de revisar a história do Brasil, além disso, gostei do autor ter sido imparcial em certos assuntos. Enfim, pelo livro ser organizado em ordem cronológica, ficou evidente inúmeros problemas em que ainda finca na sociedade brasileira de modo hodierno.

?Não existe no Brasil, nem nunca existiu, um projeto de nação. Um projeto robusto que levasse em conta o interesse de todos, planejado para durar gerações e que pairasse acima dos eventuais problemas políticos. Como o que ocorreu no Japão, arrasado na Segunda Guerra Mundial. O Brasil só vai se encontrar com o seu futuro quando um pacto social em torno de um projeto de nação for estabelecido e jamais rompido.?

Nathalia.Melo 01/03/2023

Tendo em vista o objetivo do livro, penso que ele o atingiu. Ele traz acontecimentos importantes desde antes dos portugueses chegarem ao atual território brasileiro, até o governo da Dilma Rousseff.

O livro traz reflexões interessantes e através dos acontecimentos contados traz uma compreensão melhor de como o Brasil chegou ao estado atual.

Quanto a linguagem do livro, achei boa, tranquila e envolvente. Acho elogiável que ele não tenha utilizado uma linguagem muito técnica e complicada. Pois assim, penso que o livro se torna mais acessível, podendo ser lido e compreendido por um público maior.

Um receio que eu sinto e talvez outras pessoas também, é a possibilidade do livro ser parcial e trazer um viés político do autor. Mas, mesmo que algum leitor discorde de certos pontos e conclusões, não é algo que torne a leitura ruim.

Foi uma leitura válida e agregou conhecimentos importantes.

J.vitor64 17/02/2023

É realmente para quem tem pressa.
O livro é beeemmm resumido, mas é bom, traz um panorama geral bem bacana. Recomendo ele mais como uma forma de relembrar aquilo que já é sabido doq realmente algo para conseguir informações novas. E se esse último for o caso, recomendo que pesquise muito mais além doq tá escrito. Fora isso o livro é bem bacana, cumpre oq propõe.

Joyce Adrielle 10/02/2023

Deu para ficar revoltada (Ainda mais)
A sensação é que estava lendo um desses resumos em que os professores de história do ensino médio pedem aos alunos. A sensação permaneceu do começo ao fim do livro.

Destaquei alguns pontos

"Para esse homem que massacrou brasileiros, o imperador deu a honraria da Grã-Cruz da Ordem do Cruzeiro do Sul. Por essas e outras é que a batata do imperador estava assando".

"O boicote ou a sabotagem de uns contra os outros afeta a todos, e o país e o povo vão socobrando numa espécie de limbo, ardendo na fogueira das vaidades do poder."

"Não houve revolução nenhuma, tampouco participação popular. (...) A transição da Monarquia para a República no Brasil ocorreu de forma quase imperceptível. Foi uma farsa."

"O federalismo foi, antes, uma forma que o estado de São Paulo, sobretudo, encontrou de se livrar do Brasil."

"Segundo a tase de Hobbes, quando o desejo de alguns se sobrepõe ao desejo da maioria, vivemos em um estado de natureza, numa luta de todos contra todos."

A história do Brasil é uma grande corrupção, em que ninguém busca a melhoria contínua da sociedade em geral e sim, de uma pequena minoria.