A História do Brasil Para Quem Tem Pressa

A História do Brasil Para Quem Tem Pressa Marcos Costa

Resenhas -

thay | @thaysavaldevino 02/03/2020

Para quem tem pressa, nada como um belo resumo da triste história do nosso país, que envolve racismo, escravidão, roubo dos nossos bens preciosos e mentiras atrás de mentiras. Uma política injusta diante de tanta história e beleza naturais que são únicas e nacionais.
Carlos Alberto 19/02/2021minha estante
Esse é um dos livros que nos ajudam a entender um pouco do porquê as coisas aqui no Brasil, são do jeito que são...

Roger 22/10/2021minha estante
Ué... Mas livro é sobre história ou atualidades? ? Desculpa a brincadeira rs

thay | @thaysavaldevino 08/11/2021minha estante
exatamente carlos, e com essa bagunça toda desde o comecinho...

thay | @thaysavaldevino 08/11/2021minha estante
kkkkkkkkkkkkkkkkkk chega a ser até irônico né roger?

annacsfraccaro 06/01/2022

Um belo resumo da história da humanidade
Esse livro não tem uma leitura tão fácil e rápida, tem vários dados, datas, locais, entre outras coisas, então tem que estar muito atento, mas é um ótimo resumo pra quem quer saber a história da humanidade sem se aprofundar muito e de maneira eficaz e ágil.

Ana Paula 03/03/2024

Livro bem interessante para quem quer entender um pouquinho mais desse nosso Brasil.. assim começamos a ter um pouco da ideia política

Fabianne 23/12/2023

Nunca foi uma descoberta...sempre foi uma invasão.
Imagina um e-book que você recebe de graça e pensa:
-Nem deve ser tão bom assim.

História do brasil para quem tem pressa é necessário. Uma revisão importante da nossa história, para entendermos o presente. E acreditem nossa história é um show de golpes.
Sempre brincamos falando que Portugal levou nosso ouro mas lembrar que foram exatamente 40 mil quilos dá um gás na revolta.
Um passeio por todos os presidentes talvez nos dê a consciência que o pais sempre foi governado pela direita com exceção apenas do período monárquico, de João Goulart, Lula e Dilma. Mas a culpa de toda a merda que aconteceu no pais desde o descobrimento é da esquerda. Seria essa culpa estrutural?
Esse resumão nos faz pensar de uma perspectiva diferente. Maravilhoso. Acho que ele ainda está de graça na amazon. Vale a pena demais. Super presente.

William LGZ 30/04/2022

Prático e esclarecedor
Embora eu tenha sentido falta de certas questões e achado que alguns assuntos foram passados bem mais superficialmente que outros, o livro cumpre perfeitamente sua proposta: história do Brasil para quem tem pressa.

Além disso, o autor trouxe alguns interessantes pontos que pouco, ou nunca, são abordados em sala de aula, e mesmo sem muito aprofundamento nos dá uma boa noção sobre como as coisas funcionam em nosso país desde sempre.

Eu indico demais a leitura, até mesmo para quem já tem um bom conhecimento sobre o tema porque pode fazer relembrar ou pensar sobre tópicos que não deu tanta atenção anteriormente! Como um "resumão", a obra é ótima.

Sl@ck 23/11/2022

Livro é muito bom, aborda de forma prática a história do Brasil. Incrível como o passo repercute o nosso presente, de forma bem resumida consigo entender o porque do Brasil hoje ser desse jeito, o povo nunca fez questão de tentar mudar as coisas e sempre a elite estava a frente para seus próprios interesses. O incrível é que as únicas vezes que uma parte do território iria prosperar, não estava mãos dos português. Reclamante o golpe de 1889 fui muito trágico e repercute nos dias de hoje.
Isso só mostra o quanto nós hoje em dia devemos evoluir para melhorar esse nação tão sofrida.

Natysan 28/04/2023

Um bom apanhado sobre a história no Brasil. A atualização dos fatos pra nós manter na memória toda a trajetória desse nosso Brasil.

Laís 12/08/2020

Peguei o livro para revisar história durante a quarentena. Cumpre bem a proposta e tem uma escrita bem leve, ideal pra quem não curte muito o assunto (como eu mesma). Tem seus lampejos de parcialidade e uns convites à reflexão ao longo da escrita. Bom pra quem está na escola e pra quem vai fazer provas.

Raquel726 11/03/2022

Resumão
Caso você nunca tenho estudado a história do Brasil, não recomendo muito esse livro. Ele é mais pra quem já conhece tudo e quer dar aquela revisada.
Não dou 5 estrelas porque alguns assuntos ele passou tão por cima que foi quase como se nem tivesse mencionado.
Mas é um livro muito bom, traz pontos de vistas que geralmente não escutamos na escola e que fazem toda a diferença para se pensar.

Nathalia.Melo 01/03/2023

Tendo em vista o objetivo do livro, penso que ele o atingiu. Ele traz acontecimentos importantes desde antes dos portugueses chegarem ao atual território brasileiro, até o governo da Dilma Rousseff.

O livro traz reflexões interessantes e através dos acontecimentos contados traz uma compreensão melhor de como o Brasil chegou ao estado atual.

Quanto a linguagem do livro, achei boa, tranquila e envolvente. Acho elogiável que ele não tenha utilizado uma linguagem muito técnica e complicada. Pois assim, penso que o livro se torna mais acessível, podendo ser lido e compreendido por um público maior.

Um receio que eu sinto e talvez outras pessoas também, é a possibilidade do livro ser parcial e trazer um viés político do autor. Mas, mesmo que algum leitor discorde de certos pontos e conclusões, não é algo que torne a leitura ruim.

Foi uma leitura válida e agregou conhecimentos importantes.

Daniel-Ef2:8 11/09/2021

Mais ou menos
É um livro bem resumido! Se você quiser saber mais detalhes sobre a história brasileira precisará de mais material. O livro parece um queijo suíço, pois é muito picada a história e não mostra todos os detalhes sobre os conflitos políticos, econômicos. Mais de 30 páginas do livro é sobre notas e fontes bibliográficas que podem nos ajudar a entender melhor a história do Brasil.

Para mim uma coisa que me chamou atenção é como o Brasil é uma bagunça desde a época da derrubada da monarquia, sempre é isso a história do Brasil é uma roda sempre girando do mesmo jeito, conflito depois, exercíto assumindo, depois nova constituição, depois volta ao regime política, depois estabilidade econômica e social e depois começa o ciclo todo de novo, conflitos, etc ...

Se for do seu interesse em saber mais sobre a história brasileira, esse é bem...bem resumido...agora se tiver com vontade mesmo de se aprofundar na história brasileira, invista em materiais mais parrudos.

wileninha 03/07/2021

bonzinho
bom mas tb nada d mais? eh bom pra relembrar as coisas q vc ja sabe e acaba esquecendo com os anos

moacircaetano 27/09/2023

Ótimo roteiro sobre a nossa história, esclarecedor em muito momentos, provocador em outros.
Pena que foi escrito antes de impeachment da Dilma, prisão de Lula, ascensão e queda de Bolsonaro, volta de Lula... muita coisa, já merece uma edição revisada.

Insta: @neilson_jr 27/03/2021

Cheio de opiniões e conclusões. Pensei que traria uma visão sintetizada dos FATOS, apenas. Mas possivelmente com a desculpa da ?pressa?, o livro direciona o leitor para o que o autor quer destacar da história do Brasil. Se você quiser ler apenas fatos da história sem trechos arraigados de opinião, procure outro livro.
Ohana 30/03/2021minha estante
Fala sobre a revolução pernambucana?

Insta: @neilson_jr 31/03/2021minha estante
Sim, traz um trecho sobre. Ele aborda os principais temas da história, o problema é a parcialidade.

lipegteixeira 05/05/2023

Um bom começo...
Esse livro é definitivamente um bom começo. Uma boa revisão de tudo que já sabemos e algumas coisas a mais um pouco. Se você, assim como eu, quer se aprofundar mais na história desse país que, mesmo com uma história deplorável, é, querendo ou não, o país onde vivemos, esse livro pode ser um bom começo. Ele se aprofunda em coisas que às vezes nem são faladas enquanto só passa por cima de coisas também bem importantes, mas pelo menos pra mim ele funcionou bastante. O autor não se preocupa em não expor sua visão sobre alguns acontecimentos e, incrivelmente, isso não prejudica em quase nada a leitura. Recomendo o livro pra qualquer um que queira ter um conhecimento mínimo do que realmente foi a história do nosso país e porque ele precisa urgentemente mudar.