Uma Herança Incômoda

Resenhas -

Sam 13/06/2018

Tópicos relevantes.
Uma Herança Incomoda
Cap1 - A nova visão da evolução humana, os seres humanos ainda estão evoluindo. O credo das ciências sociais e evolução, normalmente os departamentos de biologia altamente voltados a esquerda tem mesmo de assumir essa realidade pois podem ser chamados de racista, tendo em vista que essa "raça" pode indicar diferenças que fogem do cultural. Comportamento social e a historia, aparentemente a revolução Agricola pode ser causada por uma mudança genética. Disparidades econômicas, é possível que essa diferença econômica seja explicada pela genética e não só pela pobreza de um lugar, porque a principio países piores que os africanos por exemplo, como os coreanos, conseguiram superar suas dificuldades, sendo a maioria de países assim orientais, pode ser algo genético mesmo.

Cap2 - Foi observado logo depois de Darwin que era possível melhorar a espécie humana controlando quem se reproduz. Por mais que isso seja filosoficamente invalido pois não se tem certeza do que se precisa numa espécie para ele evoluir. Mas isso foi usado no começo do século XX nos EUA para castrar pessoas. Logo foi deixado de lado essa teoria. Mas Hitler a pegou novamente para controlar com castração, depois matar doentes mentais e depois judeus, ideia do próprio Hitler.

Cap3 - Genes e comportamentos sociais estão associados. Chipamzés e humanos são parecidos mas algumas coisas claramente são difernetes. A forma como eles viam a guerra e seus parentes pode ter sido crucial para eles não terem evoluido tanto socialmente como os humanos. A cooperação nos distingue de outras espécies, ferramentas evolutivas como religião foram construidas, ou seja, um elemento cultural devido a genes. As crianças desde pequenas tentam fazer parte do "nós" ajudando umas as outras, coisas não observada em chipanzés. Existe um hormonio chamado oxitocina que serve para aumentar a sociabilidade em grupos pequenos. Pensava-se que era para todo tipo de associação, mas se mostrou funcional apenas para relacionamentos próximos. Experimento com ratos foram feitos, os ratos que não eram monogamicos e foram bombardeados com esse hormonio se tornaram monogamicos e bons pais. Percebeu-se que a manutenção de um gene especifico tornou o comportamento de ratos calmos ou agressivos. Foi observado um gene parecido em humanos que constrola a delinquencia, normalmente grupos que tem poucos desse gene são mais delinquentes, e elementos de um determinado grupo que os tem pouco também. Sociedade mudam para adaptar-se ao ambiente, cultura e sociedade muda o ambiente o que faz a manutenção dos genes também. Algo que marxistas não gostam pois elementos como conformismo serem geneticos os deixam longe do materialismo que os caracteriza. O exemplo da lactose é interessante, quanto mais perto de onde surgiu as primeiras pecuarias, mais o gene da criação da lactase existe. De tal forma que realmente se observa ação de genes para a manutenção de caracteristicas importantes que manteram alguns grupos no decorrer do tempo.

Cap4 - Raça foi sempre considerada uma palavra "racista" pela maioria dos autores devido a ações historicas, mas isso não invalida a informação genetica da existencia de raças na espécie humana. Vamos aos fatos. As caracteristicas não vem essencialmente dos genes mas de propriedades dos proprios chamados alelos. Em geral esses alelos permanecem constantes se ocorrer das reproduções ocorrerem em grupos fechados geograficamente. Com o povoamento do mundo esses alelos sofreram ação de mutações e por consequencia se diferenciando de pessoas que estavam geograficamente distantes. As pressões evolutivas foram de ordens bem detalhadas, como a mudança de cor devido a necessidade de mais vitamina D em regiões longe do equador, esses alelos são observados em pessoas dessas regiões. O alelo que define a grossura dos pelos dos orientais é observado com ações no tamanho dos seios, o que diferente de outras pessoas. Essa mesma alteração feita em ratos mostrou as mesmas mudanças. Coisas como essas podem ter sido essenciais na hora da escolha do parceiro. As separação das raças em tres (caucasianos, africanos e orientais) é bem clara e suas caracteristicas geneticas bem distintas. Isso ocorreu devido ao exodo da africa e suas bem distantas regiões geograficas, o mesmo ocorreu posteriormente na historia com as tribos aborigenes e indios.

Cap5 - Os genes humanos são sempre os mesmos, o que muda são os alelos. Aparentemente tem um alelo importante chamado CACACA que tem frequencia de aparecimento nas 5 grandes raças diferentes. Observou-se essa frequencia de alelos parecidos em grande parte dos estudos feitos. Também observou-se que os alelos são 80% iguais em grupos afrocamericanos e de um lugar da Nigeria. Alelos que varrem 100% da população são dificeis de acontecer mas pequenas mudanças vão sempre acontecendo devido a seleção natural (exemplo dos pgmeus que vão crescendo em situações de criação de gado). Muitas mudanças não ocorreram nos africanos quanto nas outras raças porque eles não precisam de mudanças pois não sairam da Africa. No minimo se observa 8% de mudança de genoma de uma raça para a outra. Chega a 15% e isso seria mais que suficiente para uma outra especie se definir raças.

Cap6 - Sociedade e Instituições. Guerra, religião, comércio e direito são propriedades que se observam nas instituiçoes de vários lugares e eles parecem ser associados com genes também. Direito por exemplo se baseia em institos como obediencia, fugir do ostracismo. Punição e vergonha são necessários para a aplicação do mesmo. Religião é um elemento observado em várias sociedades e mostrou-se necessário para organização de grandes grupos. Ela existia mesmo nos caçadores coletores mas se mostrou necessária para aumentar os grupos. Porem com modificações, como a criação de hierarquia, objeto necessário que foi passado geneticamente pois só foi possivel se assentar e deixar de ser nomade quando a seleção foi buscando pessoas que mais se socializavão do que guerreavam. Parece que houve uma evolução no sentido de melhora, lugares deixaram de ser tribos mas esses comportamentos tribais não seriam mais aceitos em sociedades complexas, o contrário seria o mesmo. A pressão populacional foi necessária pra que houvesse o assentamento, e com isso a seleção começou a ocorrer de forma difernete, antigamente os mais violentos ficavam, a partir de então 15 mil anos atrás, os que tinham mais forma de socializar começavam a adquirir riquezas, coisas que nãoa conteciam com caçadores coletores, e passar seus genes pra frente. O que naturalmente criou um sistema de hierarquia que foi necessário para sessar as guerras e criar grandes imperios. Chineses, europeus e africanos criaram seus estados em situações diferentes. Na China eram uma situação bem parecida ao longo do país então em 250 anos deixou de ser tribal e conseguiram unificar. Na Europa a situação geografica impediu. Mas ao mesmo tempo lá foi possivel obter o estado de direito o que não permitiu a autocracia. Na Africa a autocracia continuou por iso foi dificil de obter nações. Sempre é dificil conseguir nações numa localidade muito autocratica porque não há confiança nas instintuições, afinal a confiança ta sempre na familia/tribo.

Cap7 - Mostra que a revolução industrial aconteceu com uma soma de coisas, a teoria malthusiana estava funcionando até ali, mas parece que a mudança genetica ocorreu junto com a expansão demografica, a Inglaterra tinha um bom historico de paz diferente de outros paises. Mas isso evoluiu rapido nos outros lugares onde tinha democracia. No mundo arabe as consequencias do imperio otomano ainda tem ação na força não democractica dos governos e por isso a demora em evoluir a economia. O mesmo para a africa, la ainda todo os governos querem dar dinheiro para seus parentes, algo bem tribal.

Cap8 - Os judeus são um povo bem peculiar, sua estrutura genetica os permitiu ter melhores empresgos desde sempre, controlarm muito bem a economia em vários lugares, e mesmo sendo poucos sempre tiveram mais dinheiro e mais inteligencia. Peculiariedades da sua inteligencia pode ser por exemplo o fato de serem inteligentes matematica e verbalmente mas ruim espacialmente, e sempre controlarem negocios devido a essa habilidade. Sempre se reproduziram entre si, nos lugares que se abriram tinha a mesma capacidade que o povo. Tiveram que se livrar de poucas e boas pra sobreviver. Depois que surgiu o cristianismo, apenas os judeus inteligencias (Que aprendiam a ler) continuaram judeus, sua população diminuiu 90% devido a isso em 100 anos (ou algo assim) por isso hoje são sensacionais.

Cap9 - Porque a europa foi uma grande colonizadora e mandou a manda no mundo desde 1500. Existem vários motivos, dizem que é só geografia (la é bom de plantar) mas não é só isso. Arabes e chineses nunca se interessaram por novas tecnologias, são conformistas, sua estrutura sempre foi feita para copiar e colocar coisas idiotas. E sua estrutura religiosa também não permitia grandes mudanças. Diferente do cristianismo que usava a racionalização como ponto principal. Vale lembrar que por mais que individuos de determinadas areas ficam bem em outros lugares, não é necessariamente verdade que os copiando você ficaria bem.

Cap10 - Resumo do livro: Vamos lembrar que todas as raças se voltarmos ao começo, vem de um ancestral como, da mesma forma que espécies. Tem gente que diz que as diferenças sociais só existem por causa da cultura, mas isso é um erro. 5 Explicações para isso: conjectura (não existe um calculo que diz quantos % é genética ou cultura), ser contra a ideia é ser contra o racismo (o que também é um erro pois genética independente de politica), ser apenas culturas não explica porque as diferenças entre determinadas raças são tão arraigadas (se fosse diferente, seria só exportar "instituições" de países democráticos em países que nao o são, e isso não da certo), não é uma teoria atualizada, ainda está em argumentos dos séculos passados (nos últimos 15 mil anos cerca de 8% do genoma completo dos humanos foi modificado). Os argumentos que endossam a ação genética são: o fato de que comportamentos foram herdados igualmente a chimpanzés, propensões inatas de ajuda como observável em crianças e a ação da oxitocina e do alelo MAO-A na interação social, comportamentos sociais vem evoluindo (precisa-se de uma prova genética ainda não obtida pois o pool de genes que controla isso pode ser vasto). Fatores geográficos foram importantes para essa evolução, como o fato da não-possibilidade de plantação na Australia o que os fez paleolíticos até o segundo milênio. Nada disso significa que uma raça é maior que a outra, várias raças já foram economicamente superiores a ocidental no decorrer do tempo, é só uma questão do mesmo para que esse quadro mude. Questões genéticas não podem ser confundidas com políticas.