O Primeiro Dia do Resto da Nossa Vida

O Primeiro Dia do Resto da Nossa Vida Kate Eberlen

Resenhas - O Primeiro Dia do Resto da Nossa Vida

Isis Costa 10/10/2020

Uma história delicada, verdadeira e cativante.
É um bom romance, com personagens bem construídos e uma narrativa envolvente.

A narrativa em primeira pessoa nos aproxima dos anseios, medos, dúvidas e indagações dos protagonistas.

Além do romance, a história também trás reflexões sobre relações familiares, profissionais e de amizade.

De modo geral, o livro me agradou bastante, tanto pela escrita quanto pela história em si.

Inaiara.LAbo 15/11/2020minha estante
concordo.

Gabi 22/05/2020

Não correspondeu as minhas expectativas, acho que a sinopse promete um pouquinho mais do que cumpre, gostei muito do início e do final do livro, mas o desenvolvimento foi lento e os protagonistas não me cativaram.

bruna.albq 01/06/2020

emocionante!
Leitura rápida que faz a gente refletir sobre destino e toda essa coisa de ?meant to be?. Fui me surpreendendo ao longo do livro e apesar da carga emocional bastante presente gostei muito! Tem muitas referências à clássicos da literatura como orgulho e preconceito, jane eyre, o morro dos ventos uivantes e etc, o que cativa mais ainda :)

Dii Meneghesso 15/06/2020

Frustrações e perseveranças
Tess, recém formada no colégio e se preparando para ingressar na faculdade, tem uma vida toda pela frente! Seu planos são frustrados, quando ela se vê obrigada, após uma grande perda, a ser responsável pela criação da sua irmã de apenas 5 anos, onde ainda tem um agravante, a menina com o nome da esperança, Hope, tem Síndrome de Asperger, o que faz com que Tess abra mão de toda sua vida para se dedicar inteiramente à sua irmã, a enchendo sempre de muita preocupação.

Paralelamente, conhecemos a história de Gus, um garoto também prestes a ir para a faculdade. Isso representa para ele a liberdade de poder estar longe dos pais que vivem envoltos por uma nuvem espessa de uma tragédia, e também a pressão de se formar e ser para os pais aquilo que eles esperam que ele seja.

O livro aborda as duas histórias ao decorrer dos anos de uma forma paralela, onde as histórias se cruzam em determinados momentos sem que seus protagonistas percebam. Todos os erros, acertos e frustrações que os acercam!

A vida nem sempre sai como a gente quer, mas sempre será aquilo que tem que ser! E o que tiver que ser, será!!!

Nadine.Silveira 09/06/2020

Ao meu ver ,esse é aquele livro que você ler e se imagina dentro da história.

Rosy 22/03/2021

Final surpreendente
Devo confessar que esse livro não me prender logo de cara, embora seja um estilo de rance que eu gosto, que prometia idas e vindas, situações que fariam os personagens se afastarem e depois de reencontrarem... Só que isso não aconteceu em momento nenhum ao longo de boa parte do livro, então fiquei frustrada.
Tess é mto chata, sempre com os mermão discursos, mesmas falas. Gus era bobo, sem nada a acrescentar.
Não queria não gostar desse livro que já que tinha vontade de ler há anos. Mas aí chegou na metade e tudo foi ficando tão envolvente, tão reflexivo que não pude não gostar.
Tess foi percebendo muitas coisas diferentes do que ela pensava, que a vida está ali para ser vivida, da sua melhor forma, da melhor maneira possível. Gus aprendeu mto com seus erros, tornando-se um cara super maduro e interessante.
E esse encontro que parece que nunca vem, que sempre já um empecilho, finalmente acontece. É super clichê, mto rápido, mas já conhecemos tanto dos dois e eles são tão iguais, casa um a sua maneira, que a gente compra essa ideia.
E o final, nossa! Simplesmente como deveria ser. Graças a Deus não como eu cheguei a imaginar (ainda bem!).
O início conturbado, pra mim, foi relevado quando meu coração ficou quentinho pelo desfecho. Vale a leitura, com certeza.

Rebeca241 31/01/2023

um livro muito aconchegante, te prende na história, qnd vc vai ver esta rindo, mas mts momentos de tristeza também, muitos extremos em relação ao sentimento? eu amei de verdade, recomendo mas acredito q n seja para qualquer tipo de leitor.???? o final muito bom, cd página um surto diferente ??

Gabi742 01/06/2020

Nenhum personagem salva
Esse livro me deixou muito empolgada no começo, pois vi muita gente falando bem e esperava ler um romance fofo e clichê. Entretanto, eu não consegui gostar nada desse livro e muito menos me conectar com os personagens.

Eu acho que talvez a autora quis mostrar que nenhum personagem ali era perfeito, mas ela pegou tão pesado nisso que eu cheguei a sentir nojo de certos personagens. São coisas que para mim é imoral e parecia que os personagens não sentiam nenhuma culpa por estarem fazendo aquilo, como se fosse normal ou só ok. Mas não é ok e não posso aceitar isso. Além disso, quando os personagens faziam cada coisa absurda e sem noção, nada era discutido. É como se a autora achasse tudo bem fazer isso e não apontar que aquilo é um absurdo, nenhum outro personagem tinha a reação de fazer algo contra.

Para mim, não me conectar com os personagens é uma das piores sensações que posso ter quando leio, pois perde grande parte da emoção. Os personagens eram tão sem noção que eu parei de querer que os dois ficassem juntos, e esse era o tema principal: eles vão ficar juntos ou não?

A autora escreve bem, mas uma coisa que me incomodou foi os pulos no tempo que dava nos capítulos, acabava que eu ficava perdida com as idades dos personagens e isso quebrava a imersão do livro para mim. Outra coisa foi que boa parte da narração, principalmente da parte da Tess, foi arrastado demais e não deixou a leitura tão fluida.

O final foi decepcionante, tudo muito rápido e clichê. Eu esperava que a autora tomasse outro rumo que para mim iria salvar um pouco a história, mas não foi dessa vez. Esse livro não foi para mim mesmo.
Milena Cogo 03/07/2020minha estante
Tive exatamente a mesma sensação em relação aos personagens!!

Raquel Cristina Homem 04/10/2021

Deprimente...
Uma história muito bem escrita mas tão deprimente que chega a ser sufocante.
Não recomendaria a leitura a ninguém. Os protagonistas têm tantas decepções, frustrações e desgraças acontecendo em suas vidas que chega a ser ridículo. Não entendo como uma história dessas possa ser lida como forma de entretenimento. A história se arrasta de tal maneira, numa sucessão de erros de conduta e de escolhas, que o final que era tão esperado tornou-se ridículo e infantil. Era de se esperar algum tipo de crescimento pessoal diante das tragédias e adversidades mas eles só são capazes de se afundar ainda mais na desgraça...
Enfim, leitura concluída mas que deixou um gosto de "que perda de tempo"...

Elis C. 11/05/2021

O Primeiro Dia do Resto da Nossa Vida foi um livro que me cativou e surpreendeu. Não é um enredo clichê e o leitor fica na expectativa, torcendo para que os personagens acertem suas escolhas e possam se encontrar.

A autora nos apresenta personagens muito reais e humanos, com angústias e dúvidas comuns, que nos aproximam da história.

Tess é uma garota forte, mas também podemos sentir seu sofrimento através da narrativa. Ela também precisa lidar com seus sentimentos contraditórios e a saudade da mãe, fazendo-nos torcer ainda mais pela protagonista.

Gus busca fugir da culpa que sente pela morte do irmão, mas o livro nos mostra que essa fuga o aproxima cada vez mais das lembranças que quer esquecer.

Indico o livro para aqueles que gostam de romances com personagens reais e humanos, que emocionam e convidam à reflexão!

P.S.: Lido e resenhado em 2017.

site: @frasesfeitasecoisascliches

Lana.Francielly 04/08/2021

Faltou
Muito lento, capítulos enormes, e quando finalmente o caminho deles se cruzam parece que um trem bala passou pq é muito rápido.
É um livro que trata de assuntos importantes e de uma forma bem realista, concordo que é um romance real, nada floreado, apenas pessoas comuns.
Eu amo o livro ?pessoas normais? que segue a mesma linha de um romance realista, mas esse não me conquistou, achei longo demais e o final rápido demais parecendo forçado.
Gabriely.Farias 13/08/2021minha estante
AMGG, CÊ SABE A CLASSIFICAÇÃO??? (se não souber, tem uma ideia baseada no que cê leu?)

Talita 15/10/2016

O primeiro dia do resto da nossa vida
Tess e Angus têm dezoito anos e se esbarram na Itália durante uma viagem de férias. Isso parece o começo de uma história de amor, não é? Não é o que a autora Kate Eberlen acha. Tess e Angus apenas topam um com o outro e continuam com suas vidas. Esse é o grande suspense de "O primeiro dia do resto da nossa vida". Se você já leu "Simplesmente acontece", de Cecelia Ahern, vai entender melhor a ideia desse mistério: acompanhamos dois personagens que têm tudo para formar um casal mas que, por conta do destino, não conseguem se encontrar.

A história começa em 1998 e termina em 2013. São quinze anos com muitos altos e baixos. Tess volta da viagem da Itália pronta para começar sua vida acadêmica, mas sua mãe está muito doente. Como se não bastasse isso, os planos para a universidade são deixados de lado quando ela percebe que é a única pessoa que poderá cuidar da irmãzinha de quatro anos.

Angus também está ansioso pela vida acadêmica, mas por motivos bem diferentes. Recentemente ele perdeu o irmão mais velho, o irmão que era o orgulho da família e que rivalizava com ele em todas as situações. Uma dinâmica meio irmão perfeito contra irmão que só decepciona. Por isso o relacionamento de Angus com os pais não é dos melhores, e tudo o que ele mais precisa é ficar longe das duas pessoas que se sentem tão desapontadas com ele.

Os anos vão passando, e Tess e Angus vão levando uma vida triste e difícil. O sentimento que fica por boa parte da leitura é de tristeza. Mais do que uma história de amor, o livro fala do amor próprio, de conseguir andar com as próprias pernas e superar aqueles momentos em que nada parece dar certo. Tess vê seus planos afundarem quando precisa lidar com problemas que não eram dela, e se vê sozinha. Angus toma decisões erradas porque não consegue lidar com suas próprias questões.

Sabe quando você lê uma história de amor, os protagonistas até se encontram mas eles precisam resolver suas pendências para que possam ficar juntos, e todo um passado mal resolvido é um empecilho que eles precisam (e geralmente conseguem) resolver logo? "O primeiro dia do resto da nossa vida" é a história desse passado mal resolvido e não do casal já estabelecido. Se você é desses leitores ansiosos por aproveitar os momentos bonitos de um relacionamento, você também vai se angustiar. Tess e Angus vivem histórias distintas, longe um do outro, e ao longo do livro eu cheguei a me perguntar se eles chegariam a se encontrar novamente.

Por isso, acho que eu não torci muito para eles ficarem juntos, o que eu desejei mais do que tudo foi que eles resolvessem seus muitos problemas. Ambos tinham que lidar com um pessoal bem complicado. Os personagens que os rodeiam só me fizeram gostar mais do casal principal. Eram figuras mesquinhas e egoístas, na maior parte do tempo. Se eu torci um pouco por Angus e Tess foi porque os dois eram os únicos que mereciam um final feliz.

E o final feliz é o mistério do livro. Eles ficam juntos ou nunca se encontram? Em vários momentos da história eles quase se esbarram: no casamento da irmã da namorada do Angus, Tess está acompanhando o namorado, que é o DJ da festa; numa fila de compra de natal Angus vê Tess sem saber quem ela é. O que fica claro logo que a leitura começa é que o encontro dos dois só pode acontecer em um momento: no final. O que mais me instigou foi tanto saber se isso vai acontecer, quanto imaginar e elaborar, ao longo da leitura, maneiras de realizar esse encontro.

Se você busca um livro triste, mas que não vai te fazer chorar, acho que "O primeiro dia do resto da nossa vida" é a escolha perfeita. Emoção na medida certa, com várias pequenas sacadas que impedem que a leitura seja mais do mesmo.

site: https://ninguemdeixababydelado.wordpress.com/2016/10/15/o-primeiro-dia-do-resto-da-nossa-vida/
Cintia278 17/10/2016minha estante
undefined

Brena Rocha 17/10/2016minha estante
Tenho vontade de ler esse livro. Mas acho que sou tão romântica,(rsrs)que só realmente queria se soubesse que no final eles ficam juntos. Se eles não ficarem acho que vou me decepcionar.Eu quero ler, mas tenho receio.Que dúvida cruel! Kkk

Monique 17/10/2016minha estante
Fiquei angustiada só com a resenha, imagina lendo esse livro!
Não, obrigada!
Sou daquelas que gosta de final feliz e amores instantâneos.
hahahahhaha

Talita 17/10/2016minha estante
Brena, se quiser eu te conto por mensagem, só pra não dar spoiler pros outros ;)

Brena Rocha 17/10/2016minha estante
Me conta Talita!

Zinhah 17/10/2016minha estante
Alguém me conta se no fim eles ficam juntos?
Por que detestaria ler o livro e no fim ver que eles não ficam.

Carla Sol 17/10/2016minha estante
Aiii meu Deus...preciso saber se eles ficam juntos no final!!!! Detesto finais tristes...rs

Talita 17/10/2016minha estante
hahahaha... Todo mundo quer spoiler? É isso?

Carla Sol 17/10/2016minha estante
Eu querooooooo!! Muitooooo...quero ter certeza se devo comprar esse livro...hahaha

Monique 18/10/2016minha estante
Pelo amor de Deus, Spoiler!!!!!!

Marcelle G 18/06/2020minha estante
E o final? Fiquei curiosa pra saber, mas não teria paciência pra ler.