Churchill - Uma Vida

Churchill - Uma Vida Sir Martin Gilbert

Resenhas -

1 | 2 | 3 | 4

Estefania 15/03/2024

Dei 5 estrelas por achar uma obra muito detalhada da primeira parte da biografia, porém, por ser tão detalhada chega a ser uma leitura um tanto cansativa, mas ao final ficamos com gostinho de quero mais. O que verei no próximo capítulo da história no livro 2.

Arthur Nowakowski 28/12/2023

Acredito que Churchill seja uma das pessoas mais famosas do mundo, mas o livro peca demais em ser prolixo e pouco objetivo. Leitura arrastada e difícil. Não recomendo, devem existir outras biografias mais sintetizadas.

Wanessa 12/10/2023

Ansiosa pelo próximo
Este é o primeiro livro do gênero que eu leio e com certeza não será o último (além do segundo volume, é claro). Adorei a forma como o livro é bem escrito, detalhado sem ser maçante.
E amei descobrir tantas coisas sobre a vida do Winston.

Pagliuca 07/08/2023

O maior estadista do século XX
Biografia do maior estadista do século XX. A primeira fase da sua vida foi tão incrível como a segunda. Apaixonante, empolgante e inspiradora.

Darllan.Senna 24/06/2023

Impecável
Winston Churchill é certamente um personagem decisivo na História do século XX. E através dessa obra pude ter acesso a uma biografia extremamente detalhada, coesa e didática. Sir. Martin Gilbert com certeza despertou meu sincero desejo para apreciar outras de suas obras. É uma obra fenomenal e fundamental. Lendo sua biografia uma pergunta se torna latente: estaria esse homem destinado a ser quem foi? O porquê dessa pergunta é observável na quantidade de perigos que o autor passou ao longo destas páginas. Cada capítulo acompanha uma deliciosa contemplação deste que vos fala e quero o segundo volume o mais rápido possível.

Menina Ciria 19/04/2023

Realmente uma vida, levei uma vida para ler esse livro. O autor traz bastante falas do Churchill remetendo a sua vida na política. Churchill não era um bom aluno. Seu mau comportamento o atrapalhava constantemente. Já na política ele tinha ideias progressitas e muito além do seu tempo. Um exemplo: em pleno 1800 e alguma coisa ele já dizia que o sistema prisional deveria ser reformado e que depois que saísse da prisão a pessoa precisava de um apoio para ser reinserido na sociedade. Churchill tinha o sonho de pilotar, fez várias aulas mas não obteve sua licença porque todos os seus profs morreram de queda dr avião e sua esposa o fez prometer que não iria mexer mais com isso. Winston trabalhou em vários ministérios. As pessoas não gostavam muito de suas ideias, mas outras pessoas já enxergavam seu futuro como Primeiro ministro.
Elen Ximenes @quemleganhamais 19/04/2023minha estante
Uuuuu, me interessou kkkkk

Bruna 20/03/2023

Sempre fui curiosa para ler uma biografia sobre Churchill e imagino que devo ter escolhido a mais completa e detalhada que já escreveram. É uma leitura difícil, minuciosa e que exige atenção constante para não se perder literalmente na ?história?. A impressão é que Churchill foi um homem que viveu 300 anos em 50. Ele esteve envolvido (e muitas vezes presente) na grande maioria dos fatos relevantes da história mundial recente. Não foi um político que flertou com a idolatria e nem unanimidade em grande parte da sua vida política (pelo menos até os seus 60 anos, visto que essa biografia tem o vol. 2), foi sim um homem extremamente resiliente e corajoso, pois nunca teve problema em se posicionar. Me incomodou um pouco o fato do autor minimizar os defeitos e erros políticos ao longo do texto. Alguns momentos parece até que Churchill era imune aos tropeços históricos. Enfim, de qualquer forma acho que vale a leitura e vale julgar a essa altura do campeonato alguns posicionamentos desse notável (como a forma abordada em cada guerra ou embate de uma colônia britânica lutando por sua independente).

Elton.Oliveira 27/02/2023

Muito à frente do seu tempo
Uma ótima biografia, apenas a primeira parte !

O livro , de início, é um pouco enfadonho pois sua juventude foi apenas em internatos e retrata a sua solidão.... Churchill sentiu muito a ausência dos pais na infância. Seu pai , um tanto atarefado com o governo ,não lhe concedia muito convívio!

O texto ganha novos ares, a partir do momento q Churchill começa sua vida política. Grande estudioso dos discursos do pai , ele se torna um grande orador e conciliando à isso , se torna também militar!

Não vou destacar cada passagem do livro pois ele é um pouco grande mas muito me chamou a atenção sobre a versatilidade de Winston! O cara se desenvolveu nas forças militares , praticamente nas 3 casas , comandou o fiscal da Inglaterra, foi chefe do gabinete Interior, como político desenvolveu vários ganhos para os trabalhadores, se envolveu bastante no social ! Desenvolveu a marinha , a força aérea e também o exército! Foi um grande conciliador de conflitos....

Creio q sua genialidade foi de grande importância no avançar da Primeira Guerra ! E uma passagem chocante para mim foi a sua atuação com Mahatma Gandhi.... Primeira vez q tive minhas dúvidas sobre o movimento de Ghandi ! Churchill se posicionava contra à entrega da então colônia Indiana ao seus habitantes pois não concordava com o regime de castas e queria levar dignidade ao povo submisso das castas inferiores!!!

Realmente.... Churchill foi disparado uma das mentes mais brilhantes da Inglaterra... E olhe que ainda falta a segunda parte da biografia e eu já tô caído de admiração ?..

Ótimo livro !!! Recomendo.

João 14/01/2023

Uma boa primeira parte da biografia que cobre a vida dessa figura tão emblemática do século XX.

Aqui conhecemos mais da infância de Churchill, seu relacionamento um pouco frio com os pais, sua luta para seguir na carreira militar, o começo da sua vida política e sua participação na primeira guerra.

Churchill sempre foi um figura controversa, conquistando algumas inimizades pelo caminho. É interessante ver a sua determinação e crescimento ao longo dos anos, mesmo esse livro não cobrindo o período em que ele foi primeiro-ministro.

Zeantonio 26/02/2022

A história de uma forma muito bem escrita e cativante de um homem que moldou o mundo moderno como conhecemos hoje.

Reserva 30/01/2022

Ótimo livro
Um livro incrível sobre Churchill, conta boa parte de sua trajetória no governo e antes dele. A forma de escrita e o fato das páginas serem brancas pode fazer com que o livro fique um pouco cansativo. Ainda sim, é indispensável pra quem gosta de história e tem interesse sobre a vida de Winston

marta.caregnato 21/01/2022

Impressionante
Em "Churchill: uma vida, volume I", o historiador M. Gilbert (biógrafo oficial de Churchill) descreve em detalhes a vida de Churchill desde a infância até o final de 1934, quando Churchill alertava incansavelmente sobre o que estava por vir.

O início da obra foi escrito pelo filho de Churchill (Randolph Churchill). Na ocasião, M. Gilbert trabalhava como assistente da equipe de investigação de Randolph. Antes de morrer, o filho de Churchill deu Gilbert a incumbência de terminar a biografia.

Churchill teve uma infância difícil. Era adoentado, meio rebelde e considerava a escola uma tortura. Ainda pequeno, escapou por pouco de uma terrível febre. Cheguei a pensar: como teria sido o mundo sem Churchill?

Embora não tenha sido bom nos estudos, vemos (pelas suas cartas) como escrevia bem e era ótimo em argumentar desde criança. Inclusive, quando a mãe lhe escrevia o repreendendo severamente, ele respondia com excelentes argumentos, mostrando como a mãe tinha sido injusta com as críticas. Os pais eram bem distantes, e, às vezes, questionei se Churchill não estaria sendo demasiado dramático em suas queixas. Mas sua infância me comoveu a ponto de me tirar algumas lágrimas em um episódio em que Churchill escreveu do colégio interno três vezes seguidas, implorando à mãe que o deixasse passar alguns dias em casa. Sua insistência partiu meu coração: "Ficarei muito desapontado... Nunca mais poderei confiar em suas promessas... Estou bastante bem, mas numa aflição para ir para casa... Essa incerteza me deixa desorientado... Pelo amor de Deus, não se esqueça... Estou ficando doido com a expectativa..."

Ouvimos muito sobre as contribuições de Churchill na Segunda Guerra. Mas nesse volume, você terá acesso a uma parte desconhecida da sua vida. Vemos sua juventude no exército, sua entrada no Parlamento pelo Partido Conservador. Suas divergências com o partido e sua entrada para o Partido Liberal. Churchill lutou em diversos conflitos, assumiu diversos ministérios, foi escritor e correspondente de guerra. Contribuiu brilhantemente na Primeira Guerra, embora não tenha sido reconhecido por isso, na verdade, só recebia críticas e deboches. Inclusive, o fracasso de Dardanelos o marcou profundamente. Anos depois, seus discursos ainda eram interrompidos por deboches: "E Dardanelos?".

Esse volume termina com os incansáveis alertas de Churchill para os perigos do rearmamento da Alemanha e crescimento do Partido Nazista. Mas ninguém dava ouvidos às suas previsões.

A parte mais incrível do livro foi a sua fuga da prisão, que foi surreal, pareceu cena de filme.

Felippe.Fagotti 16/01/2022

Viveu intensamente
Um homem com uma história de vida fantástica. Fez por merecer para ter seu nome nos livros de história. Aos 24 anos já tinha vivido mais que pessoas com 80 anos.
Larissa 16/01/2022minha estante
tenho esse livro mas nunca me interessei em ler, é bom? vc foi o primeiro que já vi falando sobre

Felippe.Fagotti 16/01/2022minha estante
Sim. A viva dele é muito agitada. Um homem com muita ambição. O livro tem muitos detalhes da vida dele, com base em cartas pessoais dele. Ainda não li o II. Esse acaba antes de começar a 2 guerra mundial.

Brunno 05/01/2022

Só o gold
Olha, essa é minha primeira biblio e não me decepcionou em nada. Mais parece uma ficção. O livro traz seus primeiros anos na escola, sua vida agitada e emocionante no exército, suas truculência politicas. Mas, sobretudo, traz um político que não abre mão do que pensa ser o certo para uma nação. Rejeitado pela classe política, churchill mostra como salvar o mundo de um nazismo deplorável.

Léia Viana 23/10/2021

Churchill
Como meu objetivo era saber mais sobre ele como pessoa e político, o livro, mesmo sendo uma obra compacta, permitiu que eu - como leitora, conhecesse um pouco mais da vida pessoal e política de Churchill. Era uma pessoa excepcional, apaixonado pelo trabalho mas que também sabia aproveitar os momentos de repouso.

Neste primeiro livro é narrado os primeiros anos de Churchill, sua infância e adolescência e início de juventude, seus primeiros passos no exército e o começo de sua carreira.

Churchill foi um menino bastante doente, com um temperamento forte e muito inteligente . Leu Ilíada, de Homero, no original - Grego - na adolescência!

Entretanto, isso é apenas um detalhe da pessoa que Churchill se tornou e pelo que fez. Não a toa se tornou o grande estadista que foi.

Leitura recomendada!

1 | 2 | 3 | 4