Churchill - Uma Vida

Churchill - Uma Vida Sir Martin Gilbert

Resenhas -

1 | 2 | 3 | 4

Dickar 25/06/2021

Um grande político e senhor da guerra.??
O que mais me fascina em Winston é sua bravura na primeira que poucos tem a coragem de ser.
Sem dúvidas ele foi um político que serve de exemplo para os políticos do nosso tempo de hoje.
Aryana 25/06/2021minha estante
????????

Estefania 15/03/2024

Dei 5 estrelas por achar uma obra muito detalhada da primeira parte da biografia, porém, por ser tão detalhada chega a ser uma leitura um tanto cansativa, mas ao final ficamos com gostinho de quero mais. O que verei no próximo capítulo da história no livro 2.

Jefferson 22/09/2020minha estante
O livro flui bem?

Thiago.Wriel 22/09/2020minha estante
O livro vendo que ele ganhou nenhuma estrela ??????

Alexandra.Helmer 22/09/2020minha estante
Jefferson, ele tem picos de fluídez, nem sempre vai uma leitura fácil

Jefferson 23/09/2020minha estante
Ok, obg Alexandra!

Marcello.Pacheco 11/07/2020

Impressionante
Impressionante ver a imagem de um líder em uma guerra e apenas cortina para uma vida repleta de realizações surpriendentes. Sem falar nas múltiplas facetas como escritor, pintos, etc

Karisma 06/05/2020

Surreal...
Todos já ouvimos o seu nome, mas ter uma ideia do que ele se fato fez é diferente e assombroso.

Aprendi muito com esse livro e acredito que os professores das universidades deveriam colocar a sua leitura como base de suas disciplinas.

Churchill, mudou o direito do trabalho e penal e instaurou a dinâmica da mediação e conciliação. Participou de vários momentos históricos e teve um posicionamento sensato. Estou louca pra ler o volume 2.

O único ponto ruim é a edição. No mais é um must have.

Elton.Oliveira 27/02/2023

Muito à frente do seu tempo
Uma ótima biografia, apenas a primeira parte !

O livro , de início, é um pouco enfadonho pois sua juventude foi apenas em internatos e retrata a sua solidão.... Churchill sentiu muito a ausência dos pais na infância. Seu pai , um tanto atarefado com o governo ,não lhe concedia muito convívio!

O texto ganha novos ares, a partir do momento q Churchill começa sua vida política. Grande estudioso dos discursos do pai , ele se torna um grande orador e conciliando à isso , se torna também militar!

Não vou destacar cada passagem do livro pois ele é um pouco grande mas muito me chamou a atenção sobre a versatilidade de Winston! O cara se desenvolveu nas forças militares , praticamente nas 3 casas , comandou o fiscal da Inglaterra, foi chefe do gabinete Interior, como político desenvolveu vários ganhos para os trabalhadores, se envolveu bastante no social ! Desenvolveu a marinha , a força aérea e também o exército! Foi um grande conciliador de conflitos....

Creio q sua genialidade foi de grande importância no avançar da Primeira Guerra ! E uma passagem chocante para mim foi a sua atuação com Mahatma Gandhi.... Primeira vez q tive minhas dúvidas sobre o movimento de Ghandi ! Churchill se posicionava contra à entrega da então colônia Indiana ao seus habitantes pois não concordava com o regime de castas e queria levar dignidade ao povo submisso das castas inferiores!!!

Realmente.... Churchill foi disparado uma das mentes mais brilhantes da Inglaterra... E olhe que ainda falta a segunda parte da biografia e eu já tô caído de admiração ?..

Ótimo livro !!! Recomendo.

Menina Ciria 19/04/2023

Realmente uma vida, levei uma vida para ler esse livro. O autor traz bastante falas do Churchill remetendo a sua vida na política. Churchill não era um bom aluno. Seu mau comportamento o atrapalhava constantemente. Já na política ele tinha ideias progressitas e muito além do seu tempo. Um exemplo: em pleno 1800 e alguma coisa ele já dizia que o sistema prisional deveria ser reformado e que depois que saísse da prisão a pessoa precisava de um apoio para ser reinserido na sociedade. Churchill tinha o sonho de pilotar, fez várias aulas mas não obteve sua licença porque todos os seus profs morreram de queda dr avião e sua esposa o fez prometer que não iria mexer mais com isso. Winston trabalhou em vários ministérios. As pessoas não gostavam muito de suas ideias, mas outras pessoas já enxergavam seu futuro como Primeiro ministro.
Elen Ximenes @quemleganhamais 19/04/2023minha estante
Uuuuu, me interessou kkkkk

Pagliuca 07/08/2023

O maior estadista do século XX
Biografia do maior estadista do século XX. A primeira fase da sua vida foi tão incrível como a segunda. Apaixonante, empolgante e inspiradora.

DEA 24/07/2020

Fascinante!
Achei muito interessante toda a trajetória dele desde a infância, até chegar no seu envolvimento com a Política, depois a Primeira Guerra. É notável sua inteligência e obstinação!

TiagoHelmer 14/05/2020

Assim como os livros sobre as guerras do autor a biografia de Churchill também está no estilo documental o que torna a leitura um pouco cansativa, mas dá a impressão de ser uma obra não tendenciosa. O autor foca muito nos grandes acontecimentos (só me lembro de um parágrafo falando da relação de C. com os três filhos), mas se tratando desse personagem e um século de experiências grandiosas, não dá pra culpar o biógrafo.

Churchill sem dúvida foi uma das figuras mais grandiosas que já existiu, ele é a cara do século XX e da Inglaterra. Lutou em guerras imperialistas, governou nas duas guerras mundiais e no início da Guerra Fria. Além de ser um dos melhores oradores e escritores do seu tempo é também um dos mais perseverantes, ele ia até o fim naquilo em que acreditava. Um homem que influenciou diretamente nos acontecimentos do mundo.

O livro mostra também a fragilidade das democracias, Churchill era uma personalidade diferenciada e lutou tempestades para tornar a Inglaterra forte igual os governos totalitários em que as decisões são unilaterais. Se não fosse essa personalidade talvez o rumo da humanidade fosse outro. No final de sua carreira é possível entender a inteligência de C. em forma de audácia. Quem em um sistema democrático teria coragem de defender o armamento nuclear após duas grandes guerras? Ele brigava pelo fortalecimento das democracias para competir de frente com a Rússia, caso contrário eles seriam engolidos.

Também é possível entender profundamente a evolução do pensamento inglês no século XX. Como defender a liberdade no mundo contra os totalitários sendo que existem vários povos subjugados pela Inglaterra? O fim do império britânico começou de dentro para fora. O livro também mostra a questão racial, relação com os pais, honra nas batalhas, igualdade de sexo, manipulação da impressa, advento da aviação etc. etc.

marta.caregnato 21/01/2022

Impressionante
Em "Churchill: uma vida, volume I", o historiador M. Gilbert (biógrafo oficial de Churchill) descreve em detalhes a vida de Churchill desde a infância até o final de 1934, quando Churchill alertava incansavelmente sobre o que estava por vir.

O início da obra foi escrito pelo filho de Churchill (Randolph Churchill). Na ocasião, M. Gilbert trabalhava como assistente da equipe de investigação de Randolph. Antes de morrer, o filho de Churchill deu Gilbert a incumbência de terminar a biografia.

Churchill teve uma infância difícil. Era adoentado, meio rebelde e considerava a escola uma tortura. Ainda pequeno, escapou por pouco de uma terrível febre. Cheguei a pensar: como teria sido o mundo sem Churchill?

Embora não tenha sido bom nos estudos, vemos (pelas suas cartas) como escrevia bem e era ótimo em argumentar desde criança. Inclusive, quando a mãe lhe escrevia o repreendendo severamente, ele respondia com excelentes argumentos, mostrando como a mãe tinha sido injusta com as críticas. Os pais eram bem distantes, e, às vezes, questionei se Churchill não estaria sendo demasiado dramático em suas queixas. Mas sua infância me comoveu a ponto de me tirar algumas lágrimas em um episódio em que Churchill escreveu do colégio interno três vezes seguidas, implorando à mãe que o deixasse passar alguns dias em casa. Sua insistência partiu meu coração: "Ficarei muito desapontado... Nunca mais poderei confiar em suas promessas... Estou bastante bem, mas numa aflição para ir para casa... Essa incerteza me deixa desorientado... Pelo amor de Deus, não se esqueça... Estou ficando doido com a expectativa..."

Ouvimos muito sobre as contribuições de Churchill na Segunda Guerra. Mas nesse volume, você terá acesso a uma parte desconhecida da sua vida. Vemos sua juventude no exército, sua entrada no Parlamento pelo Partido Conservador. Suas divergências com o partido e sua entrada para o Partido Liberal. Churchill lutou em diversos conflitos, assumiu diversos ministérios, foi escritor e correspondente de guerra. Contribuiu brilhantemente na Primeira Guerra, embora não tenha sido reconhecido por isso, na verdade, só recebia críticas e deboches. Inclusive, o fracasso de Dardanelos o marcou profundamente. Anos depois, seus discursos ainda eram interrompidos por deboches: "E Dardanelos?".

Esse volume termina com os incansáveis alertas de Churchill para os perigos do rearmamento da Alemanha e crescimento do Partido Nazista. Mas ninguém dava ouvidos às suas previsões.

A parte mais incrível do livro foi a sua fuga da prisão, que foi surreal, pareceu cena de filme.

JuarezFerreira 14/04/2017

Criança arteira e por vezes considerada desleixada. Na escola um aluno médio para medíocre em algumas matérias, porém reconhecido por seus professores pela sua inteligência e potencial. Já na adolescência para fase adulta serviu em três conflitos. Trajetória politica cheia de altos e baixos – nem cem por cento liberal nem cem por cento conservador – mas sempre provocando. Impressiona como ainda que trabalhando ativamente na politica consegue criar uma vasta obra literária, pintar e se dedicar a família.

O biografo se alimentou dos inúmeros registros em cartas, telegramas, documentos em arquivos e as obras do próprio Churchill. Neste primeiro volume acompanhamos a vida de Winston Churchill do nascimento até os 54 anos.

Leitura agradável e enriquecedora, repleta de momentos históricos memoráveis: seu posicionamento pacifista antes da primeira guerra mundial e posteriormente seu empenho pela vitória. Churchill conhecendo Lawrence da Arábia, Charles Chaplin e a ainda criança Elizabeth II. Seu posicionamento contrário ao de Gandhi com relação a independência da Índia...

O que nos deixa curiosos para o segundo volume é o último capítulo, que mostra os momentos que precedem a segunda guerra mundial.

Darllan.Senna 24/06/2023

Impecável
Winston Churchill é certamente um personagem decisivo na História do século XX. E através dessa obra pude ter acesso a uma biografia extremamente detalhada, coesa e didática. Sir. Martin Gilbert com certeza despertou meu sincero desejo para apreciar outras de suas obras. É uma obra fenomenal e fundamental. Lendo sua biografia uma pergunta se torna latente: estaria esse homem destinado a ser quem foi? O porquê dessa pergunta é observável na quantidade de perigos que o autor passou ao longo destas páginas. Cada capítulo acompanha uma deliciosa contemplação deste que vos fala e quero o segundo volume o mais rápido possível.

Andre.S 15/12/2020

Documento minucioso
Esta biografia de Winston Churchill é muito completa e detalhada. Tão detalhada que a leitura de suas mais de 500 paginas deste Volume 1 torna-se demasiadamente desafiadora. Uma leitura chata pelo excesso de detalhes sobre situações políticas vividas por Churchill. Lerei em breve o Volume 2.

Bruna 01/05/2021

É um livro bem informativo, com os fatos contados por cartas ou documentos da época.
Como meu objetivo era saber mais sobre ele como pessoa e político, o livro ajudou bastante, dando detalhes tanto da vida pessoal como política.

Percebi que Churchill era uma pessoa apaixonada pelo trabalho mas que também sabia aproveitar os momentos de descanso.
Independente da posição política e de concordar ou não com suas opiniões, vi que era mesmo uma pessoa excepcional, sabendo se expressar muito bem.

O livro termina antes dele se tornar primeiro-ministro e antes da segunda guerra, que devem ser abordados no volume II.

1 | 2 | 3 | 4