Quando Eu Parti

Quando Eu Parti Gayle Forman

Resenhas - Quando Eu Parti

Jess 01/12/2016

QUANDO EU PARTI #MaratonaGayleForman
Esse é o terceiro livro consecutivo da Gayle Forman que leio esse mês, só que com a temática e personagens mais adultos do que estávamos acostumados em ler da autora.
Maribeth tem 44 anos e acaba de ter um infarto. Ao voltar para casa do hospital, ela percebe que todos os afazeres domésticos, os filhos e o marido distante estão lá "gritando" pela sua atenção.
Ela irá tomar uma decisão que a fará entrar em autojulgamento, mas será uma escolha fundamental para organizar os pensamentos, arrumar algumas coisas em relação ao passado e descobrir a si mesma.
Com a narrativa terceira pessoa, pude sentir ainda mais a escrita madura de Gayle Forman através do rico vocabulário e a descrição dos sentimentos de Maribeth.
Achei que o final ficou um pouco aberto, mas mesmo assim amei conhecer essa nova perspectiva da autora de abordar temas adultos, tanto que a leitura foi rápida e prazerosa.

site: @projetojane
@lendosonhando 12/12/2016minha estante
Adorei o livro acho q a Gayle expressou bem os sentimentos da Maribeth so achei mas isso era so uma vontade minha q ela terminasse de escrever a carta para a mae mas bem.sabemos q isso nao era o aspecto mais relevante da trama

Jess 12/12/2016minha estante
Concordo com você. Cheguei até a pensar em uma possível sequência. Mas, não sei se vai ter.

@lendosonhando 02/01/2017minha estante
undefined

Jess 02/01/2017minha estante
undefined

SteFranconere 11/03/2020

Bela surpresa
Maribeth é a melhor personagem que conheci em 2020.
Estela 01/07/2020minha estante
Bom saber!! Tenho esse parado na estante :)

SteFranconere 01/07/2020minha estante
Comprei o livro na Americanas por 9,90 golpinhos e não esperava nada dele, mas valeu super!!!!!!

Estela 01/07/2020minha estante
Amo as descobertas de 9,90 da americanas ?? mar da tranquilidade foi um desses

carvalho73 29/03/2021

Não sei dizer o que achei
É um livro bem escrito e bem pensado, mas honestamente não tenho uma opinião formada. As atitudes da personagens principal me irritaram várias vezes, mas acho que minha empatia nesse caso seria maior se eu me visse na pele de Maribeth.
Caroline 29/03/2021minha estante
Terminei de ler esse livro exatamente com esse pensamento. Não sabia o que dizer. Achei um livro morno, e parece que a história ia e vinha, mas não tinha nada nela. Sei lá

carvalho73 29/03/2021minha estante
Sim!! A leitura foi bem frustrante em muitos momentos, tinha potencial pra ser bem melhor

Malucas Por Romances 27/12/2016

Um livro que vai fazer você repensar suas atitudes como mãe, esposa e mulher.
Muitas vezes não sei o que é pior, fazer uma resenha onde o livro é tão bom que você não consegue se expressar bem o suficiente, ou fazer uma resenha quando o livro não te comoveu. Eu tentei de todas as formas me comover com esse livro e em muitos momentos tentei entender a personagem, alguns momentos até entendi, mas em outros não rolou.

Eu particularmente tenho sérios problemas com a escrita em terceira pessoa, não é sempre que eu consigo me conectar tão bem com personagens como deveria e infelizmente foi isso que eu senti que aconteceu com esse livro. Não é um livro ruim, tenho certeza que várias pessoas vão adorar essa leitura, acredito que seja mais algo pessoal meu com a leitura.

" Na produção-para-a-TV de Maribeth, ela era a vilã."

Maribeth é editora chefe, casada e mãe dos gêmeos de quatro anos. A vida dela é a correria típica de toda mulher/mãe que trabalha fora, que quando chega no fim do dia às vezes parece que tem mais coisas pra fazer em casa do que fez o dia inteiro na rua. Após passar por uma complicação inesperada em um procedimento cirúrgico, ela começa a ter uma crise existencial e decide que precisa viver em uma bolha sozinha. Ela definitivamente foge, deixando somente um bilhete para seu marido.

"A mulher exausta,multitarefa. Uma ida ao hospital e parece que está tirando férias definitiva, Um chance de ser cuidada ao invés de cuidar dos outros. E sem culpa ainda por cima."

Em vários momentos entendi a personagem em querer ter um tempo só pra ela, acho mais que justo isso, porém a forma que aconteceu e a forma que ela se manteve distante me deixou meio sei lá, posso até dizer que chateada. A autora quis passar de alguma forma o desejo que toda mulher tem de ter um espaço só pra ela, de ter o apoio do marido e tudo mais, porém nesse caso acho que a autora enfeitou casos do cotidiano que não precisavam.

Eu comecei a me interessar realmente pelo livro depois que já tinha passado da metade da leitura dele, antes disso achei a Maribeth que mais parecia uma adolescente do que uma mulher madura de 40 anos.

"Às vezes a melhor maneira de dominar algo é começando pelo início."

O que eu adorei nesse livro foram os personagens secundários, todos eles tiveram extrema importância na vida de Maribeth e de alguma forma todos foram importantes para ela se auto redescobrir. Foi o que me manteve firme na leitura, senti até falta de saber mais dos personagens secundários no final.

RESENHA COMPLETA NO BLOG

site: https://malucaspor-romances.blogspot.com.br/2016/12/resenha-quando-eu-parti.html#more
Giselle 27/12/2016minha estante
Tava bem empolgada nesse livro, mas agora vou baixar minha bola kkkk

Ana Carolina 27/12/2016minha estante
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Paulo.Silva 30/06/2020

Eu amo a Gayle Forman
Gente, eu amo essa autora, escreve muito bem e as figuras de linguagens são as melhores! Foi um livro que não me identifiquei com o personagem, mas a história é boa e queria ler novamente com 30 ou 40 anos, talvez faça mais sentido. O livro aborda assuntos como maternidade, abandono, vida de uma pessoa órfã, preconceitos, diferença de idades e como a mulher/homem se sentem em relação a idade de 40 anos e tals. EU AMO ESSA AUTORA.
Naraiane.Martins 30/06/2020minha estante
Quero muito ler esse livro dela

Paulo.Silva 01/07/2020minha estante
É um livro muito legal. História construída, é uma surpresa para quem somente ler outros romances e da de cara com um adulto. (Essa foi minha dificuldade)

Gabi V. 01/06/2023

Livros de Conforto
É a segunda vez que leio esse livro e de novo, me senti não apenas acolhida com a história, mas também pude repensar algumas de minhas próprias atitudes.

Não tenho um Jason (marido/filho), também não tenho uma Elizabeth (a amiga que cresce demais e parece estar sempre distante), mas a forma como a Maribeth abandona a vida e o trabalho e vai recomeçando e reaprendendo a viver é reconfortante. Ela vive o sonho feminino (que muitas expressam apenas no momento de pura raiva), de abandonar casa, marido e filhos e de recomeçar, sem culpa nenhuma. E no final ter um lugar para onde voltar, agora sabendo viver de um jeito diferente.

Pra mim, esse é um livro confortável, um lugar para voltar quando as coisas estão ruins, porque assim como a Maribeth, respiro tarefas, obrigações e trabalho. E não poder fazer nada, me sentindo "inválida" e com medo (como ela depois do infarto) me desesperou, foi bom saber que eu tinha pra onde ir e aonde chegar.
Gabi V. 01/06/2023minha estante
Ponto negativo: Ela não conta o que acontece com a Maribeth depois... Ela diz que vai voltar pra casa e aí... Nada. O livro acaba. Eu queria ver o reencontro da família, se vão ter problemas, se ela vai continuar em contato com as pessoas que conheceu ou contar ao marido tudo o que aconteceu, mas acaba.

Camila.Mendes 04/06/2023minha estante
Também tive essa sensação ao ler. Estou quase terminando. As vezes só queremos sumir e voltar ou talvez nunca mais voltar

Titi 18/02/2021

Nem sei oq falar
A Forman me deixou completamente apaixonada (mais uma vez) pelos personagens bem trabalhados dela.
A evolução deles foi maravilhosa e os detalhes sobre cada um, me fez sentir como se eles fossem meus melhores amigos.
Eu amei a Sunita e o Todd
Eu amei o Jason
Eu amei a Elizabeth
Eu amei a Janice
E acima de tudo, eu amei a Maribeth. Essa personagem tão humana e tão incrível.
Surtei tanto com o final do livro, que achei que EU estava tendo um infarto, mas ficou tudo bem...com o livro e comigo kkkkkkk
Conclusão: a Janice nunca errou.
"As vezes, abandonar alguém é a maior prova de amor que se pode dar"
Amy SL 18/02/2021minha estante
quanto amor pra dar moça

Duda 07/03/2023

Tentando entender
Tô tentando entender sinceramente qual foi a ideia da autora a escrever o livro, é um livro que li muito rápido mas que as vezes me via perdida na história, e pensando bem, acho que foi a intenção da autora, te deixar perdido igual a personagem principal, eu acho uma leitura rápida mas nada de impressionante, literalmente um 3 ??
It.naah 12/03/2023minha estante
uma nota muito alta ainda, foi horrível

Maressa 31/07/2022

Eu estava esperando uma história diferente, depois de ler "Eu perdi o rumo" me apaixonei pela escrita da autora e já fui procurando mais obras dela. Acho que eu criei muitas expectativas em relação a forma que a personagem iria se redescobrir e fiquei levemente decepcionada. Mas o livro é muito bom e profundo, vale a pena a leitura (mesmo eu tendo demorado um pouco para pegar o ritmo).

Vou deixar minhas frases favoritas do livro:

"Nunca se sabe, não é? Talvez não saber não seja tão apavorante. Talvez seja apenas a vida."

"As pesssoas entravam em sua vida. Algumas ficavam. Outras não. Algumas se afastavam, mas voltavam para você."

"As vezes abandonas alguém é a maior prova de amor que se pode dar."
Soh 31/07/2022minha estante
Esse livro é muito bommm

abarbarex_ 06/04/2021minha estante
Noooossa, sim! Terminei com esse sentimento, criou toda uma base para uma história fantástica e desistiu no final

Caroline 06/04/2021minha estante
Exatamente, sem final

Isabela Zocolaro 06/03/2022minha estante
Kkkk o tempo todo eu ficava com raiva dela pq pensava que tudo poderia ter se resolvido com conversas ?

Ewerton 21/08/2022minha estante
Pois eu tive uma impressão totalmente diferente da sua, acho que por estar passando por um estresse parecido (e é possível que isso tenha me causado mais impressão do que foi com você). Eu simplesmente amei esse livro.

Mile 22/06/2021

Esse livro foi uma surpresa, é o segundo livro da autora que eu leio e como não gostei do primeiro, não sabia o que esperar, até porque não tem uma sinopse na capa, só opniões, acabei comprando mais pelo preço(estava muito barato) e pela capa que achei muito bonita.
No começo achei que o livro não me prenderia, ou que seria muito chato e eu levaria semanas para ler, mas no decorrer da história fui me encantando cada vez mais.
Só não dou 5 estrelas porque acho que o livro deixou algumas lacunas
Dany 23/06/2021minha estante
eu Amo essa autora , com certeza quero ler esse.

jailxon 30/03/2020

QUANDO EU PARTI
Gayle Forman sabe muito bem como criar um enredo que vai prender o leitor do início ao fim da leitura, digo isso por ser um grande fã de Se Eu Ficar.

Com uma escrita maravilhosa, a autora nos apresenta a sua primeira obra New Adult, que inclusive já se tornou um dos meus livros favoritos da vida.

Aqui vamos acompanhar Maribeth em sua jornada de desacelerar e se reencontrar. Apesar de eu não concordar muito com a decisão dela de fugir para que isso possa acontecer, não posso negar que a temática me causou reflexões bem profundas. Um soco no estômago.

Muitas vezes acabamos por nos preder em rotinas, em especial no trabalho, e nisso a nossa vida acaba passando na frente dos nossos olhos sem sequer enxergarmos o que está acontecendo.

Maribeth conseguiu parar para olhar em sua volta e questionar a si mesma "espera aí, o que eu estou fazendo com minha vida?".

Assim, conseguiu, em uma nova realidade, enxergar detalhes que antes não via e dar valor em pequenas coisas. Além de claro, se reinventar.

A lição principal que tiro desse livro, em meio a tantas outras, é que precisamos desacelerar um pouco e viver cada momento das nossas vidas.

Ah, e temos personagens maravilhosos durante a leitura! Sunita e Todd são o alívio cômico para o livro, incríveis.
Soh 26/12/2021minha estante
Comprei esse livro baratinho numa feirinha, confesso que estava sem expectativa alguma. Mas com o desenrolar da história me fez favoritar demais. Aborda temas de grande importância, como a mulher ser obrigada a ser forte a todo tempo.
Amei sua resenha e amo seu Instagram!!