Sociedade da Rosa

Sociedade da Rosa Marie Lu

Resenhas - Sociedade da Rosa

Amanda.Moura-@vidadebookstan 07/05/2020

Um livro para poucos!
Sinceramente, não sei o que achar de um livro que conta a trajetória da formação de uma vilã. Independente da sua motivação, é muito difícil defender as atitudes da personagem principal. Sofri muito para concluir essa leitura e acabei desistindo de ler o último volume da trilogia!
Rina 15/01/2021minha estante
nossa me senti exatamente assim! foi um sofrimento mesmo tanto q n suportei ler fui pulando e pulando...
me senti aliviada com oq vc disse n me sinto só

Amanda.Moura-@vidadebookstan 15/01/2021minha estante
Você chegou a ler os 3 livros?

Carol 11/03/2021minha estante
Simm, foi a mesma coisa pra mim. Também me senti aliviada em ver que não fui a única que pensou assim ?

Rina 25/03/2021minha estante
eu pesquisei pra saber a conclusao da série e dei graças a deus q n comprei e nem terminei pq mds kkkk decepção
cade aquela escrita de legend? saudades

Amanda.Moura-@vidadebookstan 28/03/2021minha estante
Siim, li Legend depois e amei kkkkk

Gah Hy 03/12/2020minha estante
SIMMMM

Thais 04/12/2020minha estante
Amg eu nem vi que vc tinha comentado, Sorry kkkkkkk

Gah Hy 04/12/2020minha estante
nem falo nada...kkkkkkkkk

Mi 06/01/2017

"Ataque Primeiro "
"Eles eram o raio de luz em um céu tempestuoso,
a escuridão passageira antes do amanhecer. Nunca tinham
existido antes, nunca existirão novamente. "

Expulsa da sociedade dos Punhais, Adelaine junto com sua irmã mais nova , vão em busca de outros Malfettos, para formar seu próprio grupo, a Sociedade da Rosa. Para enfim, conseguir a vingança que tanto almeja.

"Era uma vez uma menina que teve um pai, um príncipe, uma sociedade de amigos. Então, eles a traíram e ela destruiu a todos. "

O livro começa, com Adelina e Violetta se situando na Cidade - estado de Merroutas ( o rico e movimentado cruzamento entre Kenettra e o Império Tamouran.) Tentando claro, não serem vista pelos os Soldados de Teren. Achar novos Malfettos para fazer sua sociedade, e claro , fugir da Inquisição. Que ja fizera o anúncio, que as duas são foragidas, ao máximo de pessoas possíveis.
Vemos que Adelina ainda se sente triste pelo o que acontecera com Enzo. Se sente culpada por ter levado sua ilusão longe demais , e não ter tido a noção de quem era quem.
Outro elemento que logo nos chama atenção nesse início, é os sussurros,aquelas vozes que ficavam incitando a Lina (vai ser o apelido dela ) a fazer burrada. Então, elas estão presentes, só que com mais força. Querendo fazer sua cabeça ( é tipo aquele diabinho que aparece nos desenhos animados ao lado do anjinho.)

"Nada disso foi sua culpa, argumentam os sussurros na minha cabeça. Afinal,
você não o matou ? não foi a sua arma que acabou com a vida dele. Então por que você que foi expulsa? Você não precisava voltar para a Sociedade dos Punhais ? não precisava ajudá-los a resgatar Rafaele. Ainda assim, eles se viraram contra você. Por que todo mundo se esquece das suas boas intenções, Adelina? "

Traiçoeiras ....

Mas porque a cidade de Merroutas.
Além de ser o lugar onde Kennetra tem menos controle, é também o lugar onde Margiano fora visto pela última vez. O famoso jovem de Elite, que todos gostariam de ter como aliado.

"O que sei é que os Punhais agora são meus inimigos. Quando você está sozinho em um mundo que o odeia e teme, quer encontrar outros como você. Novos amigos. Amigos de elite. Amigos que podem ajudá-lo a construir sua própria sociedade."

Tirando a Lina um pouco de foco, vamos falar de Raffaele. A primeira coisa que me surpreendeu, foi a Marie ter contando um pouco sobre o passado dele. Como ele foi parar em um bordel. Bem triste. Se já me incomodava a tristeza que ele tinha, por levar essa vida , como vimos no livro anterior. Saber como ele se tornou um "garoto de programa", é bem mais doloroso. (Mas ainda guardo um rancor por ele ter expulsado a lobinha)

" A voz da criança era solene, o olhar ainda fixo na casa. Já estava
começando a sentir medo. (...)Será que isso significava que ele nunca mais veria a família? "

Vemos que ele, e os outros residentes da Sociedade dos Punhais. Estão agora sob a proteção da Rainha Maeve de Beldain, uma antiga aliada, que ainda tem interesse em Kennetra. Cada dia mais Malfettos chegam ao país de Beldain , em busca de proteção.
Pois Kennetra já não é um lugar possível de se viver para os Malfettos. Ou são mortos ou escravizados.
Ao contrário dos governantes de Kennetra, que repudiam os Malfettos , Maeve acredita que eles são enviados dos deuses.
Com a morte de Enzo, seu planos de se aliar com a realeza , foi água a baixo.
Desde então, ela esta bolando um plano para invadir Kenettra . E espera ter à ajuda de Raffaele e seu grupo.

"Se não posso ter o seu príncipe malfetto sentado no trono, então vou
fazer isso pessoalmente. "

Voltando a nossa aprendiz de Darth Vader

Depois de um baita desafio, que MDS kkkk Que a Nossa Loba branca consegue passar com maestria , Margiano acaba aceitando sua oferta. E de quebra, ela ainda consegue o apoio de mercenários.

"(...)Acho que você não entende o verdadeiro peso do que fez.
(...)Pela manhã, todas as pessoas de Merroutas terão ouvido seu nome. Elas vão querer saber e sussurrar sobre a Loba Branca. "

Como será o reencontro das duas sociedades?
Sociedade dos Punhais X Teren e seus homens X Sociedade da Rosa
Qual dos três grupos irá vencer?
Quem irar conquistar a corrida ao trono. Maeve ou Adelina ?
Ou Teren Aniquilará todos que ousarem passar na sua frente.

Muitas surpresas nos aguardam

So deixando claro que eu estou me apaixonando novamente.
Magiano S2.E eu to com muito medo kkkTodos os meus shippes (desde Legend ) dão errado. A Marie tem costume de pisar no meu core. Mas mano...nao to sabendo como lidar com esse sentimento que esta nascendo kkkk
"Meu amor" ai jesuiiiiiiiis. .esses homens. .. to ate vendo que vou sofrer no 3 livro kkkkk

Também não to sabendo lidar com Adelina. Não sei se amo , se odeio, Só sei que ela única.

E o fim ?

Que final minha gente
Que final...
A luta. ..
Cara.. to com muita pena, triste...pelo o que Adelina se tornou...serio. .é digno de piedade. A escuridão à esta consumindo por inteiro. Não tem como sentir dó, pois em parte ela não tem culpa,é algo incontrolável. Não sei bem o que pensar.

"Agora, o que quero é o trono. (...)A vingança perfeita.
Nem todos os Inquisidores, rainhas e Punhais do mundo serão capazes de me deter."
Ricardo 06/01/2017minha estante
Morri com esse final

Mi 06/01/2017minha estante
2 kkk
E eu querendo ler a continuação....vou ter que esperar kkkkkk

Ricardo 06/01/2017minha estante
Todos nós :'(

Taylor33 08/05/2022

Eu não sei se vou conseguir, mas vou tentar explicar
Adeline é sem dúvidas a personagem mais complexa q eu já li. Ela sofreu TANTO, E quer q os outros paguem pelo q fizeram ela passar. Mas ao mesmo tempo ela luta com o fato do certo e o errado,Oq os outros dizem ser certo é o contrário do q ela deseja. Ela tenta se convencer de que não precisa de ninguém, q o medo das pessoas é melhor q o amor. Mas no final ela é solitária. Ela não suporta estar sozinha, ese agarra a irmã dela, pq ela foi a pessoa q mais amou ela sem pedir nada em troca. Ela encontrá pessoa incríveis no caminho, Mas esse não é o um livro clichê onde o príncipe encantado salva ela. Ela não sabe como lidar com o amor. E MUITAS vezes nós vemos ela não conseguindo confiar. Pq ela não acredita q alguém possa verdadeiramente se importar com ela.

Adeline quer se vingar da inquisição, é de tudo q eles fizeram pra ela e pra todos os outros malfettos. Mas nesse caminha ela tem tantos questionamentos, ela não sabe se ta certa, mas os sussurrosda cabeça dela ficam constantemente dizendo q ela só precisa de poder, é q amor é para os fracos. Ela se perde tanto q nem Ela sabe mais quem ela é. A gente acompanha ela enlouquecendo,não sabendo mais oq é ela é oq são suas alucinações.

E quando ela finalmente consegue oq queria, ela se sente vazia. Pq ela perdeu todos q ela amava no caminho. Ela perdeu a si mesma.

Esse livro aprofunda muito bem todos os personagens, tem o magiano que é sem dúvidas um dos melhores personagens, ela desperta luz na adeline, teve tantos momentos q oq eu mais queria era q ele abraçasse a adeline. Tem o Sérgio q é um ex jovem de elite q foi expulso. Tem a violetta q é uma irma cheia de defeitos, mas q verdadeiramente ama a adeline, q por mais covarde q seja, morreria para salvar aqueles q ama.

Essa trilogia é incrível. Os personagens são complexos bem trabalhados. É diferente de tudo q eu já li. E por mais q a adeline seja uma vilã, eu não consegui culpada por nem um minuto sequer.

Infelizmente só posso dar 5 estrelas pra esse livro, Mas se pudesse eu daria todas as estrelas da nossa galáxia
Fabiana 08/05/2022minha estante
Eu li o primeiro e não curti muito. Quero dar cinco estrelas pra esse também. Vou começar nessa semana.

Taylor33 08/05/2022minha estante
Eu achei esse livro mais rápido de ler do q o outro. Mas ambos eu curti bastante.

Fabiana 08/05/2022minha estante
Falam super bem da trilogia...espero gostar também.

Karine 13/04/2020

null
Tô um pouco decepcionada pois realmente achei que fosse amar essa trilogia assim como amo todos os outros livros da marie lu, mas simplesmente não deu pra mim. Já no primeiro livro uma coisa ou outra me incomodou, mas eu achei que fosse melhorar nesse segundo e infelizmente isso não aconteceu.
Os personagens não são nem um pouco cativantes, não consegui me afeiçoar a nenhum além do Magiano - e ele aparece muito pouco pra me fazer querer ler só por causa dele. Houveram muitos acontecimentos óbvios e o desenvolvimento da história parecia fácil demais, não tinha muitos desafios e era tudo muito conveniente pros planos de todo mundo. Isso tudo fora o romance - se é que eu posso chamar assim - que não deveria nem existir, já que não tem um desenvolvimento que justifique esse amor.
A história tinha muito potencial com toda essa cultura e mitologia única e uma protagonista diferente da maioria dos livros que eu já li, mas os defeitos me incomodaram e pesaram tanto pra mim que eu não tenho ânimo nem pra ler o último livro e concluir a trilogia.
Belle 26/05/2020minha estante
Nossa! Eu acabo de ler esse segundo livro (com muito custo) e suas palavras descreveram exatamente o que eu senti durante toda a leitura.
Legend é uma das minhas trilogias favoritas! Acho que já comecei a ler com as expectativas altas demais...

Rina 15/01/2021minha estante
depois de quase 1 ano tentando terminar (consegui terminar pulando e pulando muuuitas partes) eu consegui e me senti exatamente assim!

Rodrigo Silvestre 30/06/2020

Eu amo acompanhar uma história pelo ponto de vista da "vilã"
LS0 30/06/2020minha estante
Muito bom mesmo!

Mariana.Palito 09/08/2020minha estante
E nossa senhora q vilã

duda 26/02/2022

sociedade da rosa
eu amei como a autora coloca tudo nesse livro. em jovens de elite, nos agradecimentos ela diz que estava escrevendo a jornada de uma vilã. porém, é mais nesse que a gente consegue ver esse lado sombrio da Adelina.

eu cheguei em um ponto desse livro que eu nem sei mais pro q eu to torcendo que aconteça, porque ninguém mais parece ser vilão mas ao mesmo tempo todo mundo é ???

é incrível como a cada acontecimento eu fui vendo como essa trilogia é diferente das fantasias que já vi.

ah, e o bom é que como o livro se passa na visão da Adelina, conseguirmos ver todo o conflito na cabeça dela e as vezes é até confuso pensar nela como vilã mesmo.
nath191 02/03/2022minha estante
Eu li os dois primeiros livros e nunca saquei que era pra Adelina ser a vilã ?
Na minha cabeça ela era apenas uma protagonista que não se resumia a uma mocinha e tal
Mas agora deu vontade de terminar de ler eles

duda 02/03/2022minha estante
então menina qdo eu li o primeiro n saquei tbm não

nicks. 25/10/2023

É bom ser poderosa. Ver os outros se curvarem à sua vontade
Eu estou em completo choque, demorei tanto pra ler esse livro por contar dos estudos mas agora que tive tempo eu devorei como se estivesse passando fome.

a Adelina é uma vilã incrível, eu amei o nascimento que ela teve e como foi o desenrolar da história, principalmente pq ela não sabia nada sobre os seus poderes e ao decorrer do tempo ela foi trabalhando isso com sua irmã.

amei a migalha de romance que recebi entre ela e magiano e confesso que nunca torci pelo Enzo pq sabia que tudo aquilo era o que ele idealizava dela.

fiquei em completo choque com o plot do final e com certeza estarei a procura do próximo.
danyelly.ferraz 25/10/2023minha estante
Essa trilogia é IMPECÁVEL

Luvale 25/10/2023minha estante
O final desse livro é um tiroo

Andréa Araújo 11/09/2017

Eu estou apaixonada e morta de medo!
Se eu tinha altas expectativas para o primeiro livro, tinha ainda maiores para esse segundo. E minha nossa! Todas foram superadas.

Eu cheguei em momentos da história que não sabia o que esperar, não tinha a menor ideia do que viria a seguir. Mas independente do que acontecesse, era sempre uma surpresa. Não sei porque ainda fuco impressionada com a escrita da Marie Lu.

Os pontos altos continuam sendo os personagens, e os novos que aparecem nesse livro só roubaram ainda mais o meu coração. E me vejo preocupada com os antigos, sentindo saudades de certos vínculos. Acho incrível como ela consegue dar produndidade a cada um deles, como o leitor consegue sentir que eles são reais, entender as suas personalidades, vê seu crescimento, senti-los próximos, isso é realmente lindo.

E mi Adelinetta, a Loba Branca *suspiros*
Amo o seu poder, como ela pensa, mesmo ficando preocupada em como ela pode se destruir. E Violeta! Adoro como ela cresceu e se impõe. Magiano, eu te amo também.

Agora não vejo a hora de começar e acabar de ler o terceiro(e infelizmente último) livro dessa trilogia maravilhosa.
Lauraa Machado 11/09/2017minha estante
O terceiro é bem final mesmo, se prepare! Mas o Sociedade da Rosa é meu favorito! Principalmente pela última cena! Que maravilhoso

Andréa Araújo 12/09/2017minha estante
Medo desse "se prepare"

Tangerina 18/10/2020

Menos, Adelina...
Eu tinha um pé atrás com a personagem principal desde o primeiro livro, e achava ela um tanto chata, nesse, eu tive a certeza.
Mas isso não faz com que o livro fique ruim, até porque a narrativa é alternada.
Alguns acontecimentos acabou me lembrando muito a Academia de Vampiros, em vários aspectos, mas seria spoiler caso eu resolvesse aprofundar nas comparações, e não quero, então me fecho a partir de agora.
Ainda sem uma opinião formada quanto a história, apenas aos personagens!
Livia.Macedo 16/05/2021minha estante
Tô nesse pique!!!

Tangerina 17/05/2021minha estante
Kkkkkkkkkkk terminei o livro querendo dar uma paulada na protagonista

Jane 28/07/2020

Irritante
Adelina vai tomar no cu e para de encher o saco.

Nossa esse segundo livro foi bem ruinzinho. Eu esperava Adelina vilã porém, ela aparece mais uma mosca morta insuportável que não para de zunir e encher o saco. Sabe aquelas filmes onde tem os protagonista e os malvados, e eles estão em guerra aí tem aquele personagem chato que sempre aparece pra entrar no meio estragar a ação?

Então é a Adelina.

Ela e aquele personagem tipo a equipe rocket nem sabe porque está lá no meio querendo brigar com os outros mais está, insistindo em ser irritante.

Eu fiquei rindo, tipo todo mundo querendo brigar entre si a Adelina se achando a tal pensando que o povo tava querendo brigar com ela e eles tipo "ai lá vem essa coisa quem ninguém convidou encher o saco".

O começo do livro chegou a ser interessante mais o decorrer da estória foi maçante e irritante de se acompanhar, o Magiano tinha muito potencial pra ser um dos melhores personagens mas acabou virando moleta amorosa pra protagonista que nem sabe o que quer da vida.

Os outros personagens (como Violetta e Sergio) só eram lembrando quando a autora precisava dar apoio pra protagonista, de resto eram esquecidos e descartados (como na batalha no final do livro).

Spoiler:

Gostaria e elogiar uma coisa na autora, que é como ela construiu a loucura da Adelina com suas próprias ilusões desde primeiro livro, porém eu odeio a forma que fica passando pano pra Adelina em muitas partes.

Pra encerrar queria dizer pra Adelina se f*der de novo, pelo o que ela fez ao Enzo, meu filho só queria ficar morto e ela é o bostinha do Raffaele inventando e trazer ele de volta.
Camila Garcia 04/08/2020minha estante
Você definiu tudo o que senti lendo este livro. Demorei MUITO tempo pra conseguir terminar. Enrosquei a partir da metade e só terminei por questão de orgulho mesmo, pra ver se melhorava. Estou pensando seriamente se vou ler o terceiro.

Susane.Ferreira 05/08/2020minha estante
Sua resenha deveria conter alerta de spoiler. Eu já li o livro, mas tem bastante informação importante aí que quem não leu, iria ficar chateado por saber. Mas concordo com tudo que falou.

Vai Lendo 21/06/2017

Uma continuação alucinante e sombria
O desejo por vingança cega. Mesmo os mais poderosos podem sucumbir às sombras de seus desejos mais obscuros, mais profundos, em detrimento da razão. Traição, desilusão, revolta, um coração partido. Qual é o limite do coração humano? Em 'Sociedade da Rosa', segundo volume da série Jovens de Elite, de Marie Lu, publicado pelo selo Rocco Jovens Leitores, da editora Rocco testemunhamos esse embate moral, psicológico e que chega às vias físicas.

Na continuação de 'Jovens de Elite', a jovem Adelina Amouteru está com sede de vingança. Traída por aqueles em quem confiava, ela decide criar o seu próprio grupo de malfettos — sobreviventes da febre do sangue que, como ela, possuem dons fantásticos — e, junto com sua irmã, Violetta, parte em busca de seu próprio exército para combater a Inquisição. O problema é que, cada vez mais, Adelina é consumida pelo ódio e pelo medo, sem conseguir controlar direito os seus próprios poderes.

Em nota, no fim de 'Sociedade da Rosa', Marie Lu afirma que este é o livro mais sombrio que já escreveu. E, de fato, ela tem razão. Isso fica bastante nítido ao longo da leitura. Como já comentei na resenha de Jovens de Elite, a saga da escritora se difere por trazer personagens extremamente ambíguos. Uma anti-heroína construída e desconstruída com o desenrolar de sua história. Aqui não existe o lado bom e o lado mau. Mas, sim, seres humanos vulneráveis, impetuosos e intensos. Existe uma realidade nem tão fictícia na qual uma minoria é desprezada por seus governantes incapazes de aceitarem o diferente. Existe um povo carente, desesperançoso, abandonado. Existe uma revolta generalizada capaz de ditar as (novas) regras de uma sociedade.

O interessante de 'Sociedade da Rosa' é justamente o fato de Adelina não buscar a redenção. Pelo contrário. Ela quer se vingar. Para ela, não adianta buscar o perdão ou perdoar. Vale correr atrás de seus desejos não tão inconscientes assim e garantir a sobrevivência. Buscar aquilo que, para ela, lhe é de direito. Fica claro o amadurecimento da personagem no segundo livro, muito devido ao que ela já passou, mas também são perceptíveis o seu medo e insegurança, que podem ser o seu ponto fraco, pois a fazem perder o controle de si mesma. Adelina está mais amarga, com menos compaixão. No entanto, está mais precisa, mais objetiva. Acaba que nós, leitores, também nos dividimos entre respeitá-la e admirá-la e temê-la e julgá-la. Acho que nunca me deparei com uma protagonista tão interessante e não tão previsível.

Ao mesmo tempo, Marie Lu acrescenta novos personagens que dão um equilíbrio não apenas à Adelina, mas à trama. Violetta, por sua vez, ganhou mais destaque, claramente para gerar um conflito com a sua própria irmã e tentar colocar os seus pés mais no chão. Razão x emoção. Cabe à Violetta tentar controlar Adelina em seus momentos profundos de ilusão e perda da realidade. A dinâmica e os questionamentos entre as duas são muito interessantes e, mais uma vez, nos dividem. Por outro lado, Magiano e Sergio são novas e excelentes aquisições à série e podem oferecer à Adelina a segurança da qual ela também necessita. Especialmente Magiano, capaz de despertar a jovem de seus piores pesadelos e de afastar os seus fantasmas. Que personagem fascinante e carismático!

Quanto aos Punhais, suas tramas não foram tão bem desenvolvidas neste livro quanto a dos novos companheiros de Adelina, mas a participação de Maeve e de seus irmãos não passou despercebida. Muito pelo contrário. Por causa dela, temos uma das principais reviravoltas desta história e mal posso esperar para ver o desfecho de tudo isso e quais serão os lados escolhidos. A única certeza é que, neste caso, ninguém será verdadeiramente um vencedor.

'Sociedade da Rosa' é um ótimo momento de transição e nos presenteia com um gancho de tirar o fôlego. Uma continuação que mantém a essência de seu original e nos surpreende. Marie Lu nos cativa, mais uma vez, com sua escrita forte e intensa. Impossível de largar!

site: http://www.vailendo.com.br/2017/05/31/sociedade-da-rosa-de-marie-lu-resenha/
Jessie Bottari 02/07/2017minha estante
Que resenha incrível!!!!

Vai Lendo 04/07/2017minha estante
Que bom que gostou, Jessie!! Muito obrigada! :)

'duarda 08/01/2021

Adelina é a rainha da minha vida e nada mudará isso
[RELEITURA]
Adelina é maravilhosa, perfeita, e Aelin (que eu amo) JAMAIS chegará aos pés dela. SJM devia ler Jovens de Elite e aprender como se escreve uma protagonista FODA em busca de vingança.
Magiano meu rei, linduxo, neném, que eu lembrava que amava mas nem imaginava o quanto.
Punhais: meh, quem se importa (tirando Gemma, amava você mozão)
Enzo: Valentina
Kah_Corvere 03/02/2021minha estante
??

flemingmariana 09/01/2021

talvez tenha virado meu livro favorito
melhor livro que li em 2020. gostei MUITO do desenrolar dos personagens, a loucura de alguns deles e os desfechos de cada um. todos são super interessantes e têm muito potencial a ser explorado (ainda mais)! marie lu ARRASOU!!!
Erika 10/01/2021minha estante
Acho que nesse fiquei esperando um desenvolvimento maior da Maeva .

vinicius.fagundes.93 25/03/2017

ATENÇÃO! ESSA RESENHA CONTEM SPOILERS DO PRIMEIRO LIVRO DA SÉRIE! LEIA COM CUIDADO!
A Sociedade da Rosa é o segundo livro da série Jovens de Elite, da autora Marie Lu, que também escreveu a série Legend. O primeiro livro, Jovens de Elite, nos apresenta Adelina, uma jovem que vive em Kennetra, um país afetado por uma doença que marca os sobreviventes com deformações físicas, e os deixa com habilidades especiais. Os marcados, denominados malfettos, são descriminados pela sociedade, até mesmo por suas famílias, como no caso de Adelina que é maltratada pelo pai. A única pessoa que tem como amiga é sua irmã, Violetta.

Após acidentalmente matar o pai, Adelina é condenada a morte, mas é salva de sua execução por um grupo de malfettos revolucionários, conhecidos como a Sociedade dos Punhais. Adelina se junta ao grupo, e começa a aperfeiçoar seus poderes ilusórios. Adelina se aproxima rapidamente dos membros da Sociedade dos Punhais, principalmente de Rafaelle, um gentil acompanhante, e de Enzo, líder dos Punhais e príncipe exilado de Kennetra.

Mas as coisas não são tão simples quanto parecem. Adelina precisa lidar com a natureza sombria dos seus poderes, alem de precisar fazer um acordo com Teren, o Inquisitor chefe e soldado mais leal da rainha, para salvar a vida de Violetta. Adelina precisa determinar em quem deve depositar sua confiança.

A descrição do plot que eu fiz ali em cima é focada no primeiro livro, porque seria chato entregar a direção da história logo de cara, sabe? Então achei melhor explicar um pouco da história do primeiro livro no começo, e passar o resto da resenha falando mais da escrita e dos personagens, que são as partes mais importantes do livro, na minha opinião. Essa é a segunda que eu leio da Marie Lu, e pela segunda vez, eu concluo uma leitura completamente satisfeito com o que eu li.

A narrativa é feita na maior parte pela Adelina, excluindo alguns capítulos narrados pelo Rafaelle ou pelo Teren. Os capítulos da Adelina são narrados em primeira pessoa, e os outros são em terceira pessoa. Pra ser totalmente sincero, eu estou um pouco cansado de livros YA narrados em primeira pessoa, porque parece que todos eles são. Mas a escrita da Marie Lu é muito boa, ela consegue passar muito da história só nos pensamentos dos personagens, então não dá pra reclamar muito.

O worldbuilding da série em geral é bem básico, a coisa mais diferente que tem no universo dos Jovens de Elite é a explicação de como os poderes deles funcionam, que é longa demais pra explicar aqui. Eu acho que a série poderia ter usado um pouco mais de originalidade no mundo criado, mas acho que a intenção foi dar maior foco para os personagens, e para as transformações que eles passam ao longo da história. Se a intenção foi essa mesma, deu bastante certo.

ESSA É A PARTE DA RESENHA QUE VAI TER SPOILER, OK? SE NÃO QUISER SABER DETALHES IMPORTANTES DA HISTÓRIA, PULA PRO FINAL!

O ponto mais forte da história pra mim é a evolução da Adelina como personagem. No começo do primeiro livro, ela é uma menina reprimida e rejeitada pelo pai. Ao longo do primeiro livro, descobrimos que não só ela tem o poder de criar ilusões, ela teve esse poder reprimido pela irmã, que é uma malfetto sem marcas. Por ter passado a vida com o seu poder contido, quando ela está longe da família, esse poder se liberta e ela se torna cada vez mais sedenta por poder e controle.

Além disso, a rejeição que sofreu pelas mãos do pai, combinado com o que ela pensa ser uma traição pelos Punhais enchem a alma dela de escuridão, e no final do segundo livro, ela é basicamente a vilã principal da história, tendo tomado o trono de Kennetra, e induzido Teren a assassinar a rainha Giullieta. Eu nunca imaginei que uma série YA ia se arriscar transformando a protagonista em vilã, mas fui surpreendido positivamente.

Os outros personagens são bastante interessantes, principalmente Teren, Enzo e Rafaelle, e no segundo livro Maeve, rainha da nação de Beldain, mas eu fiquei simplesmente vidrado da transformação da Adelina. Quero mais livros que se aprofundam mais no lado sombrio dos personagens assim. Mais personagens complexos, com motivações interessantes, e menos personagens básicos, por favor!

OK, ACABARAM OS SPOILERS!

A Sociedade da Rosa, e a série Jovens de Elite no geral, é mais um exemplo de porque a Marie Lu é uma das minhas autoras de YA favoritas. Ela criou uma história interessante e com personagens bem construídos. Até aí já tava bom, mas ela ainda foi e fez uma transformação incrível com um desses personagens, de um jeito que eu nunca tinha visto em um YA na vida.

site: http://laoliphant.com.br/resenhas/sociedade-rosa-marie-lu
Ane 09/04/2017minha estante