Hidden Figures

Hidden Figures Margot Lee Shetterly




Resenhas - HIDDEN FIGURES


1 encontrados | exibindo 1 a 1


JPHoppe 02/12/2023

Um dos grandes passos no desenvolvimento científico e tecnológico foi a conquista do espaço. Não somente a humanidade saiu dos confins do planeta Terra, como visitou um outro corpo celeste. Se, a primeira vista, a construção de uma máquina mais pesada que o ar capaz de transportar itens e pessoas ao outro lado do mundo parece algo impressionante, imagine calcular com precisão uma viagem centenas de vezes mais longa, e com uma margem de erro infinitamente menor. Não há espaço para falhas.

E, por algum motivo, a ida da humanidade à Lua parece muito mais verossímil que a presença de mulheres em praticamente cada etapa vital do processo. Mulheres negras. Na Virgínia, um dos estados americanos mais problemáticos em relação ao racismo. Quando no lançamento do filme de mesmo nome, houve muita gente que imaginou se tratar de ficção, uma espécie de "race bend" para "lacrar", ou qualquer que seja o jargão desse povo.

Não importa. A verdade é a verdade. O trabalho de muitas e muitas dessas mulheres é retratado nesse livro fantástico. Nada do que aconteceu seria possível sem a presença delas. Ao ponto que, no evento culminante do Projeto Mercúrio, o astronauta experiente só aceitou subir se o cálculo dos (recém operantes) computadores mecânicos batesse com os cálculos da computadora de carne, osso, e pele negra.

Todo grande campo humano conta com a presença de uma mulher inspiradora, por muitas vezes mais marcantes que as dezenas de homens que a circundam. Marie Curie, Jane Goodall, Mary Shelley, Rachel Carson, Rosalind Franklin, Ada Lovelace. Dorothy Vaughan, Katherine Johnson, Mary Jackson e Christine Darden mais do que merecem figurar nesse distinto hall.

Essa versão do livro conta com uma entrevista com a autora, que menciona a produção de duas outras histórias figurando mulheres negras ocultas pela história. Até a presente data, ainda não foram lançados. Aguardo ansiosamente.
comentários(0)comente



1 encontrados | exibindo 1 a 1


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR