Nascido Em Um Dia Azul

Nascido Em Um Dia Azul Daniel Tammet

Resenhas - Nascido Em Um Dia Azul

Letícia Souza 05/10/2011

Maravilhoso e real.
"Eu, particularmente, gostei bastante desse livro. Eu não tinha a intenção de comprá-lo mas depois de uma amiga minha falar tanto nele.. decidi dá-lo uma chance. E não me arrependi! Eu posso dizer que, de fato esse foi o livro que eu mais aprendi lendo. Além de se aprofundar bastante no universo do autor, já que é a história do próprio. Adorei a história, e adorei a ideia de ele ter escrito um livro, por que a vida dele, realmente, é digna de um belo livro, como foi esse. Um savant incomum.

Luis 18/06/2021

Diversidade em primeira pessoa
Este livo é a autobiografia de Daniel Tammet, um autista que ficou mundialmente conhecido por quebrar o recorde de memorização de dígitos do número pi. A leitura, bastante agradável, nos oferece a oportunidade de conhecer suas experiências, tendo uma ideia de como funciona um cérebro diverso e de como situações cotidianas podem ser um desafio tão grande para essas pessoas.

Bia 22/06/2022

Uma biografia colorida
O livro de Daniel Tammet trás de forma muito sensível às experiências de vida que ele passou, e que apesar de algumas questões, que ele e os familiares tiveram que enfrentar, e que não foram fáceis, mostra também a grandiosidade que a mente humana pode ter.
Para conhecer mais sobre o autismo e saber as nuances da Síndrome de Savant, eu recomendo esse livro, não só por mostrar as experiências singulares do autor, mais também por nós levar a refletir que devido a uma sociedade capacitista, tendemos a desconsiderar as habilidades que as pessoas possuem, vendo só como ?deshabilidades?, e buscando uma cura, de algo que não é para se curar.
Daniel Tammet diz ter nascido em um dia azul, devido sua experiência sinestésica com números, e, para mim, depois de ler sua obra, considero que ele viveu em uma palheta de cores, devido aos baixos e, principalmente, os altos momentos de sua vida.

Marina 23/11/2010

A síndrome de Asperger é uma doença no espectro do autismo. As pessoas com essa síndrome tem mta dificuldade de interagir socialmente (porque o raciocínio ocorre de maneira diferente) e fazem movimentos repetitivos sem perceber. Alguns portadores dessa síndrome possuem uma super inteligência, mas isso não é regra.
Já na síndrome de Savant, a pessoa possui uma limitação intelectual muito grande, mas em contrapartida possuem uma habilidade extraordinária. O personagem de Rain man, por exemplo, foi inspirado em um portador de síndrome de Savant chamado Kim Peek.

O autor deste livro, Danniel Tammet, é portador de ambas as síndromes e possui um cérebro excepcional, que é alvo de estudo de cientistas. Ele é ótimo com números, consegue memorizá-los de uma forma incrível (ele citou mais de 20.000 números sem errar da sequência dos algarismos decimais do Pi), consegue aprender um idioma que nunca teve contato em poucas semanas e tornar-se fluente, sabe dizer o dia da semana de uma data aleatória, sua mente enxerga os números com formatos, texturas e cores diferentes,etc. Enfim, o cara tem uma mente muito peculiar e interessante. Eu adoro ler sobre essas coisas, mas infelizmente, a escrita de Danniel não tem mta fuidez, é muito técnica, e acaba se tornando cansativa. Por exemplo, quando ele aprende uma língua nova, ele perde mto tempo explicando sua estrutura gramatical ou vocabulário, explica como funciona cálculos matemáticos, e por aí vai.

Para quem gosta do assunto eu recomendo muito o livro Olhe nos meus olhos (também uma biografia), que tem a mesma temática, e possui uma narrativa leve e divertida.
Cláudia 14/12/2010minha estante
Eu também gosto desse estilo, não sabia o nome da síndrome (Rain Man). Adorei a resenha, pelo tema parece ótimo, pena que é técnico - não me dou bem quando é assim.

André LDC 25/05/2012minha estante
Mahana, gostaria de saber se ainda possui seu exemplar do livro "Nascido Em Um Dia Azul". Se for o caso, estaria disposta a me vendê-lo? Caso contrário, sabe onde eu conseguiria adquiri-lo? Agradeço desde já pela atenção.

Camila.Poleci 07/07/2021

Lindo!
Amei a história do Daniel e a forma como conseguimos entender a cabeça dele, através da própria narrativa. Gostaria muito de ler novamente esse livro. Faz muitos anos que comprei e emprestei pra alguém em algum momento. Nunca mais vi! :(
Uma história linda, interessante e que eu nunca esqueci. Um livro muito marcante!

Valquiria 09/12/2009

Essa é uma biografia do próprio autor. Autista com Sindrome de Aspeger relata as fases de sua vida suas dificuldades com o mundo considerado "normal", a sua visão de mundo e o modo como e se relaciona com as pessoas, a sua incrível memória e a sua coragem de encarar um relacionamento homossexual. Enfim, um livro que emociona a cada página.

Lud 11/11/2023

Muito interessante conhecer o modo do autor ver as coisas, tão diferente do que a maioria das pessoas enxerga. Gostei muito de conhecer um pouco de sua história, das suas dificuldades e do que o deixa tranquilo. Acho que esse tipo de relato é muito importante pra outras pessoas verem que dá pra viver bem sendo diferente. E no fundo, todo mundo é diferente, apenas em graus variados.

Samuel 07/12/2009

Impressionante!
A história do Daniel é impressionante!
É muito legal ler e "imaginar" como ele enfrentou as dificuldades do autismo!
Sem contar que a genialidade dele é muito legal! hehe
Aline Marques 14/09/2018minha estante
Olá! Tem interesse em trocar ou vender o seu exemplar?

Psychobooks 10/05/2010

Daniel Tammet é um britânico nascido no dia 31 de Janeiro de 1979. Para ele um dia azul, porque foi uma quarta-feira. Na sua concepção todas as quartas são azuis, assim como o número 9 e vozes altas discutindo. Ele é fluente em 11 idiomas – aprendeu islandês em uma semana – e recordista ao citar mais de 22.000 dígitos do número Pi.

Mas sua vida não é feita só de conquistas acadêmicas. No livro ele cita as dificuldades que tinha em se relacionar. A dificuldade de aprendizado frente às regras normais de ensinamento. Ele, por exemplo, não entendia como nas provas os 9 não eram maiores que os 6 ou de cor diferente. Não entendia como as crianças gostavam de ficar correndo e gritando, ao invés de ficarem isoladas e quietas. Segue um trecho do livro em que ele explica bem o que passava:

“Lembro que me sentava sozinho sob a sombra das árvores que pontilhavam o perímetro do pátio de recreio da escola, observando, à distância, as outras crianças correndo e gritando e brincando. Estou com 10 anos e sei que sou diferente de uma maneira que não consigo expressar ou entender. As crianças são ruidosas e agitadas, colidindo e se empurrando. Constantemente temo ser atingido por uma das bolas (...) um dos motivos porque prefiro ficar na beira do pátio, distante dos colegas da turma. Faço isso em todos os recreios, sem exceção, de modo que logo todos passam a comentar que o Daniel conversa com as árvores e é estranho, e acham graça disso...”

Gostou? Quer ler mais? Acesse:

LissBella 07/10/2010

"Você não precisa ser um deficiente para ser diferente, porque todo mundo é diferente".

Adoro autobiografias... gosto de conhecer a vida de pessoas novas... No caso de Daniel Tammet então é fantástico. Entender a mente de alguém que pensa de forma irrevogavelmente racional e que não é capaz de sentir as mais simples emoções, que pra nós é tão natural viver.

A Síndrome de Asperger permite ao menino Daniel coisas que poucos no mundo são capazes... e fazem dele um gênio matemático.

Mas, a síndrome não é apenas isso... e em seu relato também percebemos o quanto Tammet sofreu, principalmente na infância, quando ainda não sabia lidar com seus dons, facilidades e dificuldades.

"Não raramente sentia o desejo de sumir. Parecia não me adaptar a lugar nenhum, como se tivesse nascido no lugar errado".

A dor de saber que se é tão diferente e que essa diferença assusta e afasta as pessoas...

"Lembro que me sentava sozinho sob a sombra das árvores que pontilhavam o perímetro do pátio de recreio da escola, observando, à distancia, as outras crianças correndo, gritando e brincando. Estou com 10 anos e sei que sou diferente de uma maneira que não expressar e entender".

Solidão.

"Eu passava horas a noite acordado na cama olhando para o teto e imaginando como seria a amizade com alguém".

A cada página nos deparamos com mais uma etapa vencida, com mais um desafio, com outra vitória... conquistas... porque para Daniel Tammet a vida tinha que ser conquistada todos os dias... medo de perder, medo de errar, sonho de viver e acertar... sonho de ser.

Então, chega um tempo de colher... e o menino declara "enfim eu tomava as rédeas de minha vida".

E ele viveu. Amou, sentiu o que nem mesmo sabia ser capaz de sentir e ao seu modo, experimentou a felicidade.

Concordo plenamente com a expressão dele...

eglair 11/05/2011

A mente de um autista extraordinário
Nascido em um dia azul – por dentro da mente de um autista extraordinário. Com um título intrigante e uma capa maravilhosa esse livro foi realmente muito mais do que surpreendente pra mim.

Ele começa despretensiosamente como alguém que se aproxima e tenta lhe contar uma história, depois é simplesmente impossível párar de lê-lo e você fica impressionado com as dificuldades e descobertas que um ser humano é capaz de fazer na busca de respostas para sua própria condição e “limitações”.

Daniel Tammet descreve todo seu percurso para compreender o mundo ao seu redor, desde a descoberta do autismo à ataques de epilepsia. Portador da sindrome de savant e asperger, Daniel tem dificuldades de relacionamento, de compreensão de frases de duplo sentido, de captar as nuances emocionais do comportamento humano, além de ter suas habilidades motoras comprometidas.

Apesar dessas limitações, ele tem um altíssimo poder de memorização, facilidade em aprender outros idiomas, fazer cálculos matemáticos complexos e uma característica que despertou a curiosidade acadêmica mundial, ele tem o sentido da sinestesia muito desenvolvido e consegue perceber e associar cores, formas e texturas e até sabores à números.

Nesse livro maravilhoso, Daniel conta sobre a diferença entre os vários espectros do autismo, as dificuldades e conquistas no seu desenvolvimento social, sua percepção sinestésica, a descoberta como homossexual, suas aventuras como voluntário na Lituânia, o documentário britânico que fizeram sobre ele e conta como foi seu encontro com Kim Peek, o autista que inspirou o personagem do filme Rayman.

Daniel tem um projeto de e-learning em idiomas chamado Optimnem, desenvolvido por ele e seu companheiro. O documentário da Discovery Science, Brainman, conta mais sobre quem é Daniel suas habilidades.

Alci 14/05/2012

um savant
Incrível a história dele! Incrível o que é o cérebro e como essa caixa-preta que todos temos é surpreendente, mesmo quando ela nasce com "defeito". Um mundo novo, uma forma de pensar limitadíssima e, ao mesmo tempo, surpreendente. É melhor ser comum, mas é empolgante saber como se pode ser diferente! Que experiência uma vida assim!

Uma menina 15/07/2013

Surpreendente, extraordinário!
Eu nem acredito que demorei tanto para fazer a resenha desse livro. Ele simplesmente me arrebatou. Me fez esperar algumas horas antes de ler a última página só pra "demorar mais para acabar".

O que Daniel nos dá através da leitura desse livro é um passaporte para o seu cérebro. Uma oportunidade de ver algumas coisas com os olhos dele, e faz isso muito bem.

Nessa obra que transita entre uma biografia e um relato informal sobre a síndrome de asperger, Daniel relata através de suas experiências e de depoimento de seus pais como foi o seu nascimento, a sua infância e adolescência e por fim o seu ingresso na vida adulta.

Nesse caminho ele relata inúmeras experiências pessoais como a descoberta de sua síndrome, a descoberta de que também sofria com epilepsia, a descoberta do amor, dentre outras coisas.

O mais incrível no entanto, é a forma como ele busca o seu próprio modo de "se encaixar" na sociedade.

É um ótimo livro para quem gosta de biografias, é um ótimo livro para quem gosta de histórias de superação, é um ótimo livro para quem gosta de entender mais sobre 'doenças estranhas', um ótimo livro para quem gosta de sanar curiosidades sobre o funcionamento do nosso cérebro.. é isso: É um ótimo livro!

PS.: Eu tenho o livro, mas ainda não disponibilizei para trocas pois não me sinto pronta para me desapegar dele.. rs