Dez Momentos

Dez Momentos Ana Sparz

Resenhas -

Natalia786 09/05/2023

Li na força do ódio
A história começou bem envolvente porém ao passar das páginas e com vocabulário um tanto rebuscado demais tornou a leitura bem cansativa... Por isso as três estrelas.

Amiga Leitora 15/04/2017

Para refletir
Raquel está saindo de um casamento fracassado e voltando para o Brasil seu país de origem onde viveu por muitos anos junto de sua família, os Campos Lopes, muito tradicionais e seguidores de bons costumes não esperam o retorno da filha que resolveu surpreende-los. No trajeto de volta pra casa em meio aos seus pensamentos sobre o que o pai vai achar do fim de seu relacionamento devido a desaprovação desde o inicio, Raquel se vê em uma situação nada favorável quando o pneu do seu carro fura e o local onde está é completamente deserto. Com medo de que possa acontecer algo ruim a moça percebe que está sendo seguida, o que a deixa apavorada, mas o que não esperava é que o suposto mal feitor queria apenas ajuda-la pois notou o estrago em seu pneu, seu nome era Pedro e Raquel simpatizou muito com seu perfil, um porte superior bonito e muito educado.
Pedro auxilia Raquel e acha melhor acompanha-la até o seu destino caso possa acontecer algo novamente, ambos seguem cada um em seu carro rumo a Bauru cidade de destino de Raquel e futuramente ela descobre que também era a de Pedro. Nasce uma romance entre ambos e mesmo saindo de um casamento que não deu certo Raquel resolve se dar a chance de ser feliz novamente com aquele homem maravilhoso.

O livro é composto por uma escrita mais detalhista que leva o leitor a se atentar mais nos acontecimentos entre os personagens, através de uma narrativa interessante que me chamou muito atenção desde o inicio, levando a curiosidade sobre lugares, encontros e acontecimentos históricos que desconhecia.

Raquel não imagina toda a trajetória de Pedro, e quando descobre que ele também está em processo de divórcio fica apreensiva em relação ao que sua família irá achar, por serem muito tradicionais e respeitosos é inadmissível que ela se envolva com um homem ainda casado por mais boa pessoa que ele aparente ser. Com uma paixão avassaladora por Raquel, Pedro toma as providencias necessárias e agiliza o processo de sua separação mostrando a família de sua pretendente que realmente a respeita e quer bem, a partir dai eles vivem um amor sincero, lindo com momentos inesquecíveis para ambos. Nessa altura talvez nada pudesse abalar esses sentimentos, porém a triste noticia de que sua ex mulher estava grávida deixa Pedro arrasado e com muita relutância, ele e Raquel se separam, o que ela nem imagina é a dificuldade que irá enfrentar para se manter longe de seu grande amor, provações e situações constrangedoras para ela diante da sociedade onde vive.

Neste momento da leitura fica claro para o leitor como os costumes e bons modos eram vistos naquela época, ainda hoje é assim, uma mulher jamais seria vista com bons olhos se tivesse envolvimento com um homem casado mesmo sabendo que não existia mais sentimentos entre os envolvidos, a mulher era considerada errada como um todo já o homem nem tanto.

Pedro e Raquel percebem que é cada vez mais difícil se manterem afastados e mesmo respeitando muito a atual mulher dele, Raquel acaba se deixando levar por seus fortes sentimentos e mantém um relacionamento com a promessa de assim que o filho nascer e ficar bem, ele deixará a esposa para viver seu grande amor, mas as coisas acontecem de uma maneira muito mais dura e triste, Pedro acaba por engravidar Carla sua esposa, novamente, e quando Raquel descobre se decepciona a ponto de odiá-lo por alimentar a esperança de um dia ficarem juntos e terem seus próprios filhos. Ele tenta justificar, mas para Raquel nada que ele disser vai diminuir a dor que ela está sentindo, terminando mais uma vez seu relacionamento com ele.

Nossa protagonista não sabe mas o destino lhe trará grandes acontecimentos, bons e ruins, o que surpreende o leitor em vários aspectos. Particularmente gostei muito das lições traçadas na história de Raquel, que nos mostra que amor é capaz de suportar tudo e qualquer coisa, através da fé tudo pode ser superado e absorvido da melhor forma possível e que temos sempre que olhar para frente e ver um novo caminho a ser seguido, não desanimando jamais do maior dom que Deus nos deu, a Vida.

O livro me proporcionou momentos reflexivos sobre atitudes que tomamos no dia a dia como a forma de tratar as pessoas, nossos modos em público e a maneira correta de nos comportamos, sermos gentis uns com os outros, educados de forma que isso retorne para nós da melhor maneira possível, tenho certeza que irão gostar desse romance marcante.

* Escrito por Michelli do BLOG AMIGA DA LEITORA.

site: http://www.amigadaleitora.com/2017/04/resenha-dez-momentos-editora-novoseculo.html